Por que você tem medo de criticar o capitalismo?

Autor Mensagem
Skider
Veterano
# 16/ago/23 08:43
· votar

Wanton
makumbator
Quando ele colapsar a gente vê o que virá pela frente.

Vocês já tem 80 anos. Não vão ver nada.

makumbator
Moderador
# 16/ago/23 08:55
· votar

Skider

Cirurgia de catarata resolve esse problema.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 16/ago/23 10:21
· votar

Quando ele colapsar a gente vê o que virá pela frente.

vcs tão nessa desde o século século XIX, parece crente falando q jesus vai voltar ano q vem

Insufferable Bear
Membro
# 16/ago/23 11:05
· votar

Wanton

Reparou que todas as respostas foram pré-feitas? "ah, mas não tem nada melhor", tudo pra se esquivar e não pagar de comuna.
Se o pessoal fosse fascista de verdade e tivesse lido Evola eu ainda teria respeito, mas eles não leem e não sabem pensar.
Não é à toa que discussão política hoje se confunde com fofoca de político.

makumbator
Moderador
# 16/ago/23 11:50
· votar

Wild Bill Hickok
vcs tão nessa desde o século século XIX

Não somos tão velhos assim...talvez apenas o Lelo seja.

Insufferable Bear
"ah, mas não tem nada melhor"

E não tem mesmo! Livre concorrência de ideias (esperando uma melhor e factível) é o capitalismo aplicado até nas discussões.

Fidel Castro
Veterano
# 16/ago/23 11:58 · Editado por: Fidel Castro
· votar

Eu particularmente, idealmente, estou mais para anarco-coletivista do que qualquer coisa.

Mas como eu não sou o grande decididor do mundo e as pessoas não concordam comigo, tenho que "adapt and thrive" às circustâncias a mim impostas pela maioria.

brunohardrocker
Veterano
# 16/ago/23 12:00
· votar

Se eu criticar, o colapso vem mais rápido?

Insufferable Bear
Membro
# 16/ago/23 12:01 · Editado por: Insufferable Bear
· votar

makumbator
não importa se não tem nada melhor, dá pra criticar de qualquer jeito, é só ser criativo

Fidel Castro
você e o makumbator eu entendo. eu só penso nisso por diversão, se não fosse divertido pra mim também não faria.
mas o resto aqui acha que política popular importa

Fidel Castro
Veterano
# 16/ago/23 12:04
· votar

Insufferable Bear

no fundo eu só quero ser um esquizoide autossuficiente em paz comendo queijo, capitalismo malvado opressor faz com que eu tenha que fazer mta side quest.

makumbator
Moderador
# 16/ago/23 12:18
· votar

Fidel Castro

Hahahah! É isso aí. Definiu o rolê. Tô nessa vibe aí também.

Wanton
Veterano
# 16/ago/23 12:40
· votar

Insufferable Bear
Reparou que todas as respostas foram pré-feitas? "ah, mas não tem nada melhor", tudo pra se esquivar e não pagar de comuna.

O tópico nem propõe substituir por modelo X ou Y, é só para criticar algum defeito do sistema. Os católicos fascistoides não veem nenhum problema em criticar o Papa, o time de futebol ou o/a cônjuge, mas morrem de medo de criticar a porra de um modelo socioeconômico. Eles temem ter pensamentos impuros e blasfemar contra o capital.

Não é à toa que discussão política hoje se confunde com fofoca de político.

É o que acontece com quem não sabe nenhum conceito.

brunohardrocker
Se eu criticar, o colapso vem mais rápido?

Se você criticar, vai dar uma oxigenada no teu cérebro. Se não criticar, corre o risco de virar um Drinho. Ele está na Europa, mas é incapaz de diferenciar o Musée d'Orsay de Las Vegas.

makumbator
Moderador
# 16/ago/23 13:06
· votar

Wanton

É, mas no fim isso não vai mudar nada. Prometo que se eu virar um Elon Musk, te chamo pra gente mudar o mundo. Até lá, é cada um por si!

ProgVacas
Membro Novato
# 16/ago/23 13:29
· votar

Wanton

Se o colapso chegar, o Bruno nem percebe. O mano achou que estava votando no Paulo Guedes para Presidente.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# 16/ago/23 14:18
· votar

Lelo Mig
O cara não consegue se eleger se não convencer seus vizinhos do bairro.
Continua do mesmo jeito e as vezes chega a ser meio chato, por que do outro lado, toda a comunidade é praticamente impelida a participar das reuniões locais com os candidatos, sob pena de ficar "mal visto" na vizinhança por não se engajar nos interesses locais - mesmo eu, por ser estrangeiro e não ter direito a voto, tinha que ir.

Só pra ilustrar: Quando você anda de metrô, trem bala, avião, etc. ou vai em algum centro de compras, evento público, entre outros, não é possível diferenciar classes sociais, só de olhar. As pessoas tem o mesmo semblante (e estou falando da expressão dos afetos e emoções), vestem as mesmas roupas, provavelmente compradas nos mesmos lugares e/ou com a mesma qualidade, em geral. Há alguns que usam acessórios de marcas internacionais famosas, mas não como um símbolo de ostentação do poder econômico. Eu mesmo, já fiquei quase 30 minutos conversando com um sujeito, vestido humildemente, do lado de fora de uma loja de conveniência sobre música (tocava um hit no momento que iniciou a conversa) enquanto ambos comíamos uma marmita. Depois, ao me identificar como músico, descobri que ele era dono de uma das maiores indústrias de autopeças da região que eu morava. Acabamos nos encontrando outras dezenas de vezes, numa delas, ele estava candidato a um cargo público.

-Dan
Veterano
# 16/ago/23 14:45
· votar

não ganho nada pra isso,

onde que pega a grana de comentar nos outros tópicos? Sacanagem só nesse nao estarem remunerando.

Fidel Castro
Veterano
# 16/ago/23 14:53 · Editado por: Fidel Castro
· votar

Pra n dizer que não deixei minha crítica:

O capitalismo na definição clássica, aka existência de mdo assalariada paga por um denominador comum (moeda) me parece uma excelente ideia, se reduzido apenas à isso. E male male, comparado ao que havia antes, o fetichismo da mercadoria não é terrível.

O problema aqui surge quando não há contraincentivos à tirania da mercadoria. O maior contraincentivo natural é uma distribuição mais igual de forças. Parte disso se resolve puramente no campo do incentivo na visão básica da MDO como consumidor (que deveria ser bastante óbvio do começo). A emancipação da MDO como consumidor e portanto parte importante da cadeia da mercadoria além da produção é um incentivo natural e óbvio a partir do momento que a expansão economica chama a necessidade de expandir mercado.

Porém a mesma necessidade de expandir mercado e constante crescimento do capitalismo é uma função quadrática na sua contribução ao bem estar generalizado. Se por um lado, melhorar as condições de vida da humanidade remunera o agente detentor de capital e dos meios de produção, mercadoria (inclusive dinheiro) é um recurso finito em qualquer dado momento T. E há duas formas de acumular, gerando valor no qual você aumenta a bacia de mercadoria disponível na sociedade e capturar valor, no qual você atua como meramente um arbitrador de mais valia.

Grandes expansões de, chamemos toscamente, Market Cap global são sempre feitas na base de geração de valor, o que gera um incremento de bem-estar social na média. Problema é que não da pra inventar a roda todo dia e a cada nova roda inventada a utilidade marginal da roda seguinte tende a ser menor. Porém, se produz usando crédito, seja na forma mais básica de crédito bancário com juros remuneratórios (gerador de concentração direta), ou de maneiras complexas como expansão monetária (socializar o custo de investimento para os com exposição a determinada moeda, apostando que o crescimento será superior à inflação). Em ambos os casos, o mais vulnerável é a liquidez de saída do trade, que no caso simples beneficia uns investidores de FDIC por exemplo, no caso complexo beneficia quem produziu acima da moeda ou simplesmente arbitrou o diferencial produtivo com outra moeda.

E aí surge o problema, em momentos de expansão por geração de valor, o custo do crédito baixa, o ônus de expansão monetária é inferior ao aumento de qualidade de vida e poder de consumo etc.

Quando ocorre alguma estagnação na expansão de geração de valor, aí que vem a putaria. Para a dança de cadeiras e vira guerra de capturar valor. Ainda assim, capitalistas fazem dinheiro, de outro tipo de especialidade. Mas aqui é onde estruturamente pouco a pouco o capitalismo aproxima da ruína. A cada ciclo destes, ocorre uma onda acumulatória que fode pouco a pouco a qualidade de vida da MDO, seja por inflação, por recessão, pela pqp.

Que é em parte recuperado no próximo ciclo de expansão de geração de valor, pq sei lá, alguém inventou o computador quantico, ou alguém explodiu a china e precisa reconstruir. Só que novamente, recursos finitos e utilidade marginal de novas tecnologias decrescentes. Então a cada fase de captura a MDO se fode mais do que ganha na fase de geração.

Repararam que desde a crise de 2008, pouca tecnologia verdadeiramente nova surgiu. As inovações da década foram na verdade majoritariamente cristalizações a nível produto e cadeia de produção de tecnologias/conceitos/ideias da década passada. Só que estávamos com alavancagem de pós-guerra, guerra fria e anos 90 tudo acumulado. Uma PUTA alavancagem. Não à toa vimos no final da década passada tanto malaco chegar na centena de Bi USD de patrimonio liquido. Os EUA que são o emissor de moeda global não conseguem mais desalavancar. Não sem um novo superciclo global. E tampouco tá nascendo tanta gente assim para turbinar o mercado consumidor nas próximas décadas.

Enfim, tomei o tempo no aeroporto aqui pra deixar minha crítica. A lógica capitalista é bem OK comparado ao que a humanidade já teve, mas é dependente de inovação/expansão/crescimento constante para fazer sentido à humanidade como um todo. Senão vira só mais um novo tipo de tirania, mais sofisticado. E tirania cedo ou tarde é encerrada/derrotada/substituida na base de sangue.

E o resumo de tudo volta a ser, você está com um elefante enorme e imovível numa sala inescapável (vivo), que vai morrer um dia e feder tudo. Dá seus pulos aí pra se resolver.

makumbator
Moderador
# 16/ago/23 17:46
· votar

-Dan
onde que pega a grana de comentar nos outros tópicos?

Moderação desvia toda a verba. Capitalismo pra mim é assim, falou?

JJJ
Veterano
# 18/ago/23 09:36 · Editado por: JJJ
· votar

Sobre o tal "colapso" do capitalismo, um exemplo:

https://www.youtube.com/watch?v=mjiUN6QTeaQ

Muitos devem saber de cidades outrora "grandes", como Detroit, por exemplo, que hoje são uma sombra do que já foram. Depois da crise de 2008 e da pandemia, então, as coisas estão piores ainda.

Alguns sabem que fui a Miami recentemente. A impressão que eu tive é que o que sobreviveu, foi muito graças ao turismo. E comida, claro, que é a última coisa que as pessoas deixam de frequentar. No mais, muita coisa degradada nas ruas, gente sem-teto, lojas fechadas, principalmente em espaços de prédios, galerias. Me impressionou muito uma galeria, perto do hotel que fiquei, que dá numa estação de "metrô" gratuita (chama-se MetroMover), de um prédio foda (Miami Tower, pra quem quiser saber). Tudo estranhamente limpo, impecável, vários espaços para lojas, mas rigorosamente vazio. Nem UMA ÚNICA loja aberta. Quem banca aquilo aberto e imaculado, não o fará para sempre...

Claro que o comércio on-line tem culpa, a pandemia, a crise e os caráio, mas a impressão é de fim de festa no paraíso do drinho. E Miami ainda é, aparentemente, um lugar entre os mais "prósperos" por lá...

JJJ
Veterano
# 18/ago/23 10:14 · Editado por: JJJ
· votar

Outra coisa impressionante é como a guerra às dorgas deu errado! Puta merda, mas deu errado e não foi pouco... Deu errado pra caralho. E tem muito a ver com a degradação por lá (e por aqui também, vide cracolândia e afins).

E tem gente que ainda insiste nesse modelo.

Wanton
Veterano
# 18/ago/23 10:53 · Editado por: Wanton
· votar

JJJ

E olha que os Estados Zunidos são assim impedindo a entrada de gente como o Drinho e tocando o terror mundo afora. Imagine se eles fossem de fato a Terra da Liberdade?

brunohardrocker
Veterano
# 18/ago/23 11:07 · Editado por: brunohardrocker
· votar

JJJ

O que você postou tem a ver com crise, não com colapso.
Não encontrei nada que sustente um colapso, algo permanente, de longo prazo.

JJJ
Veterano
# 18/ago/23 11:17
· votar

Wanton
Imagine se eles fossem de fato a Terra da Liberdade?

São a terra da liberdade monarkiana, MBL style... Isso eles são mesmo. A tal da primeira emenda é por aí. Mas quem defende o uso dela, fora do contexto estadunidense, ignora totalmente o cenário sócio-cultural, histórico e geopolítico, que fizeram com que lá isso fosse possível. Mas, mesmo lá, há críticas. Que dirá em lugares totalmente diversos, culturalmente.

brunohardrocker

Todo colapso começa com crises, aqui, acolá, né?...
Não tenho bola de cristal, cara, mas que o cenário está esquisito, isso está!
Também não acho que o capitalismo vai "acabar" completamente. Até hoje, temos resquícios de sistemas escravocratas por aí! Mas que está em decadência, é meio evidente.

Drinho
Veterano
# 18/ago/23 11:28
· votar

Wanton

Estados Zunidos são assim impedindo a entrada de gente como o Drinho

Mas eu não estou impedido de entrar na Terra da Liberdade, todas as vezes que cheguei a um aeroporto americano fui recebido com “Welcome to America”.

Wanton
Veterano
# 18/ago/23 12:06 · Editado por: Wanton
· votar

brunohardrocker
Não encontrei nada que sustente um colapso, algo permanente, de longo prazo.

Automação do trabalho e colapso ambiental.

Você pode não notar, mas entre desempregados e aspones, quase ninguém faz nada que preste hoje em dia. O trabalho vem sendo substituído em nome da eficiência, mas sem trabalho não há consumidores. Não dá para manter uma sociedade de empreendedores de bolo de pote. Você compreende essa parte?

Outro efeito é que em países pobres esse trabalho não tem sido substituído porque o custo da mão de obra é muito baixo. Nesses países, quanto mais gente, mais forte será a economia. Além da Índia, países pobres como Bangladesh, Paquistão e Nigéria experimentam uma explosão demográfica.

O consumo crescente e não sustentável, produção orientada a lógica do mercado (vender qualquer porcaria descartável), trabalho desvalorizado, potências emergentes disputando o poder com um país que bancou esse modelo socioeconômico às custas de guerras.

Como estamos indo até aqui?

Drinho
fui recebido com “Welcome to America”.

Te deram um green card, é claro. Senão, o recado é claro: deixe o seu dinheiro aqui e caia fora!!

Fidel Castro
Veterano
# 18/ago/23 12:25 · Editado por: Fidel Castro
· votar

JJJ

Cara o meu primeiro post nesse fórum deve ter sido em 2010, na época eu morava em Vancouver, e ia pra Seattle direto. Lá não tinha apenas cara de fim de festa, tinha cara de festa estranha com gente esquisita às 7:00 da manhã, e pacote completo, vomito no piso, overdose no banheiro, briga e gente dançando ja com ressaca.

De 2010 pra cá fui diversas vezes, incluindo morar um curto período em San Francisco que parece Mad Max.

Não é crise conjuntural, é estrutural.

Household debt é uma tragedia, o americano médio tá fudido faz tempo. Leia-se, o brasileiro médio tá abandonado desde 1800, não digo que esteja pior. Mas é tudo questão de expectativa né, pra quem tá acostumado a três refeições por dia,
fazer uma é horrível. Honestamente, o povo americano parece feliz? Eu particularmente acho que lá vai ser o primeiro país a ter uma crise de saúde pública mental, talvez já tenha apenas não reconhecido. Galera tá cada vez mais dodói da cabeça.

Tem um problema mto difícil aí ademais dos vários outros que é que o USD como moeda de comércio global, eles n tem como conter a destruição do poder de compra do americano médio sem gerar recessão global, que o resultado é ainda pior

Drinho
Veterano
# 18/ago/23 12:34 · Editado por: Drinho
· votar

Wanton

Estados Zunidos são assim impedindo a entrada de gente como o Drinho

Título de residência americano (green card) não tem nada a ver com ter entrada aceita ou negada no país, você está grosseiramente desinformado por portaizinhos de esquerda.

Existem uma série de modalidades pelas quais o sujeito pode solicitar um greencard, os EUA só não querem os que tentam entrar no país por El Paso acompanhados por Juan e Guadalupe.

Ademais, se for para tentar estabelecer residência ilegal, a Europa também “não te quer”, oras.

JJJ
Veterano
# 18/ago/23 13:41
· votar

Fidel Castro
Não é crise conjuntural, é estrutural.

Sim, é isso que me parece.

Wanton
Veterano
# 18/ago/23 13:55
· votar

Drinho
Título de residência americano (green card) não tem nada a ver com ter entrada aceita ou negada no país, você está grosseiramente desinformado por portaizinhos de esquerda.

Não sei se é dificuldade de interpretar texto ou trollagem.

Drinho
Veterano
# 18/ago/23 14:10
· votar

Wanton

Não é nada disso, você só é um jumento, escreve o texto falando uma montanha de merda sobre o que não entende e agora quer fugir à francesa.

Peninha tem razão…

Wanton
Veterano
# 18/ago/23 14:15 · Editado por: Wanton
· votar

Se leu, leu...

Peço desculpas.

Se não leu, foda-se.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Por que você tem medo de criticar o capitalismo?