A pegadinha do empreendedorismo

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# 20/jan/25 15:29 · Editado por: Lelo Mig
· votar

Wanton
Lucmac

Só para encerrar meu conceito, já que eu (acho) escrevi tudo que penso sobre a questão, mas quero deixar claro uma coisa:

Existe uma "cultura do empreendedorismo" que é uma armadilha, um golpe. Ela incentiva que todos empreendam, porque na verdade quer mão de obra barata e se livrar do ônus de criar empregos. Fato! Concordo.

Existe uma parcela de gente sem emprego formal, sem qualificação, sem oportunidade, que igual todo mundo, precisa morar e comer. E, acabam ganhando seu dinheiro, vendendo bala no farol. Fato! Concordo.

No entanto, existe uma parcela de pessoas (e não é pouca) cheias de energia, disposição, obstinação, ideias e, porque não, ambição, que quer empreender. Não podemos cercear essas pessoas. Muitas delas é que vão "reinventar a roda". Mesmo nascido na comunidade; o mano vai começar arrumando motor de geladeira e pode acabar fazendo motor de foguetes. Não precisa dar nada além de oportunidade e liberdade de ir atrás de sua ambição.

Porque a China tolera seus milionários? Porque não acabou com eles? Porque é humano; Quem vai extrair Hélio 3 na Lua é quem quer ficar rico, ninguém faz uma merda dessas por ideal. Ou faz obrigado, como escravo, ou faz por dinheiro.

É preciso perder o preconceito de achar que o mano que quer empreender e ficar rico é vilão. Pelo contrário, têm de dar asas pro sujeito. Ele vai levantar a Nação e não o Lelo Mig, um vagabundo sedentário do caralho que não vai trabalhar 12 horas por dia nem com uma doze na nuca.

Esse mano, só vai virar vilão depois, se ele não for controlado pelo Estado e, pelo contrário, passar a controlá-lo, financiando candidatos e enchendo o Congresso e o Judiciário com suas crias. Caso contrário, trará mais benefícios que problemas.

Wanton
Veterano
# 20/jan/25 21:35
· votar

JJJ
Olha só! O nosso querido amoeba também foi um porco capitalista um dia!

Mais ou menos. As únicas funcionárias eram as secretárias, o resto era contratado por serviço, ganhando bem acima da média do mercado. Eu mesmo só era remunerado pelos trabalhos que fazia.

Lelo Mig
No entanto, existe uma parcela de pessoas (e não é pouca) cheias de energia, disposição, obstinação, ideias e, porque não, ambição, que quer empreender.

Tá, mas o que elas produzem? E no que elas acreditam?

Tá parecendo que eu sou contra hamburgueria, pet shop e salão de beleza, mas não é verdade. Eu acho que tem espaço para esse tipo de serviço, mas acho que isso tá saturado pra caralho e que o povo não tá fazendo muito dinheiro porque todo o trabalho está alocado no setor de serviços e na produção de bugigangas. As coisas que o povo tem tesão em consumir não são feitas aqui.

Aí, esse pessoal começa a embarcar em um monte de mentiras. Fica repetindo que as coisas estão ruins porque eles pagam muitos impostos, porque tem muita gente recebendo auxílio, porque o povo é preguiçoso, porque o dólar está alto etc. Isso quando a cultura empreendedora não alimenta crenças racistas e depreciativas contra o povo brasileiro.

A real é que o País não é autossuficiente na produção das coisas que o povo gosta de consumir. A gente não gera o tipo de riqueza que a gente aprecia. É tudo importado. E tá caro, porque nossa economia é anã. É anã porque só tem setor de serviços e de produção de bugiganga. Exporta minério e soja. Compra iPad e blusinha da China. O povo não quer calçado de Franca e blusinha de Cianorte, quer calçado de Singapura e blusinha da Zara, feita em Bangladesh.

Ele vai levantar a Nação e não o Lelo Mig, um vagabundo sedentário do caralho que não vai trabalhar 12 horas por dia nem com uma doze na nuca.

Sou do teu time! Queria eu ter gás para abrir um negócio. Queria eu ter a ingenuidade necessária para achar que isso é uma grande aposta para o futuro. O papo não muda: de cada 10 que abrem, 9 fecham no primeiro ano. E o MEI é só um subempregado, na versão "sem direitos".

É preciso perder o preconceito de achar que o mano que quer ficar empreender e ficar rico é vilão.

Como eu disse, não é preconceito. Meu problema não é com o empreendedor, é com a cultura do empreendedorismo, que está carregada de moralismo de quinta! E estou contigo, acho o discurso da esquerda uma bela bosta! Essa cultura do empreendedorismo é muito mais convincente. Não tem que ler nenhum livro difícil para aderir.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a A pegadinha do empreendedorismo