Mais um ataque do PT às instituições democráticas

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# 26/dez/24 21:16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Lucmac

Só prá elucidar (ainda que eu sei que você entendeu) que o "não sou PTista" não foi por se envergonhar de algum alinhamento, nem por insegurança de julgamento, como quando alguns frisam o "sou hetero".

Foi apenas para mostrar que é possível analisar o viés ideológico do Partido, com honestidade, sem parecer um "corinthiano" defendendo o indefensável.

Lucmac
Veterano
# 26/dez/24 22:02 · Editado por: Lucmac
· votar


Lelo Mig

É claro... É a lucidez contra as trevas. Você precisa ser muito mais claro do que gostaria, deixando tudo muito bem explicado, para ao final perceber que isso não é garantia de nada.

Desculpa o desabafo... A cada dia atesto o efeito mais extremo da ignorância. Eu apenas imaginava que a burrice era perigosa, mas aí veio essa onda bolsonatista, bicho... Que para mim foi um divisor de águas. Não sei se podemos nos sentir aliviados por não termos adoecido assim, porque como se viu os efeitos são devastadores para todos, mas pela aparente consciência leve desses caras parece que ser ciente é um castigo.

Inclusive, isso tem me afastado o pensamento voltairiano sintetizado pela sua biógrafa: Posso não concordar com o que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo.

Considero que hoje isso seja uma tolice.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 27/dez/24 04:42
· votar


Lelo Mig
contextualização básica

O partido da estrela vermelha, fundado por comunistas, não quis assinar a CF88 por ela ser burguesa. A instituição xinga geral de fascista e adota a estratégia Leninista de aparelhamento de estado descrita no livro "O estado e a revolução"

É comunista sim

Lucmac
onda bolsonatista, bicho...

Antes disso teve o saudoso Enéias, que só não ganhou pois não tinha carisma. Se ganhasse estaríamos enriquecendo urânio para a bomba nesse momento para peitar o todo poderoso ocidente e sua máquina de guerra

Wanton
Veterano
# 27/dez/24 08:48
· votar


Wild Bill Hickok
É comunista sim

Alucinado total. Consumiu muito vídeo bosta na internet, danificou o cérebro que já era mirrado.

Antes disso teve o saudoso Enéias

A molecadinha desenterrou o Enéas sem nem saber escrever o nome do infeliz. Saudade do tempo em que o povo não tinha dificuldades para perceber que Enéas era uma piada!

makumbator
Moderador
# 27/dez/24 09:11
· votar


Wanton

Eu vi Dr. Enéas ao vivo. Grande figura pública.

qew
Veterano
# 27/dez/24 09:45
· votar


Eu vi Dr. Enéas ao vivo. Grande figura pública.

eu corto cabelo e pinto, quer ver ao vivo makumbator?

makumbator
Moderador
# 27/dez/24 09:46
· votar


qew

Só se vc me prometer construir a bomba atômica.

megiddo
Membro
# 28/dez/24 22:22
· votar


olha aí as donas de casa:

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2024/12/empresarios-fazem-superdoa coes-e-elegem-bancadas-de-vereadores-pelo-pais.shtml

Lelo Mig
Membro
# 29/dez/24 01:11 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wild Bill Hickok

"fundado por comunistas"

Antes da articulação do que viria a ser o PT, houveram conversas sobre a fundação de um partido, entre intelectuais do "em torno do Lula" e "em torno do FHC". Estas ideias iniciais se tornaram divergentes, em alguns pontos, e tomaram rumos diferentes resultando no PT e no PSDB.

Mas e depois? Quem fundou o PT? O espermatozoide e o óvulo, a origem mesmo, os caras que articularam?

1. Lula - Lula era sindicalista, não era comunista, acho que nem tinha lido o Capital.

2. Olívio Dutra - Nunca foi do PC nem do PC do B. Não há evidência alguma de que ele seja comunista.

3. Sérgio Buarque de Holanda - Nunca foi militante político propriamente dito, tinha posições ideológicas à esquerda, o que não significa ser comunista.

4. Paulo Freire - Também não era comunista. Era humanista e se alinhava a alguns ideais de esquerda (defesa dos oprimidos) e inclusive era crítico dos sistemas socialistas e era cristão.

5. Frei Betto e Leonardo Boff - Eram socialistas e cristãos.

6. Chico de Oliveira - Também era socialista, inclusive defendia um “modo de produção social-democrata” à brasileira.

7. Apolônio de Carvalho - Ele sim era comunista. Foi um militante comunista que participou de inúmeras lutas ao redor do mundo. Um dos poucos com experiência revolucionária real.

Ou seja, 14,2% dos fundadores do PT eram comunistas.

A ideia de comunistas que vocês têm, é tirada de literatura do MBL e do Brasil Paralelo, totalmente equivocada. De "intelectuais" naipe Olavo de Carvalho, Kim Kataguiri e Nando Moura.

Aproveitem a informação sobre o PT e sua fundação, idônea e sem fake, que estou disponibilizando aqui de graça.

Viciado em Excel
Membro Novato
# 29/dez/24 02:04
· votar


Lelo Mig

Cadê o Zé Jesuíno e Zé Dirceu? Este último até formado em guerrilha na escola cubana. Cadê a Dilma?

Paulo Freire, esse eu tenho mais certeza do que dúvida de que era comunista. O cara tinha orgasmo pela figura do Che.

1. Lula - Lula era sindicalista, não era comunista, acho que nem tinha lido o Capital.

Esse eu tenho que concordar. Não tinha lido sequer o Manifesto do Partico Comunista, de Marx e Engels. Ele sempre falou pelos ouvidos. Sua cultura é obtido de forma oral, embora tenha uma inteligência política relevante.

Wanton
Veterano
# 29/dez/24 02:10
· votar


makumbator
Eu vi Dr. Enéas ao vivo. Grande figura pública.

Também vi. Tinha um metro e meio.

ejames
Membro Novato
# 29/dez/24 02:26
· votar


Final de ano, pós natal, época de confraternizações... o bolsonarismo entra pelo esôfago e sobe pra cabeça junto da cachaça.

Lelo Mig
Membro
# 29/dez/24 02:41
· votar


Viciado em Excel

"Cadê a Dilma?"

A Dilma é fundadora, junto com o Brizola, do PDT mano. Ela só ingressou no PT lá pros anos 2000.

makumbator
Moderador
# 29/dez/24 10:25
· votar


Wanton

E vc acha um metro e meio pequeno? Caramba, vc é guloso hein?

Wanton
Veterano
# 29/dez/24 12:03
· votar


makumbator
E vc acha um metro e meio pequeno?

O Falsão (Phanton Phink) parecia ser mais alto.

Caramba, vc é guloso hein?

Você deve ter sido o primeiro a associar sexualidade ao Enéas. Quer especular sobre os dotes de um velho maluco, aposte no Inri Cristo, que vive cercado de cocotinhas.

Wanton
Veterano
# 29/dez/24 12:07 · Editado por: Wanton
· votar


Viciado em Excel
era comunista

Vocês já notaram que vocês tratam de comunismo como se fosse algo moralmente inferior? Quando alguém se diz comunista, é porque se orienta por um horizonte de igualdade, crendo em uma democracia tão plena que dispensa a necessidade de Estado. Você pode questionar os meios dos comunistas, analisando os processos históricos, mas não os fins (pelo menos, sob um prisma moral). Discutir se o PT tem origem comunista só interessa aos alucinados que querem transformar um processo complexo de constituição de um partido em uma caricatura, para atacá-lo como um espantalho. Coisa de gente inculta e/ou desonesta.

Viciado em Excel
Membro Novato
# 29/dez/24 14:40 · Editado por: Viciado em Excel
· votar


Wanton

Quando alguém se diz comunista, é porque se orienta por um horizonte de igualdade, crendo em uma democracia tão plena que dispensa a necessidade de Estado.

Pois é, o problema é que essa igualdade plena nunca é alcançada e o modus operandi é rejeitado pelo povo, razão pela qual só se instala a custa de porrete.

"Democracia... Argh, Bento Carneiro, vampiro brasileiro... Calunga vem cá! Cuidado ocê que tá se rindo d'eu"

Viciado em Excel
Membro Novato
# 29/dez/24 14:56
· votar


Agora voltando a normalidade da vida, a Globo desistiu de convidar economista para fazer as previsões. Os caras só falam a verdade. Agora contrataram uma taróloga pra fazer as previsões econômicas. Ela só falou de economia e tinha um texto decorado.

Fiquei con vergonha alheia da Patrícia Poeta.

Em se falando de realidade hoje fui comprar um contra filé pra assar no almoço... - Que isso moço! 60,00 FHC. a três meses eu comprava a 38,00 FHC. E aqui é região produtora, de fartura. Carne fresquinha e tudo mais...

Disse pro açougueiro que tá caro. Ele disse: - Takaro é nome de japonês. E eu emendei: - Então, Takaro Noku. O duro é que o "L" no forevis dos outros é refresco.

Até o ano passado a gente comprava uma costela assada a 78 FHC. Para compor o a noite de transposição de ano, eu levava pra casa 3 kg. Hoje fui encomendar e tava 158 FHC o KG. Sartei de banda. 474 FHC.

Mas enfim, partindo das palavras da taróloga ano que vem tem muito capital esterno vindo para investir, um crescimento estrondoso do emprego, queda de inflação, dolar cairá (talvez do céu), muita estabilidade política... Foi muito positivo, assim a gente passa o fim de ano entremeado em bons sonhos. Tim Tim.

makumbator
Moderador
# 29/dez/24 15:17 · Editado por: makumbator
· votar


Wanton

Inri Cristo? Vc sabe que eu não sou religioso, e sem contar que vários sacerdotes cristãos costumam ter problema com sexo envolvendo alguns colaboradores.

E 1 metro e meio é igual a uma unidade de tamanho Nando Moura.

Gle1995
Membro Novato
# 29/dez/24 18:58
· votar


Saudade do tempo em que o povo não tinha dificuldades para perceber que Enéas era uma piada!

O Ma Jin Boo tem a prudência de um adolescente, faz meia dúzia de cursos pela metade e acredita que possui autoridade para diminuir um polímata como Dr. Enéas.

Lucmac
Veterano
# 29/dez/24 19:05 · Editado por: Lucmac
· votar


Viciado em Excel

O Wanton não se referiu a igualdade plena, mas a democracia plena.

O conceito de igualdade é bem diferente do que vocês atribuem. Quando qualquer esquerdista fala de igualdade vocês nunca entendem, porque esse argumento que você deu ao Wanton já está "matematicamente" programado.

Entretanto muita gente de direita entende perfeitamente o conceito, mas sem honestidade nenhuma repetem esses argumentos para simplesmente propagar desinformação.

Especificamente, este não parece ser o seu caso.

Mas quando alguém argumenta contigo que o conceito é pautado em igualdade de condições e este é o norte dos debates na esquerda, como você lida com esse dado? Você acha que igualdade de condições é o mesmo que igualdade plena?

Viciado em Excel
Membro Novato
# 29/dez/24 19:16 · Editado por: Viciado em Excel
· votar


Conceito...

Como diria um velho ditado popular, o inferno está cheio de gente de boa vontade.

honestidade

Lula diz que é a alma mais honesta deste país e a gente sabe que nem alma ele tem.

Lucmac
Veterano
# 29/dez/24 19:48 · Editado por: Lucmac
· votar


Eu já me interessei muito pela figura do Enéas, vi muitas entrevistas, talvez todas, conheço todas as suas concepções políticas, e eu tenho absoluta certeza de que ele se afastaria completamente do bolsolavismo. Aliás, academicista como era, trataria Jair e Olavo como os verdadeiros indigentes intelectuais que são.

Além disso, não era nostálgico à ditadura, abominava a censura à imprensa e a notável falta de investimento na formação cidadã. Como já mencionei, valorizava a educação e a ciência e jamais admitiria "terraplanismo" à sua volta. Com aquela característica retórica elitista, ele vomitaria se ouvisse qualquer discurso autoritário e populista do Bolsonaro. Era explicitamente antiliberal e verdadeiramente ultra nacionalista, e nunca sequer consideraria uma mísera reunião com Paulo Guedes.

Ele nunca se filiaria ao bolsonarismo.

O Enéas foi resgatado pelo Bolsonarismo e introjetado no gado, porque, além do fato de estar morto, essa extrema direita inculta carece de uma figura intelectual. Enéas é transformado no pensador da extrema direita, enquanto o Olavo é o pilar ideológico, ambos sustentando o conservadorismo cegante cultuado nesse mar de lama.

Olavo não era capaz de preencher a lacuna por si, pois nunca teve estofo intelectual para isso. Enéas não teve a chance de se posicionar, pois estava morto.

Posso estar errado na minha suposição, mas com ele morto... Fica a palavra de gente curtida na mentira e alienação contra a de uma pessoa esclarecida.

Lucmac
Veterano
# 29/dez/24 19:51 · Editado por: Lucmac
· votar


Viciado em Excel

É... Eu consigo fazer as perguntas corretas para você mostrar o quanto é intelectualmente frouxo. Não tive nenhuma intenção de ler uma resposta honesta em relação a conceitos que flagrantemente não domina . Quis que você respondesse francamente, e sabia que seria nesses termos.

Viciado em Excel
Membro Novato
# 29/dez/24 20:03
· votar


Lucmac

Críticas sim, ofensas já chega!

Mas enfim, alguns conceitos são formados a partir do conhecimento associado à prática, como o exemplo que citei do tomate fruta. Outros tentam se vestir de conhecimento e de tão frágeis jamais se transformam em prática.

Lelo Mig
Membro
# 29/dez/24 20:10
· votar


Lucmac

Concordo com você, com relação ao Enéas. Ele era um conservador ultranacionalista, um tanto moralista e elitista; contudo não era um imbecil, e jamais se sentiria confortável alinhado à um desqualificado como Bolsonaro.

Enéas defendia uma postura desenvolvimentista e era crítico do neoliberalismo. A direita moderna abraça políticas neoliberais, algo que provavelmente ele não aceitaria.

Ele tinha um bom conhecimento técnico e acadêmico, especialmente em áreas como medicina e política internacional, e seu discurso era embasado em ideias complexas. A direita atual apresenta figuras com retórica simplificada e superficial que ele certamente discordaria.

Também não aprovava alianças, então, se estivesse vivo, era bem capaz de continuar isolado com o seu PRONA, como fez em vida, criticando a esquerda e a direita. Apostaria um milhão de dólares que ele chamaria Bolsonaro de burro.

Lucmac
Veterano
# 29/dez/24 20:34
· votar


Viciado em Excel

Mas eu não me aproximei desse assunto que você tocou. Perguntei de forma objetiva sobre o que você acha de responder em termos de igualdade de condições, em vez de ficar discutindo conceito inexistente.

E é claro que você não conseguiria.

Lucmac
Veterano
# 29/dez/24 21:02
· votar


Lelo Mig

"Eu vejo, com profunda tristeza, um governo que se diz patriota, mas que entrega nossas riquezas ao capital estrangeiro e perpetua a desordem institucional. Não basta gritar 'Brasil acima de tudo' se não há um projeto técnico, sério e soberano para a nação. Meu nome é Enéas!"

Lucmac
Veterano
# 29/dez/24 21:04
· votar


"Reconheço o esforço do senhor Olavo em combater a hegemonia cultural da esquerda, mas lamento profundamente a falta de rigor técnico e científico em suas análises. O Brasil precisa de um projeto nacional baseado em fatos, não em retórica ou teorias conspiratórias. Meu nome é Enéas!"

Viciado em Excel
Membro Novato
# 29/dez/24 21:16 · Editado por: Viciado em Excel
· votar


Lucimac

Tem algumas utopias da esquerda que penso mesmo não podendo serem reais e plenas, devem ser uma meta, como o esforço para equilibrar as relações econômicas/sociais.

Quem se lembra da função exponencial negativa (se esse termo estiver errado pode me corrigir), onde uma parábola desce em direção ao eixo das abscissas, se aproxima mais nunca o toca, gerando uma dízima -0,99... infinita, mas nunca -1,00. Neste caso, o resultado que se espera é o máximo de aproximação.

Pois bem, tem certas metas que devemos ter em mente, embora impossível de se atingir na sua plenitude. Reduzir desigualdade é um ponto de desenvolvimento humano e social e não uma pauta unilateral. É como disse um certo poeta (não me lembro quem), "a felicidade é uma construção a fazer".

A grande questão é que a esquerda nunca encontrou um meio de ser uma solução pausível, ou seja, a dose e a combinação certa para atingir as metas, sobretudo as principais e, de fato, ser internada pela sociedade onde se instala.

Os primeiros passos foram através de golpes de estado e imposições ditatoriais. Num primeiro momento congela tudo e parece que foi aceita, mas a sociedade é um orgnismo vivo e como tal, sempre procuro voltar ao seu status inicial e histórico.

Através de um de seus pensadores António Gramsci traçou a estratégia de, invés de impor pela força e pelas armas, quebrar costumes, valores morais, eticos, religiosos, para substituir por ideias e métodos progressivos. Mesmo assim não consegue se estabelecer senão com uma dose alta de imposição ditatorial. E aí, a questão da sociedade como orgnismo vivo, desfaz tudo de novo.

Tem sido muito infeliz em suas pautas, pois busca abarcar questões que só se resolve pelo consenso de todos, mas entende que são questões próprias.

Portanto, a menos que se modifique diametralmente a ponto de ser aceita e degustável, e aí tem que quebrar essa birra com o capitalismo e os valores sociais pré-existentes, vai ficar batendo cabeça para sempre. Essa tal de social-democracia também não é o caminho, pois repete muito dos vícios.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mais um ataque do PT às instituições democráticas