Mesa oval - Política e debates

Autor Mensagem
Lucmac
Veterano
# 16/jan/24 17:41
· votar

"tô fazendo nada... Deixa eu ir lá no OT meter uma piada de preto eheheheh"

Tem que banir, na moralzinha. Isso aí se equipara ao banido por nazismo.

Lucmac
Veterano
# 16/jan/24 17:42
· votar

Wanton

Quem não conhece que compre, falaê

Wanton
Veterano
# 16/jan/24 17:50
· votar

Lucmac
Quem não conhece que compre, falaê

As "críticas" dele sempre surgem quando começam a aparecer "críticas" iguaizinhas nas redes bolsonaristas. Coincidência, né? Além do Pedro ser moralmente superior, ele é um sujeito com opiniões independentes.

Lelo Mig
Membro
# 16/jan/24 18:12 · Editado por: Lelo Mig
· votar

Pedro_Borges

"racismo ambiental"

Mano, a Anielle usou este termo por conta dos acontecimentos com os Ianomamis? (eu realmente não sei).

Se foi, me desculpe te informar, mas ela tá certa e você errado. O termo não foi inventado por ela, existe desde a década de 80.

É um termo usado para descrever situações de injustiça social no meio ambiental em contexto nas quais comunidades pertencentes a minorias étnicas (indígenas, negros, asiáticos e etc.), são particularmente afetados.

Talvez ela não esteja "inventando termos", talvez ela apenas tenha mais conhecimento, leitura e informação sobre os assuntos que cabem ao cargo dela do que você. Pensa nisso... com carinho.

makumbator
Moderador
# 16/jan/24 18:14 · Editado por: makumbator
· votar

Lelo Mig

Não, foi por causa das enchentes recentes.

Mas aquela dela falar que chamar um corpo celeste de buraco negro era racismo aí foi sacanagem!

Black Fire
Gato OT 2011
# 16/jan/24 18:36 · Editado por: Black Fire
· votar

Pedro Espaçonave explicando porque o Luciano Huck é um clone do Lula.

Pedro_Borges
Veterano
# 16/jan/24 18:54 · Editado por: Pedro_Borges
· votar

Wanton

"A natureza é racista e eu posso provar: a neve é ​​branca"

"Racismo ambiental: Rio Negro e Solimões não se misturam"

Mas é nessa linha que ela vem criando termos. O pessoal está apenas se adiantando, com base nos apontamentos dela.

Companheiro, isso tudo é crítica, o que ocorre sempre por parte de oponentes, sejam eles bolsonaristas ou não. Não é o fato de alguém se opor ao governo atual que o torna bolsonarista.

Já pensou o Jô Soares, o Agildo Ribeiro e o Chico Anísio, os últimos dos moicanos, fazendo essas críticas "políticas", entenda, "politicas"? Ela é uma pessoa pública... Talvez ela própria não se deu conta disso. Acha que ainda está na arquibancada, podendo soprar corneta. Ela está no campo agora. É isso!

Eu vejo muitas dessas críticas em alguns canais bolsonaristas, como também em veículos mais independentes. Nos bolsonaristas os caras pagam pau pro 'mito', mas eu apenas não engulo. Pego o que acho razoável, e na parte das críticas não vejo nada mentiroso e pronto. Ou você pensa que sou um bebê que corre o risco de ser influenciado? Que se passar pelo fogo necessariamente sairei queimado?

Se fosse assim eu não estaria nesse fórum, com 99% de lulistas. Ou pelo menos, com 17 anos de estadia já estaria fazendo o L. O Fogo Preto se deixou levar, eu não!

Agora vi na internet uma charge sobre o Rio Negro e Solimões. Racismo ambiental. Morri...

Lucmac
Veterano
# 16/jan/24 19:27
· votar

Pedro_Borges

Ou você pensa que sou um bebê que corre o risco de ser influenciado? Que se passar pelo fogo necessariamente sairei queimado?

Bebês são inocentes. Ingenuidade é outra coisa. Tem muito adulto ingênuo, mas inocente não.

ejames
Membro Novato
# 16/jan/24 19:51
· votar

Ou você pensa que sou um bebê que corre o risco de ser influenciado?

Não, só aparece aqui todo mês com uma fakenews diferente...

Pedro_Borges
Veterano
# 16/jan/24 20:26
· votar

Opa! Dias atrás postei uma foto de um macaco preto sorrindo. Postei pela plástica da foto, mal sabia eu que logo viria ser racismo ambiental.

Pedro_Borges
Veterano
# 16/jan/24 21:05 · Editado por: Pedro_Borges
· votar

Christhian

Christian, não vou editar. Primeiro porque o conceito de piada racismo é da sua opinião, com a qual não concordo. Segundo que, se depender da crença em seu bom senso eu já te falo de antemão que o primeiro contato com você, eu não vi isso em você, e você sabe do que estou falando.

Portanto esse seu julgamento é totalmente parcial sem o devido afastamento emocional.

Black Fire
Gato OT 2011
# 16/jan/24 21:07
· votar

todo mês

Cê tá usando pouco o fórum.

Lucmac
Veterano
# 16/jan/24 21:19
· votar

Não consigo acreditar no que leio.

Eu não me acostumo, bicho.

Lucmac
Veterano
# 17/jan/24 06:03 · Editado por: Lucmac
· votar

Deixa quieto

renatocaster
Moderador
# 17/jan/24 08:50 · Editado por: renatocaster
· votar

Lelo Mig

É um termo usado para descrever situações de injustiça social no meio ambiental em contexto nas quais comunidades pertencentes a minorias étnicas (indígenas, negros, asiáticos e etc.), são particularmente afetados.

Sim, mas acho que na sua fala desses dias, que gerou toda essa polêmica, ela quis se referir mais à população periférica, que é quem sofre muito mais com os eventos adversos da natureza (chuvas, tempestades, enchentes, etc), por não receberem as devidas assistências que são essencialmente básicas, como saneamentos, assoreamento de rios, obras de contenção de encostas, etc.

renatocaster
Moderador
# 17/jan/24 08:52
· votar

makumbator

Mas aquela dela falar que chamar um corpo celeste de buraco negro era racismo aí foi sacanagem!

É, essa foi meio difícil de entender o contexto mesmo.

Lucmac
Veterano
# 17/jan/24 08:56
· votar

renatocaster

Acho que já disse aqui (só para não parecer repetitivo), mas exige-se impecabilidade. Por causa de uma colocação estranha, o sujeito se assanha em desqualificar toda a atuação dela frente ao ministério.

Dentre tudo o que disse, essa do buraco negro é boba demais.

makumbator
Moderador
# 17/jan/24 09:13
· votar

Lucmac

É algo bobo, sem dúvida, mas se ela acredita mesmo nisso (que qualquer uso de termos negro e preto podem ser racismo) já é algo preocupante.

mas exige-se impecabilidade.

Sim, pois muitos desse povo identitário exige isso dos outros. Quando alguém (que não é da patota) derrapa minimamente, já querem cancelar, tirar o emprego, tirar o acesso a contas de redes sociais, exigem desculpas públicas, pedem prisão, etc. Nada mais justo que ser exigido o mesmo.

Lucmac
Veterano
# 17/jan/24 09:57
· votar

makumbator

mas se ela acredita mesmo nisso (que qualquer uso de termos negro e preto podem ser racismo) já é algo preocupante

Então, preocupante é um preto como o Sérgio Camargo, lembra? Negava o racismo, culpava o preto, era criticado pela própria família. O Hélio Negão também, andava com o racista para cima e para baixo. Isso é contraditório, não falar uma bobagem sem pensar. Eu consigo entender perfeitamente: há de fato o uso da palavra negro a fim de desmerecer a importância de várias coisas. Nem vou ficar exemplificando, mas você tá ligado. E de repente, na intenção justamente de exemplificar a sua ideia ela soltou essa do buraco negro, sem nem refletir, de tão inédita talvez inédita até mesmo para ela.

Sim

Aí é problema do interlocutor, né. Quem espera impecabilidade dos outros precisa se resolver.

Quando alguém (que não é da patota) derrapa minimamente, já querem cancelar, tirar o emprego, tirar o acesso a contas de redes sociais, exigem desculpas públicas, pedem prisão, etc. Nada mais justo que ser exigido o mesmo.

Bem... Eu posso imaginar que existam essas pessoas, mas não consigo encaixá-las em "Anielle falou merda quando disse que o uso de 'buraco negro' é racista". Como você fez? Tem algum exemplo da Anielle cancelando alguém, malhando um condenado?

Acho que racista tem que ser exposto mesmo. Já que a justiça não pune rigorosamente o racista, o povo se sente implicado a ir além, que significa expor, pedir a cabeça e essa tralhaiada toda aí que lhe afeta tanto.

derrapa minimamente

E não é bem assim, não. O Pedro derrapou minimamente em um comentário, que foi anotado como inapropriado, depois derrapou minimamente de novo, e de novo, desafiando e chacoteando a moderação. Fará novamente. Não recebeu uma punição exemplar. Não está banido. Deveria estar.

Essas derrapagens mínimas têm a mesma essência de todas, que é o racismo.

renatocaster
Moderador
# 17/jan/24 10:01
· votar

Lucmac

Por causa de uma colocação estranha, o sujeito se assanha em desqualificar toda a atuação dela frente ao ministério.

Mas é o papel dela frente ao ministério no qual ela atua. Se ela começar a suavizar ou moldar muito o discurso, perde-se a essência da causa principal, que é atuar nas pautas sobre igualdade racial. Concordemos ou não, é o papel dela.

E se na prática o minitsério dela vem apresentando bom desempenho, bons resultados, então essas polêmicas é algo totalmente secundário, na boa. Reações de outras alas políticas que não apoiam a essas causas são totalmente esperadas, bem como de parte da sociedade que essas outras alas representam.

Pedro_Borges
Veterano
# 17/jan/24 10:12 · Editado por: Pedro_Borges
· votar

Lelo Mig

Quanto ao termo racismo ambiental, ela mesmo em entrevista diz que isso nasceu nos EUA. Talvez lá environmental racism tenha algum sentido e possa ter sido incorporado como uma frase causa/efeito popularizada. Agora aqui, se o Pedro_Borges não tem a compreensão do termo, imagina o público a quem ela se dirige?

Lá nos EUA pode ser que essa expressão tenha um significado diferente, ou mais restrito, ou mais amplo... O inglês é uma das línguas mais arbitrárias. A junção de duas palavras pode significar algo muito longe do que as mesmas lidas individualmente. Pode ser apenas um metáfora nada a ver.

Termos e modelos estadunidense são criticados e rejeitados pela esquerda, mas nesse caso... Anielle faz sua contribuição ao anglicismo.

Você, que é mais velho, lembra quando o Delfim Neto criou o termo indexação. Ele trouxe do inglês index, que significa sumário, índice de páginas, endereço, ou coisa parecida, mas não paridade, e ele usou para dizer que os preços estariam atrelados a um fator inflacionário constante, portanto, garantindo a memória do poder de compra, que era a ORTN, depois OTN.

Foi merecidamente alvo de chacotas. Depois essa poha ocupou lugar no nosso vocabulário. Anglicismo na veia e ainda por cima torto. Já vi americano criticar por não ter nenhuma relação com o sentido da palavra original.

makumbator
Moderador
# 17/jan/24 10:14
· votar

Lucmac

Não sei se ela é identitária xiita, mas aquela funcionária dela que foi no jogo final da Copa do Brasil ano passado parecia ser desse tipo.

E o Sérgio Camargo não está mais no governo. Ele é passado. Esqueça o “mas e o Bolsonaro, hein?”

Pedro_Borges
Veterano
# 17/jan/24 10:48
· votar

renatocaster

Olha, quanto a Anielle Franco, eu tive temor no início do governo, que fosse uma espécie de faz de contas, pra constar, embora observando seu currículo no que diz respeito à formação acadêmica, ela se mostra dentro do mitié. Temi que fosse um pessoa sobrevivendo apenas às custas do cadáver da irmã.

O tempo passou e essa minha dúvida ainda não foi desfeita. O que nos chega de sua pasta são trapalhadas, verbas sendo gastas com viagens internacionais, agendas duvidosas, como a da final da CB, frases de efeito que não produzem efeito, salários complementados com assento em conselho de empresa, ajeitamento daqui e dali, mas pouco ou nada de resultados relevantes.

Pode sair projetos que façam a diferença com o passar do tempo? Pode! Se ela ficar quatro anos no governo e no final apresentar e aprovar um projeto relevante que cause significativamente inclusão social, já terá valido a pena.

José Serra jamais será esquecido pelo feito dos remédios genéricos. Para mim também Paulo Renato pela reforma na educação, no tocante a imposição de percentuais mínimos de mestres e doutores em nossas universidades. Nosso ensino melhorou muito de lá pra cá.

Lucmac
Veterano
# 17/jan/24 10:56
· votar

Pedro_Borges

Agora aqui, se o Pedro_Borges não tem a compreensão do termo, imagina o público a quem ela se dirige?

Aposto meu polegar direito que o público a quem ela se dirige sabe abissalmente mais do que você, cara.

Lucmac
Veterano
# 17/jan/24 10:59 · Editado por: Lucmac
· votar

makumbator

Ele é passado. Esqueça

Não, jamais! Quem esquece do passado perde a referência completamente. Não estou fazendo essa generalização estúpida, estou fazendo um apontamento estritamente relacionado ao seu comentário.

Lembrou dele? ISSO é preocupante: a falta da consciência de classe. Talvez você tenha se identificado.

Wanton
Veterano
# 17/jan/24 11:02
· votar

Quem não entende o racismo, não liga para o racismo, não estuda o racismo, não deveria falar sobre racismo. O bolsonarismo só fala de racismo quando é para fazer troça de alguém. Não existe bolsonarismo que não seja cúmplice do racismo, não existe direita que não seja cúmplice do racismo.

Pedro "máquina de falar merda" Borges
Termos e modelos estadunidense são criticados e rejeitados pela esquerda

O discurso da Anielle e dos chamados identitários vem dos Estados Unidos. Olavo e seus discípulos importaram as críticas feitas ao pensamento liberal, identitário. Você só reproduz essas críticas, mas não entende nada do que está fazendo. És um boneco do ventriloquismo bolsonarista.

Lucmac
Veterano
# 17/jan/24 11:11
· votar

Wanton

És um boneco do ventriloquismo bolsonarista.

Pior: aqui, todos os participantes rechaçam frontalmente essas opiniões robóticas do Pedro. Não tem relevância nenhuma. Vem repetir essas asneiras como se fosse genialidades, senão das generalidades mais burras da atualidade.

Pedro_Borges
Veterano
# 17/jan/24 11:30 · Editado por: Pedro_Borges
· votar

Wanton

ventriloquismo = Técnica de falar quase sem mover os lábios ou a boca, como se a voz não viesse de quem fala.

Isso é cultura. Eu conhecia o modo, só não sabia o nome.

Bom, certa vez eu atendi um músico de Curitiba, que estava em Goiânia comprando certificados de investimento em incentivos fiscais (reflorestamento). Ele ficava observando atentamente a fala dos goianos e se disse encantado com a prevalência labial, ou seja, as palavras são faladas de boca aberta (lábio dental), o 'r' por exemplo, é simples, enquanto o pessoal do sul é mais nasal, o 'r' é dobrado 'rr' para evitar a abertura da boca.

Não sei se a tese dele é verdadeira, mas segundo ele isso decorre do fato de ser uma região mais fria e as pessoas procurarem abrir a boca o mínimo possível nas pronúncias. Ainda, segundo ele, para evitar a penetração do ar frio.

Portanto, o pessoal daqui fala 'rato' e o pessoal daí fala 'rrato'. Que legal, ventriloquismo. Aprendi mais uma. Condições climáticas interferem nos sotaques.

Segue chuva de cancelamentos.
\/
\/
\/

-Dan
Veterano
# 17/jan/24 11:32
· votar

Não recebeu uma punição exemplar. Não está banido

Po, sou contra banir o Pedro. Sem Bruno aqui, só vai sobrar o makumba pra defender as pautas de direita e ele não é extremista, o forum vai perder ibope.

makumbator
Moderador
# 17/jan/24 11:34
· votar

Lucmac

Não falei pra vc esquecer o Sérgio Camargo no governo, e sim esquecer essa coisa de ficar mandando o “mas e
O Bolsonaro, hein?” Vcs reclamavam do “mas e o Lula, hein”? Mas estão fazendo igual.