Cazuza

Autor Mensagem
maggie
Veterana
# set/04


Recebi por e-mail e compartilho:

Eu li o livro em 96 ou 98 no qual foi baseado o filme (ñ me lembro bem a
data e não vou ver filme) e tive está mesma impressão agora em anexo.

Uma mensagem que vale a pena refletir sobre o assunto, principalmente para
quem tem filhos adolescentes.

Cazuza... by Américo Machado
Cazuza..
Fui ver o filme Cazuza há alguns dias e me deparei com uma coisa
estarrecedora. As pessoas estão cultivando ídolos errados. Como podemos
cultivar um ídolo como Cazuza. Concordo que suas letras são muito tocantes,
mas reverenciar um marginal como ele, é, no mínimo, inadmissível.

Marginal,sim, pois Cazuza foi uma pessoa que viveu à margem da sociedade,
pelo menos uma sociedade que tentamos construir (ao menos eu) com conceitos
de certo e errado.
No filme, vi um rapaz mimado, filhinho de papai que nunca precisou
trabalhar para conseguir nada, já tinha tudo nas mãos. A mãe vivia para
satisfazer as suas vontades e loucuras. O pai preferiu se afastar das suas
responsabilidades e deixou a vida correr solta. São esses pais que devemos
ter como exemplo?

Cazuza só começou a gravar pois o pai era diretor de uma grande gravadora.
Temos vários talentos que não são revelados por falta de oportunidade ou
que tenha algum conhecido importante.

Cazuza era um traficante, como sua mãe revela no livro ao admitir que ele
trouxe drogas da Inglaterra, um verdadeiro criminoso. Concordo com o juiz
Siro Darlan quando ele diz que a única diferença entre Cazuza e Fernandinho
Beira-Mar é que um nasceu na zona sul e outro não.

Fiquei horrorizado com o culto que fizeram a esse rapaz, principalmente por
meu filho adolescente ter visto o filme. Precisei conversar muito para que
ele não começasse a pensar que usar drogas, participar de bacanais, beber
até cair e outras coisas fossem certas, já que foi isso que o filme
mostrou.

Por que não são feitos filmes de pessoas realmente importantes que tenham
algo de bom para essa juventude já tão transviada? Será que ser correto não
dá ibope, não rende bilheteria?

Como no comercial da Fiat, precisamos rever nossos conceitos, só assim
teremos um mundo melhor.

Devo lembrar aos pais que a morte de Cazuza foi conseqüência da educação
errônea a que foi submetido. Será que Cazuza teria morrido do mesmo jeito
se tivesse tido pais que dissessem NÃO quando necessário?

Lembrem-se, dizer NÃO é a prova mais difícil de amor. Não deixem seus
filhos a revelia para que não precisem se arrepender mais tarde. A
principal função dos pais é educar. Não se preocupem em ser amigo de seus
filhos. Eduque-o e mais tarde ele verá que você foi a pessoa que mais o
amou e será sempre o seu melhor amigo, pois amigo não diz SIM sempre.

Américo

Tiruk
Veterano
# set/04
· votar


Falo e disse maggie!!

Sgt_Peppers
Veterano
# set/04
· votar


Eu concordo com o texto, acho q pra tudo tem um certo limite, pra mim não tem problema gostar das músicas q o cara fez, as letras q o Cazuza fez, o problema eh quando as pessoas querem fazer tudo oq ele faz, usando drogas, bebendo e talz...

mas não é só o Cazuza, eu por exemplo sou fã de Pink Floyd, é minha banda preferida disparada e todo mundo sabe q os caras se afundavam nos ácidos! pelo menos no começo

mas não é por isso q eu tb vo usar ácido, eu nunca usei drogas, nunca fumei, e tb não uso bebidas alcolicas

muitas pessoas tem q aprender a disinguir o certo e o errado

Claudio Natureza
Veterano
# set/04 · Editado por: Claudio Natureza
· votar


eu discordo.

primeiro porque o filme apenas retratou a verdade da vida do Cazuza.

segundo porque se só houvesse filmes sobre pessoas ditas normais não haveria nem filmes sobre o roquenrol, que sempre foi um estilo em que os músicos são muito loucos, e é assim até hoje.

terceiro porque não há comparação mais infame dom que comparar um megatraficante assassino esquartejador e torturador com um cara doidão que faz uma merda de trazer drogas pra fazer uma graninha.

quarto porque o fato dele ser viciado, gay e mimado não muda o fato dele ser um grande poeta e um grande artista, que nada mais é do que um retrato da geração que ele viveu.

quinto porque os pais não podem ser responsabilizados pelas merdas que os filhos fazem, e se a família dele foi meio mole, não quer dizer que ele não seria um grande escroto se ela fosse caxias, pois há vários exemplos de filhos de gente caretona e toda certinha que é ladrão e assssino.

sexto porque o cara tinha um puta talento, e a banda que ele formou era muito fera e está ai até hoje pra mostrar isso, pois todos eram grandes músicos, e não foi o fato de ter pai em gravadora que fez com que ele fizesse músicas eternas.

sétimo porque o o Juiz Siro Darlan é um grande babaca que só pensa em aparecer.

oitavo porque quem escreveu isso na certa deve ser algum pseudocertinho que vai morrer sem fazer nada por ninguém, e sequer vai deixar alguma coisa que preste pra eternidade.

nono porque o Cazuza só fez mal a ele mesmo, e não pode ser condenado por isso.

tá bom?

Tiruk
Veterano
# set/04
· votar


Sgt_Peppers
Concordo com vc kra, mas q me disculpem...
QQ favelado lah do rio nao que sabe c tah certo ou errado, ele que sabe do '' barato '' e nao das consequencias, assim como qq pessoa q nao saiba distinguir o certo do errado... Acredito q nao eh a educacao q a crianca recebe q vai muda... acho q jah nasce feito, tipo c o kra era pra c um fdp ele vai c e nao eh dando porrada nele q ele nao iria c, entende? mas uma boa educaçao ajuda n to falando q nao adianta soh to dando a minha opiniao...

vlw

Ronin
Veterano
# set/04
· votar


Concordo com o texto, em partes.

Assim como é errado tentar culpar o filme de mal-educar seus filhos adolescentes ao invés de tentar educá-los você mesmo. Existe uma postura meio comum atualmente (minha mãe é psicóloga, como sabem alguns) que é dos pais culparem pela má educação dos seus filhos a TV, a escola e etc, quando na verdade cabe aos pais, do nascimento aos 5 ou 7 anos formar seu filho e após isto dar sequência na criação.

Por exemplo, o indivíduo acima... o filho dele adolescente foi ao filme... se a censura do filme foi respeitado, o filho dele já é quase um adulto e deveria ter formação o suficiente para saber o que é certo e errado ao invés de ser influenciado pelo filme. E o pai, deveria ter tido esta conversa sobre drogas, bacanais e etc muiiiito antes... e não esperado o filho assistir o filme para então tentar emendar as conseqûencias de má formação.

É muito fácil acusar a tv, o cinema, revistas e o caos social pela incompetência de se criar filhos... se ele acha que o filme é tão "malvado" assim... devia ter impedido o filho de assistir... ou, como a mãe do Cazuza, ele também não sabe dizer não?

Ps.: Isto não é em defesa do filme... que, por sinal, sequer vi. Sou fã do Cazuza música... o Cazuza pessoa realmente não apatece minha simpatia. Mas... resolvi postar para colocar mais coisas na roda de discussão. ;)

Tiruk
Veterano
# set/04
· votar


Claudio Natureza
quinto porque os pais não podem ser responsabilizados pelas merdas que os filhos fazem, e se a família dele foi meio mole, não quer dizer que ele não seria um grande escroto se ela fosse caxias, pois há vários exemplos de filhos de gente caretona e toda certinha que é ladrão e assssino

Foi o q eu falei kra

Ronin
Veterano
# set/04
· votar


Tiruk
Claudio Natureza

Se não responsabilizarmos os pais... que são o pilar central da educação dos filhos... vamos culpar quem?? Sei que a exclusão social, as dificuldades e tudo mais contribuem para para isto... mas, o centro da educação ainda é os pais.

gustavo macaco
Veterano
# set/04
· votar


Pra mim isso é uma questão de livre arbítrio. Cada um paga pelas escolhas que faz na vida. Não julguem para não serem julgados.

Babi
Veterano
# set/04
· votar


Tiruk
Tbém acho que a culpa não pode ser dada totalmente aos pais. Lógico que são hipóteses: "se" ele tivesse tido, "se" os pais deles... A educação influencia, mas não forma totalmente o caráter da pessoa. O que os pais podem fazer é ensinar os filhos a terem os ídolos certos, dizer que carisma e sucesso "aparente" não realiza a vida do homem!

GuitarHouse
Veterano
# set/04
· votar


num concordo com ninguem...hehe

Claudio Natureza
Veterano
# set/04
· votar


culpem o próprio criminoso, pois a pena não atinge nem ascendentes nem descendentes.

existe uma coisa chamada livre arbitrio.

tem gente que educa os filhos na maior rigidez e um sai médico e o outro político, a culpa é dos pais?

Ronin
Veterano
# set/04
· votar


Claudio Natureza
tem gente que educa os filhos na maior rigidez e um sai médico e o outro político, a culpa é dos pais?

Sim... puro e simples. Negar isto é negar a responsabilidade mor de ser pai(mãe) que é: criar um indivíduo. Dar-lhe limites. A psicologia (não sou eu quem está dizendo isto... é estudo de gente que passou a vida estudando o comportamento humano) que o caráter de um indivíduo é formado entre o nascimento até o 5 ou 7 ano de idade. Nesta etapa a criança tem quase que exclusivamente a vivência com os pais.

No caso dos dois filhos... é simples... por mais que você queiro, dois filhos não são criados iguais em hipótese alguma... a começar pelo fato de que o primeiro foi filho único por um tempo... o outro já teve que disputar espaço com o irmão mais velho... isto faz diferença.

Ps.: Mas uma vez, não estou discordando de ninguém... nem concordando com ninguém... estou defendendo um ponto de vista diferente e trazendo mais material à baila da discussão.

Tiruk
Veterano
# set/04
· votar


Babi
eh,, nunca vamos saber... eu acho .. EUUUUUUUU, com meus 15 anos mal vividos, q os pais fazem o q acham q eh certo. Se nunca puz um copo de cerveja na minha boca ( e olha q jah tive chance, em festas de 15 anos) eh pq nao gosto em 1 lugar, segundo pq sei os efeitos... nao tem nada a v q minha mae falo q era melho eu nao bebe.... ela falo , eu sei, mas q q adianta?? c pega um revoltadinho q c acha foda, bebe todas, depois vai fuma unzinho, depois chera, e com 17 anos jah tem uma overdose... agora fala... os pais poderiam prever isso? poderiam fazer alguma coisa? pra mim a resposta definitivamente eh nao. tah em cada um. c vc nasceu e eh um fdp com todo o respeito nao ha coisa no mundo q vai faze muda isso, mas c vc nasceu pra ter consciencia e nao ser um ignorante, tudo q teus pais disser vc vai ouvir,,, bom, nao sei c vcs vao entender, fico meio complicado mais blz... vlw

Claudio Natureza
Veterano
# set/04
· votar


Ronin
cara, eu sou pai, e educo a minha filha num sistema de respeito desde 6 meses, é simples, deixo ela fazer tudo que não a prejudique de fato ou que agrida outras pessoas.

quando digo não, ela aceita na boa, pois eu não digo não a toa.

isso é uma coisa minha, sem psicologia nenhuma, é instinto e esforço para ser bom pai e criar um ser humano especial.

mas quem garante que ela vai ser uma certinha? ela pode ser uma louca como o Cazuza, e como eu vou impedir isso?

ensinando ela a ser uma cidadã consciente e "normal" aos 5 anos?

eu sempre fui porra louca, criado na rua, sem mãe, doidão, hipão, meu pai nunca teve voz ativa comigo, e não era exemplo nenhum, e hoje sou um advogado que é arrimo de família e ainda mantenho várias pessoas aqui trabalhando comigo.

e quem me fez ser assim? papai? mamãe?

não sou exemplo nenhum, mas sou do bem, e eu sou assim porque nasci assim.

Crash
Veterano
# set/04
· votar


Eu acho que muitas vezes é questão de sorte, de a pessoa se acertar ou entortar de vez. Mas com certeza há o reflexo dos pais na criança.

Ronin
Veterano
# set/04
· votar


Claudio Natureza
Sei lá cara... só minha opinião... mas, acho um pouco cômoda, para todo mundo, esta situação "porque eu nasci assim". Sabe? É como justificar todo o mal do mundo... desde o ladrão que rouba para comer, até o terrorismo do Bush, em algum tipo de roleta divína na qual é decidido, antes do seu nascimento, se você será do "bem" ou do "mal".

Você mesmo falou... você cria sua filha no maior respeito desde os 6 mêses... acredito, só pela maneira como você falou, que vc deve ser um puta pai. Por que você faz isto? Se não por acreditar que você pode fazer diferença? Se vc não acreditasse nisto, não seria mais simples deixar ao deus dará?

Ps.: Espero que você não esteja levando isto para o lado pessoal... acho que a discussão tá em um nível bem legal... principalmente sabendo que vc já é pai e tudo mais. Não quero que vc me entenda mal... adoro este tipo de conversa mais séria em fóruns... principalmente com gente que discorda de mim, e assim aprendo alguma coisa nova. :D

Claudio Natureza
Veterano
# set/04
· votar


claro, é preciso respeito pelos toques do pai, mas não dá para jogar nos pais a culpa dos filhos, ou será que a mãe do maníaco do parque deve ser responsabilizado pelo filho que comia partes intimas do corpo de mocinhas estupradas e estranguladas?

Babi
Veterano
# set/04
· votar


Tiruk
Meus pais, no que puderam, me alertam, instruíram, etc...
Mas é como dizem, assim que eu saio de casa e viro a esquina eles não podem fazer mais nada, a não ser confiar no meu bom senso. Até pq, as consequências dos meus atos sou eu mesma quem vou carregar, afinal, os atos, como eles dizem, foram exclusivamente meus.

Ronin
Veterano
# set/04 · Editado por: Ronin
· votar


será que a mãe do maníaco do parque deve ser responsabilizado pelo filho que comia partes intimas do corpo de mocinhas estupradas e estranguladas?

Cá estou eu defendendo o peixe da minha mãe denovo, rsssss.
Respondendo: Tem de se estudar caso a caso... ir fundo na criação dele, entender como era a família dele... indo lá, próximo ao nascimento dele e coisa e tal... na forma como era a instituição familiar dele... a resposta é quase certa. Sim. Conscientemente ou não, a culpa é dos pais dele. (A não ser, claro, que tenha sido criado por tios, avós ou ainda na rua).

(Galera... o papo tá show mas o bicho tá pegando aqui. Vou dar uma sumida básica. Mas tarde dou um pulo para ver a quantas anda a conversa).

Crash
Veterano
# set/04 · Editado por: Crash
· votar


Claudio Natureza
Nesse caso, com certeza não. Isso é doença mental. Mas ha MUITOS casos em que a culpa é dos pais sim. Em muitas familias, faltam dialogos,conversas, e etc, e isso vai aos poucos prejudicando os filhos. Mas como eu disse antes, tem a questão da sorte também. Os filhos bem educados podem virar dementes do mesmo jeito que alguns que tinham de tudo para virar dementes podem virar alguem decente.

gustavo macaco
Veterano
# set/04
· votar


Só uma coisa. Não julguem.

A maioria de vcs não tá nem perto dos 23 anos que ele tinha qdo entrou no barão, muito menos dos 32 de qdo morreu.

Tenham a certeza que vcs ainda vão mudar muito de opinião nesta vida, e que os sonhos e convicções que têm hoje não devem durar mais que alguns anos.

Até o final da vida a gente muda mto mesmo, então não cuspam pra cima que pode cair na testa.

Claudio Natureza
Veterano
# set/04
· votar


Ronin
veio, é claro que eu não estou levando pro pessoal, o que vc disse tem seu lado real, é preciso sim educar bem os filhos, impor limites quando for preciso, e dar muito amor e atenção, dar exemplo de amizade, trabalho e arte, enfim, instruir a cria para que seja do bem, mas nada garante que a pessoa vai ser do bem.

o que me chocou no texto acima foi mostrar o Cazuza quase como um bandido.

e ainda vem esse babacão desse Ciro Darlan comparar o Beira mar com o Cazuza, ridículo.

vou ser bem franco com vc, a maioria das pessoas que usou drogas já traficou um dia.

quem da minha geração não dividiu cem graminhas com um amigo? e esses mesmo que fizeram essa bobeira, hoje são pessoas do bem, que fazem coisas boas, e não bandidos sanguinários.

o roquenrol sempre foi assim, e não adianta vir com esse papo que nada a ver esse estereótipo de roqueiro drogado, pois na geração oitenta era assim e hoje em dia ainda é assim.

esse papo de exemplo ruim não cola, pois senão hoje em dia só haveria "bandidos" como o Cazuza, pois a galera toda assistiu woodstock na época que ele era um adolescente e se inspirou no que se viu ali, mas nada a ver achar que essa influência é perniciosa.

pernicioso é vc ver uma novela da globo que só tem gente inescrupolosa e prostituida tipo as darlenes da vida, esses valores sim deveriam ser repensados.

Ronin
Veterano
# set/04
· votar


Claudio Natureza
Neste ponto estamos 100% de comum acordo. Também acho que o Ciro Darlan viajou no texto e o meu primeiro post foi uma crítica à postura dele, e não ao Cazuza, derrepente me expressei mal.

gustavo macaco
Só uma coisa. Não julguem.
Eu não lembro de ter lido nenhum post julgando o Cazuza... e, sobre o lance da idade... mais pouco tempo, e vou estar mais perto dos 32 quando ele morreu do que dos 23 de quanto montou o Barão. :( (To ficando véio!! Vou fazer jus ao apelido Tiozão Ronin!!)

maggie
Veterana
# set/04
· votar


Parece que o tópico rendeu mesmo.

Bóbvio que a opinião do autor do e-mail é completamente tendenciosa. Mas e a do filme não é? [nem vi o filme]

De quantos anos era a censura no cinema?

Só pra discordar do Claudio, eu acho que os pais devem ser responsabilizados pelas babaquices que os pais fazem, pelo menos até uma certa idade. Depois a gente que se dane. hehe

Claudio Natureza
Veterano
# set/04
· votar


não deêm guitarras a seus filhos, pois eles podem virar um Keith Richard da vida...

Tiruk
Veterano
# set/04
· votar


Só pra discordar do Claudio, eu acho que os pais devem ser responsabilizados pelas babaquices que os pais fazem, pelo menos até uma certa idade. Depois a gente que se dane. hehe

O cargo de moderador altera as pessoas hauahuha

Brincadera

gustavo macaco
Veterano
# set/04
· votar


Ronin

Não foi pra vc não cara, nem pra ninguém daqui diretamente. Foi só um toque sobre o ponto de vista expresso no e-mail.

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# set/04
· votar


Precisei conversar muito para que
ele não começasse a pensar que usar drogas, participar de bacanais, beber
até cair e outras coisas fossem certas, já que foi isso que o filme
mostrou.

Esse cara não sabe nem da metade ...

maggie
Veterana
# set/04
· votar


Tiruk
Bobo.

gustavo macaco
A intenção quando postei era provocar mesmo, porque tem muita gente por aí achando bonitinho, ou até legal ser PI.

Pelo menos tenham consciência de que estão fazendo merda.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Cazuza