Deus nos quer ateus!

Autor Mensagem
Wanton
Veterano
# 23/set/25 14:20

Se Deus existe e não se manifesta inequivocamente, é porque ele quer que sejamos ateus.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 23/set/25 14:34
· votar

Wanton
a ilustração do cabra se naufragando e rejeitando a ajuda de inumeras pessoas pq estava esperando um "milagre" da parte de Deus caberia bem nesse tópico

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 23/set/25 14:34
· votar

Wanton
a ilustração do cabra se naufragando e rejeitando a ajuda de inumeras pessoas pq estava esperando um "milagre" da parte de Deus caberia bem nesse tópico

Lelo Mig
Membro
# 23/set/25 16:52 · Editado por: Lelo Mig
· votar

Jonas Kahnwald

Na real, essa "ilustração do afogado na enchente" é a mais pura tradução de um Deus ineficiente, que age nas sombras e esta sempre barganhando a fé em troca de sua "graça".

Wanton

Pode ser que exista uma briga celestial com os milhares de Deuses debatendo quem deveria se manifestar e o STJ Celestial não libera enquanto não houver consenso.

JJJ
Veterano
# 23/set/25 17:05
· votar

Wanton

O problema com a "manifestação inequívoca" é que viraríamos peixinhos de aquário.

shoyoninja
Veterano
# 23/set/25 23:40
· votar

Wanton
Pois é, eu não teria problema algum em acreditar em Deus, e deve ser moleza pra ele... Pensando bem se existe mesmo uma criatura com todo esse poder de criar universos e tudo mais, e se o que acontece com a vida na Terra é uma manifestação se suas vontades, melhor ficar bem quieto e longe do radar.

... Agora acreditar nos intermediários do criador do Universo... aí realmente não dá...

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 24/set/25 06:54
· votar

Se deus existe e é onisciente, somente tolos perdem tempo especulando sobre seus desígnios

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 24/set/25 07:53
· votar

Lelo Mig
é a mais pura tradução de um Deus ineficiente

pq ineficiente, se as 3 pessoas que se propuseram a ajudar o náufrago iriam de fato salvar a vida dele?
será que nao sao as pessoas que esperam um deus moldado às suas próprias vontades egoistas?

Delson
Veterano
# 24/set/25 08:59
· votar

E por quê brigar contra algo que, segundo vocês, não existe?

shoyoninja
Veterano
# 24/set/25 09:31
· votar

@Delson

Não sei, eu nunca briguei com Deus nenhum, pelo contrário faço questão de tratar todos Deuses muito bem.

Wanton
Veterano
# 24/set/25 16:16
· votar

Jonas Kahnwald
naufragando e rejeitando a ajuda de inumeras pessoas

Sejamos mais denotativos: o que significa naufragar, nesse contexto? Quem são as pessoas oferecendo ajuda?

Lelo Mig
milhares de Deuses

Aí não é o Deus com D maiúsculo, o cara que tudo pode, tudo vê e tudo sabe. Meu argumento não funciona nesses termos!

JJJ
O problema com a "manifestação inequívoca" é que viraríamos peixinhos de aquário.

Então faz sentido o que eu propus, não? Deus não quer ser adorado, ele quer que as pessoas vivam suas vidas. Se quisesse ser venerado, não precisaria de manter o mistério.

shoyoninja
Pensando bem se existe mesmo uma criatura com todo esse poder de criar universos e tudo mais, e se o que acontece com a vida na Terra é uma manifestação se suas vontades, melhor ficar bem quieto e longe do radar.

Tem gente que tenta atribuir tudo de ruim que acontece a uma espécie de pedagogia divina. Se crianças pequenas que morrem com muito sofrimento forem apenas NPCs nesse jogo, tá valendo a proposta. A vida seria como um grande escape room.

Delson
E por quê brigar contra algo que, segundo vocês, não existe?

Eu poderia estar roubando, poderia estar matando, poderia estar pregando contra a existência de Deus, mas preferi fazer uma especulação sobre essa entidade divina, levando sua existência a sério. Meu objetivo não é fazer com que ninguém deixe de crer, até porque isso é uma merda. Sou ateu e acho uma bosta ser ateu. Se puder, fuja do ateísmo, desde que não seja para se tornar um escroto por causa de religião.

shoyoninja
Veterano
# 24/set/25 17:02
· votar

Wanton
Mas isso é meio a La Carte também, quando se trata do sofrimento de alguém que não acredita, aí o sofrimento é a lição que o amor divino está nos ensinando.

Já um terremoto que mata alguns milhares, incluindo crianças e fiéis, aí é como o rapaz ali falou "quem somos nós para entender seus desígnios".

Agora se acontece algo marginalmente benéfico com o cidadão, ou com alguém que lhe convém, aí sim graça divina sem dúvida, nesse caso os desígnios são absolutamente compreensíveis e não há fins didáticos, mesmo que a dádiva não seja particularmente merecida, afinal Ele é bom...

LeandroP
Moderador
# 25/set/25 19:52
· votar

Você já viu o vento?

°,°

JJJ
Veterano
# 25/set/25 19:57
· votar

Wanton
ele quer que as pessoas vivam suas vidas.

É o lance do livre arbítrio...

Delson
Veterano
# 26/set/25 12:56
· votar

JJJ
É o lance do livre arbítrio...
que vem acompanhado de seus ônus. Você pode colocar seu celular em um microondas e apertar o botão de 30 segundos, mas não pode esperar que você possa mandar oi nos grupos de whatsapp usando esse mesmo smartphone depois.

Crer tem consequências, assim como não crer.

shoyoninja
Veterano
# 26/set/25 17:29
· votar

Delson
Qual a consequência de não crer, e qual a melhor evidência que você tem de que essa consequência é real?

JJJ
Veterano
# 26/set/25 17:40
· votar

Particularmente, não sei qual a "consequência" de nada. Talvez não haja nenhuma. Talvez haja... Sei lá...

Wanton
Veterano
# 26/set/25 18:46
· votar

LeandroP
Você já viu o vento?

Vi com a pele e com os ouvidos. Também vi com a poeira, com as nuvens ou com as folhas farfalhando.

Vovô viu a vulva?

shoyoninja
Ele é bom

A bondade de Deus sempre resulta em uma série de hipóteses ad hoc. Quem é bondoso, segundo a moralidade humana, não dá livre-arbítrio sem informar as consequências das escolhas. O bondade de Deus só pode ser postulada como bondade transcendental, que não opera no mundo em que nos é dado o livre-arbítrio.

O caso é que a ideia de livre-arbítrio pressupõe uma autonomia sobre-humana, tendo em vista que a subjetividade é modelada culturalmente. Ainda que admitamos que a escolha não seja produto de uma cadeia determinística de reações químicas e impulsos elétricos, persiste o problema das contingências ambientais.

LeandroP
Moderador
# 26/set/25 23:02
· votar

Wanton
Vi com a pele e com os ouvidos. Também vi com a poeira, com as nuvens ou com as folhas farfalhando.

Ah, quebrou o meu argumento crentelho... rs

Lelo Mig
Membro
# 26/set/25 23:34
· votar

LeandroP

"Ah, quebrou o meu argumento crentelho... rs"

Pensei que tu ia mandar um: "Tá vendo? O vento é o peido de Deus!"

Lucmac
Veterano
# 27/set/25 10:20
· votar

LeandroP

Você já viu o vento?

É o peido silencioso do diabo.

LeandroP
Moderador
# 27/set/25 10:24
· votar

Lelo Mig
Lucmac

kkkkkkkkk

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# ontem às 09:13
· votar

Wanton
existe e não se manifesta

Pode ser panteísmo (deus = natureza) ou pode ser falha nos instrumentos de medida (matéria escura, energia escura) ou pode ser perda de tempo procurar deus onde ele não existe (natureza)

ateus

Vc não é ateu, é comunista, acredita no reino dos céus na terra, no paraíso comunista hippie cheio das maconha

Meu argumento não funciona nesses termos!

Seu argumento é confuso assim como seus termos

modelada culturalmente
contingências ambientais

Nope, a cultura/ambiente não é um sistema determinístico, é um sistema probabilístico aberto

Deus não quer
ele quer
Se quisesse

Se vc sabe tanto sobre deus, vc é deus

Jonas Kahnwald
esperando um "milagre"

Cada um tem a fé que pode ou quer

Lelo Mig
Deus ineficiente

Se nem o homem tem régua para medir sua eficiência, imagina deus

shoyoninja
Lelo Mig
todos Deuses
milhares de Deuses

Não existe. O politeísmo sempre tem um zeus superior (grego) ou um pai acima (além do filho e do espírito santo no politeísmo cristão)

JJJ
viraríamos peixinhos de aquário

Não. Somos animais diferentes, temos discernimento (humanismo)

shoyoninja
acreditar em Deus

Vc acredita em algo metafísico, se vc chama isso de deus ou não, é mero problema de taxionomia

Delson
por quê brigar contra algo

Comunistas querem acabar com deus para tomar o seu lugar

JJJ
Veterano
# ontem às 09:49
· votar

Wild Bill Hickok

Curiosidade: você já concordou com alguém aqui, uma vez que seja?
Você sempre contrapõe tudo! Freud deve ter uma explicação...

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# ontem às 09:51
· votar

JJJ

Se indivíduos são individuais, concordar é impossível

Delson
Veterano
# ontem às 10:41
· votar

shoyoninja
Qual a consequência de não crer, e qual a melhor evidência que você tem de que essa consequência é real?

Eu realmente não conheço ninguém que tenha voltado para falar sobre, mas mesmo assim meu senso de certo e errado me diz que eu não devo colocar meu celular em um microondas, porque eu acredito que isso tenha consequências com as quais eu terei dificuldade de lidar.

Lelo Mig
Membro
# ontem às 13:12
· votar

Wild Bill Hickok

"Se nem o homem tem régua para medir sua eficiência,... imagina deus"

Primeira pessoa na vida que conheço que acredita num Deus inferior ao homem. Interessante...

Wanton
Veterano
# há 18 horas · Editado por: Wanton
· votar

Wild Bill Hickok
contingências
Nope

Porra, você não sabe a diferença entre contingente e necessário? A contingência é probabilística. Ninguém leva a expressão "determinismo ambiental" ao pé da letra. O determinismo ambiental é sempre um determinismo* com asterisco. O que há é modelagem comportamental. A cultura padroniza a conduta. Na análise comportamental BR, até forçaram a barra para criar dois nomes diferentes em português: modelagem (shaping) e modelação (modeling), onde a primeira é a aproximação sucessiva de um comportamento alvo, mediada por reforçamento, e a segunda é a aprendizagem por imitação. Um macaco tem o comportamento modelado para abrir um coco, isso quer dizer que o coco controla o comportamento do macaco. Todo comportamento é controlado por contingências de reforçamento, portanto, ninguém é plenamente livre. A realidade não permite. Até a porra de um coco te controla!

no paraíso comunista hippie cheio das maconha

Até entendo que você me chame de comunista, porque faz parte do pacote do alucinado chamar todo mundo de comunista, mas maconheiro?

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# há 12 horas · Editado por: Wild Bill Hickok
· votar

Lelo Mig

Não sei de onde vc tirou a minha crença em deus. É mais provável existir uma régua para medir o homem pois existe mais evidência nesse sentido, não sei como isso implica em uma superioridade

Mas para quem defende a tese de que os EUA nunca ganharam uma guerra, tudo é possível

Wanton

Sistemas probabilísticos abertos admitem inúmeras ou infinitas soluções, é nesse espaço que a liberdade individual pode existir.

Me poupe do seu lero lero e vai estudar análise combinatória e estatística

Vc quer invalidar a liberdade individual para poder vender o seu sistema comunista de liberdade absoluta cheio das maconha (vai ter maconha sim pois a maioria escolheu)

_\|/_

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# há 7 horas
· votar

Assim como a liberdade individual acaba onde começa a do outro, o livre arbítrio nao implica que nao possamos influenciar e ser influenciados. Liberdade sem limites não existe(pelo menos na minha concepção), e esse conceito é reforçado na própria bíblia.
Quem faz somente o que quer, é escravo dos próprios desejos, mas aquele que é capaz de se controlar tem liberdade de verdade.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Deus nos quer ateus!