Sobre coisas ditas sem raciocinar

Autor Mensagem
Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 10/jan/23 23:56


Sabem aquelas palavras, expressões, frases, ditos populares e afins, que por vezes ganham conotações equivocadas/imprecisas/incompletas ou que simplesmente são repetidas como mantra sem que se pare pra refletir seu verdadeiro significado/propósito?

Então, aqui é o lugar OFICIAL pra relatarmos e discutirmos sobre esses fenômenos relativamente comuns na sociedade

Eu começo: a "oração do Pai - Nosso"

As pessoas erram por

1) achar que precisam repetir palavra por palavra da oração toda vez para que a mesma tenha valia
2) não param pra pensar que pedem que o nome de Deus seja santificado, ao mesmo tempo em que desconhecem/desprezam esse nome
3) pedem que a vontade de Deus seja feita na Terra, e que o reino de Deus venha para realizar tal feito, mas acham que vão pro céu quando morrerem

Dissertem

JJJ
Veterano
# 11/jan/23 08:42
· votar


Bom, falando por mim... Eu rezo o Pai Nosso (com ou sem a Ave Maria, dependendo do caso), sempre que acho necessário. Não tenho dia/hora marcada. Rezo quando me sinto na obrigação de agradecer ou me desculpar ou quando preciso de uma ajuda séria (não peço bobagens). E quando rezo, "mastigo" cada palavra, nunca repito igual papagaio. Eventualmente, acrescento coisas (por exemplo, para agradecer algo). Também não rezo o "terço", porque acho que uma vez bem rezado, basta.

Pedro_Borges
Veterano
# 11/jan/23 08:56
· votar


Escuta mas o tópico diz respeito a qualquer frase automática clichê dita sem racionar como resposta ou não a alguém?

Insufferable Bear
Membro
# 11/jan/23 09:21 · Editado por: Insufferable Bear
· votar


o meu preferido é "ópcêvê" (tradução: olhe para você ver)

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 11/jan/23 10:12 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


Pedro_Borges
Escuta mas o tópico diz respeito a qualquer frase automática clichê dita sem racionar como resposta ou não a alguém?

exatamente, pode ser frase clichê, pode ser só uma palavra, pode ser um ditado popular, etc etc etc...
e vc tbm pode comentar o que pensa a respeito do exemplo que eu ou outos colegas deram

Insufferable Bear
o meu preferido é "ópcêvê" (tradução: olhe para você ver)

muito bom os mineirismos

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 11/jan/23 10:16
· votar


JJJ
Rezo quando me sinto na obrigação de agradecer ou me desculpar ou quando preciso de uma ajuda séria
"mastigo" cada palavra, nunca repito igual papagaio. Eventualmente, acrescento coisas

é um bom ponto que vc nao ora sem pensar, e que o faz com um objetivo, não apenas para "cumprir tabela"
mas um pergunta sem intenção de soar crítico: quando você precisa orar sobre um assunto específico, não seria melhor fazer uma oração mais específica também?

Black Fire
Gato OT 2011
# 11/jan/23 10:21
· votar


Gostaria de alertar que esse tópico é só propaganda de testemunhismo de Jeová disfarçado de assunto nada a ver.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 11/jan/23 10:27
· votar


Black Fire
iai, já conseguiu mudar a interpretação da bíblia dos presbiterianos ou criou a igreja do evangelho segundo BF?

JJJ
Veterano
# 11/jan/23 17:12
· votar


Jonas Kahnwald
não seria melhor fazer uma oração mais específica também?

Sim, claro. Eu meio que "converso", imaginando que, se eu creio na onisciência divina, serei ouvido (não necessariamente atendido, aí são outros 500). A oração "pronta" é um arcabouço. Importante, óbvio, dentro da fé cristã, mas que pode ser estendida.

Mas veja bem: isso sou eu. Não há dogmas católicos aqui. Embora eu creia que não esteja fazendo nada que o Vaticano desaprovasse, até onde eu sei.

JJJ
Veterano
# 11/jan/23 17:14
· votar


Black Fire
esse tópico é só propaganda

Ainda que seja. Estamos precisando de um pouco mais de profundidade (e verdade!), além do "Deus, pátria, família"...

makumbator
Moderador
# 11/jan/23 17:44
· votar


JJJ
além do "Deus, pátria, família"...

... e amigos


Pronto, agora está mais profundo e diverso.

Wanton
Veterano
# 11/jan/23 17:58
· votar


Estudei em escola de freira por um ano e meio. Rezava essas coisas aí sem saber sequer o significado de uma frase. Era quase como cantarolar uma música em um idioma desconhecido.

No hino nacional, rola muito isso, né? Mas a pior parte do hino é a desafinação coletiva na palavra "mãe", o glissando mais horrível já produzido.

makumbator
Moderador
# 11/jan/23 18:02 · Editado por: makumbator
· votar


Wanton
Estudei em escola de freira por um ano e meio.

Apanhava muito?

Estudei em colégio de freiras ultra rígidas no nordeste (e isso nos anos 80). Tirando uma ou duas que eram legais, a maioria parecia saída da Gestapo.

Wanton
Veterano
# 11/jan/23 18:25
· votar


makumbator
Estudei em colégio de freiras ultra rígidas no nordeste (e isso nos anos 80). Tirando uma ou duas que eram legais, a maioria parecia saída da Gestapo.

Mesma coisa comigo! Nordeste, anos 80 e freiras da Gestapo.

makumbator
Moderador
# 11/jan/23 18:29
· votar


Wanton

Hahaha! Pois é!

Black Fire
Gato OT 2011
# 11/jan/23 18:43
· votar


JJJ
O aviso tá dado, se alguém ler, cair no conto e depois morrer pq precisou de transfusão de sangue não pode fazer pq um grupo doidão nos EUA, que se acham porta-vozes de Jesus Cristo, escreveu numa revistinha que transfusão é contra a Lei de Deus (contrariando tudo o que está escrito nas epístolas de Paulo), não quero reclamações;

JJJ
Veterano
# 11/jan/23 18:51
· votar


Black Fire

Relaxa, ninguém vai se converter aqui.

megiddo
Membro
# 11/jan/23 19:15
· votar


ih, capaz de Wanton e makumbator se conhecerem desde o tempo de meinha.

makumbator
Moderador
# 11/jan/23 19:17
· votar


megiddo
desde o tempo de meinha.

Vai ver ajoelhamos no milho saído da mesma saca.

Pedro_Borges
Veterano
# 11/jan/23 19:25
· votar


Sobre coisas ditas sem raciocinar

Uma das que mais me irrita: já sei onde você quer chegar.

makumbator
Moderador
# 11/jan/23 19:30
· votar


Pedro_Borges
já sei onde você quer chegar.

Se for a mulher no GPS que falou isso, aí tudo bem.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 12/jan/23 07:25
· votar


Pedro_Borges
já sei onde você quer chegar.
pq ela é dita sem raciocinar?

Black Fire
contrariando tudo o que está escrito nas epístolas de Paulo
Ah é? Mas nao foi o mesmo Paulo que ordenou que os cristãos se abstivessem de sangue?
Deve ser outro Paulo então...

JJJ
Eu meio que "converso", imaginando que, se eu creio na onisciência divina, serei ouvido (não necessariamente atendido, aí são outros 500).

É isso mano. O que Jesus queria quando fez a "oração modelo" era dar uma base sobre quais coisas deveríamos/poderíamos orar. É só pensar o seguinte: Deus quer que sejamos amigos dele, certo? Vc conversaria com um amigo de forma mecânica e decorada? provavelmente não, então com Deus é a mesma coisa, devemos conversar, com respeito é claro, mas como conversaríamos com o amigo mais achegado, falando o que está em nosso coração, e não palavras decoradas como um mantra

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 12/jan/23 07:28
· votar


Black Fire
28) Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não impor a vocês nada além das seguintes exigências necessárias:
29) Abster-se de comida sacrificada aos ídolos, do sangue, da carne de animais estrangulados e da imoralidade sexual. Vocês farão bem em evitar essas coisas. Que tudo lhes vá bem.

Atos 15:28,29

Briga aí com a bíblia. (P.S usei a Versão Nova Internacional, pra vc ver como a nossa bíblia não é necessária para explicar nossos dogmas, ao contrário do que vc imagina)

JJJ
Veterano
# 12/jan/23 08:05
· votar


Jonas Kahnwald

É só nesse trecho aí que fala sobre isso? Pergunto de boa, não pra criar caso.

Porque me parece meio... pouco... Esse "do sangue, da carne de animais" não pode se referir a beber - ou usar em preparações - o sangue dos animais? Essa vírgula aí, se transformada em um "e", deixaria o sentido bem específico e nada a ver com a interpretação de transfusão (até porque isso nem existia nos tempos bíblicos).

A crítica a esse dogma é ser algo muito importante, baseado em algo, aparentemente, tão raso. A menos que haja outras partes da Bíblia confirmando inequivocamente esse dogma...

Pedro_Borges
Veterano
# 12/jan/23 08:13 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Jonas Kahnwald
já sei onde você quer chegar.
pq ela é dita sem raciocinar?


Porque ela é dita com precipitação sem de fato saber o que o interlocutor vai concluir. Normalmente você fazendo uma explanação preliminar para ilustrar o raciocínio (introdução) e a pessoa já acha que tem a "conclusão", sendo que você sequer passou pelo "desenvolvimento". Sempre que uma pessoa fala isso pra mim eu paro e peço então a ela para desenvolver e concluir por mim. O resultado? Ela fica parada sem graça igual o cachorrinho latidor do fusca em movimento, quando ele para.

Wanton
Veterano
# 12/jan/23 08:40
· votar


Jonas Kahnwald
do sangue

Se desenvolverem um substituto sintético para o sangue, rola uma transfusão?


JJJ
Essa vírgula aí

Até porque não existia vírgula naquele tempo.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 12/jan/23 08:59 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


Wanton
Se desenvolverem um substituto sintético para o sangue, rola uma transfusão?


Nunca pensei nisso, mas de bate-pronto, e se o que vc está querendo dizer é que um componente sem nenhuma origem humana/animal e completamente sintético, creio que poderia, sim.

A questão sobre a proibição do sangue, além de saúde (nos tempos bíblicos ingeriam carne com sangue e isso não é saudável) é que ela envolve o que o sangue representa (para Deus): a vida. Como Deus é o dador de toda a vida, e ordenou a abstenção do sangue, ingeri-lo significaria desprezar essa soberania de Deus.

JJJ
minha resposta a vc complementará o que disse ao Wanton

É só nesse trecho aí que fala sobre isso?
Essa vírgula aí

Genesis 9:4
Somente não comam a carne de um animal com seu sangue, que é a sua vida.
Levítico 7:26
“‘Onde quer que morarem, não comam nenhum sangue, seja de ave, seja de animal.
Levítico 17:10
“‘Se algum homem da casa de Israel ou algum estrangeiro que mora entre vocês comer o sangue de qualquer criatura, eu certamente me voltarei contra aquele que comer o sangue, e o eliminarei dentre seu povo.
Deuteronômio 12:23
23 Apenas esteja firmemente decidido a não comer o sangue, porque o sangue é a vida; não coma a vida junto com a carne.

Primeiramente, antes que alguém argumente isso, sim essas orientações estavam ligadas à lei mosaica que foi abolida quando Cristo chegou à Terra, porém, quando algo é considerado proibido tanto antes de Cristo como depois de cristo, é pq este é um assunto sério para Deus.
Exemplo: a imoralidade sexual era condenada na lei mosaica e continuou a ser condenada após a vinda de Cristo

Agora sim, analisando os textos, fica claro que o motivo para Deus proibir a abstenção de sangue, é que para Deus, o sangue representa a vida do ser vivo. Portanto não faria sentido evitar sangue via oral, mas administrá-lo via intravenal...

Black Fire
Gato OT 2011
# 12/jan/23 09:25
· votar


29) Abster-se de comida sacrificada aos ídolos, do sangue, da carne de animais estrangulados e da imoralidade sexual. Vocês farão bem em evitar essas coisas. Que tudo lhes vá bem.

Do contexto se compreende perfeitamente que a proibição de comer sangue era circustancial, pra não causar escândalo, é a mesma lógica da comida sacrificada aos ídolos, basta uma analogia com a Carta aos Coríntios para desmontar essas doideras jeovóides:

"8 Agora, sobre os alimentos oferecidos a ídolos:a sabemos que todos nós temos conhecimento.b O conhecimento enche a pessoa de orgulho, mas o amor edifica.c 2  Se alguém pensa que conhece alguma coisa, ainda não conhece como deveria. 3  Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido por ele. 4  Quanto a comer alimentos oferecidos a ídolos, sabemos que o ídolo não é nadad no mundo,* e que não há outro Deus, senão um só.e 5  Pois, embora haja os que são chamados deuses, quer no céu, quer na terra,f assim como há muitos “deuses” e muitos “senhores”, 6  para nós há realmente um só Deus,g o Pai,h de quem procedem todas as coisas, e nós existimos para ele;i e há um só Senhor,j Jesus Cristo, por meio de quem são todas as coisas,k e nós existimos por meio dele. 7  No entanto, nem todos têm esse conhecimento.l Mas alguns, devido à familiaridade que tinham com os ídolos, comem o alimento como algo sacrificado a um ídolo,m e a consciência deles, que é fraca, fica contaminada.n 8  Mas o alimento não nos aproximará de Deus;o não seremos piores se não comermos, nem melhores se comermos."

Basta ter dois neurônios e fazer a analogia.

Porém, é óbvio que não espero isso do Jonas, fazer a analogia e a leitura coerente, pra quem está nessa seita maldita significa simplesmente desassociação, basicamente o mano ia ser considerado maldito pelos amgos e parentes.

Só lamento e deixo o alerta: não entrem nessa, depois que entra você é obrigado a pensar e agir a partir da leitura de artigos de uma revistinha capenga e mal traduzida que parece uma Reader's Digest pra crente.

JJJ
Veterano
# 12/jan/23 09:28
· votar


Wanton
Se desenvolverem um substituto sintético para o sangue, rola uma transfusão?

Eu lembro que alguns TJ participavam ativamente na criação de algo como um "sangue artificial"... Li isso em algum lugar, muito tempo atrás.

Jonas Kahnwald
o sangue representa a vida do ser vivo. Portanto não faria sentido evitar sangue via oral, mas administrá-lo via intravenal...

Tá... mas no caso da transfusão, é uma doação consciente... Doar o sangue a seu irmão seria, assim, literalmente "doar a vida a seu irmão". Aparentemente bem cristão, na verdade!!!

Pedro_Borges
Veterano
# 12/jan/23 09:42 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Jonas Kahnwald
Portanto não faria sentido evitar sangue via oral, mas administrá-lo via intravenal...

Não sou um conhecedor da bíblia, comecei estudá-la numa ocasião, mas não gostei do estudo e parei. Portanto, não tenho autoridade nenhuma para discuti-la, mesmo porque eu adotei não ter nenhuma religião e considerar apenas a ligação direta a Deus. É por essa razão que sempre que há discussão religiosa aqui no forum eu não participo.

Quanto a afirmação acima, consumir o sangue via oral estaria matando-o e transformando-o em dejetos, mas via intravenal ele estaria apenas mudando de corpo e continuando vivo. Isso a priori não estaria contrario ao preceito bíblico, não?


a imoralidade sexual era condenada na lei mosaica e continuou a ser condenada após a vinda de Cristo

Jonas, quando eu fiz críticas à Anitta devido ao comportamento dela, sobretudo naquilo que passa ao público, seja em apresentações ou mesmo em opiniões, se propondo inclusive a ser um exemplo, você me deu uma capinada cruel. Você teria esquecido dos preceitos bíblicos?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre coisas ditas sem raciocinar