Discriminação racial do governo

Autor Mensagem
Luis Otavio Cancian
Veterano
# abr/05
· votar


As cotas para negros são totalmente erradas e é uma forma de discriminação...nem msm meus colegas negros concordaram com isso....
Negros e brancos são todos iguais, são gente como todos nós.
Adotar um sistema de cotas, seria afirmar q os negros não tem capacidade de competir com as outras raças, o q é totalmente errado.
Hoje em dia a falta de uma melhor educação não afeta apenas os negros.
O que eu qria dizer é q o governo não deve se prender apenas com a preocupação de levar a educação a certas raças. Deve sim reformar todo sistema educacional para q todos independentemente de sua raça tenham acesso a uma educação de msm nível, assim todos competiriam igualmente.

Toalhinha
Veterano
# abr/05
· votar


O governo fode a pretos e brancos. Isto sim é um governo justo (huhuhuhu)


huauhauhauhauhauhauauaua.... \o/ Uhhh húuuu!!!!
Verdade!
Eu não vejo nenhum preconceito não.

lovehatelove_fe
Veterano
# abr/05
· votar


Luis Otavio Cancian
é a d raça eu concordo q naum tem nada ver... nada ver msm, eu concordo com vc...

'eve sim reformar todo sistema educacional para q todos independentemente de sua raça tenham acesso a uma educação de msm nível, assim todos competiriam igualmente.'
naum é fácil assim... aos poucos isso vai se resolvendo... e uma forma q ajudaria na resolução do problema seria a cota para escolas públicas.... pq oferecendo mais oportunidades a essas pessoas que naum sao menos capacitadas do que nenhum de nos... apenas naum tem um bom ensino q o prepare... acho q eles dariam conta do recado...

Philipius
Veterano
# abr/05
· votar


Como vocês não estão dentro do governo, dentro do MEC, não sabem como a pesquisa está sendo dirigida nem o propósito dela, parem de falar besteira.
Não gostem dela, mas pelo menos se informem antes de meter a boca no trombone.


Luis Otavio Cancian
Deve sim reformar todo sistema educacional para q todos independentemente de sua raça tenham acesso a uma educação de msm nível, assim todos competiriam igualmente

E você acha que eles não estão tentando, né?

É isso mesmo, o pessoal do governo está de pernas pro ar tomando café lá nos Ministérios! É isso que vocês acham, né?

E ainda vão até o fim do mundo gritando a solução para o país: "investir na educação!" como se os governantes e os funcionários públicos fossem retardados e não soubessem algo assim, que qualquer moleque escreve em uma redação de segundo grau.

Foi só um desabafo. Me irrita essa retórica.

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/09 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


Tópico ressucitado.
O governo Brasileiro é racista. Nem brancos são bons e nem negros são ruins. Somos tudo farinha do mesmo saco. E no final vamos acabar no mesmo lugar. Todo racista é burro. Os nossos irmãos negros deveriam pegar o papel onde está escrito aquele sistema de cotas e esfregar na cara dos idiotas que fizeram esta lei. Nem negros merecem ou precisam disso, e nem brancos merecem ou precisam disso. Afinal, não somos todos iguais? E se somos iguais, temos direitos e deveres iguais.
Agora se for para favorecer pessoas de baixa renda, ou os que estão vindo de escola pública, aí já outros 500.

Um abraço

Black Fire
Gato OT 2011
# jul/09
· votar


Quais vantagens eu obtenho se provar que minha bisavó era indígena?

Sedank
Veterano
# jul/09
· votar


Isso não seria um a forma de discriminação??

não mesmo.

isso é um levantamento para ver quantas crianças brancas/pardas/amarelas/negras estão matriculadas em escolas no Brasil.

McBonalds
Veterano
# jul/09
· votar


isso é um levantamento para ver quantas crianças brancas/pardas/amarelas/negras estão matriculadas em escolas no Brasil.

Mas qual é a importância de se saber a etnia dessas crianças?
O que importa não é que estejam mesmo na escola?

Seria o mesmo que fazer um levantamento pra saber quantas são canhotas ou quais são destras.

Pseudonimum
Veterano
# jul/09 · Editado por: Pseudonimum
· votar


"Somos todos iguais, não é mesmo? Então por que estabelecer um sistema de cotas raciais e qual seria a relevância de saber a etnia dos alunos que frequentam o ensino público? Isso é racismo, vindo do próprio governo".

Eu acho esse tipo de discurso bastante fora da realidade. Sugiro que se olhe uma favela, nem que seja pela TV. Se, por acaso, não se notar que a grande maioria das pessoas que moram lá é negra ou a pessoa é cega ou nega os fatos. A maioria das pessoas de baixa renda é negra. (1)

Presumo que seja mais do que óbvio que ser criado num ambiente de acesso às informações, à cultura, a boas aulas, que reforça a importância da atividade intelectual assim como sua necessidade para ser inserido no mercado de trabalho e ter algum destaque, garante que a pessoa criada no tal ambiente "cresça na vida" muito, mas muito mais do que aquela que construiu todas suas experiências sem ver qualquer sentido concreto nos estudos, negligenciando-os, preocupando-se urgentemente em garantir sua sobrevivência a partir da primeira possibilidade de renda que aparecer na frente, sem ter qualquer noção maior de como se administrar e administrar às situações pra tornar isso melhor. Pessoas de baixa renda têm pouquíssima perspectiva de "crescer na vida". (2)

Me parece, e presumo que considerando esses pontos de vista seja essa a conclusão esperada, que buscar a inserção de um grupo desprivilegiado por condições injustas da própria constituição histórica, social e econômica sem negar a existência delas seja mais do que justo.

:)

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/09 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


Sedank
isso é um levantamento para ver quantas crianças brancas/pardas/amarelas/negras estão matriculadas em escolas no Brasil.

Exato. E com isso ele aumenta a discriminação. Se era só contra os negros, passa a ser contra os amarelos e etc... Eles querem acabar co discriminação fazendo mais discriminação. Governo burro.

McBonalds
Veterano
# jul/09
· votar


A maioria das pessoas de baixa renda é negra.

Pode ser, mas repito a minha pergunta: Qual a importância de saber que a maioria das pessoas que mora na favela é negra? No que isso influenciaria na tomada de medidas para ajudar essa população?

A grosso modo, o governo tem que fazer a sua parte e pronto, não interessa se é para negro, para branco, para pardo ou para o que for.

rhoadsvsvai
Veterano
# jul/09
· votar


bom eh bom que tanto os racistas quanto os defensores radicais de cotas leiam isso
fonte http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=5752



Se formos raciocinar de forma criteriosa vamos constatar que o conceito de raça é uma invenção social e cultural, pois a raça não pode ser comprovada cientificamente já que as populações humanas não são grupos claramente demarcados e biologicamente diferentes. O conceito de raça não tem validade alguma na espécie humana.

Como todos sabemos raça é o termo utilizado para classificar à humanidade de acordo com as características físicas e genéticas, só que o seu conceito não resulta particularmente útil sob o ponto de vista biológico ou sociológico. O motivo é simples: todas as raças pertencem a uma única espécie biológica, o Homo sapiens, e só mostram pequenas variações genéticas.

A genética reafirma a mesma conclusão e assinala que não existe diferença entre as supostas raças humanas. As variações de cor de pele e traços externos dos diferentes grupos devem-se historicamente às diferentes adaptações ao meio ambiente, é a famosa evolução trabalhando a favor do desenvolvimento e sobrevivência da espécie.

Os cientistas afirmam que ainda que seja muito fácil reconhecer, a olhos vistos, que uma uma pessoa é caucasiana, africana ou asiática; o rastreamento do genoma do DNA e suas características internas não permite notar nenhuma diferença relacionada aos sinais de uma raça ou de outra.

O resultado é, dizem os estudiosos, que a nossa espécie é tão jovem sob o ponto de vista evolutivo e que os padrões migratórios são tão amplos, permanentes e complicados, que não é possível dividir os grupos biológicos pois os aspectos da raça são extremamente superficiais.

O mais famoso e conhecido geneticista do mundo atual, Jonh Craig Venter, diz que - "A raça é um conceito social, não científico, todos evoluímos nos últimos 100 mil anos a partir do mesmo grupo reduzido de tribos que emigraram da África e colonizaram o mundo".

A África foi a origem ancestral de todos os humanos modernos, e a espécie Homo Sapiens migrou a partir de lá e substituiu o Homo Erectus entre 140.000 e 290.000 anos atrás. Isto equivale a dizer que 100% da população mundial tem um pézinho na senzala, como dizemos aqui no Brasil.

A evolução da atual espécie humana é uma só em todo mundo, e é tão jovem que ainda não teve tempo de se dividir em grupos biológicos. Por isso a diferença genética entre os indivíduos de todas as partes do mundo é minúscula e pode ser quantificada a 0,01%.

A "raça" com respeito aos seres humanos NÃO é um conceito científico, senão um conceito social, isto é, cultural. Os estudos do genoma humano evidencian que os seres humanos constituem uma só espécie biológica.

O uso da palavra "raça" é fruto da era colonialista européia e serviu para especular sobre as diferenças físicas, sociais e culturais à medida que os europeus encontravam pessoas diferentes pelo mundo. O racismo surgiu para justificar o tratamento bárbaro dos escravos africanos e posteriormente dos indígenas da América e de outros rincões distantes.
---------------------------------------------------------------------- --
agora minhas palavras

somos todos iguais . e eh hipocrisia de um governo ou de um estado onde juizes federais começam com 20 mil reais . e onde pra ser lixeiro eh nessesario ensino fundamental completo mas pra ser presidente nao,querer igualar os direitos por meio de cotas hora ,o brasil tem uma populaçao grande e que paga altos impostos .dinheiro pra ajudar essa gente nao falta. o problema sao os desvioso de verbas.e o descaso politico. ademais a pobreza eh uma consequencia do capitalismo e eh simples questao questao logica se temos 3 chicletes para duas pessoas uma vai sair ganhando e a outra injustiçada . e como a justiça distributiva nao se aplica quando a muitos sujeitos isso ocorre em grande escala. pra eu ter o pc no qual estou digitando tem alguem morrendo de fome na africa agora. e eu nao me sinto culpado por isso. pobreza sempre vai existir. o governo deve tentar eh diminuir ao maximo os danos do sistema politico escolhido ao pais .mas anular a pobresa eh utopia

markolino
Veterano
# jul/09
· votar


agradece pra quem vota nesses manés

_Dio
Veterano
# jul/09
· votar


Acho ridículo esse sistema de cotas, que além de hipócrita é extremamente falho.

Afinal, pobreza não escolhe cor. "Favorecer" os negros usando o argumento histórico da opressão na era colonial não cola. E acreditem, já vi gente usar esse tipo de fundamento.

concordo com o Professor, na seguinte afirmação:
Nem negros merecem ou precisam disso, e nem brancos merecem ou precisam disso.

Pseudonimum
Veterano
# jul/09
· votar


McBonalds
A maioria das pessoas de baixa renda é negra.

Pode ser, mas repito a minha pergunta: Qual a importância de saber que a maioria das pessoas que mora na favela é negra? No que isso influenciaria na tomada de medidas para ajudar essa população?


Ué, ajudaria a inserí-las e dá-las oportunidades de crescer.

Particularmente falando, eu defendo que as medidas deveriam ser pra pessoas de baixa renda. Pôr a questão da etnia no meio é polêmico e complicado demais.

Pseudonimum
Veterano
# jul/09
· votar


Afinal, pobreza não escolhe cor.

Repito: olha uma favela. Você pensa MESMO que a maioria ser negra é coincidência? Assim, você acha isso de verdade?

_Dio
Veterano
# jul/09
· votar


Pseudonimum
não é coincidência, nisso você tá certo.

Agora, porque privilegiar SOMENTE os negros? (e ainda com critérios porcos, pq já tem casos de pessoas brancas que foram consideradas negras).

Tem muito pobre branco, índio. E você mesmo já disse:
defendo que as medidas deveriam ser pra pessoas de baixa renda

Pseudonimum
Veterano
# jul/09
· votar


DiogoCarvalho

Sim, sim. Também me parece estranho que a cota seja unicamente para negros.

Mas eu quis te ressaltar isso da maioria negra entre as pessoas de baixa renda pra te mostrar que a questão histórica não é forçar a barra, é algo bem concreto.

_Dio
Veterano
# jul/09
· votar


Pseudonimum
Entendi (:

E concordo, por esse lado.

McBonalds
Veterano
# jul/09 · Editado por: McBonalds
· votar


Pseudonimum

Ué, ajudaria a inserí-las e dá-las oportunidades de crescer.

Não serviria, porque daí você estaria discriminando os brancos que se incluíssem no contexto da pobreza. Como você mesmo disse, cor da pele não serve como critério pra nada.

E digo mais:

defendo que as medidas deveriam ser pra pessoas de baixa renda ...que tivessem realmente vontade de ser alguma coisa na vida. Porque o que tem de pobre vagabundo que desperdiça esse tipo de oportunidade não está na TV.

TWT ICE
Veterano
# jul/09
· votar


po, a maioria pobre é negra, tudo bem

mas não existem brancos pobres?

se for dar cota, que seja para os pobres ¬¬

McBonalds
Veterano
# jul/09
· votar


se for dar cota, que seja para os pobres (2) ...que tenham boas notas no ensino fundamental e médio.

Pseudonimum
Veterano
# jul/09 · Editado por: Pseudonimum
· votar


McBonalds

Eu não sei se dá pra esperar boas notas e postura dedicada aos estudos de alguém que deve se preocupar mais em sustentar a família, que se vê tão sem perspectiva que acaba por desistir de insistir nisso, que vive numa sociedade que o mostra como é bom possuir coisas enquanto ele não tem como ter nada daquilo, onde ninguém aparece pra lhe mostrar um caminho menos destrutivo. É bastante fácil julgar desconsiderando todo esse universo sentimental e fragmentado.

Você pode argumentar que as condições não justificam abrir mão de ideais e posturas, mas ter tais coisas em si exige uma formação sólida desse tipo de valor. Me pergunte se o pobre tem essa formação. No máximo tem seu crucifixo no pescoço pra apertar quando as coisas parecerem difíceis demais.

Eu sei, não dá pra inocentar alguém por completo dessa forma como o que eu disse dá a entender... da mesma forma que não dá pra culpar.

McBonalds
Veterano
# jul/09
· votar


Pseudonimum
Eu não sei se dá pra esperar boas notas e postura dedicada aos estudos de alguém que deve se preocupar mais em sustentar a família

Na boa, isso é uma desculpa esfarrapada que já estou cansado de escutar. Quem quer vai atrás e consegue.
Não sei os seus pais, mais os meus pais e os pais dos meus amigos passaram por situações tão difíceis quanto esse pessoal na infância, e isso porque eles realmente tinham que sustentar a família com trabalho, não com essas bolsas que o governo dá, até porque hoje criança não pode trabalhar, enquanto nossos pais trabalhavam e estudavam e não reclamavam. Hoje graças a Deus estão em condições mais confortáveis, mas todos eles passaram fome quando crianças.

Hoje o cara ganha caderno, uniforme, cuecas, meias, tênis, material, livros, transporte, merenda e mesmo assim não valoriza.
Pelo contrário, quer que o governo dê cada vez mais.

Pseudonimum
Veterano
# jul/09
· votar


McBonalds

Tudo bem. Mas ainda temos o problema. Se essas pessoas não tiram o proveito devido das oportunidades que têm, não seria um tanto simplista demais dizer que elas "não aproveitam porque não querem", já que vivem em situações bastante ruins e desejam realmente mudar de vida? Elas têm o que seriam chances e poderiam mudar dentro disso, de acordo com o que você disse. Mas não saem disso e há poucos seres humanos pobres no mundo que não desejariam melhorar de vida. Esses não são exceção, suponho. O que há de errado, então?

O buraco me parece ser mais embaixo.

McBonalds
Veterano
# jul/09
· votar


não seria um tanto simplista demais dizer que elas "não aproveitam porque não querem", já que vivem em situações bastante ruins e desejam realmente mudar de vida?


Concordo. Da mesma forma que é simplista dizer que essas pessoas são pobres porque são negras, ou que são pobres porque nasceram no meio da pobreza.

Eu acho que o problema só vai mudar realmente quando a pobreza deixar de fazer parte do jogo político e quando o governo começar a governar olhando para o futuro do país, e não só para o seu mandato.

A primeira coisa que tem que ser feita é mexer na estrutura da educação no país. Não adianta ficar investindo, jogando terra em um buraco sem fundo, se no final as escolas não vêem nem a cor do dinheiro que foi destinado a elas.

MajorKong
Veterano
# jul/09
· votar


Cota é racismo dos brabos. Não gosto nem de discutir essa aberração.

LucasGuitarMaster
Veterano
# jul/09
· votar


Saiu numa revista, acho que ÉPOCA, os argumentos a favor e contra o sistema de cotas.

É bem interessante ler, porquê os dois lados te apresentam argumentos bem convincentes, a ponto de você não conseguir aderir a um só deles.

Diino
Veterano
# jul/09
· votar


Spectrum

tb não preenchi.

disseram que quem não preenchesse não iria ter direito a cota, enem e prouni e etc etc.

tava cagado e andando pra isso.
se fosse hoje tb não iria preencher.

Dogs2
Veterano
# jul/09 · Editado por: Dogs2
· votar


Esse assunto já me encheu o saco porque eu discuto ele quase que todo dia com um povo chato, só sei que não existe razão pra se defender as cotas que não seja levar a realidade dos fatos pelo lado que menos deve ser levado. A dificuldade de um negro de baixa renda a entrar numa faculdade é a mesma de um branco de baixa renda, e a de um negro rico é a mesma de um branco rico. O centro de gravidade de tudo é na renda (que gera oportunidades de um futuro seguro), não na cor da pele.
Por isso tá correto quem diz que as cotas são racismo, porque a cor da pele não faz diferença.
Na prova de admissão ninguém passa porque é mais branco, e sim quem acertou mais questões. Acerta mais (entre outros fatores) quem aprendeu mais, e aprende mais quem teve o ensino melhor. Quem tem o ensino melhor é quem paga mais (no Brasil, infelizmente), e quem paga mais são os "mais ricos". Por questões históricas, os mais ricos são brancos, PORÉM não é porque eles são brancos que eles são ricos.

O que fazer? Tirar essas cotas raciais nojentas, consertar o ensino público do Brasil que tá em pandarecos e aumentar a distribuição de renda. E enquanto o processo de melhoria não se consolida, acrescentar cotas para PESSOAS DE BAIXA RENDA (dizem que já existe mas não busquei conhecer por ignorância). É uma tarefa praticável no Brasil porque aqui, apesar dessas cotas, nos respeitamos. Lá nos EUA é que o racismo é pesado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Discriminação racial do governo