Caros Espíritas Desse Fórum

Autor Mensagem
SoldierOfFear
Veterano
# out/04
· votar

Deusa_vampirica
E é desses que eu estou falando desde o começo.

Alexandre Souza
Veterano
# out/04
· votar

Deusa_vampirica
Eu que frequento centro espirita a uns 3 anos +ou- ainda sofro na pele muito preconceito como esse do SoldierOfFear, a idéia errada do sobre-natural ainda assusta muita as pessoas. É incrivel em pleno ano de 2004, existir preconceito mas todo mundo sabe que existe.
Muitos falam da doutrina como se soubessem exatamente o que se passa na casa espirita, falam do que ouviram falar (ou leram em sites) com a propriedade de quem realmente sabe do que esta falando, mas isso é comum, o SoldadoDoMedo não é o primeiro nem será o último a derramar o preconceito contra o espiritismo, ou o catolicismo, etc...
O que sabemos é que, apesar disso tudo que corre a margem, essas religiões e doutrinas que pregam o bem e a caridade seguirão seu caminho.

Sgt_Peppers
Veterano
# out/04
· votar

Alexandre Souza

falou tudo cara... sempre vai ter alguém pra tentar estragar a imagem do espiritismo, isso não é de hoje...
o jeito q eles falam chega até a ser engraçado

mas mudando de assunto, vc jah foi nesses eventos de confraternização? não sei como se chama ai no Rio, acho q Conmerj, aqui em SC, é Conrej e tb a Conjesc, vc mora aonde?

Claudio Natureza
Veterano
# out/04
· votar

SoldierOfFear

Supondo que um filho seu tenha câncer, e resolve abandonar a quimioterapia pra se curar rezando para Bumba, o deus congolês que criou o universo a partir de seu vômito, o que vc acharia?. O direito de liberdade religiosa acaba quando começa a causar danos a integridade física

o que é que tem a ver tal hipótese com o fato de alguns espíritas dizerem pro cara procurar um centro espírita para verificar se não possui a mediunidade? e se o cara tiver mesmo algum problema espiritual? tudo é possível cara, tem gente aqui do site mesmo que disse abertamente que se curou de um câncer pela fé, não vou mencionar o nome, mas pode ter acontecido.

outra coisa que eu queria te dizer é que essa conversa de Deus Bumba e coisa e tal me cheira até a preconceito racial, afinal, é a crença dos caras, assim como Oxossi, Iansã, Ogum, é a religião dos caras.

eu acho que vc tem todo direito de duvidar, de criticar o uso que se faz da religião para locupletação própria, etc...

Mas nunca perca o respeito velho, isso é um assunto delicado, que meche com os sentimentos das pessoas.

afinal, quem sou eu ou você para se achar o dono da verdade? O homem utiliza menos de 25% de sua capacidade mental, não consegue sequer explicar coisas como o tempo, o espaço, o surgimento da vida na Terra, curar doenças como o cãncer e a aids, e vc acha que tem a resposta pra tudo?

continue racional, continue crítico, mas nunca se esqueça de uma máxima, tolo é aquele que acha que sabe tudo, afinal, todo dia aprendemos algo de novo.

rpassaro
Veterano
# out/04
· votar

Meu Deus é o Elvis!!!!

Elvis não morreu!

Alexandre Souza
Veterano
# out/04
· votar

Sgt_Peppers
Eu sou de Campinas/SP, e a confraternização de São Paulo é a Confesp se não me engano, mas eu nunca fui não, apesar de ter vontade de conhecer. Aqui em Campinas eu frequento o CEAK (Centro Espirita Allan Kardec) e alguns outros centros menores.
Em muitos deles além do tratamento espiritual, são oferecidos tratamentos naturais (tipo floral) totalmente gratuito, eu mesmo me curei da rinite alergica fazendo tratamento com florais em um desses centros.

Claudio Natureza
afinal, quem sou eu ou você para se achar o dono da verdade? O homem utiliza menos de 25% de sua capacidade mental...
Me incluo nessa também...

Sgt_Peppers
Veterano
# out/04
· votar

nunca se esqueça de uma máxima, tolo é aquele que acha que sabe tudo, afinal, todo dia aprendemos algo de novo.

(2)

Alexandre Souza
Veterano
# out/04
· votar

nunca se esqueça de uma máxima, tolo é aquele que acha que sabe tudo, afinal, todo dia aprendemos algo de novo. (3)

Sgt_Peppers
Veterano
# out/04
· votar

Alexandre Souza

Pow véio, vc devia ir... é muito bacana, vc conhece muita gente boa q pensa igual a vc, é muito massa!

Vai ter um encontro brasileiro agora em Goiânia só q eu não vou... quem sabe na próxima

Meu primo tb já fez tratamento espiritual, só q nem lembro qual era o problema dele, eu sei q ele tinha convulsão direto, tomava um monte de remédios, ai começou a fazer esses tratamentos e nunca mais usou remédio, e nem teve nenhuma convulsão, se curou.
Eu não tive a oportunidade de saber ainda como funciona esses tratamentos... eu só vou ao centro 1 vez por semana aos sábados para ir a Juventude...
Inclusive o assunto q agente vai tratar nesse Sábado é sobre esse preconceito q várias pessoas tem contra a doutrina espirita, vamos ver aqueles textos do grande professor Orlando Fedeli(3 páginas) ahuuahau, e um "contra-ataque" de um cara tb(q são mais de 40 páginas...)

Alexandre Souza
Veterano
# out/04
· votar

rpassaro
Elvis é o Rei...

We're caught in a trap; I can't walk out
because I love you too much, baby.
Why can't you see, what you're doing to me,
when you don't believe a word I say?
We can't go on together, with Suspicious Minds;
and we can't build our dreams, on Suspicious Minds.

Incubus
Veterano
# out/04
· votar

Eu acho que certas discussões sobre religião, só terminam por magoar as pessoas.

Expor sua crença e discutir numa boa, tudo bem, mas se a discussão começa a virar acusações sem fundamentos e troca de ofensas, daí eu acho errado.

Se a pessoa quer demonstrar que sua idéia religiosa ou não está certa ela precisa em 1º lugar ter respeito e caridade ao próximo, sabendo medir as palavras e tentando compreender o outro.

Por causa destes "pré"-conceitos é que acaba existindo tanta violência e inimizades no mundo...

Incubus
Veterano
# out/04
· votar

Eu acho que certas discussões sobre religião, só terminam por magoar as pessoas.

Expor sua crença e discutir numa boa, tudo bem, mas se a discussão começa a virar acusações sem fundamentos e troca de ofensas, daí eu acho errado.

Se a pessoa quer demonstrar que sua idéia religiosa ou não está certa ela precisa em 1º lugar ter respeito e caridade ao próximo, sabendo medir as palavras e tentando compreender o outro.

Por causa destes "pré"-conceitos é que acaba existindo tanta violência e inimizades no mundo...

Ronin
Veterano
# out/04
· votar

Um mestre do zen e seu aluno caminhavam pelas montanhas do Tibet, enfrentando juntos a neve e o frio, quando o aluno comentou.

"Mestre, me sinto em um casulo de inércia... como se tivesse perdido o caminho do zen e da iluminação. Por mais que procure, não encontro qual caminho devo seguir. O senhor poderia me dar um conselho?"

O mestre parou e ficou em silêncio por alguns minutos, a neve se acumulava entre eles, apontou para a lua e falou: "Olhe lá, a lua". Depois disto, se pôs a caminhar novamente.

O aluno entendeu seu mestre, deixou abrir certa distância e voltou sozinho para o têmplo.

O dedo pode apontar a lua, mas o dedo não é a lua. A palavra lua não é a lua. Qualquer dedo pode apontar a lua, mas a lua é o que importa. O zen aponta a iluminação, mas o zen não é a iluminação.

Como respondeu o sábio ao ser indagado com a pergunta: "Como poderei ser iluminado como você, mestre?"

"Siga os meus passos, e não chegará aonde cheguei".

Babi
Veterano
# out/04
· votar

É verdade que há um espiritismo "bom" e um "ruim", ou seja, um para o mau e outro que visa o bem???

SoldierOfFear
Veterano
# out/04
· votar

Claudio Natureza

o que é que tem a ver tal hipótese com o fato de alguns espíritas dizerem pro cara procurar um centro espírita para verificar se não possui a mediunidade

O cara indicava claros sintomas de doença mental. Fosse ele médium ou não, eles tinham obrigação moral de recomendar, antes de tudo, um médico. Mas as respostas eram justo o contrário.

outra coisa que eu queria te dizer é que essa conversa de Deus Bumba e coisa e tal me cheira até a preconceito racial, afinal, é a crença dos caras, assim como Oxossi, Iansã, Ogum, é a religião dos caras.

Nunca veio à minha cabeça associar Bumba, o deus congolês que criou o uniuverso a partir de seu vômito, à raça de ninguém, não tenho esse tipo de preconceito. Ele é apenas um exemplo de como existem inúmeras religiões dogmáticas, mas cada pessoa acha a sua a certa e as outras ridículas.

afinal, quem sou eu ou você para se achar o dono da verdade?

De forma alguma. Covenhamos, se achar dona da verdade, é uma definição das regligiões. No dia que comprovarem a existência de fenômenos mediúnicos, vou ter que aceitar calado. Ainda me converto a esopirita. A única coisa que eu descarto completamente é Deus, que se revela um conceito auto-contraditório.

O homem utiliza menos de 25% de sua capacidade mental,

Cuidado. Isso não é verdade, não passa de uma lenda urbana.
http://www.projetoockham.org/boatos_cerebro_1.html

não consegue sequer explicar coisas como o tempo, o espaço, o surgimento da vida na Terra

Olha, nesses campos aí ele já está bem avançado.

curar doenças como o cãncer e a aids,
Há cem anos seriam tuberculose e sífilis.

e vc acha que tem a resposta pra tudo?

Quem acha que tem a resposta pra tudo é quem é dogmático. Não acho iss, nem nunca acharei.

continue racional, continue crítico, mas nunca se esqueça de uma máxima, tolo é aquele que acha que sabe tudo, afinal, todo dia aprendemos algo de novo.

Já ecpliquei essa parte.

Claudio Natureza
Veterano
# out/04
· votar

Tá, mas vc até agora não me respondeu uma coisa, o que vc acha de milhares de pessoas que se dizem médiuns nos Centros Espíritas, é tudo ilusionismo e charlatanismo? Vc já presenciou essas pessoas enganando a massa?

Saiba que tem gente muito fera e racional que crê nesse tipo de coisa, te dou como exemplo o Sir Arthur Connan Doyle, que é nada mais nada menos o criador e escritor de todos os livros de Sherlock Holmes.

Ronin
Veterano
# out/04
· votar

Ele é apenas um exemplo de como existem inúmeras religiões dogmáticas, mas cada pessoa acha a sua a certa e as outras ridículas.
Engraçado o quanto isto também pode ser dito da ciência e de seus cientístas. E o quanto eles podem, mas nunca aceitam, estarem errados.

Covenhamos, se achar dona da verdade, é uma definição das regligiões.
Podemos dizer o mesmo da ciência denovo.

Eu li um artigo a tempos atrás, muito interessante, dentre um material de teologia que a ciência vinha se tornando a nova religião. Se eu reencontrá-lo, transcrevo ele aqui.

Alexandre Souza
Veterano
# out/04
· votar

Babi
É verdade que há um espiritismo "bom" e um "ruim", ou seja, um para o mau e outro que visa o bem???

Não é bem assim...
Na verdade existem médiuns "bons" e médiuns "ruins". Tem alguns médiuns que se aproveitam de sua capacidade para prejudicar outras pessoas...
Como toda moeda tem dois lados, tem o médico bom e o ruim, tem o pastor bom e o ruim, o padre, etc...

JUAREZ RIBEIRO BATISTA
Veterano
# out/04
· votar

Soldier of Fear, para saber se os fenômenos mediúnicos ocorrem só a experimentação, considerando que você tem uma mente científica. Discussões são estéreis, mas os supostos médiuns lhe dão a liberdade de experimentar a verdade deles. Procure um médium e comprove se tudo aquilo é verdade ou não. No caso do contato com os mortos, Quevedo disse que era telepatia. Seria um argumento científico se a ciência comprovasse que telepatia existe. Mas a ciência não comprova. É mais ilógico crer em telepatia para explicar estes fenômenos do que crer em contato com os mortos. E nas entrelinhas se entende que Quevedo reconheceu que os médiuns falam verdades quando contactam os mortos, só que no seu entender é a telepatia, movido pelo preconceito e porque o catolicismo prega que é impossível o contato como os mortos. Então não tendo explicação, arruma-se uma explicação absurda: telepatia.

BlindmaN
Veterano
# out/04
· votar

naum quero nem que falem sobre meu comentário mas... eu acho isso uma grande mentira... nada contra... tenho amigos espiritas mas eu naum acredito nisso...

um cristão certa vez disse a um espírita: Se você estiver certo, eu tenho uma outra chance pra mudar, mas se eu estiver certo você vai para o inferno...

BRUCE KULICK_KISS
Veterano
# out/04
· votar

SoldierOfFear
cara ~eu ja fui católico, ja fui evangélico mas a unica religião em q eu acredito ser verdadeira, a unica q trais muitas respostas eh a espírita......

esse tópico mesmo ja trais paz interior...

BRUCE KULICK_KISS
Veterano
# out/04
· votar

SoldierOfFear
naum tem jeito...
as pessoas viram as costas para verdade.....

SoldierOfFear
Veterano
# out/04 · Editado por: SoldierOfFear
· votar

JUAREZ RIBEIRO BATISTA
mais ilógico crer em telepatia para explicar estes fenômenos do que crer em contato com os mortos

As duas explicações têm igual validade.

lhe dão a liberdade de experimentar a verdade deles. Procure um médium e comprove se tudo aquilo é verdade ou não.
http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=15836&grupo=17762&t opico=2461924&nrpag=1

PS: Eu odeio o Quevedo.

SoldierOfFear
Veterano
# out/04
· votar

BRUCE KULICK_KISS

naum tem jeito...
as pessoas viram as costas para verdade.....

Pois mostre a verdade.

SoldierOfFear
Veterano
# out/04
· votar

BRUCE KULICK_KISS

cara ~eu ja fui católico, ja fui evangélico mas a unica religião em q eu acredito ser verdadeira, a unica q trais muitas respostas eh a espírita......

Admitir quie espiritismo é religião já é um avanço.

JUAREZ RIBEIRO BATISTA
Veterano
# out/04
· votar

Soldier of Fear, não sou espírita, apenas simpatizante, nem afirmo com absoluta certeza que os fenômenos espíritas são reais, mas nada melhor que a experimentação para comprovação dos fatos. Como escrevi, discussões são estéreis. Quando falo em experimentação, estou usando a forma mais científica possível de validar ou invalidar um fato. Se fosse de fato espírita, também não seria fanático. Apenas acho possível a ocorrência de fenômenos espíritas, embora não possa afirmar com certeza. Creio que só terei certeza se tais fenômenos são reais ou não quando partir para a experimentação. Como disse, apenas filosofar não adianta.

SoldierOfFear
Veterano
# out/04
· votar

JUAREZ RIBEIRO BATISTA
Se comprovarem que o espiritismo é verdadeiro eu me tornaria o mais devoto do mundo. Ir contra isso seria burrice...

O que eu pergunto são esse fatos que o espiritismo explicaria. Que fatos são esses afinal. (Veja que eu disse FATOS, não anedotas).

JUAREZ RIBEIRO BATISTA
Veterano
# out/04
· votar

Num outro tópico, discutia-se se Alan Kardec era racista. Espero não estar desmerecendo o espiritismo, pois acredito que os supostos fenômenos espíritas estejam além da figura de Kardec, embora seja ele o fundador/codificado do espiritismo. O mal de todo religioso é achar que os seus livros sagrados ou profetas são infalíveis. Ninguém neste mundo é infalível, nem Kardec. Quando se considera um homem ou um suposto livro sagrado acima do bem e do mal, isso já é fanatismo. Temos como exemplo a bíblia se lida com os olhos de um cristão ela é perfeita, mas se lida com os olhos críticos ela é cheia de contradições. O que quero dizer é que às vezes o fanatismo cega as pesssoas, incluindo os espíritas. No caso de Kardec ter sido é um exemplo. Ora, lendo os textos de A Gênese, percebe-se claramente a postura racista de Kardec. E não é um racismo camuflado não, é um racismo aberto, literal, que até o ingênuo do leitor percebe se não for movido pelo fanatismo.

JUAREZ RIBEIRO BATISTA
Veterano
# out/04
· votar

Num outro tópico, discutia-se se Alan Kardec era racista. Espero não estar desmerecendo o espiritismo, pois acredito que os supostos fenômenos espíritas estejam além da figura de Kardec, embora seja ele o fundador/codificado do espiritismo. O mal de todo religioso é achar que os seus livros sagrados ou profetas são infalíveis. Ninguém neste mundo é infalível, nem Kardec. Quando se considera um homem ou um suposto livro sagrado acima do bem e do mal, isso já é fanatismo. Temos como exemplo a bíblia se lida com os olhos de um cristão ela é perfeita, mas se lida com os olhos críticos ela é cheia de contradições. O que quero dizer é que às vezes o fanatismo cega as pesssoas, incluindo os espíritas. No caso de Kardec ter sido é um exemplo. Ora, lendo os textos de A Gênese, percebe-se claramente a postura racista de Kardec. E não é um racismo camuflado não, é um racismo aberto, literal, que até o ingênuo do leitor percebe se não for movido pelo fanatismo.

SoldierOfFear
Veterano
# out/04
· votar

JUAREZ RIBEIRO BATISTA
Exato. Eu postei o trecho do livro dele. Não tem como negar o seu racismo. Mas acho que ele também não era um monstro por que esse apenas era o pensamento de seu tempo. Minha intenção naquele tópico era perguntaré: por que espíritos superiores teriam passado uma visão correspondente à de um europeu positivista?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Caros Espíritas Desse Fórum