Mesa Quadrada - Futebol & Debate - E aí Botafogo, agora vai ser campeão?

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# 05/dez/24 19:25
citar · votar

Lelo Mig

Mesmo sendo fácil decorar, é algo meio inútil.

Wanton
Veterano
# 05/dez/24 20:06
citar · votar

makumbator
Essa é uma das maiores babaquices inúteis no português.

Há alguns meses, pensei em criar um tópico para propor uma reforma linguística, um debate que trago do tempo do Orkut. A vontade passou, não criei.

JJJ
Veterano
# 05/dez/24 21:17
citar · votar

Caraio... Sempre escrevi "por quê" no início de frase... Sempre foi errado ou mudou em algum momento?

Minha regrinha de ouro é a seguinte: quando o "que" pode ser lido "qui", não tem acento, quando não pode, leva...

Vou ter que rever, então...

JJJ
Veterano
# 05/dez/24 21:19
citar · votar

Mas, mudando de assunto: o jogo do Fluminense ainda está 0x0.
Mas merece cair... Tá ruim demais, pqp...

Lelo Mig
Membro
# 05/dez/24 21:39
citar · votar

makumbator
JJJ

"Mesmo sendo fácil decorar, é algo meio inútil."

Teve uma época que eu estava querendo prestar um concurso, estudei bastante prá tal. Eu havia sido reprovado, em um anterior, porque nunca tinha prestado antes e tinha uma ideia equivocada de como eram.

Então, quando eu estudei para este, me preparei dentro da realidade de um "concurseiro" e, em língua portuguesa, armadilhas com porquês, com crases, com sílaba tônica e etc., são certeza. Decorar "versinhos, musiquinhas e etc." com regras prá estas coisas, ajuda bem.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 05/dez/24 21:58
citar · votar

Viciado em Excel
Cara, deixa o Jota, que é decente, em paz
Ué, ta maluco mano, vc que apontou o erro do cara hahahahaha
o seu problema costuma ser esse mesmo, projetar nos outros as próprias características

makumbator
Lelo Mig
eu conheço a regra dos porquês, inclusive não entendi por que o Pedro veio recitar ela pra mim
mas informalmente eu só uso "pq" e dane-se o mundo

Viciado em Excel
Membro Novato
# 05/dez/24 22:04
citar · votar

Jonas Kahnwald

Cara, sai da aba do meu chapéu. Tu tá entrando em briga alheia, de graça.

Não tenho nada contra ti e nunca tivemos situações nesse sentido, mas ta desenvolvendo uma pilha sem sentido e sem motivo.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 05/dez/24 22:18 · Editado por: Jonas Kahnwald
citar · votar

Viciado em Excel
Pedro, vc se lembra quem tocou DO NADA nesse assunto?
foi vc cara! eu nem tinha falado nada do Jota, e vc quem veio com ironia
agora que o tiro saiu pela culatra vc ta se doendo aí

Viciado em Excel
Membro Novato
# 05/dez/24 22:53 · Editado por: Viciado em Excel
citar · votar

Jonas Kahnwald

Toquei pra tirar sarro do Tetéu. Aliás, nem apontei o erro, só repeti a frase e preveni sobre o outro, tanto é que nem o Jota percebeu onde tinha errado. Depois é que ele viu e disse que sempre fazia erradamente daquela forma.

Ninguém pegou no pé dele. Rolou até uns comentários legais sobre reforma ortográfica. Nem no teu nick toquei, nem eu nem ninguém.

Você é que entrou de abelhudo e como abelhudo está até agora, procurando pé de encrenca. Entrou perdido na história dizendo que não tinha visto nada, só com intuíto de provocar. Ficou feio foi pra ti, pois tinha incorreção.

Agora o ki kocê tem a ver com tudo isso? Me fala!

makumbator
Moderador
# 05/dez/24 23:12
citar · votar

Wanton

É uma boa ideia de tópico. Não precisamos de mais um sobre política. Qualquer coisa fora disso é bem vinda.

Lelo Mig

Lelo concurseiro! Essa nova pra mim!

Jonas Kahnwald

Em internet uso apenas pq mesmo. Faço como vc (vc em lugar de você é outra contração pra economizar ficar teclando).

Lelo Mig
Membro
# 05/dez/24 23:27 · Editado por: Lelo Mig
citar · votar

makumbator

"Lelo concurseiro! Essa nova pra mim!"

Prestei duas vezes, numa época específica e numa área que tenho fetiche.

A primeira vez, já há muitos anos longe da escola, nem estudei e fui como quem vai a uma prova normal... me fodi.

Inclusive na época "fiquei revoltadinho" com o estilo da prova e suas "pegadinhas". Mas, depois eu compreendi porque as provas são assim e concordei que sejam. Resolvi estudar jogando dentro das regras de concurso. Fui bem, tirei 9.2 na prova! Só que a régua era alta, e a nota de corte foi 9.7.

Não fiquei revoltadinho dessa segunda vez, mas nunca mais prestei. Não é prá mim. Sou preguiçoso, indisciplinado e nenhum pouco competitivo. Ou seja, sou o oposto de um concurseiro ideal.

makumbator
Moderador
# 05/dez/24 23:38
citar · votar

Lelo Mig

Legal. Esse lance de fazer só pra conhecer é comum pro povo que vive fazendo concurso. É como o treineiro em vestibular (lembra desse termo? Fiz um assim na Fuvest nos anos 90)

Lucmac
Veterano
# 05/dez/24 23:49
citar · votar

"Cuidado com o cara da régua gramatical que faz uma coisa que eu não gosto... e farei agora a mesma coisa, porque eu posso"

Puta que me pariu.

Mas pelo menos o JJJ entendeu e humildemente aprendeu.

Viciado em Excel
Membro Novato
# 06/dez/24 00:15 · Editado por: Viciado em Excel
citar · votar

Lelo Mig

Inclusive na época "fiquei revoltadinho" com o estilo da prova e suas "pegadinhas". Mas, depois eu compreendi porque as provas são assim e concordei que sejam.

Lelo, eu nunca achei isso positivo e nunca vi sentido nessas pegadinhas. Pra mim concurso tem o objetivo de escolher os melhores candidatos não os melhores jogadores. Portanto deve ter por princípio a classificação, não a eliminação.

Se você já encontrou o sentido disso me diz, porque eu ainda não me convenci.

Tem outra coisa que fico puto é ver examinador de trânsito pressionando candidato induzindo ao erro. Segundo eles, isso tem a função "de testar o equilíbrio emocional dos candidatos".

Por Deus do céu, a prova é de conhecimento/habilidade na direção. O teste psicológico já ficou lá na fase do psicoténico, exames médicos tal e coisa. O tal do examinador não é psicólogo.

E tem outra, o tipo de pressão psicológica que a pessoa vai enfrentar no trânsito é completamente diferente de uma coação autoridade/candidato.

Viciado em Excel
Membro Novato
# 06/dez/24 00:23 · Editado por: Viciado em Excel
citar · votar

Edit

Lelo Mig
Membro
# 06/dez/24 01:12 · Editado por: Lelo Mig
citar · votar

Viciado em Excel

"Se você já encontrou o sentido disso me diz, porque eu ainda não me convenci."

Cara, eu vou te contar uma história, algo muito interessante, que aconteceu. Vai ser um pouco longo, leia quando der, mas é que o contexto é necessário.

Alguns meses depois de eu prestar este concurso (a primeira prova) e ainda indignado com a forma como ela era formulada, aconteceu uma coincidência incrível em minha vida.

Numa tarde de muito calor, vagabundeando e já aqui na minha cidade, eu entrei num boteco, sozinho e pedi uma cerveja (coisa que já é muito rara por si mesma; Não eu tomar cerveja, mas tomar sozinho em balcão. Não tenho este hábito).

O bar estava vazio, só eu e um cara, um preto de terno e gravata, alinhadão e começamos a conversar. Logo percebi, conversando com ele que era um sujeito escolado, culto. Falava bem, usava palavras incomuns, bastante sofisticado, sem ser arrogante. Papo bom, ele havia terminado o que veio a fazer em minha cidade no dia e tava de boa também; parou no boteco que é muito mais legal que o Hotel, quando você esta numa cidade pequena que desconhece.

O cara tinhas muita formação, era um funcionário de bom escalão (da VUNESP acho) e, olhe só: sua função principal era formulação, orientação e análise (não sei se eram estas os nomes das atribuições, mas é o que ele fazia) de provas para concurso. Ele havia ido à Campinas dar uma assessoria para um concurso da Petrobrás e veio a minha cidade (que têm uma empresa privada, que é a maior do Brasil em seu ramo, e presta serviço à Petrobrás na área de combate a incêndio de plataformas e alta periculosidade. A empresa se chama Kidde Brasil), para algumas informações técnicas e de segurança.

Quando ele me contou sua especialidade acendeu em min aquela chama de "putinho contra concursos" e o questionei sobre o porque que concursos eram feitos prá fuder o candidato e não aprovar o melhor e ele me disse o seguinte.

(importante dizer que se você já pensou ou sabe disso, vai continuar achando uma merda. Mas no meu caso, que nunca tinha sequer imaginado esta razão, a explicação dele me surpreendeu e me satisfez).

Ele disse algo assim: Primeiro você precisa entender que o Brasil têm um método de seleção, mesmo em vestibulares, importado de Países Europeus e baseado num tipo de competitividade e eliminação. Dito isso, eu e meus colegas, não temos como trabalhar de outra forma, independente do que julgamos correto. Não há uma regra única ou uma cartilha nacional regulamentada pelo MEC, porém, mesmo que não haja uma norma oficial ou nacional, as principais organizadoras seguem as metodologias mais consagradas (em vários Países) que combinam elementos de pedagogia, medição de conhecimentos e lógica.

As pegadinhas são fundamentais para diferenciação dos candidatos. Expõe conhecimento técnico, capacidade de leitura e compreensão, detalhismo e etc.

(E aqui a cereja no bolo)... ele me disse:

Suponha que a Petrobrás precise de Engenheiro Químico. Eu, não posso partir do princípio que haverá um imbecil e um bom químico. Infelizmente a questão aqui não é de oportunidade igual à todos. Pelo contrário. Eu tenho de partir do princípio que os Químicos serão de alto nível e todos vão tirar 10 da Prova de Química. E vão tirar 10 na prova de Matemática. E vão tirar 10 em todas as questões referentes à área em que se sentem competentes (afinal o edital diz o que eles devem saber). Concurso não é prova mensal da escola onde você analisa o que o aluno aprendeu/entendeu da matéria. Pressupõe que o cara domine o que se exige.

Como e onde eu separo dois ou três entre 50 Engenheiros Químicos que tiraram 10 nas áreas onde se deseja nota 10?

Depois, quando fui eliminado com 9,2 num concurso onde a nota de corte foi nota 9,7, entendi ainda mais. Eu gabaritei em tudo que era "essencial" ao cargo, mais Língua Portuguesa e Matemática. Me fodi numa pegadinhas de Excell, de Inglês e alguma outra merda.

Na época eu fiquei feliz com os 9.2, mas logo entendi que concursos deste nível não são para pessoas que ficam felizes com menos de 10.

Viciado em Excel
Membro Novato
# 06/dez/24 06:24 · Editado por: Viciado em Excel
citar · votar

Lelo Mig

Ou seja, dentre os bons nas áreas de interesse, o concurso busca eliminar os vacilões.

Viciado em Excel
Membro Novato
# 06/dez/24 06:30 · Editado por: Viciado em Excel
citar · votar

JJJ

Acho que o Flu merecidamente, e com todas as honras, se fudeu.

Wanton
Veterano
# 06/dez/24 09:38
citar · votar

makumbator
Não precisamos de mais um sobre política.

Apesar do estigma, o último tópico sobre política que criei foi em 04/12/2023, há um ano: Brasileiro não é conservador. De lá para cá, foram 31 tópicos criados sobre outros temas.

Wanton
Veterano
# 06/dez/24 09:44
citar · votar

Lelo Mig
Viciado em Excel
o concurso busca eliminar os vacilões.

O concurso elimina quem não sabe fazer prova de concurso. Não é à toa que há um puta mercado em torno de concursos no Brasil.

Wanton
Veterano
# 06/dez/24 09:46 · Editado por: Wanton
citar · votar

Voltando ao tema do tópico, bolão do rebaixamento! Façam suas apostas:

• Galinhas
• Flores
• Brisa
• Energético

Quem cai?

JJJ
Veterano
# 06/dez/24 11:22
citar · votar

Wanton

Fácil. Quem cai é meu time. O energético vai jogar em casa contra um time que não existe e já caiu; os patéticos acordam um empate bom pra ambos; porcada joga em casa, podendo valer o campeonato. Não precisa ser mãe dinah...

Lelo Mig
Membro
# 06/dez/24 11:46
citar · votar

JJJ

"Quem cai é meu time."

Mano do céu! Um ano atrás vocês conquistavam a Libertadores. Caraca! eu achava que ninguém batia o Santos no quesito incompetência administrativa.

JJJ
Veterano
# 06/dez/24 11:55
citar · votar

Lelo Mig

Se este ano acontecer o que aconteceu com o teu time ano passado, aí o atletico mineiro tem que tomar cuidado... Porque dessa vez, o que tem menos chance de cair é ele.

Será muito mais surpreendente do que o meu cair.

JJJ
Veterano
# 06/dez/24 13:41
citar · votar

Agora, por essa última rodada, quem merecia cair mesmo é o aflético pr. Pqp, mas que cagada... como que leva, em casa, de um time àquela altura quase enterrado, um gol maluco daqueles? vsf... por mérito, eles deviam cair.

Viciado em Excel
Membro Novato
# 06/dez/24 13:48 · Editado por: Viciado em Excel
citar · votar

JJJ

os patéticos acordam um empate bom pra ambos

Mas é muito arriscado para o patético pr. Botafogo mete dois de cara nos trinkas e aí o Palmeiras e Flu combinam empate pra todo mundo ficar feliz. Veja que por duas vezes vi Flu e Palmeiras conversarem no PV.

JJJ
Veterano
# 06/dez/24 15:58
citar · votar

Viciado em Excel

É, tem riscos pra todo lado... vai ser complicado.

Wanton
Veterano
# 06/dez/24 16:35
citar · votar

Acho que o Aflético cai.

makumbator
Moderador
# 06/dez/24 19:52
citar · votar

https://www.reddit.com/media?url=https%3A%2F%2Fpreview.redd.it%2Faycxp uexq45e1.png%3Fauto%3Dwebp%26s%3D28c0b56b3fcc393038210d643e07b4b3d726a a4c

JJJ
Veterano
# 08/dez/24 18:07
citar · votar

Secadores queridos... vão chupar um prego.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Mesa Quadrada - Futebol & Debate - E aí Botafogo, agora vai ser campeão?