Mesa oval - Política e debates

Autor Mensagem
Pedro_Borges
Veterano
# 26/jul/23 15:32
· votar


Lelo Mig

Você olha pra sua direita e só vê extremista, fascista, nazista. É o mesmo que a pessoa que olha pra esquerda e só vê comunismo. Ou eu posso chama-lo de esquerdista extremo comunista? Nunca o considerei assim, posso fazer daqui pra frente?

ejames
Membro Novato
# 26/jul/23 15:57
· votar


Pedro_Borges
Até você Lelo, com esse papinho vitimista? Pô meu, você eu tenho na minha conta mas noutra linha.

Papinho vitimista? Cara, não é sobre você concordar ou não. É fato que o caso dela se tornou símbolo para essas pautas, simples assim.

Porra, o cara abre tópico para debater e não faz o mínimo para interpretar algo simples...

Pedro_Borges
Veterano
# 26/jul/23 16:04 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Eu nunca me declarei bolsonarista e não sou, tanto que se assim eu fosse teria votado nele cegamente em 2022, a despeito de tudo que pesa sobre ele.

Bolsonaro pra mim é extremista, incompetente para a função executiva, despreparado para qualquer função política, um pseudo político, um arruaceiro, um miliciano, corrupto, um maníaco de quartel, enfim. Não o considero um ser de direita, mas apenas um oportunista.

Como ação ele prejudicou a direita brasileira, pois se apoderou de um momento em que havia um espaço deixado pela esquerda, e que não foi aproveitado por outros que não perceberam o momento. Prejudicou a representatividade democrática ao ocupar esse espaço. Sou um lutador pelo espaço da direita moderada, porque sou de ideologia capitalista, e fiquei contrariado com a presença dele Bolsonaro como intruso.

Quanto aos desmandos, atropelos e irresponsabilidades de sua gestão não vou citar porque já os enumerei aqui noutros tópicos e postagens.

No que diz respeito a Olavo de Carvalho eu vi falar dele, pela primeira vez, aqui no OT através do Black Fire, que citava muito ele e até defendia muitas de suas posições. Fui assisti a dois vídeos dele, em ambos não cheguei ao fim, pela quantidade de palavrões, algo inaceitável para um filósofo e pelas irritantes baforadas no cigarro.

Wanton

Se você estiver tirando foto abraçado em um PM desconhecido, usando uma bandeira do Brasil como capa: é bolsonarismo.

Ah, ah, que régua moral é essa! Você precisa bater um papo com um filósofo e com uma psicoterapeuta para quebrar esses bloqueios, esses landmarks criados pelo preconceito e a intolerância. Deixa eu te falar: coelho come não é só cenoura, não!

Pedro_Borges
Veterano
# 26/jul/23 16:06
· votar


o cara abre tópico para debater e não faz o mínimo para interpretar algo simples...

Ele está falando de tu, Makumba! Vai que o filho é teu!

Wanton
Veterano
# 26/jul/23 16:27
· votar


Pedro_Borges
régua moral

Moral? Não estou moralizando a questão. Para mim, bolsonarismo é um fenômeno cultural: um estilo argumentativo, uma coleção de gatilhos emocionais, uma estética peculiar.


Você precisa bater um papo com um filósofo

Sou amigo de alguns ex-colegas de curso. Ainda falo com eles de vez em quando, será que basta? Sabe que não há consenso sobre chamar o formado em filosofia de filósofo?


Olavo de Carvalho (...) algo inaceitável para um filósofo

Ele nunca foi filósofo. Olavo de Carvalho foi tão filósofo quanto João de Deus foi médico. E não conhecê-lo não blinda ninguém de ser olavista. As imbecilidades que Olavo propagava reverberaram no ambiente da direita sem a assinatura do velho. Aquele besteirol de dizer que não existia partido de direita no Brasil veio dele, entre tantas outras merdas que ainda são repetidas por aí.

ejames
Membro Novato
# 26/jul/23 16:53
· votar


Pedro_Borges
Ele está falando de tu, Makumba! Vai que o filho é teu!

Não foge não, o mandante foi você!

Pedro_Borges
Veterano
# 26/jul/23 16:58
· votar


Wanton
Sou amigo de alguns ex-colegas de curso. Ainda falo com eles de vez em quando, será que basta?

Não, você precisa conversar terapeuticamente.

makumbator
Moderador
# 26/jul/23 17:04
· votar


ejames
Não foge não, o mandante foi você!

Se aceitarem eu posso fazer uma delação e entregar o Pedro.

Pedro_Borges
Veterano
# 26/jul/23 17:20 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Wanton

Gustavo,

Eu me aposentei há quatro anos atrás. Tem em torno de um ano que uma quadrilha de supostos representantes de financeiras me ligam para conceder empréstimos consignados, tudo para tentar perpetrar fraudes. Já foram em torno de 400 ligações com a mesma proposta e sempre minha resposta é não. Não adianta bloquear os números pois cada ligação é uma linha diferente, uma instituição diferente, mas a maldita da proposta é a mesma.

Esse papinho de bolsonarismo e olavismo, seja direto ou indireto, consciente ou inconsciente seu parece é como um mantra e não adianta argumentar que você insiste nele. Parece que ganha dinheiro da esquerda para ficar repetindo e tentando implantar. Já não tem mais nenhum argumento, só isso. Samba de uma nota só.

Amiguinho, eu te chamava de petista e mesmo lulista e tu sempre rebatia, mas embora tu nunca nunca demostrou não ser, pois nunca vi uma crítica sua ao petismo e ao lulismo, mas mesmo assim respeitei seu posicionamento. Então, muda o discurso porque comigo isso não cola.

Eu sempre combati o petismo e a esquerda muito antes de ouvir falar em Bolsonaro e sempre vou continuar combatendo. É meu pensamento ideológico e não vou abandonar.

Pedro_Borges
Veterano
# 26/jul/23 17:29 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


No início do governo do Bolsonaro, eu abrir um tópico aqui perguntando se o termo bolsonarismo ia se tornar uma corrente ideológica, tal qual o peronismo na Argentina e todos desceram a lenha no meu lombo por considerar essa hipótese, inclusive os atuais usuários canhotas. Hoje esse termo é ícone, uma corrente ideológica e até mesmo filosófica, para eles. Eu até fechei o tópico e esses o procurei, mas parece que foi apagado. Como esses canhotas são contraditórios.

Bom, esse negócio de bolsonarismo é uma puta duma besteira. Se esse cara pular do prédio e surgir um político de direita mais direcionado ao centro, todos o seguirão. Só foram em direção ao Bolsonaro porque não tinha outro.

Os políticos que se dizem liberais, covardemente ficaram amontoados no centro, com medo de assumir uma posição mais à direita e não perceberam a oportunidade. Bolsonaro nesse ponto foi sagaz, só isso.

O ponto é que a direita, por ter sido a bandeira defendida pelos militares de 64, ficou estigmatizada e não teve ninguém de coragem para assumir o posto, trazendo para si uma posição moderada e com um discurso democrático. Foram um bando de bundas-mole. E outros queriam mesmo era ficar no centrão para se beneficiar das negociatas que vinham de um lado ou de outro.

Tem um radialista e publicitário aqui em Goiânia que sempre repete uma frase: no Brasil não existe direita e nem esquerda. Tem os que estão no poder e os que estão fora querendo entrar.

Pedro_Borges
Veterano
# 26/jul/23 17:33 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


makumbator
Se aceitarem eu posso fazer uma delação e entregar o Pedro.

Eu não comi ninguém, mas aquela irmã da Marielle, Anielle Franco é MILF. Eu pegaria, viu?

Usar símbolos nacionais é bolsonarismo, segundo o Gustavo.

E aqui ela fazendo o jota de Jair, tudo a ver!

Wanton
Veterano
# 26/jul/23 17:41 · Editado por: Wanton
· votar


Pedro_Borges
Não, você precisa conversar terapeuticamente.

Filósofo que banca o terapeuta não é bem visto na filosofia.


Já não tem mais nenhum argumento

Tenho centenas! Fenômenos culturais só são identificados como tais quando há abundância de evidências. A cultura de direita do Brasil não consegue mais se separar do bolsonarismo, se você não enxerga, é porque está vendo tudo isso de um lugar ruim: está completamente cercado por isso.


Amiguinho, eu te chamava de petista...

Não estou te chamando de bolsonarista, estou dizendo que algumas das suas falas têm essa origem. Veja bem, não estou me colocando em uma posição de superioridade moral, não sou imune a essas coisas. Lembro que, quando se debatia Paulo Freire, eu saia muito em sua defesa usando frases prontas da esquerda. Na verdade, eu não sei avaliar muito bem o legado de Paulo Freire, só sei que é uma figura importante da pedagogia e que é um intelectual brasileiro que é citado internacionalmente (pude constatar isso esses dias, quando achei citações a ele feita por gringos em um periódico europeu).


Eu sempre combati o petismo e a esquerda muito antes de ouvir falar em Bolsonaro

Não estou igualando as duas coisas, tá? Dá para ser de direita sem incorrer em bolsonarismos? Até dá, mas tem que se policiar bastante. A crítica de direita ainda é muito bolsonarista. Dificilmente o comentarista político que você gosta terá esse cuidado. Se você reproduzir a fala dele, poderá estar reproduzindo bolsonarismo, ainda que inadvertidamente.

Bolsonarismo é um um apelido para "fascismo brasileiro do século XXI", ok? É toda essa comoção moralista com a política, recheada de soluções simplórias e violentas, impulsionada pelas estéticas digitais - empacotadas em valores retrógrados diversos. Não tem nada a ver com a devoção à figura do Bolsonaro, mas tem muito a ver com as falas do Bolsonaro que eram aplaudidas pelo eleitorado dele.

Olhe no seu entorno, já disse isso para o Bruno. Olhe no grupo do WhatsApp, olhe na fala de parentes e amigos "de direita". De vez em quando, não escapa uma piadinha racista, não minimizam alguma pauta social, não estão dizendo que algum fulaninho merece morrer, não estão mandando carpir um lote? Há um imaginário moral que atiçou todas essas crenças.

Wanton
Veterano
# 26/jul/23 17:44 · Editado por: Wanton
· votar


Pedro_Borges
Usar símbolos nacionais é bolsonarismo, segundo o Gustavo.

Aí, você partiu para o modo "se fazer de tonto"

Eu dava bastante corda para o Evandro, só que o Evandro tem muita dificuldade de entender texto. Quando eu digo muita, é muuuuita mesmo! Ele é 100% troll porque não tem nenhuma capacidade para debater. Eu apenas evito interagir. Essa tua réplica é a cara do que um troll faz. Os símbolos nacionais foram cooptados pelo bolsonarismo, não há a menor dúvida disso, mas é muito fácil fazer a leitura desse uso a partir do contexto.

Mas deixa pra lá...

Dê uma olhada nesse vídeo aqui. Olha o que um isentão (como se nota no nome do canal) diz sobre o bolsonarismo, no contexto das eleições espanholas.



Pedro_Borges
Veterano
# 26/jul/23 18:49
· votar


https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2023/07/26/comite-da-o nu-denuncia-porta-giratoria-entre-justica-e-executivo-no-brasil.htm

Vejam isso. É um puxão de orelhas e serve para todos os lados. Leiam todo a matéria. É longa, mas vale a pena.

Pedro_Borges
Veterano
# 26/jul/23 19:09 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Wanton

O primeiro dos comentários do vídeo:

@joaokurumada5377

Assisti uma live da Manuela d'vila e ela contia afirmando que a esquerda continua errando ao ficar citando em tudo o Bolsonaro ???????? Mano vira a pagina pois vai dar.muito ruim, principalmente pq as coisas nao tao muito boa com gasolina cara,comida cara e a economia e quem manda no jogo. Fica a dica ai.

Vocês estão recriando um mito. Se continuar assim bolsonarismo vira febre mundial, ainda que com animosidade, e petismo lulismo não será sinônimo de nada. Para pra pensar.

Quanto ao conteúdo do vídeo, o cara só reproduz a fissuração que tomou conta do imaginário esquerdista. É a cara do Gustavo. Já sei donde ele tira suas ideias.

Outra coisa, se esse menino do Chile, Gabriel Boric tiver cabeça, e parece que tem, vai ser o líder da esquerda na AL e deixará os velhos chupando o dedo (Lula, Maduro, Ortega, Morales, Kirchinismo, etc. etc. ) e com uma noção clara e cristalina de democracia. Já deu mostras claras disso. Lula já se empenha em criticá-lo. Veja bem que ele não anda abraçado com essa turma e nem faz parte do famigerado Foro de São Paulo. E como diz os esquerdas daqui deste fórum, não tem "o peso da idade".

Wanton
Veterano
# 26/jul/23 19:33 · Editado por: Wanton
· votar


Pedro_Borges
Já sei donde ele tira suas ideias.

Mal acompanho esse canal que, definitivamente, NÃO É de esquerda. Eu tiro minhas ideias de vários cantos. Falo sobre fascismo há bastante tempo, apesar de não ser aficionado por conteúdos políticos. Comecei pela definição do Umberto Eco, há quase 20 anos, e já passei por muitas outras, mas eu refino essas impressões a partir da minha compreensão de cultura. Se você já notou, não dou muito valor ao indivíduo como produtor de ideias, tento mapeá-las de fora pra dentro.

Ah, o comentário que você citou é burro, porque confunde análise com estratégia. Analista não tem compromisso em ser estrategista.

Sobre o texto do Jamil Chade, o que tenho a dizer é que o combate à corrupção deve ser institucional, melhorando os mecanismos de gestão pública. Essa novela policialesca que a direita gosta é pura encenação pro gado aplaudir, nível Cidade Alerta. Aliás, o Cidade Alerta tem muito a ver com fascismo, mas fica pra próxima!

ejames
Membro Novato
# 26/jul/23 19:48
· votar


Pedro_Borges

Seu erro fundamental é continuar achando que o "bolsonarismo" é um fenômeno exclusivo do Brasil.

https://www.theguardian.com/commentisfree/2023/may/31/across-europe-th e-far-right-is-rising-that-it-seems-normal-is-all-the-more-terrifying

Pedro_Borges
Veterano
# 26/jul/23 19:48
· votar


Wanton
Sobre o texto do Jamil Chade

Viu umas das primeiras preocupações? A porta giratória entre o executivo e o judiciário? O conflito de interesses e falta de segregação. Pra você vê, o mundo já está de olho nisso. Aqui quando a gente mostra, aí vem a turma do "ah, mais isso é normal e tal e coisa..."

Pedro_Borges
Veterano
# 26/jul/23 19:56 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


ejames
Seu erro fundamental é continuar achando que o "bolsonarismo" é um fenômeno exclusivo do Brasil.

O erro de vocês foi transformar isso num fenômeno, percebe? Agora vai, fazer o quê? Nunca vi um direitista, por mais apoiador do Bozo que seja, usar esse termo. Foi vocês quem criaram e continuam alimentando.

Aliás, lá no meu tópico, que o Makumba vai ver se encontra entre os apagados, eu questionei se o termo ia virar alcunha e bandeira política, mas fui surrupiado ao ponto de ter que fechar o tópico. Mas não deu outra, a esquerda deu um jeito de criar a esfinge.

E você pensa que eu acho isso bom? Já dei minha opinião lá atrás. Então cobre de quem acha ou de quem difunde essa ideia.

ejames
Membro Novato
# 26/jul/23 20:10
· votar


Pedro_Borges
O erro de vocês foi transformar isso num fenômeno, percebe? Agora vai, fazer o quê?

Vocês quem? Quem elegeu o Bolsonaro foi a direita.

Nunca vi um direitista, por mais apoiador do Bozo que seja, usar esse termo. Foi vocês quem criaram e continuam alimentando.

Nunca viu? Pois é...
https://www.gazetadopovo.com.br/rodrigo-constantino/somos-todos-bolson aristas/

E você pensa que eu acho isso bom? Já dei minha opinião lá atrás. Então cobre de quem acha ou de quem difunde essa ideia.

Não tô discutindo o que você acha bom ou ruim, sua opinião acerca de X ou Y. A ascensão da extrema direita é um fenômeno mundial, que pega muita gente incauta como você que, cega por convicções, não enxerga o real perigo desse movimento.

O resto é resto, segue o jogo.

Wanton
Veterano
# 26/jul/23 20:11
· votar


Pedro_Borges
O erro de vocês foi transformar isso num fenômeno, percebe?

Você gostou do post do cara, mesmo. O fenômeno não passa a existir depois de nomeado, é o contrário: 1) ele existe, 2) a gente nota e 3) dá-lhe um nome. Não faça essa bagunça! Tá lá em Kant, já que você duvida dos meus conhecimentos em filosofia: "númeno" é a realidade em si e "fenômeno" é o que se manifesta.


Aqui quando a gente mostra, aí vem a turma do...

Não, cara. Você não pegou a dimensão do que a gente diz. Para nós, quando o povo da direita vem falar de judiciário, fica parecendo o papo de quem nasceu ontem! A esquerda critica o judiciário há muito mais tempo e tem uma visão bastante sofisticada nessa crítica. Tá até meio resignada quanto a possibilidade desse sistema melhorar. Para nós, quando o judiciário combate o fascismo, é praticamente um milagre acontecendo, porque o judiciário é muito fraco em fazer cumprir a CF88 quando se trata de pautas sociais.

Você verá gente criticando a classe social de origem dos juízes, por exemplo, o gênero, a cor; Verá críticas como essas, relativas à indicação; Verá críticas às candidaturas de juízes a cargos políticos; Verá críticas em processos de reintegração de posse etc. A esquerda é historicamente crítica ao Poder Judiciário.

Pedro_Borges
Veterano
# 26/jul/23 20:15 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


ejames

https://www.theguardian.com/commentisfree/2023/may/31/across-europe-th e-far-right-is-rising-that-it-seems-normal-is-all-the-more-terrifying


Tudo isso tem relação com o vídeo que eu postei sobre a Europa, mas... como sempre tudo que eu falo deve ser rechaçado mesmo sem antes fazer uma mínima reflexão... resultado, excluí o vídeo do canal. Depois da leitura dessa matéria do seu link, dá uma revisada naquele vídeo se tornaria interessante.

A questão migratória na Europa é ponto central nesse movimento.

ejames
Membro Novato
# 26/jul/23 20:22
· votar


Pedro_Borges
Tudo isso tem relação com o vídeo que eu postei sobre a Europa, mas... como sempre tudo que eu falo deve ser rechaçado mesmo sem antes fazer uma mínima reflexão... resultado, excluí o vídeo do canal. Depois da leitura dessa matéria do seu link, dá uma revisada naquele vídeo se tornaria interessante.

Tem relação sim. O problema é qual o teor e sob qual perspectiva o vídeo se refere. Não dá para saber.

Eu pesquisei frases do texto citado naquele vídeo. Só caiu em sites com teor bem fundamentalista cristão, conspirações, etc.

ejames
Membro Novato
# 26/jul/23 20:25
· votar


O problema é qual o teor e sob qual perspectiva o vídeo se refere. Não dá para saber.

O recorte parece bem xenofóbico. O texto que acompanha o recorte (não dá para saber se faz parte do resto do conteúdo daquele vídeo) é de teor extremamente alarmista.

Isso é puro suco da alt-right. Vide a muralha do Trump.

Pedro_Borges
Veterano
# 26/jul/23 20:27
· votar


ejames
Eu pesquisei frases do texto citado naquele vídeo. Só caiu em sites com teor bem fundamentalista cristão, conspirações, etc.


Eu também queria saber a origem inclusive para ter acesso às possíveis pesquisas que o fundamentaram mas ele veio limpo pelo WhatsApp.

ejames
Membro Novato
# 26/jul/23 20:30
· votar


Exemplos de onde encontra-se parágrafos completos daquele recorte:
http://omovimentogospel.blogspot.com/2010/02/comecou-o-apocalipse.html

https://www.icatolica.com/2015/03/o-crescimento-do-islamismo-no-mundo. html

http://missionariasarapavesi.blogspot.com/2010/04/um-chamado-urgente-a cao-todos-os.html

Atente-se pro que o Wanton uns posts atrás: reflita sobre seu círculo social, grupos de redes sociais, etc.

Pedro_Borges
Veterano
# 26/jul/23 20:32 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Quero registrar uma contradição do pessoal daqui.

O pessoal daqui diz que Lula fala merd4 por conta "do peso da idade". Lula critica fala do Gabriel Boric por conta da "falta do peso da idade".

Só me resta rir....

Pedro_Borges
Veterano
# 26/jul/23 20:36 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


ejames
Exemplos de onde encontra-se parágrafos completos daquele recorte:

Isso não muda nada. São esse movimentos que contribuem para o que está retratado no The Guardian.

E também achar frases parecidas não garante que ambos tem a mesma origem.

ProgVacas
Membro Novato
# 26/jul/23 20:47
· votar


Urge mesmo encontrar um termo novo, que tenha o mesmo significado... Direita chucra seria eufemismo, mas resume parcialmente esse bolsonarismo impregnado nos caras.

ejames
Membro Novato
# 26/jul/23 20:47
· votar


Pedro_Borges
Isso não muda nada. São esse movimentos que contribuem para o que está retratado no The Guardian.

Imigração não justifica a promoção do preconceito e xenofobia através da política.

E também achar frases parecidas não garante que ambos tem a mesma origem.

Veja direito. São parágrafos inteiros, os mesmos dados do vídeo, etc.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mesa oval - Política e debates