Autor |
Mensagem |
D-Piaz Membro Novato |
# 26/dez/24 22:37
Boa noite pessoal. Minha situação é a seguinte... Estou adquirindo uma casa a princípio residencial, onde no andar de cima possui um salão, que irei montar um estúdio num primeiro momento e após todo estruturado, começar a fazer alguns eventos, com banda, DJ e etc. Com isso me surgiu uma dúvida, quantas pessoas a laje (entre o andar de baixo e o de cima) aguentaria? Sendo uma laje comum de uma casa residencial, porém farei algum tipo de isolamento acústico no piso, não sei se ajudar a fortificar. A dúvida é, existe alguma forma de calcular/testar qual a carga limite de pessoas. Lembrando que por ser um evento, as pessoas não ficariam paradas, algumas até pulando rs.
|
Lelo Mig Membro
|
# 26/dez/24 22:48 · Editado por: Lelo Mig
· votar
D-Piaz
"A dúvida é, existe alguma forma de calcular/testar qual a carga limite de pessoas."
Existe. Mas não aqui.
Você têm que contratar um profissional (engenheiro estrutural) que irá ao local avaliar a estrutura existente, material utilizado, processo construtivo, metragens e etc.
|
Viciado em Excel Membro Novato |
# 26/dez/24 23:07 · Editado por: Viciado em Excel
· votar
Você está no lugar certo. Temos um engenheiro chamado Black Fire, que inclusive emite parecer pelo Google Maps. Imagina que ele foi capaz de calcular a velocidade do vento que derrubou um telhado em Goiânia, diretamente de Chapecó. Tô falando... O cara é fera.
Honorários? Que nada, o cara fez isso "de graça".
|
Wild Bill Hickok Membro Novato |
# 27/dez/24 04:20
· votar
Não vai aguentar, não precisa nem fazer cálculo, é outra ordem de grandeza. Recomendo vc fazer uma laje em cima da laje antiga, o ar entre as duas vai isolar acusticamente. Essa nova laje também vai requerer um novo cálculo estrutural de tudo
|
qew Veterano |
# 27/dez/24 09:46
· votar
já passou pela sua cabeça, sei lá... contratar um engenheiro??
vc tá mexendo com algo que pode colocar vidas em risco
querer aprender calculo em um fórum de internet não parece meio arriscado não?
|
Black Fire Gato OT 2011 |
# 28/dez/24 23:51 · Editado por: Black Fire
· votar
Não emito parecer pelo Google Maps kkkkk. Um valor conservador para a capacidade de suporte de uma laje residencial é de 200 kg/m2, um valor menos conservador, mas ainda aceitável, é de 250 kg/m2. Mas são só estimativas, não use isso, me isento de qualquer responsabilidade legal, valores informados apenas para fins didáticos. Mas, pra responder com certeza, só fazendo um estudo de caso.
|
# 28/dez/24 23:55
· votar
Recomendo fortemente que vc contrate um profissional especializado, o investimento não é nada exorbitante e vai te evitar dor de cabeça. Posso te indicar um na sua região, se for o caso.
|
# 29/dez/24 00:36
· votar
Posso te indicar um na sua região, se for o caso.
Só que rola comissão pro Terú embutida nos honorários do indicado.
PF =VHI / [1 - (CBF / 100) ]
Onde: PF = Preço final VHI = Valor dos honorários do indicado CBF = percentual de comissão do Terú
Brincadeirinha, viu?
|
# 29/dez/24 16:02
· votar
Só que rola comissão pro Terú embutida nos honorários do indicado.
Não rola, infelizmente.
|
# 29/dez/24 17:10
· votar
Naaaa, pode zerar minha comissão, laudo é o pior serviço do mundo, faço nem de graça.
|
JJJ Veterano
|
# 29/dez/24 18:27
· votar
Pra que engenharia, se temos o OT, não é mesmo?
|
LeandroP Moderador |
# 02/jan/25 12:39 · Editado por: LeandroP
· votar
Não é difícil, conceitualmente, reforçar uma laje. Contudo, os custos podem ser elevados. Eu já vi casos onde foram feitos "Pórticos" em Viga W na parte inferior da laje. Na ocasião foi utilizada viga W150 x 18 para as colunas e para as vigas horizontais dos pórticos (apoiados em uma sapata de concreto). As vigas foram posicionadas sobre as colunas com auxílio de um macaco hidráulico, que pressionava as vigas contra a laje, sendo posteriormente soldadas nos topos das colunas.
Essas vigas são vendidas com 6m e 12m de comprimento. Com isso você pode fazer um orçamento de custo material a fim de considerar o custo de uma estrutura auxiliar no seu projeto.
|
makumbator Moderador
|
# 02/jan/25 14:52
· votar
JJJ Pra que engenharia, se temos o OT, não é mesmo?
Vc é engenheiro e está no OT, igual ao BF. Parece que não precisamos de mais engenharia, já temos o suficiente aqui.
|
JJJ Veterano
|
# 02/jan/25 22:04
· votar
makumbator
Que profissão você gostaria de ter mais por aqui?
|
makumbator Moderador
|
# 02/jan/25 22:33
· votar
JJJ Que profissão você gostaria de ter mais por aqui?
Aquelas moças que dançam no queijo (apenas para celebrar Minas Gerais, é claro).
|
JJJ Veterano
|
# 03/jan/25 10:07 · Editado por: JJJ
· votar
makumbator
Sei que tem as que dançam em volta de um pau; mas em cima de queijo?... Nunca vi.
De qualquer forma, nunca curti, porque os caras ficam colocando um monte de dolares nas (poucas) roupas das moças, e o dolar tá muito caro...
|
Lelo Mig Membro
|
# 03/jan/25 12:49
· votar
Na ausência de um engenheiro ou recursos para um profissional, há um método bastante eficaz, apesar de simples:
Permita que as pessoas adentrem ao recinto, uma à uma, até a estrutura cair. Se você anotar direitinho, terá um número bastante preciso. Se quiser apurar ainda mais, pergunte o peso de cada uma delas.
|
makumbator Moderador
|
# 03/jan/25 13:08
· votar
JJJ Sei que tem as que dançam em volta de um pau; mas em cima de queijo?... Nunca vi.
O queijo é o negócio em que elas ficam em cima.
|
makumbator Moderador
|
# 03/jan/25 13:08
· votar
Lelo Mig pergunte o peso de cada uma delas.
Das mulheres? Sem chance!
|
JJJ Veterano
|
# 03/jan/25 18:35
· votar
makumbator O queijo é o negócio em que elas ficam em cima.
Ah, aquilo é um queijo?... Interessante.
|
makumbator Moderador
|
# 03/jan/25 18:59
· votar
JJJ
Sim, muita gente chamava assim. Hehehe!
|
Lelo Mig Membro
|
# 03/jan/25 19:13
· votar
makumbator JJJ
Caras, eu sinceramente não sei do que vocês estão falando: "O queijo é o negócio em que elas ficam em cima."
Você se refere aqueles Pole Dance que têm uma espécie de plataforma? Em que a go go girl fica num local mais alto que o público? É isso?
|
makumbator Moderador
|
# 03/jan/25 19:27
· votar
Lelo Mig Você se refere aqueles Pole Dance que têm uma espécie de plataforma? Em que a go go girl fica num local mais alto que o público? É isso?
Isso mesmo! Hahaha!
|
JJJ Veterano
|
# 03/jan/25 20:11
· votar
Lelo Mig
Aqui entre nós, não conta pra ninguém, mas acho que só o makumba chama aquilo de queijo... Deve ser algum efeito colateral da comida mineira. Muita lactose, e ainda sem cafeína que ele não toma, dá nisso!
|
# 03/jan/25 20:45 · Editado por: Viciado em Excel
· votar
makumbator
E se a go go girl for a Anitta, vale?
JJJ
Aqui entre nós, não conta pra ninguém, mas acho que só o makumba chama aquilo de queijo...
Aqui em Goiânia, as rotatórias são chamadas de queijinho, acho justo que o palco das meninas seja assim chamado também.
|
makumbator Moderador
|
# 03/jan/25 23:13 · Editado por: makumbator
· votar
JJJ Viciado em Excel
Deve ser um termo mais antigo, mas muita gente mais velha que conheço chama aquilo de queijo. Sério mesmo.
EDIT: Achei até referências na internet:
https://forum.wordreference.com/threads/dan%C3%A7ar-em-cima-do-queijo. 1023674/
|
# 04/jan/25 00:58
· votar
makumbator
Deve ser que depois das meninas dançarem o palco fica com o odor característico. Acertei?
|
makumbator Moderador
|
# 04/jan/25 01:29
· votar
Viciado em Excel
Eu falei queijo, não peixe.
|
JJJ Veterano
|
# 04/jan/25 11:17
· votar