Mesa oval - Política e debates

Autor Mensagem
Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 12/jan/24 11:31
· votar


Pedro_Borges
entendi, pensei q

Lucmac
Veterano
# 12/jan/24 11:43 · Editado por: Lucmac
· votar


Pedro_Borges

Eu já acredito que o senhor não sabia que as palavras assumem além de grafia, significados distintos.

Wanton
Veterano
# 12/jan/24 11:58 · Editado por: Wanton
· votar


Jonas Kahnwald
a direita conseguia mesmo fazer colar essa pecha de falta de intelectualidade na esquerda

Mas você se refere à impressão pública, né? Estou falando das cátedras em programas de pós-graduação, das prateleiras das livrarias, da produção científica. Não dá para conciliar atividade intelectual e uma postura identificada com a da nossa direita. Tornaram-se coisas incompatíveis.

Lucmac
Para o senhor qual a punição um homem acusado de violência doméstica merece?

Tanto a direita quanto a esquerda não passam pano para violência doméstica, né? Um discurso que antes era só das feministas, hoje é de todos. A direita se faz se sonsa, é claro. É preciso reconhecer que a civilização é uma coleção de derrotas sequenciais da direita: cada pauta que hoje nos parece absurda já foi defendida por eles em um passado não tão distante.

Lelo Mig
Membro
# 12/jan/24 12:05
· votar


Jonas Kahnwald

"talvez o que mais tenha é o Pondé"

Que para os bolsonaristas é comunista.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 12/jan/24 12:11
· votar


Wanton
Mas você se refere à impressão pública, né?

sim, isso mesmo

Pedro_Borges
Veterano
# 12/jan/24 12:14
· votar


Lucmac

Isso e verdade.

Viu como é complicado? Como somos traídos quando escrevemos?

Pedro_Borges
Veterano
# 12/jan/24 12:21
· votar


Quando estamos escrevendo o som da pronúncia muitas das vezes nos leva a grafia errada ou simplesmente ao erro gramatical. Conserto e concerto são palavras do nosso dia a dia.

Com certeza vocês das regiões sul e sudeste escrevem pouco a palavra cerrado e quando escrevem podem cometer o erro de 'serrado'.

makumbator
Moderador
# 12/jan/24 13:25
· votar


Wanton


cada pauta que hoje nos parece absurda

Tipo a propriedade privada?

Pedro_Borges
Veterano
# 12/jan/24 13:57
· votar


Jonas Kahnwald

bem da minha percepção de leigo político e que só consumia conteúdo indiretamente (por notícias ou relatórios sobre investimentos) até cerca de 2015/2016 a direita conseguia mesmo fazer colar essa pecha de falta de intelectualidade na esquerda

Jonas, vamos fazer algumas ponderações, amigo.

Nós temos dois segmentos no campo das ciências. O das ciências chamadas de culturais (filosofia, sociologia, antropologia, e outras gias.) e o das ciências aplicadas (engenharia, química, matemática, física, biológicas, economia, contabilidade, administração, arquitetura (esta combinando um pouco de cada).

Como se pode extrair as primeiras são mais teóricas e as segundas, mais práticas mesmo, no sentido literal. Obviamente que todos as áreas do conhecimento humano são importantes e, em se tratando do meio acadêmico, fonte de produção do conhecimento, as primeiras são também essenciais.

O pensamento de esquerda é fundado na teoria e menos na prática. Como exemplo, veja os postulados de Marx, na grande maioria impossível de se realizar de forma concreta. Olha só a tese do trabalhador ser o detentor dos meios de produção; a total ausência do estado, nem mesmo como organizador social; a sociedade sem classes; e outras aberrações.

Quem pensa nisso está centrado no primeiro bloco, o das ciências culturais e, apesar de acreditarem em utopias, mesmo assim se auto denominam intelectuais. Esse título é bastante questionável. Sim, isso mesmo. Afinal o que define um intelectual? Seria uma filósofo PhD maior que um Nobel de química? De medicina? De física?

Uma coisa eu te garanto, o texto do filósofo gramaticalmente e esteticamente, com certeza, seria melhor que dos três últimos, embora eu prefira a leitura destes a daquele, por ser menos rebuscado, ser objetivo e concreto.

Eu citei um ex patrão que, formalmente só tinha 4o. ano primário, mas eu jamais o trocaria por um Pondé. Eu jamais trocaria o engenheiro Thomas Edison, que inventou a lâmpada de tungstênio e que construiu umas das maiores empresas do mundo, a GE ainda existente, considerando ainda as diversas funções, que uma construção dessa requer (função financeira, função produtiva, função comercial, função de marketing, função de investimentos, função de retorno, etc) e toda a complexidade técnica, por uma Marilena Chaui da vida.

Vivi e convivi com muitos empresários que realizaram obras gigantes empregando conhecimento, técnica, e tecnologia de ponta, porém à sua escolha e idealismo, muitos dos quais partindo de empresas de fundo de quintal e chegando a negócios sofisticados.

Quando ainda criança vi muitos políticos, das épocas dos palanques, muitos dos quais sobre carrocerias de caminhões, que eram finos no discurso e encantavam com isso o povo humilde. Se elegiam mas sem conteúdo prático administrativo, social, político.

Não estou aqui tecendo uma crítica à forma culta gramatical. Ela é requerida sim, mas intelectualidade passa, além desses fatores 'culturais', por uma camada de saber, sim, de saber fazer. De ciências exatas, físicas e biológicas; de uma parte das ciências humanas aplicadas.

Lelo Mig
Membro
# 12/jan/24 14:19
· votar


Pedro_Borges

Na boa Pedro, teu texto acima não faz nenhum sentido. Esquerda e Direita se opõem, principalmente, nos objetos de prioridades. A Esquerda possui um foco mais nas necessidades coletivas e a Direita mais nas liberdades individuais.

Não têm absolutamente nada a ver com o que você escreveu.

Wanton
Veterano
# 12/jan/24 14:21
· votar


Pedro_Borges
Nós temos dois segmentos no campo das ciências. O das ciências chamadas de culturais (filosofia, sociologia, antropologia, e outras gias.) e o das ciências aplicadas (engenharia, química, matemática, física, biológicas, economia, contabilidade, administração, arquitetura (esta combinando um pouco de cada).

De onde você tirou essa classificação?

O pensamento de esquerda é fundado na teoria e menos na prática.

De onde saiu isso?

apesar de acreditarem em utopias

Só asneira tirada do cu! Puta merda!

Wanton
Veterano
# 12/jan/24 14:26
· votar


Pedro_Borges

Cara, você é muito ignorante. Não tô te xingando, sério mesmo! É real! Você não sabe nada das coisas, só fala groselha! Você tem noção disso? Tem noção de que a gente sabe que você tá falando merda? Tem noção de que a gente vê que teu conhecimento é puro fingimento? Seja mais humilde, porra! Admita que não sabe das coisas. É muito mais honesto.

Wanton
Veterano
# 12/jan/24 14:40
· votar


Tem coisa que não dá para discutir. Tá errado. Ponto.

Pedro_Borges
Veterano
# 12/jan/24 14:58
· votar


Lelo Mig

Lelo, o meu texto não tem o condão de definir o que é esquerda ou direita, longe disso, mas apenas lançar um questionamento sobre o que é intelectualidade, termo indevidamente apropriado por uma casta do conhecimento humano.

Pedro_Borges
Veterano
# 12/jan/24 15:01 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Wanton

Quem és tu pra me dizer isso? Não passas de um obtuso!

Não consegue ser culto nem no xingamento.

Ao me destratar deveria, pelo menos, me remeter ao dicionário, mas falta-lhe vocabulário.

Lelo Mig
Membro
# 12/jan/24 16:22 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Pedro_Borges

"termo indevidamente apropriado por uma casta do conhecimento humano."

Não é indevidamente apropriado.

Pedro, de forma geral bem simplificada, poderíamos dividir os seres humanos em dois tipos: Os pragmáticos e os abstratos.

É bastante compreensível que a grande maioria dos integrantes do primeiro grupo busquem formação e atividade em áreas práticas e objetivas. E o segundo grupo em áreas filosóficas e do pensamento.

Sendo, de forma generalizada, que um intelectual é uma pessoa que se envolve em pensamento crítico, pesquisa e reflexão sobre a realidade da sociedade e que propõe soluções para os problemas normativos da sociedade, não é de se estranhar que existam muito mais intelectuais filósofos do que engenheiros. Portanto da área de humanas.

Não confunda intelectual com expertise ou cultura sobre determinado campo.

Você não irá encontrar um intelectual em mecânica e sim um expert em mecânica, um doutor, um especialista.

Você esta colocando no mesmo balaio coisas distintas.

Pedro_Borges
Veterano
# 12/jan/24 17:14 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Lelo Mig

Ok, Lelo, você foi cirúrgico. A questão é que o segundo grupo, se auto elege superior e isso não existe. Cada macaco no seu galho. É apenas uma divisão do conhecimento e não um supremacia.

Eu bato as vezes por essa questão de se acharem a última coca cola do deserto, sendo que não é. Mas eu seu o valor que tem a filosofia, sociologia e outras gias.

Eu além de ter tido muitas matérias de direito no meu curso, também ingressei na PUC-GO no curso de direito como portador de diploma, mediante uma prova de seleção. Por questões de agenda tive que interromper o curso. Tranquei e nunca mais voltei.

Na parte de introdução e fontes de direito, por exemplo, conhecemos o quão essas disciplinas são importantes e embrionárias do direito positivo. E é assim também para tantas outras áreas do conhecimento.

Eu pego no pé dos caras (por trollagem mesmo) porque os campos de trabalho ficam muito restritos ao meio acadêmico e à parte em relação ao modus operandi.

Lelo Mig
Membro
# 12/jan/24 18:00 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Pedro_Borges

"A questão é que o segundo grupo, se auto elege superior..."

Não cara, não se auto elege. E não é supremacia.

Vamos pegar como um exemplo, alguém fora de minha bolha, alguém que você aparentemente respeita e já trouxe aqui, o Pondé.

Independente de concordar ou discordar com suas opiniões, o objeto dele é levantar questões, soluções e entendimento sobre assuntos que um engenheiro (com exceções) não irá fazer. Ele não é superior ao engenheiro em termos de conhecimento mas ele é quem questiona o mundo onde o engenheiro vive.

Um "intelectual" normalmente é um palpiteiro que diferente de nós (que também palpitamos) estuda com profundidade a questão a ser debatida e, muitas vezes, propõe soluções para tal.

Karl Marx era um intelectual, Karl Popper também.

Olavo de Carvalho foi um imbecil que preencheu um espaço vago de intelectual da direita e ajudou a fuder a imagem que o direitista médio comum têm sobre o que é um intelectual.

Wanton
Veterano
# 12/jan/24 18:06 · Editado por: Wanton
· votar


Pedro_Borges
É apenas uma divisão do conhecimento

E nem isso você soube fazer. Há uma divisão entre ciência básica e aplicada, que refere-se ao que motiva a pesquisa. E há uma diferença entre naturais e humanas (culturais), que refere-se à natureza do objeto de estudo – e, consequentemente, aos métodos empregados. Isso no campo das factuais, porque ainda há as ciências formais. Isso, para ficar num nível bem introdutório.

O agrupamento que você fez não cabe em nenhuma dessas categoriais. Foi algo 100% tirado do cu.

Pedro_Borges
Veterano
# 12/jan/24 18:25
· votar


Lelo Mig

soluções e entendimento sobre assuntos que um engenheiro (com exceções) não irá fazer.

Lelo, não há razão para um sociólogo, estudioso do comportamento humano em grupos, se postar superior a um psicólogo, estudioso do comportamento humano individualmente e vice versa. O emprego do pensamento está presente em todas as ciências. Muda o objeto de estudo.

Wanton

Foi algo 100% tirado do cu.

Não cara, o meu é chique, chama-se orifício anal. As vezes o que sai vai pro papel, mas esse papel eu não trago pro OT. Sacou ou você prefere que eu veja se eu saco? (por trás, é claro).

Lelo Mig
Membro
# 12/jan/24 18:51
· votar


Pedro_Borges

"se postar superior a um psicólogo"

Mas onde um sociólogo se posta como superior a um psicólogo? Das classes que conheço a mais arrogante é a dos médicos e, ainda assim, estou tirando de meu rabo, de meu pequeno mundo de observações, já que não possuo nenhum dado estatístico para comprovar tal impressão.

Você possui dados da arrogância de sociólogos ou filósofos? Eu tenho é inveja de ser um leitor de merda perto de alguns deles, isso eu confesso.

Pedro_Borges
Veterano
# 12/jan/24 20:20
· votar


Lelo Mig
Mas onde um sociólogo se posta como superior a um psicólogo?

Eu não disse isso, se coube essa interpretação, corrijo-me. Apenas mostrei que não há prevalência de saber de um sobre o outro.

Mas aproveito para dar meu pitaco. O sociólogo, por se envolver nos estudos sobre o pensamento filosófico, as vezes tem essa pretensão e chegam a suspirar como donos da verdade.

Ressalvo que sou encantado pela ciência da sociologia, tenho vários livros em minha biblioteca. Minha área de interesse é sobre a pesquisa de opinião. A maioria dos sociólogo não gostam de estatística e acabam por não desenvolver-se nessa área.

O problema é que no meio do caminho deles surgiu o tal de Karl Marx. E aí esqueceram de tudo mais. Mas temos gatos pingados que não são marxistas. Tenho uma amiga, com a qual tenho mantido consultas nas áreas de pesquisa. Ela é supimpa. Mente aberta!

Já desenvolvi muitos trabalhos de avaliação de empresas, onde também era requerido a avaliação da marca e ela sempre me socorreu, tanto nos extratos, amostras, nos cálculos estatísticos e na assinatura do laudo conjunto. Ela não é besta, atua no mercado publicitário, a serviço do capital e fatura muita grana.

Wanton
Veterano
# 12/jan/24 22:05
· votar


Pedro_Borges
tenho vários livros em minha biblioteca

Dois.

A maioria dos sociólogo não gostam de estatística

De onde você tirou isso?

Minha área de interesse é sobre a pesquisa de opinião

Eu detesto. Não é implicância, não. As pessoas não têm opinião sólida sobre nada!

Mas temos gatos pingados que não são marxistas

Que bobagem! A maioria não é marxista.

Black Fire
Gato OT 2011
# 12/jan/24 22:22
· votar


Guia politicamente incorreto da sociologia.

Arioposto, o mestre do imposto.

Lucmac
Veterano
# 12/jan/24 23:52
· votar


Pedro_Borges

Viu como é complicado? Como somos traídos quando escrevemos?

Muito complicado. Alguns processos ficam encerrados por causa da falta de retorno da vitima. É muito bom que um governador se preocupe por isso e incorpore essas políticas.

Mas volto à pergunta — e não é "como a Rússia paga suas contas (risos!)" — para o senhor qual a punição um homem acusado de violência doméstica merece?

Black Fire
Gato OT 2011
# 13/jan/24 15:53
· votar


qual a punição um homem acusado de violência doméstica merece?


Virar deputado da bancada do agro.

Lucmac
Veterano
# 13/jan/24 17:13
· votar


Pedro_Borges

Mas aproveito para dar meu pitaco. O sociólogo, por se envolver nos estudos sobre o pensamento filosófico, as vezes tem essa pretensão e chegam a suspirar como donos da verdade.

Nunca vi isso. O que eu vi foram pessoas orgulhosas do que sabiam falando sobre o assunto. Esse negócio de não conseguir se orgulhar do que é causa essa inveja, que você aparenta sentir.

Lucmac
Veterano
# 13/jan/24 17:17
· votar


Não cara, o meu é chique, chama-se orifício anal. As vezes o que sai vai pro papel, mas esse papel eu não trago pro OT. Sacou ou você prefere que eu veja se eu saco? (por trás, é claro).

Jamais que isso é resposta decente para qualquer pretensão.

Pedro_Borges
Veterano
# 13/jan/24 21:12
· votar


Veja em 'Piadas e Anedotas'.

https://forum.cifraclub.com.br/forum/11/214845/p90#9523607

LeandroP
Moderador
# 13/jan/24 22:25 · Editado por: LeandroP
· votar


Pedro_Borges
mas falta-lhe vocabulário.

O correto, ou mais adequado, seria: falta-te vocabulário


[brincadeira, to pegando no seu p̶a̶u̶ pé]

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Mesa oval - Política e debates