Sobre coisas ditas sem raciocinar

Autor Mensagem
Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 12/jan/23 09:43
· votar

Black Fire
Do contexto se compreende perfeitamente que a proibição de comer sangue era circustancial, pra não causar escândalo,

Ahammmm bem circunstancial... Juntamente com a imoralidade sexual né???

ProgVacas
Membro Novato
# 12/jan/23 10:13
· votar

Pedro_Borges

Cara, quando você ataca Anitta está sendo apenas misógino. Relaxa. Pega nada na sociedade.

Pedro_Borges
Veterano
# 12/jan/23 10:35 · Editado por: Pedro_Borges
· votar

misógino

Isso deveria ser alegado por uma mulher, se fosse o caso. Você alegando isso parece um viadinho querendo agradar as "amigas".

JJJ
Veterano
# 12/jan/23 10:48
· votar

Pedro_Borges

"São chamadas de misóginas as pessoas que têm ódio ou horror às mulheres".

Pedro_Borges
Veterano
# 12/jan/23 11:12
· votar

JJJ
"São chamadas de misóginas as pessoas que têm ódio ou horror às mulheres".

Pois é, e nunca é meu caso. Rsrsrs

ProgVacas
Membro Novato
# 12/jan/23 12:31
· votar

Pedro_Borges

Não se trata de ódio a todas as mulheres, se for direcionado a apenas uma, só porque ela é mulher, é misoginia também. Você pode ficar bravinho comigo, e usar a orientação sexual de forma pejorativa, para não "avançar no submundo do politicamente correto", mas um misógino não odeia todas as mulheres, necessariamente, nem mesmo uma porção dela. Ele pode odiar apenas uma.

Você tem tendência a odiar mulheres, se elas forem de esquerda é quase certo. Não sei se é antigo, mas a última palavra para ser gadu é da esposa.

Pedro_Borges
Veterano
# 12/jan/23 16:37 · Editado por: Pedro_Borges
· votar

ProgVacas
Você vive o tempo todo para me estereotipar com tudo. Seu falo de um negro, não pela sua cor, mas pelo seu caráter, lá vem tu dizer que é racismo, mesmo eu sendo um dos que mais tem se manifestado contra o racismo neste forum. Se eu falo de uma mulher por conta de sua futilidade e vulgaridade, pronto é misoginia.

Acho que se eu falar do Lula, porque ele é um ladrão da pior espécie, pronto, é xenofobia porque ele é nordestino. De tanto eu bater em ti por conta de teus desequilíbrios e ideias furadas, pronto, é bem provável que venha me chamar de homofóbico.

Você é muito é preconceituoso, fica buscando enquadrar os outros naquilo que você é e dá uma de politicamente correto, sem perceber que apenas tá se demonstrando um hipócrita.

Tu tá de recesso escolar, tá com tempo. Vai limpar o quintal de casa. Se não mora em casa, vai ajudar tua esposa nas tarefas de casa. Pega o balde e vai lavar os banheiros.

brunohardrocker
Veterano
# 12/jan/23 18:14
· votar

Pedro_Borges

O ProgVacas é hipersensível. Ele entende que está realmente defendendo as causas justas com esse tipo de rasteira.

Wanton
Veterano
# 12/jan/23 18:19
· votar

ProgVacas
Pedro_Borges
misógino

Interessante essa discussão ter caído logo nesse tópico. Não digo isso por acreditar que vocês não raciocinem, vocês raciocinam muito bem! Minha hipótese é que o impasse de vocês vem das circunstâncias do pensar de cada um.

Há uma lacuna geracional de quase vinte anos separando os dois. A lacuna fica ainda maior se considerarmos que o mais jovem é progressista e o mais velho é conservador. Isso afeta demais a percepção sobre os fatos.

A verdade é que nos encaixamos muito bem nas caixas geracionais. A nossa moral, no modo automático (sem raciocinar), faz juízo sobre certos padrões de comportamento a partir da sua época de formação.

O paradigma moral das gerações mais recentes substitui gradualmente o paradigma moral das gerações antecedentes. Isso se expressa na cultura popular, nas leis e nos juízos individuais. Só que as gerações mais antigas não somem antes de serem superadas. A capacidade e a disposição das pessoas para mudar vão diminuindo, até porque deve ser um saco ter que se reinventar o tempo todo.

Pedro_Borges, a tua batalha contra as Anittas está perdida. As mulheres reverteram o jogo da objetificação e estão capitalizando como nunca em cima disso. Isso é ótimo, porque, apesar de dominarem o jogo pelas regras de antes, os homens eram muito mais inseguros. O puritanismo não volta mais! A tendência que vai substituir a Anitta (que é millenial) subverte os padrões de objetificação, tolerando novos modos de ser socialmente bem vista.

ProgVacas, não faz sentido esperar que a geração do Pedro mude. O desafio é arranjar meios para acolhe-los apesar do abismo moral intergeracional que foi criado. A superação dos paradigmas às vezes são atabalhoadas e o diálogo com olhares de outros tempos pode ser proveitoso, nem que seja para reafirmar as mudanças que foram feitas. O que não dá para tolerar é o reacionarismo das novas gerações.

JJJ
Veterano
# 12/jan/23 19:57 · Editado por: JJJ
· votar

Wanton

Cara, vou ter que discordar um tanto... Primeiro que eu sou da geração do Pedro e penso diferente dele em várias coisas. Segundo, que a geração anterior à nossa (minha e do Pedro) é a de Woodstock! Puta que pariu, mais liberdade sexual, lisérgica e tudo mais que você imaginar do que aquilo, não tem... Drugs, sex, rock and roll, baby! E tinha um monte de gente careta, mesmo naquela geração.

Então, acho que a coisa é mais pessoal do que geracional.

makumbator
Moderador
# 12/jan/23 20:11 · Editado por: makumbator
· votar

Wanton
Há uma lacuna geracional de quase vinte anos separando os dois. A lacuna fica ainda maior se considerarmos que o mais jovem é progressista e o mais velho é conservador. Isso afeta demais a percepção sobre os fatos.

Com certeza! Já expressei opinião parecida sobre essa questão aqui no fórum. É preciso compreender que mesmo que o tempo mude, as pessoas de outras eras não necessariamente vão mudar (a gente inclusive).

Esses dias estava pensando sobre minha avó paterna, que nasceu em 1919 (ela faleceu em 2003). Imagine se ela tivesse vivido até os 100 anos, ou seja, 2019? Como uma pessoa nascida no início do século XX (e portanto criada por pessoas nascidas no fim do século XIX) iria ver o mundo de hoje?

JJJ

Numa coisa eu discordo do Wanton, sobre esse lance de puritanismo não voltar mais. Não sei. Essas coisas vão e voltam. Pode ser que retorne sim (não exatamente como uma nova era vitoriana, mas com sexualidade mais contida que hoje).

brunohardrocker
Veterano
# 12/jan/23 20:16
· votar

JJJ
Woodstock! Puta que pariu, mais liberdade sexual, lisérgica e tudo mais que você imaginar do que aquilo, não tem... Drugs, sex, rock and roll, baby!

Tu acha que aquela merda iria durar muito até descobrirem que o mundo não é assim?
Sobrou o que era bom no meio daquele hedonismo todo: a música.

JJJ
Veterano
# 12/jan/23 20:23
· votar

makumbator
com sexualidade mais contida que hoje

Mas hoje já é mais contida. Houve períodos muito mais "libertinos". A coisa é meio cíclica, não linear e apontando numa direção específica, no que diz respeito a comportamento humano.

brunohardrocker
Tu acha que aquela merda iria durar muito até descobrirem que o mundo não é assim?

Bom... Eu jamais classificaria como "merda". Era mais uma fantasia, uma ilusão de que o mundo pudesse ser pautado por paz e amor. Mas, de fato, o mundo não é assim...

Filippo14
Veterano
# 12/jan/23 20:23
· votar

Wanton
Interessante essa discussão ter caído logo nesse tópico. Não digo isso por acreditar que vocês não raciocinem, vocês raciocinam muito bem! Minha hipótese é que o impasse de vocês vem das circunstâncias do pensar de cada um.

A verdade é que nos encaixamos muito bem nas caixas geracionais. A nossa moral, no modo automático (sem raciocinar), faz juízo sobre certos padrões de comportamento a partir da sua época de formação.

O paradigma moral das gerações mais recentes substitui gradualmente o paradigma moral das gerações antecedentes. Isso se expressa na cultura popular, nas leis e nos juízos individuais. Só que as gerações mais antigas não somem antes de serem superadas. A capacidade e a disposição das pessoas para mudar vão diminuindo, até porque deve ser um saco ter que se reinventar o tempo todo.

Maneiro que tenho quase 20 anos a menos que vc e te acho mais conservador e eu mais progressista kkk. Normal essa coisa geracional mesmo

Pedro_Borges
Veterano
# 12/jan/23 20:36
· votar

Wanton
JJJ
makumbator

Vocês é que não perceberam que a encrenca do ProgVacas é somente pelo fato de eu me declarar de direita. Aí ele explora as demais diferenças para polemizar. Ele procura em mim um racista, um machista, um misógino, um homofóbico, um xenofóbico e por aí vai. Mas a questão é apenas a inicial. Ele procura por paralelos para tentar me desqualificar. Em todo post meu ele vem em seguida fazendo uma crítica, muita das vezes das mais vazias, mas tem que pontuar.

Filippo14
Veterano
# 12/jan/23 20:40
· votar

Pedro_Borges
Não é ele que chama todos de viadinho, de fazedor de gayzice e afins?

brunohardrocker
Veterano
# 12/jan/23 20:43
· votar

Certa vez, numa viagem, conversei com uma mulher estoniana. Era final de 2014. Ela gostava de andar pela América do Sul. Entre a conversa, surgiu o assunto sobre algumas diferenças culturais entre os países. Eu perguntei sobre como era a questão das mulheres por lá. Ela me disse que as cooisas por lá estão bastante avançadas, se comparado ao Brasil. Que, por exemplo, "uma mulher que passa por uma obra, não recebe assovios e não é constrangida de alguma forma. Que os pedreiros da obra se portam como profissionais."
E ela também citou o fato do Brasil ter esses problemas de machismo e ao mesmo tempo explorar a sensualidade de uma forma que por lá é inimaginável.
Essa conversa eu guardo para a vida. Me chama a atenção que ao mesmo tempo em que há um tratamento retrógrado, impositivo, de querer ditar comportamentos, do outro lado há um comportamento exacerbado, indecoroso, que parece mais haver uma carência, por parte de gente que se diz progressista e acha que a exposição sexual vai resolver os problemas da humanidade.
No fim, lá naquela sociedade mais evoluida, de onde veio aquela moça, basta transar entre quatro paredes e sair pelas ruas de calça jeans e camiseta.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 12/jan/23 21:16 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar

Pedro_Borges
A nossa posição, como TJs é sempre abominar o pecado e não o pecador. A Anitta não é TJ e tbm não parece professar crença em religião alguma.
Talvez ela até se considere cristã, mas ao menos ela não apela para o cristianismo o distorcendo

Da mesma forma que eu não fico criticando quem é gay, não vou criticar quem se expõe sensualmente ou quem prática o próprio ato imoral

Se ela desejasse ser uma TJ aí sim caberia algum aconselhamento, mais ainda se ela já fosse, mas como ela não é, tenho nada a ver com a vida dela...

Eu particularmente não gosto das músicas, não aprovo muitas de duas atitudes, mas não há motivos para despejar ódio contra a mesma, pra mim ela é apenas "uma pessoa das nações"

Wanton
Veterano
# 12/jan/23 22:18
· votar

JJJ
Woodstock

Era uma minoria, né? E era vanguarda. Acho que a mulher que viveu o Woodstock acabou se casando com um barrigudo e lavou as cuecas dele. Me refiro aos comportamentos consolidados no interior de uma geração, não a esses rompantes de inconformismo (que também são esperados).

makumbator
Numa coisa eu discordo do Wanton, sobre esse lance de puritanismo não voltar mais. Não sei. Essas coisas vão e voltam.

Há um vai-e-vem durante a sedimentação das mudanças sociais mais profundas. A coisa vai se acomodando, como um gordo encaixando a bunda numa poltrona macia. O puritanismo não volta porque a inteligência está mais viva. Puritanismo é puro acanhamento, tanto social quanto intelectual.

Filippo14
Não é ele que chama todos de viadinho, de fazedor de gayzice e afins?

Talvez você esteja falando de mim, não tenho certeza. Não tenho problema com o uso de nenhuma palavra dentro do contexto certo. Te convido a me desafiar caso se sinta importunado por qualquer coisa que eu tenha dito ou venha a dizer.

te acho mais conservador e eu mais progressista

Qualquer um que parta de uma perspectiva coletivista há de ser um pouco conservador, mas não no sentido chulo que a palavra ganhou com a direita carola. Sou moderadamente conservador porque compreendo que conhecimento é uma construção social decorrente de um processo histórico, o que me faz ser prudente em vez de me encantar com novidades. Quero o progresso, é claro! Mas não o progresso tolo, baseado em projeções ingênuas de jovens afoitos que desconhecem as bases das próprias crenças.

Pedro_Borges
Veterano
# 12/jan/23 22:39
· votar

Wanton
JJJ
makumbator

Essa questão da futilidade e da vulgaridade a que se submete as cantoras não é uma questão de modernidade e sobreposição de costumes ou mesmo uma nova forma de ver a moralidade. É uma imposição da indústria fonográfica que, de forma escancarada, explora a condição da mulher. No caso da Anitta até fazem incutir que ela é o símbolo de empoderamento feminino. Isso os movimentos femininos não enxergam.

ProgVacas
Membro Novato
# 13/jan/23 06:22
· votar

Wanton

Sabe aquela velhinha fofinha, que ia quebrar tudo no Congresso? Estelionatária e traficante de drogas, com envolvimento de menor.

E, além, só para citar Rui Barbosa: Não se deixem enganar pelos cabelos brancos, pois os canalhas também envelhecem.

Eu entendo o que quer dizer, claro, vi você falando algumas vezes sobre isso, criou um tópico sobre o choque intergeracional, e na maioria das vezes sou ponderado. Entretanto não vou acatar sua sugestão, sempre que este senhor cagar no recinto irei apontar. Isso deveria ser trabalho de moderador, enfim.

E não tem muito sentido, pois veja: esses vícios (eufemismo) das gerações passadas atravancam o progresso da nossa sociedade.

ProgVacas
Membro Novato
# 13/jan/23 06:27
· votar

Pedro_Borges

Ele procura em mim um racista, um machista, um misógino, um homofóbico, um xenofóbico e por aí vai.

Sempre encontro. E se você for esperto o bastante vai lembrar que eu nunca fui corrigido ou moderado por acusar isso em você. Nem estou sendo agora, perceba.

Pedro_Borges
Veterano
# 13/jan/23 07:23
· votar

Jonas Kahnwald
Se ela desejasse ser uma TJ aí sim caberia algum aconselhamento, mais ainda se ela já fosse, mas como ela não é, tenho nada a ver com a vida dela...

Muito bom seu posicionamento, Jonas, eu diria que é de uma inteligência emocional e social, mas porque tentou me dar um corretiva se na verdade eu apenas fiz uma brincadeira com a Juliete? Se for um pecado ou erro este é meu e não lhe afeta. Aliás sobre a Juliete eu não tenho nada a dizer sobre sua moral, apenas penso que ela está atirando pra todos os lados e isso não funciona.

Pedro_Borges
Veterano
# 13/jan/23 07:26 · Editado por: Pedro_Borges
· votar

ProgVacas
Não se trata de ódio a todas as mulheres, se for direcionado a apenas uma, só porque ela é mulher, é misoginia também

Tipo você e a Carla Zambelli? Serve?

Por eu te questionar sempre, não vai me chamar de homofóbico, não?

JJJ
Veterano
# 13/jan/23 07:32
· votar

Wanton
Era uma minoria, né? E era vanguarda.

Minoria?... Talvez, mas não tão pequena e, certamente, bem "ativa". Não foi só Woodstock. Junte com Paris 68 e todos os movimentos, a contracultura em geral. Não era tão pequeno assim.

Compare com a pasmaceira juvenil de hoje!

JJJ
Veterano
# 13/jan/23 07:35
· votar

ProgVacas
Sabe aquela velhinha fofinha, que ia quebrar tudo no Congresso? Estelionatária e traficante de drogas, com envolvimento de menor.

Sério? kkkkkkkkk

Pro Bruno é tudo "Palmirinha" lá...

ProgVacas
Membro Novato
# 13/jan/23 07:37
· votar

Filippo14

Não, mano, quem usa orientação sexual com conotação de ofensa é o próprio Pedro. Eu acuso o comportamento homofóbico, apenas.

ProgVacas
Membro Novato
# 13/jan/23 07:39
· votar

Pedro_Borges

Eu não odeio a Carla Zambelli por ser mulher.

ProgVacas
Membro Novato
# 13/jan/23 07:44
· votar

Pedro_Borges

Pedro, não sou homossexual, cara, mas não me ofende usar uma suposta homossexualidade para me xingar. Acho que você mais se expõe do que a mim.

O problema é que algumas pessoas que ficam horrorizadas com a forma que eu lhe trato aqui já se assumiram gays, mas parece você está autorizado a cometer mais esse tipo de crime no fórum, porque homofobia hoje é crime.

Você deveria respeitar o recinto.

ProgVacas
Membro Novato
# 13/jan/23 07:46
· votar

JJJ

Não sei se é verdade, mesmo, mas veio de gente que eu confio bastante.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Sobre coisas ditas sem raciocinar