Como negar qualquer consenso científico

Autor Mensagem
Lucmac
Veterano
# 15/jun/26 17:12
· votar

Mas negar a ciência, simplificando e reduzindo o método científico a essa bizarrice, não é bolsonarice?

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 03/jul/26 06:26
· votar

Calma, eu vou mostrando as cartas aos poucos no poker da trollagem

O bolsonarismo é somente uma etapa da guerra cultural

Lelo Mig
Membro
# 03/jul/26 13:27 · Editado por: Lelo Mig
· votar

Lucmac

Tomei reforço ontem, Pfizer também. Não tive colateral nenhum. Mas, eu não sirvo de parâmetro, nunca tenho nem tive efeito colateral de remédio/vacina algum. Devo ser meio urubu.

Lucmac
Veterano
# 03/jul/26 13:44
· votar

Lelo Mig

Tive em todas as vezes.

Mas é isso aí! Mantenha-se vivo, pois ainda quero te ver pessoalmente nessa vida.

=*

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# 04/jul/26 11:18
· votar

A ironia do efeito Dunning-Krueger é que o fenômeno não atinge só pessoas completamente idiotas ou incapazes...

https://www.bps.org.uk/psychologist/persistent-irony-dunning-kruger-ef fect

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 06/jul/26 08:43
· votar

"Unfortunately, the DKE pattern itself provides no good evidence for this theory"

Ou seja: o efeito DK pode ser somente analfabetos em estatística tentando lacrar. Tipo um professor de canto com um diploma mofado de psicologia tentando jogar uma indireta para as inimigas invejosas recalcadas.

Estatística é a rainha das ciências, quem não se ajoelhou perante ela vai sofrer

Wanton
Veterano
# 06/jul/26 14:00
· votar

Wild Bill Hickok
Estatística é a rainha das ciências

Sabe porra nenhuma de epistemologia ou de história da ciência.

O bolsonarismo é somente uma etapa da guerra cultural

Bolsonarismo é só um atestado de morte cerebral.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# 06/jul/26 20:30
· votar

Wild Bill Hickok
Ou seja: o efeito DK pode ser somente analfabetos em estatística tentando lacrar.
Isso! O artigo também discute sobre essa generalização do termo na tentativa de transformá-lo em um insulto, exatamente como no seu texto. Entretanto, sem negar que o DKE existe e é real, porém que é bem mais intenso e orbita pessoas em espectros cognitivos variados, como aqueles que, indiferente de conseguirem montar ou não um Rubik (ou de saberem ou não ler um artigo), creem que suas convicções, conspirações ou surtos psicóticos sempre são "as verdadeiras".

No final, interessantíssimo por sinal, ciência também é sobre validação, especialmente na psicologia. Obrigado por sua contribuição!

Lucmac
Veterano
# 08/jul/26 11:09 · Editado por: Lucmac
· votar

Risos

Christhian

Quando percebi que eu mesmo estava vulgarizando o DKE comecei a me informar melhor... Não lembro se li ou concluí com as leituras, mas todos temos um pouco de DK. O lance é ficar esperto para saber filtrar e não cair na sedução de cagar opinião.

Lucmac
Veterano
# 08/jul/26 11:14
· votar

O reducionismo atrapalha muito, e o mano aí é um reducionista de primeira chamada.

Se eu narrar o algoritmo da metodologia científica vai parecer muito simples, mesmo. Todas as etapas, cascateadas, tornam a coisa complexa.

Acho que o problema maior é justamente a complexidade dos temas, e como à medida que envelhecemos a plasticidade do cérebro diminui muito... Só sacrificando, doutor.

-Dan
Veterano
# 08/jul/26 14:18 · Editado por: -Dan
· votar

Eu pós graduado em estatistica vejo o mano aí como uma criança deslumbrada. Com certeza molhou os pés na disciplina e acha que descobriu o mundo. Que dó.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 08/jul/26 15:22
· votar

-Dan
a maior probabilidade é que seja até menos que isso kkkkk

P. S tão previsível que ira atualizar o topico onde ele centraliza todas as características que percebemos dele

Lelo Mig
Membro
# 08/jul/26 18:35 · Editado por: Lelo Mig
· votar

Existe um termo em psicologia, "TOD - Transtorno de Oposição Desafiante", que é usado, segundo eu saiba, somente para crianças e adolescentes.

Parece que temos um "adulto" com este transtorno no fórum... Não sou psicólogo, talvez o Christhian possa dissecar.

-Dan
Veterano
# 09/jul/26 14:36
· votar

Jonas Kahnwald
a maior probabilidade é que seja até menos que isso kkkkk

De todos que eu vejo que vem aqui na estatística fazer uma extensão, os deslumbrados na maioria das vezes são de humanas. Porque pra eles é uma coisa muita fora da caixa do curso de humanas, aí ficam fascinados, quando não desistem. E na turma de humanas quem mexe com estatística é bem raro. Deve ser o caso aí. Se sente especial.

Já quem é do ramo não tem essa relação infantil com a disciplina.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 13/jul/26 10:13
· votar

Christhian
"as verdadeiras"

Ainda bem que esse tópico não é sobre verdade, é sobre crítica à ciência. A crítica opera por negação enquanto a ciência opera por afirmações não falsas

Lucmac
reduzindo

Obrigado pelo elogio, a redução é um dos 3Rs do método científico. Ideias científicas devem ser redutíveis, refutáveis e reproduzíveis

Se eu narrar o algoritmo da metodologia científica

Boa sorte na sua tentativa

Lelo Mig
TOD

Obrigado pelo diagnóstico. Ideias verdadeiras são aquelas que sobrevivem às críticas. Parte do trabalho da crítica é ser xingado mesmo

Wanton
epistemologia ou de história da ciência.

Isso é coisa de maconheiro comunista da federal. Ninguém se interessa por isso, o povo quer resultado

-Dan
pós graduado
uma extensão

===============RéGUA MORAL===============

El Cid de Capricórnio
Membro Novato
# 13/jul/26 10:27
· votar

Já ia perguntar o que tinha acontecido.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 13/jul/26 10:55
· votar

El Cid de Capricórnio

Eu estava de férias. Vou deixar aqui uma frase de efeito para enfeitar o pótico:

"A posteridade esquece ou celebra. Só o crítico julga no rosto do autor." (WB)

Lucmac
Veterano
# 16/jul/26 16:49
· votar

Bolsonarista tem moral pra falar de régua moral?

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 22/jul/26 05:52
· votar

Novato, o meme da régua moral é antigo. O para quedista dan negativo é um clássico do OT

Lucmac
Veterano
# 25/jul/26 06:44
· votar

Wild Bill Hickok

Não existe esse meme no meu universo, bolsolóide. O antigo aqui é o ovo da serpente, quando tudo o que mais cheira mal hoje estava se desenvolvendo. Você é o resto do esgoto que ainda acha que agrada... Agrada dois escrotos: um mitômano que se acha o cu da rainha e um que é só um escroto super elogiado.

Lucmac
Veterano
# 25/jul/26 06:46 · Editado por: Lucmac
· votar

Bolsonarista tem destino certo: cadeia.

Cê tá ligado, né? O que te resta por aqui é coito. Você só pode falar merda e nada mais... Se ousar abrir a latrina de verdade será banido de novo.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 27/jul/26 09:42
· votar

moderação

Novato, vc é tão chato que nem o makumba te aguentou

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# 30/jul/26 04:47
· votar

Lelo Mig
Existe um termo em psicologia, "TOD - Transtorno de Oposição Desafiante", que é usado, segundo eu saiba, somente para crianças e adolescentes.
Na verdade, é bem comum em adultos também. Começa na infância, de fato, mas quando não é tratado, produz os adultos de "personalidade difícil".
Mas a maior parte das vezes, é só chatice mesmo
:-P

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 30/jul/26 11:35
· votar

Transformaram a infância em uma patologia a ser tratadas. PQP

Wanton
Veterano
# 30/jul/26 17:14
· votar

Wild Bill Hickok
Transformaram a infância em uma patologia a ser tratadas.

Pretende esticar sua infância até a senilidade? Levar uma vida sem nunca sair das fraldas?

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# 30/jul/26 21:40
· votar

Wild Bill Hickok
Transformaram a infância em uma patologia a ser tratadas
A palavra "tratadas" no plural pode ser um ato falho, meu jovem... Não é da minha conta, mas é sempre bom tratas AS patologias, incluindo AS mentais, quando existem.

E, obviamente, não dá pra gente medir o mundo por nós mesmos, né? Nem toda a criança tem comportamento opositor-desafiador.

:-)

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 31/jul/26 05:44
· votar

Wanton

Sou peter pan

Christhian
um ato falho

Lero lero freudiano? Não é vc que era contra? Já discuti aqui minha saúde mental, use a busca

Nem toda a criança tem comportamento opositor-desafiador.

Nem toda criança tem capacidade cognitiva para isso

Lucmac
Veterano
# 03/ago/26 09:06
· votar

Ser chato não é crime.

Lucmac
Veterano
# 03/ago/26 09:06
· votar

Ser chato não é crime.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# 03/ago/26 14:05
· votar

Wild Bill Hickok
Lero lero freudiano? Não é vc que era contra?
Contra Freud? De jeito nenhum, ele era um gigante. Meu problema é com os psicanalistas de hoje em dia, com graduação em economia, direito ou educação física.

Nem toda criança tem capacidade cognitiva para isso
E você está dizendo que você tinha? O_o

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Como negar qualquer consenso científico