Quebrado o ridículo sigilo de cem anos.

Autor Mensagem
ProgVacas
Membro Novato
# 05/jan/23 15:11
· votar


Filippo14

Minha pergunta é: O que acha do posicionamento de Luiz Marinho, novo Ministro do Trabalho, que afirmou esse interesse em cortar o saque aniversário?

Certo... deixei implícito que acho tanto faz. Mas você está ignorando as circunstâncias que fizeram esse tipo de saque que o PG criou? Sabe que o contexto econômico brasileiro estava precisando ser empuxado e esse foi apenas um dos métodos para injetar dinheiro, principalmente no comércio, que estava começando a declinar.
Eu só não vou conseguir trazer fonte, porque o google traz resultados muito diferentes do que eu desejo, sei lá se estou configurando a pesquisa corretamente... Mas à época lembro-me de ter lido um artigo que concluía que o trabalhador não estava usando esse benefício. O que não surpreende, seja de direita ou esquerda, o brasileiro é conservador. Enfim, não acho um assunto importante, então. Se acabar com isso, mas a condição econômica do país melhorar e o Brasil crescer com consistência, principalmente na área social, acredito que não fará mesmo nenhuma diferença.

É simples

Quando se é objetivo.

Sou filiado ao PT, mas pelamor, sem preconceito. A questão entre nós é divergência apenas na forma de pensar a política. Tem usuário com doença crônica de achar que petista deve tomar tiro de metralhadora, então se você pensa assim já me fala, porque já tenho coleguinha desse jeito, aqui, e não quero mais um.

Filippo14
Veterano
# 05/jan/23 17:04
· votar


ProgVacas

Cara, acho importante, por que bem ou mal, o dinheiro é da pessoa. Ela trabalhou por aquilo e o governo retém investindo isso a algo em torno de 3% ao ano. O conceito é absurdo e querer voltar atrás de algo que ainda é capenga, super restrito, para mim mostra o interesse do cara em ajudar a população carente.

Quanto a ser filiado, por mim não tem problema. Do que eu me lembro, quem defendeu matar e dar porrada recentemente nesse fórum não foi nenhum dos que debatem contigo, você sabe quem é. Inclusive foi suspenso. Cada um tem o direito de pensar como quiser, agressão é crime contra a liberdade e propriedade privada (meu corpo, minhas regras).

Wanton
Veterano
# 05/jan/23 17:27
· votar


o dinheiro é da pessoa

Liberal falando liberalice.

Filippo14
Veterano
# 05/jan/23 17:56
· votar


Wanton

Pronto, você conseguiu minha atenção, o triplex que eu aluguei na sua mente vai bem? Você não me esquece, aprece o Andreas Pereira pensando no Deyverson.

É que essa que você disse foi imperdível. Eu imploro de joelhos, mas diz para mim, o dinheiro do FGTS é de quem na sua lógica?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 05/jan/23 18:04
· votar


já deu uma recuada ponderada sobre o FGTS

ProgVacas
Membro Novato
# 05/jan/23 18:08 · Editado por: ProgVacas
· votar


Filippo14

para mim mostra o interesse do cara em ajudar a população carente.

Não ajuda em quase nada. Me ajudou porque eu tinha um montante acumulado por 12 anos, mas a maioria das contas tem um valor pequeno, que se torna menor ainda com a alíquota dispensada para o saque aniversário O saque parcial quase ninguém foi louco de pegar. O sujeito saca, mas em caso de demissão perde 40% do que foi sacado. Ele faz as contas. Além do que a população carente nem emprego formal tem, você precisa aompanhar melhor a situação do Emprego no seu país. No terceiro trimestre do ano passado bateu recorde de trabalhadores sem carteira assinada. Isso significa menos garantias trabalhistas, mais trabalho precário, salários menores, menos dinheiro no FGTS, só calamidade no setor.

Do que eu me lembro, quem defendeu matar e dar porrada recentemente nesse fórum não foi nenhum dos que debatem contigo, você sabe quem é.

Sim, você está se referindo ao Wanton. Ele foi duro nessa.

Mas minha referência foi a um animal aí que antes de eu confrontá-lo por tal, dizia que desde criança fora ensinado a matar comunista. Depois com o rabinho entre as pernas desdisse e ainda fica se metendo em conversa que não tem capacidade cognitva para participar, sugerindo que não sei lidar com ironia. Outro verme que está todos os dias vomitando no fórum já disse que eu represento uma organização criminosa. É esse tipo de conduta de retardado que estou pedindo para você não ter comigo. Mas você não terá. Parece-me bem civilizado, o que não é nenhuma surpresa, até porque não é todo mundo que te, essas ideias de sociopata na cabeça.

Wanton
Veterano
# 05/jan/23 18:33
· votar


Filippo14
Pronto, você conseguiu minha atenção, o triplex que eu aluguei na sua mente vai bem?

Sua importância se encerra na sua participação no fórum, meu caro. Não delira.


Eu imploro de joelhos, mas diz para mim, o dinheiro do FGTS é de quem na sua lógica?

Simplificando bastante para alguém com uma mente literal entender: o dinheiro arrecadado só passa a ser do trabalhador quando este puder exercer o direito de sacá-lo. Os modelos não são totalmente similares, mas tente pensar o FGTS como um seguro contra incêndio. Isso, se você quiser entender pelo menos a superfície do que estou falando.

Filippo14
Veterano
# 05/jan/23 18:48 · Editado por: Filippo14
· votar


ProgVacas

Não ajuda em quase nada. Me ajudou porque eu tinha um montante acumulado por 12 anos, mas a maioria das contas tem um valor pequeno, que se torna menor ainda com a alíquota dispensada para o saque aniversário O saque parcial quase ninguém foi louco de pegar. O sujeito saca, mas em caso de demissão perde 40% do que foi sacado. Ele faz as contas. Além do que a população carente nem emprego formal tem, você precisa aompanhar melhor a situação do Emprego no seu país. No terceiro trimestre do ano passado bateu recorde de trabalhadores sem carteira assinada. Isso significa menos garantias trabalhistas, mais trabalho precário, salários menores, menos dinheiro no FGTS, só calamidade no setor.

Lógico, isso não é a salvação do Brasil, mas pode ajudar em algumas situações. Uma parcela considerável da população tem emprego formal e trabalha na mesma empresa por muito tempo. Como te ajudou, pode ajudar outros no futuro.

Wanton

Simplificando bastante para alguém com uma mente literal entender: o dinheiro arrecadado só passa a ser do trabalhador quando este puder exercer o direito de sacá-lo. Os modelos não são totalmente similares, mas tente pensar o FGTS como um seguro contra incêndio. Isso, se você quiser entender pelo menos a superfície do que estou falando.

Perfeito, é um seguro, eu entendo essa lógica que venderam. Mas isso não devia ser escolha do trabalhador? O governo decidiu por livre e espontanea vontade segurar parte do salario do povo como uma especie de seguro contra uma suposta baixa educação financeira e controle do povo (educação pública), e investe esse dinheiro em ativos que historicamente rendem de 20-50% da inflação do país, sendo muitas vezes, ativos relacionados a dívida federal, como títulos públicos.

Ou seja, o governo reduz o custo do seu juro a base de uma remuneração para a população abaixo da inflação do país, através de dinheiro oriundo do salário das classes baixa e média, que são CLTs.

Dinheiro captado esse que depois é emprestado via BNDES para as campeãs nacionais, empresas de bilionários.

De todos esses agentes, os únicos que não tem direito de escolha e se lascam são os pobres.

O próprio ProgVacas recebeu depois de 12 anos um valor muito menor do que ele poderia ter recebido se tivesse aplicado em algo como uma poupança da vida, que ainda remunera mal, ou gasto antes com remédio, comida, educação dos filhos, uma viagem, o que fosse.

Para mim, tem coisa que independe da ideologia. Algo assim é uma cagada sob qualquer aspecto político, com exceção das castas de alto escalão públicas e privadas.

Wanton
Veterano
# 05/jan/23 18:58 · Editado por: Wanton
· votar


Filippo14
segurar parte do salario

Não é do salário, é encargo pago pelo empregador. De novo, faz pouca diferença mas não é a mesma coisa. O que sai do salário é parte do INSS.


seguro contra uma suposta baixa educação financeira

Também não é simples assim. Quando as pessoas vivem na penúria, não há educação financeira que as façam poupar. É cruel moralizar a questão e culpar o indivíduo que não poupou. Se há mais dinheiro circulando na mão do povo, os preços aumentam e comem esse suposto excedente que deveria ser poupado.

Filippo14
Veterano
# 05/jan/23 19:03
· votar


Wanton

É parte do salário. Um empregador quando contrata alguém, faz conta do quanto aquela pessoa naquela posição e naquela empresa, com os recursos que a empresa possui, gera de valor para a empresa. Consequentemente se paga um pedaço disso para o trabalhador.

O empregador SEMPRE faz a conta pelo salario bruto + encargos e nunca pelo líquido, senão acabariam contratando pessoas que poderiam ser onerosas a organização, sem gerar o resultado necessário.

Qualquer encargo que saia sobre folha é pago inteiramente pelo funcionário, só que quem recolhe é o empregador.

Você segurar esse valor é segurar um valor que o empregado que gerou.

Quanto a educação financeira, eu dei um exemplo, que a pessoa então gaste com a própria alimentação se for o caso e quem conseguir poupe, ou ainda, quem quiser ter esse seguro do governo via FGTS que tenha tambem.

Wanton
Veterano
# 05/jan/23 23:26
· votar


Filippo14
É parte do salário.

Para o empregador, pode até ser. Mas quando você considera o salário mínimo, não soma os encargos. Por isso que eu disse que tem diferença. Enfim, isso não afeta muito o rumo da prosa.


quem conseguir poupe

É uma visão moralista e individualista, mesmo quando você propõe que haja educação financeira. Ninguém deveria estar sujeito a ficar na miséria por causa de más escolhas ou de descontrole com os gastos.

Com isso, não estou sugerindo que o FGTS seja imune a críticas, é preciso analisar se ele tem servido para o propósito que foi criado.

Lelo Mig
Membro
# 06/jan/23 00:03 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton

"é preciso analisar se ele tem servido para o propósito que foi criado."

Exatamente!

Este é o problema. A maioria que critica não procura saber o contexto em que foi criado. O FGTS, quando criado, foi para "proteger" o patrão, disfarçado de benefício ao funcionário.

Foi criado na década de 60, "para auxiliar o trabalhador que era demitido sem justa causa". Acontece que naquela época, o funcionário que chegasse a 10 anos de trabalho, só poderia ser demitido por justa causa. Sendo assim, as empresas demitiam seus funcionários, mesmo os bons, antes desse período para se livrarem da estabilidade.

Pergunte para qualquer pai de família se ele troca seu FGTS pela garantia de não perder o emprego? Pela estabilidade? Garanto que o trabalhador opta pela estabilidade.

Ok, podemos não ser só radicais "pró funcionário" e considerar os riscos do patrão já, que sem dúvida, alguns funcionários fariam corpo mole após a estabilidade.

Agora, analisar o FGTS, com essa visão liberal de que o mundo nasceu ontem, que não existe história trabalhista, e o Estado "inventou" o FGTS para arrecadar mais impostos, aí é foda.

Por isso nem ia entrar na discussão... mas você deu o passe, não tive como não chutar.

Filippo14
Veterano
# 06/jan/23 00:19
· votar


Lelo Mig
Wanton

Tudo bem pessoal, para mim, independente do motivo, ele em grande parte mais prejudica o funcionário do que ajuda, e para o empregador é indiferente. Fora a questão macrorelacionada ao retorno sobre esse valor, uso dessa contenção por parte do Estado e afins.

Parem de viver no passado, tudo tem motivo, obvio, mas ficar se prendendo aos motivos da década de SESSENTA!!!. Na década de 60 nem a tríade do rock existia, chegou em 69.

A lei de estabilidade era uma burrice e fizeram um "conserto" estúpido. Quem continua se ferrando é o pobre. Saque-aniversário é uma forma ainda ruim de resolver o problema, por que não resolve, mas ameniza um pouco. Sou a favor que seja permitido o saque-aniversário por isso e discordo do Luiz Marinho nesse ponto por isso.

Resumindo, mantenho a pergunta original, vocês ainda acham que tem que cancelar o saque-aniversario para o FGTS continuar a ser somente um seguro demissão?

Wanton
Veterano
# 06/jan/23 02:16
· votar


Filippo14
Resumindo, mantenho a pergunta original, vocês ainda acham que tem que cancelar o saque-aniversario para o FGTS continuar a ser somente um seguro demissão?

Não tenho opinião formada sobre o assunto e nem pretendo me informar para tal. Quem tem interesse no assunto deve buscar compreender que tipo de função o recolhimento do FGTS cumpre na prática.

ProgVacas
Membro Novato
# 06/jan/23 03:38
· votar


Wanton

Não tenho opinião formada sobre o assunto

Porque é insignificante. O trabalhador não está usando o benefício do saque aniversário, menos ainda o do saque parcial. Mas o Fundo fica menor, sem dúvida. Menos dinheiro para os programas habitacionais que são financiados pelo FGTS, menos dinheiro também para obras de infraestrutura e de saneamento básico.

ProgVacas
Membro Novato
# 06/jan/23 08:13 · Editado por: ProgVacas
· votar


As vantagens econômica e de desenvolvimento praticamente inexistem. É um programa feito apenas para forçar o cara a gastar uma grana que não seria esperada em estado de concepção. Diminuir as verbas de serviços públicos populares, com consequente sucateamento desses setores e suas entregas na mão privada.

Um octopus sobrevive sem alguns tentáculos, mas sem a cabeça não. O projeto liberal de destruição da coisa pública é urgente. Vejam a rapidez com que esse governo à la Chicago destruiu e sucateou nossas instituições em apenas quatro anos! Imaginem mais quatro... Desculpem.

Então é claro que ele não vai atacar o FGTS, que é um tentáculo, mas o principal, sem o qual o fundo não se sustenta. Exatamente, caro interlocutor. O dinheiro.

brunohardrocker
Veterano
# 06/jan/23 08:15
· votar


Conheço colegas que tem, tipo, 300k de FGTS e não podem fazer nada com o dinheiro. Porque pelas regras, se você ja tem casa própria no município, não pode usar para construir outra.
Sei que pelo regramento, não ha possibilidade viável para o uso do valor.

Filippo14
Veterano
# 06/jan/23 11:20
· votar


ProgVacas

Porque é insignificante. O trabalhador não está usando o benefício do saque aniversário, menos ainda o do saque parcial. Mas o Fundo fica menor, sem dúvida. Menos dinheiro para os programas habitacionais que são financiados pelo FGTS, menos dinheiro também para obras de infraestrutura e de saneamento básico.

Matéria

Até para não ficar fakenews aqui. Vocês leram a matéria? De verdade.

Mais de 28 milhões de pessoas usaram o benefício. 30% das pessoas que são CLT usaram. Acho um grupo considerável.

Até agora foram sacados 34 bilhões de reais, uma média de 12-15 bi por ano.

Dizer que as pessoas não estão usando me parece fake news.

Pessoal, esse dinheiro é da pessoa. Não era na essência para ser usado em infra, BNDES e afins. Para isso você arrecada impostos relacionados ao tema.

FGTS NEM IMPOSTO É.

Vocês jogam essa retórica de ideia liberal para criticar. Não tem nada de liberal nisso, é uma questão simples: A pessoa produziu, ganhou e não pode sacar o próprio fruto do seu trabalho. Isso é ROUBO DESCARADO, até por que o rendimento sobre esse valor é irrisório. A INFLAÇÃO DESTROI esse pedaço do trabalho da pessoa.

Vocês criticam liberal por que mentem falando que é um pensamento de rico, mas ó ai vocês defendendo uma lei que ajuda bilionário e o Estado as custas da população. Vergonha!!!

Filippo14
Veterano
# 06/jan/23 11:22
· votar


E digo mais, o PT perdeu a ultima eleição e quase perdeu essa (perderia se não fosse o embuste) muito por que não soube fazer uma auto critica e se reformar.

Esse partido se mantém a mesma ladainha e olha as contas do Estado como se fossem deles. E a torcida organizada aplaude.

Agradeçam ao bolsonarismo, senão vocês já estariam no ostracismo

ProgVacas
Membro Novato
# 06/jan/23 11:33
· votar


Filippo14

Eu li, mas ele disse que será com um amplo debate. Não serve? Ele tem uma opinião divergente da sua, propõe e democraticamente abre debate.

Não está bom?

Preferia que fosse no decreto?

ProgVacas
Membro Novato
# 06/jan/23 11:35
· votar


O trabalhismo incomoda o liberal. Sempre.

Filippo14
Veterano
# 06/jan/23 11:42
· votar


ProgVacas
Essa foi a segunda resposta dele depois que geral criticou. Mas está ótima.

A questão é que a auto critica é muito dolorida para vocês fazerem, é complicado.

O liberal se incomoda com a população sendo passada para trás, isso sim.

ProgVacas
Membro Novato
# 06/jan/23 12:28
· votar


Filippo14

Sim, foi a segunda resposta. Nem sabemos em quais circunstâncias foi dada a primeira.

auto critica

Qual, no caso?

O liberal se incomoda com a população sendo passada para trás, isso sim.

Ah, vamos continuar falando sério, vai. Aliás, dependendo do que se considera população, né. Aquela que trabalha e faz a engrenagem do capitalismo trabalhar? Os desempregados, baixa ou sem renda, que não consome, fazem parte?

O que o liberal reserva para os excluídos?

E aquela galerinha classificada como PCD?

makumbator
Moderador
# 06/jan/23 13:25 · Editado por: makumbator
· votar


Filippo14

Exatamente. A pessoa não tem o direito nem de transferir o dinheiro dela pra uma aplicação melhor (mesmo que fosse proibida de sacar). Se o governo estivesse preocupado com os trabalhadores, poderia alterar a legislação sobre o rendimento do FGTS e ao menos torná-lo menos vulnerável à corrosão inflacionária e deixar a rentabilidade mais próxima de uma aplicação decente. O troço rende menos que a poupança (que já é terrível).

http://minhaseconomias.com.br/blog/financas-pessoais/quao-ruim-e-o-ren dimento-fgts

Filippo14
Veterano
# 06/jan/23 14:31
· votar


makumbator

Exato, é roubo na cara dura. Famoso imposto inflacionário, só que de uma forma indireta.

E o pior, esse dinheiro depois é usado em obra super faturada da Novonor na Nicarágua, e ainda temos os grandes defensores do povo aqui defendendo.

Teve um ai que falou que o dinheiro não é do trabalhador. Lavagem cerebral forte.

Abs,

Filippo14
Veterano
# 06/jan/23 14:47
· votar


Perdas computadas de gestões passadas

Aproveitando, que interessante isso hein?

O octopus, como alguns chamaram, perdeu uma bolada do FI-FGTS. 24,4bi. Mas o importante é deixar a grana com o Estado e não com o trabalhador

Wanton
Veterano
# 06/jan/23 14:58
· votar


Ah, não! De novo essa porra de "imposto é roubo"?

Vão pro reddit...

Anito
Membro Novato
# 06/jan/23 15:08
· votar


o cara tem uma pequena empresa, tem um funcionário, paga luz, aluguel, telefone e, gasta com cerveja pra relaxar no fim do dia...depois é demonizado por possuir um baratinho pra fumar que os caras chamam de ideologia. então vem um salafrário que corta o país no meio com um genocida...estamos debatendo mercadorias senhores, o pensamento como produto neo liberal que a arte inculcou em nossas mentes.
não há nada a discutir, o rock morreu.

Lelo Mig
Membro
# 06/jan/23 15:18
· votar


Anito

Eis que a lenda, o mito, Odion retorna, com sua sabedoria inatingível para a maioria dos users ordinários, como eu.

Odion retornou, tremei-vos, agora a cobra vai fumar!

Filippo14
Veterano
# 06/jan/23 15:18
· votar


Wanton

ROUBO no FGTS cara, não falei de imposto, aprende a ler.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quebrado o ridículo sigilo de cem anos.