Mesa oval - Política e debates

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# 26/jan/24 10:44 · Editado por: makumbator
· votar

Lucmac

Mas quem chamou o PSDB inteiro de nazi não fui eu. A culpa é minha se no Twitter (x, para os íntimos) todo mundo é nazi?

Claro que perde a eficácia. Tudo que é banalizado perde a importância. É a natureza.

Virou meme

https://knowyourmeme.com/memes/everyone-i-dont-like-is-hitler

Lucmac
Veterano
# 26/jan/24 10:46 · Editado por: Lucmac
· votar

Viu como banaliza?

Então, banaliza para você. Expliquei esse meu ponto no comentário acima. E isso é tão flagrante, que dentre todas as imagens que eu postei você se apegou justamente àquela que aparece a neta de um notório nazista criminoso de guerra e ignorou as incontestáveis.

Banaliza para mim ou para você?

E quem tem que tomar cuidado com isso? Quem flagra esses sinais ou quem não se convence nem mesmo se a pessoa disser que é nazista?

A menos que você, pessoalmente, goste de pessoas nazistas, não as ache assim, tão más, e tal. Mas nesse caso você tem que assumir essa posição em vez de ficar nessa tentativa patética de ridicularizar quem acusa, ainda que com razão e evidências.

makumbator
Moderador
# 26/jan/24 10:49
· votar

Lucmac

Banaliza na internet e fora dela. O mundo é maior que você, eu e o pessoal aqui do OT.

Virou literalmente um meme e vc quer dizer que não banalizou? Tá bom Cláudia, senta lá.

Lucmac
Veterano
# 26/jan/24 10:50
· votar

Aliás, desculpe por dizer como você deve agir. Nem penso assim. Realmente desejo que você continue sendo como acha legal ser nesses casos.

makumbator
Moderador
# 26/jan/24 10:51
· votar

Lucmac

Tá desculpado! Hahah!

Lucmac
Veterano
# 26/jan/24 10:52
· votar

makumbator

Mas eu não disse que não banaliza, apenas que não considero que chamar qualquer um de nazista seja algo menor do que o que você faz, ue.

Você banaliza não por essa razão, mas por apontar banalidade em casos flagrantes.

makumbator
Moderador
# 26/jan/24 10:55
· votar

Lucmac

Mas virou menor justamente por causa da banalização. Vc está é triste pelo Pedro ter saído e agora quer me encher o saco com banalidades (literalmente). Está com saudade dele?

Lucmac
Veterano
# 26/jan/24 10:56
· votar

makumbator

Não. Ele quer que eu morra, lembra? Você o baniu por isso? Você também quer que eu morra?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 26/jan/24 10:58
· votar

Lucmac
Eu, que não tenho nada a ver com a história, olhei as 4 imagens e, de início, não tinha entendido a referência às 2 primeiras...

agora que vc mencionou que a moça é neta de nazista, a 2ª fez sentido, mas eu não sabia que ela era nazista, então sem contexto eu não perceberia nada

agora a primeira eu ainda não entendi, pq acho que muitas figuras políticas carregam o quadro do seu "líder", seja quem ele for, no gabinete, ou não?

makumbator
Moderador
# 26/jan/24 10:58
· votar

Lucmac

Eu não bani ele. Vc viajou. Ele pediu para cancelar o cadastro.

makumbator
Moderador
# 26/jan/24 11:00
· votar

Jonas Kahnwald

Na primeira ele está falando da performance do antigo ministro em emular a iconografia do Goebbels. Aquilo foi obviamente intencional. Apesar que ele alegou se tratar de uma performance artística.

Lucmac
Veterano
# 26/jan/24 11:01
· votar

makumbator

Pois é... Você não o baniu, eu sei, eu perguntei se você o baniu por desejar que Wanton e eu morrêssemos. Isso é muito grave.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 26/jan/24 11:02
· votar

makumbator
Na primeira ele está falando da performance do antigo ministro em emular a iconografia do Goebbels. Aquilo foi obviamente intencional.

Ah tá, isso eu não sabia, então agora entendi, valeu!

makumbator
Moderador
# 26/jan/24 11:03
· votar

Lucmac

Não. Houve essa denúncia na época? Desejar que alguém morra (sem planejar ou fazer nada para que isso aconteça) seria crime? Nesse caso cabe aos interessados entrar civilmente na justiça. Boa sorte no processo.

qew
Veterano
# 26/jan/24 11:03
· votar

Jonas Kahnwald

o problema é copiar o discurso de goebbels e emular a imagem do crápula ainda por cima

makumbator
Ele pediu para cancelar o cadastro.

eita

qew
Veterano
# 26/jan/24 11:05
· votar

Desejar que alguém morra (sem planejar ou fazer nada para que isso aconteça) seria crime?

incitar suicidio é crime

Lucmac
Veterano
# 26/jan/24 11:10
· votar

Jonas Kahnwald

Cara, falando sério, o makumbator tem razão quando fala da banalidade. Existe gente emocionada em todos os espectros políticos, assim como maus profissionais em todos os ramos.

O caso é que ele, pessoalmente, acusa que as ocasiões em que a estética nazista foi louvada no governo Bolsonaro não passaram de exagero e banalidades. E é por isso que penso que é tão banal para ele quanto para quem ele diz que é banalização, porque ambos personagens parecem não conseguir fazer o uso correto da alcunha.

Você pode notar que ele reconheceu nazismo na imagem que lhe causou dúvidas, mas pergunte se o Roberto Alvim é nazista.

Meu palpite é que ele responderia que não. Relativizaria com sua fina retórica.

makumbator
Moderador
# 26/jan/24 11:11 · Editado por: makumbator
· votar

qew

Incitar suicídio é uma coisa. Desejar a morte de uma pessoa é bem diferente.

Inclusive, no direito existe o conceito de direito à perversão, que é justamente a possibilidade da pessoa desejar o mal em pensamento a qualquer um. E isso não é crime.

No caso de externar tal desejo há que ser feita a análise se isso incita a pessoa a se matar ou a que outros a matem. Se não for constatado nenhuma das coisas, não é incitação.

Lucmac
Veterano
# 26/jan/24 11:13
· votar

Gente... Não ligo se um lixo qualquer me deseja a morte. Tô zoando.

makumbator
Moderador
# 26/jan/24 11:14 · Editado por: makumbator
· votar

Lucmac

Eu acho que eles faziam essas coisas meramente para provocar. E dava certo. O Twitter pirava. Isso ajudava o governo deles? Duvido, mas o Bolsonaro pessoalmente acho que fazia pelos LOLs.

Lucmac
Veterano
# 26/jan/24 11:21
· votar

makumbator

Plausível, claro. Metem as insígnias nazistas, você e eu ficamos aqui discutindo essas coisas, enquanto o advogado e o ajudante de ordens rouba e vende jóias do tesouro nacional.

Mas eu vou criticar quem chama o cara de nazista?

_ Ei, espera um pouco! Mais responsabilidade! Só devemos chamar de nazista quem manuseou uma luger p08 para estourar a cabeça de um judeuzinho órfão, na faixa temporal de 1939 até 1945!

makumbator
Moderador
# 26/jan/24 11:23
· votar

Lucmac

Tecnicamente teria que ser chamado de neonazista. Boa correção. Os nazista de verdade já morreram praticamente todos. E se sobrou algum, está velhinho em algum asilo.

Lucmac
Veterano
# 26/jan/24 11:24 · Editado por: Lucmac
· votar

_ E se a pessoa disser que é nazista?

_ Essa pessoa por acaso vestiu o paramento nazista e matou judeus na segunda guerra? Aliás, essa pessoa é alemã? Com aquele cabelinho encaracolado? Então não. Ela não é nazista.

PS: Ela é neonazista.

Lucmac
Veterano
# 26/jan/24 11:26
· votar

makumbator

Aí sim... Tô sentindo um progresso. Reduzimos a banalização a uma questão de neologismo. Aceito.

qew
Veterano
# 26/jan/24 11:27
· votar

makumbator

prefiro a ideia do crime impossivel:

https://www.jusbrasil.com.br/artigos/crime-impossivel-art-17-do-cp/828 442632

é absolutamente impossível matar alguém pela tela do OT

fica aí a sugestão para atualizar o site para permitir a transmissão de balas junto com os bytes

makumbator
Moderador
# 26/jan/24 11:29
· votar

Lucmac

Nem todos os nazistas originais eram alemães. Isso é obviamente uma incorreção. Aliás, a ideia do nazismo era ser para além da nacionalidade e etnia germânica. Eles se importavam mais com o espaço vital para arianos do que se fulano nasceu no país A ou B. Isso era irrelevante.

makumbator
Moderador
# 26/jan/24 11:34 · Editado por: makumbator
· votar

qew

O crime impossível é uma ótima opção também. Apesar que sempre alegam que falar que a pessoa devia morrer vai incitar alguém que tem contato direto com o alvo a executar o desejo.

Acho tudo isso exagero.

Aliás, no crime impossível gosto do exemplo em que a pessoa tenta matar alguém que já havia morrido (sem o executor saber, obviamente). Por exemplo, um matador invade uma casa durante a madrugada e dá vários tiros na pessoa que era seu alvo e estaria dormindo, mas na verdade o alvo já estava morto há algumas horas devido a um infarto. Esse seria um caso clássico de crime impossível.

Outro caso é a desqualificação de estupro quando o mesmo é cometido contra um cadáver, uma vez que um morto não possui mais as prerrogativas de pessoa viva na legislação civil. Então haveria o vilipendio de cadáver, mas não estupro, pois ele é impossível nesse caso.

qew
Veterano
# 26/jan/24 11:53
· votar

makumbator
Outro caso é a desqualificação de estupro

teve um cara cancelado esses tempos aí numa aula sobre isso, um tal de evandro guedes se eu não me engano

a fala dele foi muito escrota

no crime impossível gosto do exemplo em que a pessoa tenta matar alguém que já havia morrido

exato, da mesma forma que vc não pode alegar ser o autor de uma morte por meio de magia negra

makumbator
Moderador
# 26/jan/24 11:56
· votar

qew

Vc que pensa, minha magia é muito forte. Poderia te matar só pra provar meu ponto, mas vou deixar passar.

qew
Veterano
# 26/jan/24 11:57
· votar

makumbator
Vc que pensa, minha magia é muito forte.

vem me mostrar sua magia s2