Mesa oval - Política e debates

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# 05/out/23 10:07 · Editado por: LeandroP
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Wanton

Você contracenou com Caco Ciocler, Andrea Beltrão, Andreia Horta, Monica Iozzi, Neymar... Vários rolés aleatórios rs

como faz isso?

Eu fiz um pacto °,°

brunohardrocker
Veterano
# 05/out/23 10:08
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URGENTE:
Polícia vê atentado em falha na Linha 9 de trem durante greve em SP

https://www.metropoles.com/sao-paulo/policia-ve-acao-orquestrada-para- afetar-linha-de-trem-privada-em-greve

Em Abril:
Três são presos por vandalismo em pátio de trem em SP; ViaMobilidade aponta sabotagem

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2023/04/tres-sao-presos-por-va ndalismo-em-patio-de-trem-em-sp-viamobilidade-aponta-sabotagem.shtml

LeandroP
Moderador
# 05/out/23 10:10
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brunohardrocker
https://www.metropoles.com/sao-paulo/policia-ve-acao-orquestrada-para - afetar-linha-de-trem-privada-em-greve

Todo dia tem atentado, Bruno. Todo santo dia!
Deve ser um esquerdista infiltrado :/

Pedro_Borges
Veterano
# 05/out/23 10:12
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Executaram o irmão da Sâmia Bonfim.

Lamentável. Tomara que não seja por implicações políticas, o que também não diminui a gravidade. Foram mirados vários médicos.

brunohardrocker
Veterano
# 05/out/23 10:12
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Coincidência?

https://x.com/govbr/status/1709269222868631997?s=20

LeandroP
Moderador
# 05/out/23 10:14
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brunohardrocker

Haja CAPS...

LeandroP
Moderador
# 05/out/23 10:16
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Pedro_Borges

Eu espero que não tenha implicações políticas. O Brasil já está polarizado demais...

brunohardrocker
Coincidência?


Veja só, o assassinato dos médicos aconteceu na Barra, aonde mora um certo inelegível amigo de milicianos. Coincidência?

:/

Wanton
Veterano
# 05/out/23 10:37
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brunohardrocker
Coincidência?

Cheirinho de bozoconspiracionismo. Você pescou essa sozinho, ou caiu no teu colo em um grupo do zap?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 05/out/23 10:41
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olha, sobre a questão das linhas de metro e trem aqui de sp, eu bastante o metro, principalmente a linha verde vila madalena até consolação ou trianon e a linha amarela de pinheiros ate butantã

as vezes tbm acabo usando a linha azul, e beeem raramente a linha vermelha ou outras

a minha percepção geral é que qualidade da linha amarela, por ser mais nova é superior na média, porém não há muita diferença em questão de problemas e atrasos
o que acontece com uma acontece com a outra

agr, se todas forem privatizadas é bem possível que o preço das passagens suba... por enquanto a linha amarela tem o mesmo preço das demais, maseu entendo que isso só acontece pq as linhas públicas seguram o preço e a linha amarela nao conseguiria aumentar o preço sem perder competitividade (já que uma vez dentro do metro, vc consegue se conectar com todas as linhas, bastaria um pouquinho de detours pra 'burlar' o possível preço maior da linha privatizada)

brunohardrocker
Veterano
# 05/out/23 10:49
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se todas forem privatizadas

Aí 100% das falhas irão acontecer nas linhas privadas!
Aí vocês vão poder criticar o setor privado e colocar a culpa na privatização.
Não é vantagem?

Pedro_Borges
Veterano
# 05/out/23 10:53
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LeandroP
Veja só, o assassinato dos médicos aconteceu na Barra, aonde mora um certo inelegível amigo de milicianos. Coincidência?

Wanton
Cheirinho de bozoconspiracionismo. Você pescou essa sozinho, ou caiu no teu colo em um grupo do zap?

O crime foi de execução e, do ponto de vista política, só tem o fato de ser um irmão de uma política que também é cunhado de outro político. Não acho que seja por essa linha.

Penso que algum dentre as vítimas tenha implicação com outras causas. Dizer que todos possam ter ligação entre si é quase impossível, pois não tinham relações entre eles.

E tomara mesmo que não tenha implicações políticas, pois se assim o for jamais será esclarecido.

LeandroP
Moderador
# 05/out/23 10:54
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brunohardrocker
Aí vocês vão poder criticar o setor privado e colocar a culpa na privatização.


Melhor não comer merda sabendo que é merda, né?!

Jonas Kahnwald

a linha amarela nao conseguiria aumentar o preço sem perder competitividade

Que competitividade? Não existe competitividade para o usuário. Se o cidadão vai do Jabaquara ao Terminal Tietê, por que ele optaria pela Linha Amarela, por exemplo?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 05/out/23 11:00 · Editado por: Jonas Kahnwald
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LeandroP
Que competitividade? Não existe competitividade para o usuário. Se o cidadão vai do Jabaquara ao Terminal Tietê, por que ele optaria pela Linha Amarela, por exemplo?


nesse caso óbvio que nao, falo de quem vai para um destino no qual usaria a linha amarela, e daí se ela tiver um preço maior, vai buscar uma maneira ou de evitá-la por completo, ou então só embarcar numa linha que faça baldeação, e então usar a linha amarela sem pagar o preço maior

mas pensando agora, provavelmente aí ativariam aquelas catracas intermediárias que existem por lá mas estão desativadas, então restaria ao usuário ou pagar a diferença ou realmente procurar caminhos alternativos

LeandroP
Moderador
# 05/out/23 11:02
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Jonas Kahnwald

É o que acontece nos terminais de ônibus onde há integração. Era gratuita, agora não mais...

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 05/out/23 11:05
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LeandroP
É o que acontece nos terminais de ônibus onde há integração. Era gratuita, agora não mais...


pois é, como eu disse a tendência é que os preços subam com a privatização
principalmente se a empresa que levar as linhas for a mesma que já comanda a linha 4, que se eu nao estiver enganado é subsidiária da CCR, aquela que administra rodovias

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 05/out/23 11:05 · Editado por: Jonas Kahnwald
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em qualquer setor da economia onde houver competição pulverizada saudável, o consumidor sai ganhando

onde tiver oligopólio, ou pior, monopólio, o consumidor sai perdendo

Lelo Mig
Membro
# 05/out/23 11:07
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Jonas Kahnwald
LeandroP

O transporte público em SP é 50 vezes melhor hoje do que quando eu era jovem.

Anota aí. Se privatizarem ou os caras fazem um lobby e todas aumentam o preço juntas ou, numa falta de consenso, acabam com a integração. Aí o cidadão vai ter que pagar cada linha que acessar individualmente e pagar o buzão ou o trem também.

Transporte público não é negócio, não têm que "dar lucro". Quem lucra de fato é a empresa que emprega o cidadão que pode chegar a ela de forma eficaz, rápida, justa e segura.

LeandroP
Moderador
# 05/out/23 11:11
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Lelo Mig

Com Cordo!

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 05/out/23 11:11
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Lelo Mig
então, se o governo vai assumir toda ou parte da operação do transporte público, ele nao precisa FOCAR no lucro, mas ele também não deveria, em tese, cagar pra os dados financeiros da operação, pq um prejuizo constante pode até inviabilizar toda a parada

mas no geral eu acho que seria melhor ser publico mesmo, como consumidor

LeandroP
Moderador
# 05/out/23 11:15
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O transporte teria que ser público e gratuito!

Lelo Mig
Membro
# 05/out/23 11:21 · Editado por: Lelo Mig
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Jonas Kahnwald

"cagar pra os dados financeiros da operação, pq um prejuizo constante pode até inviabilizar toda a parada"

Concordo. Você me acompanha aqui, sabe que não sou contra a privatização de todos os setores, nem à favor de estatizar tudo. Defendo que setores essenciais sejam operados ou, pelo menos controlados, pelo Estado.

Mas os "burrinhos" do fórum acham que defender empresas do governo é defender má gestão, corrupção, descaso com a coisa pública. Defendo empresa pública bem administrada.

Em contra partida, os mesmos Zé Ruelas acham que, é só privatizar, que automaticamente vai ser bem administrado. Outra sandice.

Fulano acredita em "livre concorrência" até em setores onde não existe concorrência.

Ainda queria entender porque um carioca que não sabe o nome de meia dúzia de bairros em Sampa tá tão interessado em privatizar o transporte.

makumbator
Moderador
# 05/out/23 11:24
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Lelo Mig

O problema é que quase todas essas operação são concessões, e obviamente as empresas concessionárias querem ter lucro. Afinal, o governo não quer bancar o custo de operar sozinho essas paradas.

No fim dá no mesmo. Pode-se dizer que elas são uma mistura de estatal com privado. Provavelmente ficam com o pior de cada sistema.

ejames
Membro Novato
# 05/out/23 12:41 · Editado por: ejames
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brunohardrocker
Aí 100% das falhas irão acontecer nas linhas privadas!
Aí vocês vão poder criticar o setor privado e colocar a culpa na privatização.
Não é vantagem?


Deixa de ser desonesto, cara. Só se discute a qualidade de serviço justamente pois quem defende a privatização usa da promessa de melhoria de qualidade do serviço como argumento, coisa que não se reflete na realidade de outros estados que privatizaram e, como você mesmo provou, nem mesmo no caso de SP que já possui linhas privatizadas.

LeandroP
Moderador
# 05/out/23 13:06
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As Lojas Americanas são um ótimo exemplo da honestidade do setor privado (y)

makumbator
Moderador
# 05/out/23 13:10 · Editado por: makumbator
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LeandroP

É, mas podemos citar inúmeros casos de corrupção estatal, não é mesmo? Petrolão, mensalão, anões do orçamento, compra de votos de reeleição presidencial no congresso, quadrilha da Georgina no INSS, e vai embora. A lista é infinita e eterna.

LeandroP
Moderador
# 05/out/23 13:31
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makumbator

Podemos fazer exatamente a mesma coisa com o setor privado, acrescentando o fato de que o privado é quem corrompe o público, a tal corrupção ativa.

makumbator
Moderador
# 05/out/23 13:37
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LeandroP

Então empatou, meu rei, empatou.


o fato de que o privado é quem corrompe o público,

Acho que o contrário é mais comum. Dou como exemplo aqui em Juiz de Fora, em que um antigo prefeito exigiu dinheiro mensal (em cash) para empresas de ônibus (e foi filmado com sacos de grana viva).

Os achaques diários de polícia, fiscais, auditores, e funcionários de diversos níveis de governo mostram que o estado (através de seus representantes) é que costumam iniciar a corrupção.

brunohardrocker
Veterano
# 05/out/23 14:00
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LeandroP
O transporte teria que ser público e gratuito!

Há um problema na gratuidade. Ja vi o Raul Juste Lores comentar que a gratuidade pode levar ao uso ineficiente ou exagerado do transporte. O transporte, por mais que seja destinado a atender o coletivo, ele é um recurso escasso. Não se tem como fornecê-lo "com sobra" pois se torna custoso e ineficiente. Sendo gratuito, pessoas que precisam menos, ou nem precisam, podem vir a utilizá-lo, ocupando o lugar dos que mais precisam.

Podemos citar o exemplo de um lugar como o Rio: imagina o povo pegando condução em peso para ir às praias, tirando a vez de quem precisa chegar ao trabalho.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 05/out/23 14:01
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Há um problema na gratuidade. Ja vi o Raul Juste Lores comentar que a gratuidade pode levar ao uso ineficiente ou exagerado do transporte. O transporte, por mais que seja destinado a atender o coletivo, ele é um recurso escasso. Não se tem como fornecê-lo "com sobra" pois se torna custoso e ineficiente. Sendo gratuito, pessoas que precisam menos, ou nem precisam, podem vir a utilizá-lo, ocupando o lugar dos que mais precisam.

pior que tá certo

LeandroP
Moderador
# 05/out/23 14:07
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brunohardrocker
Sendo gratuito, pessoas que precisam menos, ou nem precisam, podem vir a utilizá-lo, ocupando o lugar dos que mais precisam.

Por sua vez, poluindo menos.

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