Reflexões sobre religião e cultura

Autor Mensagem
Wanton
Veterano
# 27/mai/23 12:08


Tá lá no livro dos cristãos:

"Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão"

Cristãos:

– O Caucaia vai vencer o Tocantinópolis, se Deus quiser.

Deizinho faz gol de bunda, cai de joelhos no chão apontando para o céu.


Olho e penso: esse povo é menos cristão do que eu. Que afronta!

Pedro_Borges
Veterano
# 27/mai/23 12:23
· votar


O coitado do goleiro que sofreu o gol não é filho de Deus.

ProgVacas
Membro Novato
# 27/mai/23 13:12
· votar


Deus não existe.

Tudo o que é composto em volta de algo que não existe e ninguém consegue explicar satisfatoriamente vira contradição.

Wanton
Veterano
# 27/mai/23 14:42 · Editado por: Wanton
· votar


Pedro_Borges
O coitado do goleiro que sofreu o gol não é filho de Deus.

E na guerra, que o maluco se benze pedindo proteção antes de abrir fogo contra o inimigo?


ProgVacas
Deus não existe.

Mas o comportamento independe da existência ou não de Deus. Há uma cultura cristã pautada por um livro cheio de regras. Crer em Deus é uma regra (independentemente dele existir ou não). Obedecer aos mandamentos de Deus é outra regra, da qual se depreendem mais regras.

A contradição que notei sequer exige a constatação da (in)existência de Deus. Ela é uma contradição interna, pois está no interior do sistema de crenças.

JJJ
Veterano
# 27/mai/23 15:41 · Editado por: JJJ
· votar


Wanton

É simples: quem o diz, não considera que seja "em vão". Ou não parou pra pensar que está burlando uma regra.

O pior são as blasfêmias. Mas não as temos em português. Você precisa ver os absurdos que existem em italiano, por exemplo. É "porco" isso, "porco" aquilo... um horror até pra quem não acredita. E é um povo quase 100% cristão (pelo menos era, até um tempo atrás).

ProgVacas
Membro Novato
# 27/mai/23 16:02 · Editado por: ProgVacas
· votar


Wanton

Mas o comportamento independe da existência ou não de Deus.

Toda a contradição que você referenciou depende justamente de se seguir algo que não existe e que possui interpretações diversas. Esse é o meu ponto. Jonas entende deus de um jeito diferente do JJJ, e assim de mim e de você. Não dá para ser coerente quando os comportamentos são determinados ancorados em um contexto como esse.

Lelo Mig
Membro
# 27/mai/23 16:08 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton

Não vejo muito por esta ótica não...

Se "benzer", pedir proteção a deus ou deuses é muito anterior a esta presepada cristã. O homem já pedia proteção à deus ou deuses desde que começou a olhar para o céu e se perguntar "quem fez essa poha toda?".

E ele sempre acreditou que deus estivesse ao seu lado, inclusive para matar alguém. Isso também não mudou. Até hoje a maioria das pessoas pensam assim, mesmo se substituirmos deus por uma ideologia.

Então, este tipo de conduta esta incrustrado em nosso DNA, mesmo num ateu como eu.

O cristianismo só tentou incorporar tudo que dizia respeito ao sobrenatural em sua cartilha para deter monopólio e poder.

Insufferable Bear
Membro
# 27/mai/23 16:18
· votar


Wanton
mas é em vão mesmo? isso pode ser enxergado como ritual, é o jogador sinalizando sua crença. Parte da prática religiosa é performática, oferecer um gol a deus pode ser explicado assim. "se deus quiser" é uma prece. cê tem que praticar religião para ser religioso.
religiosidade como uma experiência privada não é uma invenção muito nova não? o que diriam os gnósticos sobre tudo isso?

Lelo Mig
Membro
# 27/mai/23 16:32
· votar


Insufferable Bear

Além do que você falou, mesmo que encararmos somente pela ciência, dá para entender. Nosso cérebro tem uma verdadeira obsessão em fazer padrões, inclusive padrões absurdos.

Se um sujeito percebe, mesmo erroneamente, que a maioria das vezes que ele peida antes de jogar videogame ele ganha, ele vai peidar antes sempre, mesmo que não tenha lógica alguma, simplesmente porque seu cérebro irá "manda-lo" fazer isso.

O "ritual" transcende religiões.

Insufferable Bear
Membro
# 27/mai/23 17:04
· votar


Tudo o que é composto em volta de algo que não existe e ninguém consegue explicar satisfatoriamente vira contradição.
muito boa! rialto. parece algo que Neil DeGrasse Tyson diria pra parecer inteligente.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 27/mai/23 17:21
· votar


Wanton
Que afronta!

E é uma afronta MESMO!
Não é à toa que as TJs são tão diferentes das outras religiões, tanto nas doutrinas, como na aplicação das mesmas como povo!

Insufferable Bear
Membro
# 27/mai/23 17:39
· votar


o único que dou atenção quando fala de religião aqui no OT é o BF. única pessoa que vi com saco pra ler aqueles filósofos medievais chatíssimos.

makumbator
Moderador
# 27/mai/23 17:45
· votar


Insufferable Bear
única pessoa que vi com saco pra ler aqueles filósofos medievais chatíssimos.

E leu todas as 34 obras de cada um deles!

ProgVacas
Membro Novato
# 27/mai/23 18:08
· votar


Insufferable Bear

O que eu escrevi não foi para parecer inteligente. Mas para mim é muito lógico que se considere contraditório um universo calcado em um ser sobrenatural com múltiplas interpretações. Você não pensa assim?

Insufferable Bear
Membro
# 28/mai/23 14:37
· votar


ProgVacas
desculpa, mas eu li com a voz do DeGrasse Tyson e parecia que você tava provocando os religiosos do fórum.
meio simplista, não? eu diria que tudo na nossa cultura é baseado em mitos e coisas que não existem, não podem ser explicadas e levam à contradição.

eu pensei por muito tempo que era um objetivista, mas fui seduzido pela lábia dos pós-modernistas baderneiros nos últimos tempos. não tenho opinião concreta sobre cristianismo, mas não quero cometer erros que já cometi no passado.
inclusive, essas discussões sobre religião eram o arroz com feijão das discussões no OT. quem procurar vai me ver xingando o bruno por volta de 2008, vocês não foram os primeiros.

Pedro_Borges
Veterano
# 28/mai/23 14:45
· votar


Insufferable Bear

Em 2008 qual era o teu Nick?

Insufferable Bear
Membro
# 28/mai/23 15:14
· votar


Pedro_Borges

não quero dizer e sim, é porque eu tenho vergonha

Insufferable Bear
Membro
# 28/mai/23 15:14
· votar


mas eu tive uns 5 na época

Lelo Mig
Membro
# 28/mai/23 15:17
· votar


"não quero dizer porque eu tenho vergonha"

Um deles era slashfoda!

makumbator
Moderador
# 28/mai/23 17:37
· votar


Lelo Mig

Ele era o famoso cliente da Brasfrete!!!

Pedro_Borges
Veterano
# 28/mai/23 17:50
· votar


mas eu tive uns 5 na época

Pra quê regras?

Insufferable Bear
Membro
# 28/mai/23 18:02
· votar


Lelo Mig
e o akan e o vinicius augusto. consegue descobrir os outros dois?

Viciado em Guarana
Veterano
# 28/mai/23 18:05
· votar


Insufferable Bear
Tá, mas você leu os três volumes do Capital?

Lelo Mig
Membro
# 28/mai/23 20:47
· votar


Insufferable Bear

"consegue descobrir os outros dois?"

Prof Grosélio e Scrutinizer

Insufferable Bear
Membro
# 28/mai/23 21:41
· votar


Viciado em Guarana

não, mas eu comprei pra decorar minha estante

ejames
Membro Novato
# 28/mai/23 21:56 · Editado por: ejames
· votar


Lelo Mig
slashfoda

Li recentemente o tópico por curiosidade dessa figura histórica do fórum, por um momento pensei "caralho, como alguém pode cair num golpe tão idiota?". Mas aí vejo hoje o cenário de Blaze, curso pra ficar milionário, robô de pix e etc, entra naquela história: se antes o otário precisava encontrar o malandro, a internet funcionou como uma ponte para que eles nem precisem sair de casa mais.

ProgVacas
Membro Novato
# 28/mai/23 23:31
· votar


Insufferable Bear

meio simplista, não?

Não é simplista, mas é simples.

eu diria que tudo na nossa cultura é baseado em mitos e coisas que não existem, não podem ser explicadas e levam à contradição.

Não consegui acompanhar... Nossa comida típica brasileira, por exemplo, relacionada às diferentes culturas, encaixa-se nesse seu conceito de que forma?

Wanton
Veterano
# 29/mai/23 01:13
· votar


JJJ
O pior são as blasfêmias.

Não consigo imaginar um deus tão cheio de atributos positivos que possa se incomodar com ofensas tão banais. Até o ser humano é capaz de se treinar para tolerar xingamentos sem se ofender. Mas italiano é desbocado mesmo! Tudo católico!


Lelo Mig
E ele sempre acreditou que deus estivesse ao seu lado, inclusive para matar alguém.

As batalhas da antiguidade são retratadas assim, né? É o "meu deus" contra o "teu deus". O problema é que o deus dos cristãos não coexiste com outros deuses, é um deus só. Ele é o deus do que desfere o golpe e do que toma a machadada na fronte.

Se um sujeito percebe, mesmo erroneamente, que a maioria das vezes que ele peida antes de jogar videogame ele ganha, ele vai peidar antes sempre

Skinner chama de comportamento supersticioso. O curioso é que esse princípio é tão básico que foi observado até em animais como pombos (o velhinho curtia pombos).


Insufferable Bear
mas é em vão mesmo?

É a sensação que me dá, por isso comecei o tópico com aquele post. Mas não sei como é a política divina de suporte às picuinhas dos fiéis. Pedir a ajuda de Deus para vencer um jogo de futebol me parece algo extremamente frívolo, a menos que Deus curta o esporte (deve odiar o Vasco).


Jonas Kahnwald
Não é à toa que as TJs são tão diferentes das outras religiões

Os TJ pedem algo para Deus?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 29/mai/23 01:50
· votar


Wanton
Jonas Kahnwald
Não é à toa que as TJs são tão diferentes das outras religiões
Os TJ pedem algo para Deus?


Se fazemos orações a Deus? Claro! Mas também sabemos que Deus só responde orações sinceras e que pedem algo que esteja de acordo com a vontade dele. A própria bíblia dá alguns exemplos de orações que não merecem ser ouvidas, como a de um marido que bate na esposa, por exemplo!

Lelo Mig
Membro
# 29/mai/23 02:19 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton

"O curioso é que esse princípio é tão básico que foi observado até em animais..."

Sim, é necessário para a evolução. A maioria das pessoas têm mania de achar que o cérebro só faz coisas "brilhantes" mas um monte de coisas são apenas observação e repetição de padrões, porque é necessário muita definição rápida, que não pode esperar um processo demorado de "raciocínio".

Estes mesmo padrões que nos levam a "inteligência" em termos evolutivos, são responsáveis por um monte de paranoias e devaneios, como contar azulejo de banheiro, só pisar no piso claro ou escuro, entrar com pé direito, obsessão com números e outros comportamentos, que se não cuidar, se transformam em comportamentos doentios, T.O.C, e etc.

Fanáticos, em geral, incorporam muito dessa lógica; observe que tanto o fanático religioso, quanto fanático por futebol, são cheio de "superstições" e ritualísticas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Reflexões sobre religião e cultura