Quem aqui acredita em deus?

Autor Mensagem
asda
Veterano
# ago/06 · Editado por: asda
· votar

maggie
Projeção no sentido de que é mais fácil colocar a culpa do seu mal em um demônio do que admitir que o problema é com você mesmo. hehe
Era isso que eu estava tentando entender...

O outro conceito, me parece ponto de vista...

Pula isso.

Tá. Fique preso numa prisão onde só tem assassinos e criminosos durante 15 anos, aí você acha que sairá sem nenhum mal na alma, ele vai sair como um animal querendo matar qualquer um que passar pela sua frente. O mal existe sim, nasce sem nenhum mal, mas depois transfoma num animal.
Isso não é o mal, é a ausência do bem.

Gan
Veterano
# ago/06
· votar

SANDRO PIETRO
le vai sair como um animal querendo matar qualquer um que passar pela sua frente
veja bem, é senso comum na sociedade dizer q matar é uma das manifestações do mal, eu não estou questionando isso. O q eu disse é q o mal em si não é nada, além de produto de certos preceitos morais.
usando seu exemplo:
Matar é errado logo quem mata é mal

Digao
Veterano
# ago/06
· votar

mal é um conceito moral...

Digao
Veterano
# ago/06
· votar

Gan

Matar é errado logo quem mata é mal

isso segundo a moral...

Mas a morte nao é necessariamente má...

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar

É. Mas os atos, depois de estabelecidos os conceitos morais, passam a ser bons ou maus para a sociedade e para nós mesmos.

Interessante , essa noção de mal ou de bem, não corresponde necessariamente aos conceitos legais numa sociedade.

Pode ser ruim e não ser crime.
Talvez a necessidade de impor limites pela crença, pelo medo e pela religião, venham da sensação de impotência legal.

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar

Digao
Mas a morte nao é necessariamente má...

A morte não. Mas a dor causada, sim.

Digao
Veterano
# ago/06
· votar

snowwhite

Mas a dor causada, sim.

a dor causada a quem? quem morre nao sente dor!

Digao
Veterano
# ago/06
· votar

snowwhite

É. Mas os atos, depois de estabelecidos os conceitos morais, passam a ser bons ou maus para a sociedade e para nós mesmos.

aí sim, dai entra no campo da moral e do senso comum...

Interessante , essa noção de mal ou de bem, não corresponde necessariamente aos conceitos legais numa sociedade.

é uma nocao ética e nao moral...

Talvez a necessidade de impor limites pela crença, pelo medo e pela religião, venham da sensação de impotência legal.

as regras e os limites vem justamente pra evitar a dor... Mas a dor nao vem necessariamente de coisas ruins, a dor (fisica ou moral) existe por si só...

LeandroP
Moderador
# ago/06 · Editado por: LeandroP
· votar

SANDRO PIETRO
Tá. Fique preso numa prisão onde só tem assassinos e criminosos durante 15 anos, aí você acha que sairá sem nenhum mal na alma, ele vai sair como um animal querendo matar qualquer um que passar pela sua frente.

O que normalmente acontece é isso que você falou.

Não podemos negar que sofremos influências dos outros. Mas podemos negar determinada influêcia se quisermos.

Se o cara tem domínio sobre a sua mente, ele não muda o seu caráter em função do meio ambiente, mesmo que ele morra.

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar

Digao
a dor causada a quem? quem morre nao sente dor!

Durante a morte, sim. E as pessoas que amavam a pessoa que morreu? E a perda financeira que a ausência de uma pessoa pode fazer a uma família? E aos cofres públicos. E se ele era uma pessoa que fazia o bem a outras, ou um intelectual importante, ou líder comunitário, ou uma pessoa que era honesta a ponto de mudar a história?

Isso é perda e isso causa dor.

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar

Digao

é uma nocao ética e nao moral...

Eu sei..a gente acaba usando ética e moral como se fossem a mesma coisa.

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar

Digao
Mas a dor nao vem necessariamente de coisas ruins, a dor (fisica ou moral) existe por si só...

Claro que a dor física e moral pré-existem. Mas a dor pode vir de coisas boas causadas por nós mesmos, auto-inflingida, como auto-punição. Isso é outra questão. Causar o bem a outro não causa dor ao outro.

LeandroP
Moderador
# ago/06
· votar

Todo efeito possui uma causa.

Se a dor é um efeito, então ela tem uma causa.

Digao
Veterano
# ago/06
· votar

snowwhite

Isso é perda e isso causa dor.

entao... mas as pessoas tem q entender q nao da pra evitar o inevitavel...

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar

LeandroPanucci

Eu diria que toda dor é mal, então. Não importa se é causa ou efeito.

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar

Digao
entao... mas as pessoas tem q entender q nao da pra evitar o inevitavel...

Tá falando de morte natural?

Ed_Vedder
Veterano
# ago/06
· votar

Como Cristão que sou, sempre defendi a bondade e o desapego as coisas materiais, sendo tambem totalmente contrário a qualquer forma de violencia.

E se tiver alguem que não acredita em Deus, eu encho a cara de porrada!!!

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar

Ed_Vedder
E se tiver alguem que não acredita em Deus, eu encho a cara de porrada!!!

Me bate me bate!

Digao
Veterano
# ago/06
· votar

snowwhite

Mas a dor pode vir de coisas boas causadas por nós mesmos, auto-inflingida, como auto-punição.

o q eu quero dizer q dor nao é necessariamente má...

Amor é dor... tanto quanto tb é prazer... até pq nao existiria um sem o outro... e se fosse simplificar os dois seriam a mesma coisa, apenas em lados opostos...

Digao
Veterano
# ago/06
· votar

snowwhite

Tá falando de morte natural?

de dor em geral... ou prazer...

pra morrer ou sofrer basta estar vivo...

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar

Digao
Amor é dor... tanto quanto tb é prazer... até pq nao existiria um sem o outro... e se fosse simplificar os dois seriam a mesma coisa, apenas em lados opostos...

Ah...tu tá faando de dor e prazer...essas coisas...eu tô falando de dor ofensiva e destrutiva aos outros, que não querem sentir a dor.

Digao
Veterano
# ago/06
· votar

LeandroPanucci

A causa principal de tudo é a vida...

se fosse assim a vida seria má...

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar

Digao
de dor em geral... ou prazer...

pra morrer ou sofrer basta estar vivo...

Sim...mas o que a natureza tema ver com noções de moral e ética?

snowwhite
Veterano
# ago/06 · Editado por: snowwhite
· votar

Digao

Mas então se a tua filha de 6 anos for estuprada e morta, a vida continua sendo boa? Que desapego...

Ed_Vedder
Veterano
# ago/06
· votar

Gostaria de saber qual a graça em viver anos e anos vagando pela terra, sem acreditar que possa existir algo muito melhor além desta vida, e deste corpo feito de carne e ossos.

Pensando bem, eu não gostaria de saber não.

Digao
Veterano
# ago/06
· votar

snowwhite

Ah...tu tá faando de dor e prazer...essas coisas...eu tô falando de dor ofensiva e destrutiva aos outros, que não querem sentir a dor.

Mas tb se aplica... pq nao querer sentir dor é normal, mas nao querer sentir nenhuma dor é errado...

Guilherme Ghelfi
Veterano
# ago/06
· votar

Gente... como responder se morte causa dor???
Eu nunca morri em minha vida inteeeira!!

snowwhite
Hey!
Yo Te Love iou!

Digao
Veterano
# ago/06
· votar

snowwhite

Nao continua sendo boa e nem ruim (eticamente)... continua sendo vivida...

Eu nao nego a dor...

eu só aceito ela como algo q é inevitavel...

"A gente vive e a gente morre na BR3"

LeandroP
Moderador
# ago/06
· votar

Digao

Você vive causando efeitos. Todo momento você produz efeitos.

Você falou da vida de uma forma singular. Mas percebe que quando tecla, as letras aparecem na sua frente. Você causou isto.

Se existe uma dor, existe uma causa pra esta dor. Esta causa pode até ser desconhecida, mas ela existe.

Lei de Newton, colega.

Digao
Veterano
# ago/06
· votar

Ed_Vedder

Gostaria de saber qual a graça em viver anos e anos vagando pela terra, sem acreditar que possa existir algo muito melhor além desta vida, e deste corpo feito de carne e ossos.

é pra isso q existe a poesia, o trabalho, o poder, a religiao etc etc...

pra gente se distrair...