Londres, 40 graus

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# 14/nov/23 16:50 · Editado por: Lelo Mig
· votar

Pedro_Borges

"você está sendo um pouco pretensioso achar que escrevo pra ti"

De forma alguma eu acho que você escreveu prá mim. Porém fez uma leitura equivocada do que eu escrevi... é bem diferente.

Não há hiato algum. Se você cita meu texto (elogiando ou não) mas emenda com algo que eu não disse, não insinuei, você de forma indireta linka meu comentário com uma opinião sua que eu discordo. Percebe?

"50 anos para toda uma natureza é um grão de areia num oceano"

Será que é tão difícil perceber que se alguém faz em 50 anos (de forma artificial) o que a natureza faria em 50 mil anos, a situação é justamente a oposta da que você percebe?

Pedro_Borges
Veterano
# 14/nov/23 16:55
· votar

Wanton
Lelo Mig

Tá bom, escrevi muito, citei quem eu não deveria citar. Esquece então o texto lá detrás. Vou postar sucintamente.

Antes o problema era da redução da camada de ozônio, agora é do desmatamento do cerrado. Por que o discurso mudou?

Pedro_Borges
Veterano
# 14/nov/23 17:02
· votar

Lelo Mig

Será que é tão difícil perceber que se alguém faz em 50 anos (de forma artificial) o que a natureza faria em 50 mil anos, a situação é justamente a oposta da que você percebe?

Por que então a Europa e a Ásia desmataram durante 500 anos, os Estados Unidos durante uns 200 anos e não teve efeito estufa?

Lelo Mig
Membro
# 14/nov/23 17:02 · Editado por: Lelo Mig
· votar

Pedro_Borges

"o problema era da redução da camada de ozônio, agora é do desmatamento do cerrado. Por que o discurso mudou?"

Será que é porque uma coisa nunca teve a ver com a outra?

A temperatura continua subindo de forma anti-natural e o efeito estufa cresceu enquanto o problema com o buraco de ozônio diminuiu.

Será que é porque o ozônio filtra os raios ultravioleta e sem ele a incidência de UV fica muito alta e provoca câncer de pele?

Ou seja, a camada de ozônio não têm, nem nunca teve a ver com aumento de temperatura.

Aconselho se informar com melhor qualidade sobre estas ocorrências.

Lelo Mig
Membro
# 14/nov/23 17:04
· votar

Pedro_Borges

"a Europa e a Ásia desmataram durante 500 anos, os Estados Unidos durante uns 200 anos e não teve efeito estufa?"

Não, não teve... o efeito estufa começou ante ontem.

Ahhh... haja paciência! Putakipariu!

Lucmac
Veterano
# 14/nov/23 17:13
· votar

Tá vendo? Ensino e cobro em avaliações que o efeito estufa é fundamental para a manutenção da vida no planeta, mas a ação humana o intensifica, porque em seus processos produtivos e estilo de vida lança na atmosfera toneladas de gases classificados que convertem a energia solar em calor.

Não consegue discorrer sobre o assunto, mas não se constrange em escrever só abobrinha.

makumbator
Moderador
# 14/nov/23 17:14
· votar

Lelo Mig
Pedro_Borges

No grande cenário do universo tanto faz o que acontece com nosso planetinha. Mas está muito quente e que se dane, vou contribuir também com o aumento de consumo de energia elétrica e colocar um ar condicionado aqui.

ejames
Membro Novato
# 14/nov/23 17:17
· votar

Amanhã é feriado, né? O Pedro_Borges já deve ter emendado do final de semana.

Wanton
Veterano
# 14/nov/23 17:18
· votar

Lelo Mig
A temperatura continua subindo de forma anti-natural e o efeito estufa cresceu enquanto o problema com o buraco de ozônio diminuiu.

Né? Não tem muito mistério, é só buscar se informar.

brunohardrocker
Veterano
# 14/nov/23 18:20
· votar

o buraco de ozônio diminuiu.

A ozonioterapia retal deve ter balanceado a emissão dos CFCs dos desodorantes.

Pedro_Borges
Veterano
# 14/nov/23 19:01
· votar

brunohardrocker

Kkkkkkkkkkk

Pedro_Borges
Veterano
# 14/nov/23 19:04
· votar

Lelo Mig
Wanton

Rapazes, aqui é conversa de bar, não tem nada que ficar consultando enciclopédias. As perguntas são soltas mesmo. Não se irritem. Daqui a pouco vou comer um bacalhau, que é um peixe, e assim vou lembrar de vocês dois.

ejames
Membro Novato
# 14/nov/23 19:22 · Editado por: ejames
· votar

Pedro_Borges
Rapazes, aqui é conversa de bar, não tem nada que ficar consultando enciclopédias. As perguntas são soltas mesmo. Não se irritem. Daqui a pouco vou comer um bacalhau, que é um peixe, e assim vou lembrar de vocês dois.

Um terraplanista numa mesa de bar continua sendo um idiota!

ficar consultando enciclopédias

Não precisa de enciclopédia, basta usar o Google que em 30 segundos você acha explicações fundamentadas para seus questionamentos. Se ainda assim restar alguma dúvida e você quiser debater sobre aqui no fórum, beleza, aí sim estaríamos numa conversa informal sobre ciência, ou num "papo de bar".

Não dá para ter saco com quem tem todo acesso a informação e mesmo assim menospreza e nega conhecimento científico consolidado não, cara. Principalmente nesse momento que tá todo mundo literalmente de cabeça quente pelas consequências de algo que a foi previsto e explicado exatamente pela ciência que você menosprezou.

Pedro_Borges
Veterano
# 14/nov/23 19:27
· votar

ejames

Não me lembro de ter me dirigido a você. E se percebe, não manifesto sobre seus posts. Se não te agrega, ignora. Fica uma dica leve.

ejames
Membro Novato
# 14/nov/23 19:34
· votar

Pedro_Borges
Não me lembro de ter me dirigido a você. E se percebe, não manifesto sobre seus posts. Se não te agrega, ignora. Fica uma dica leve.

Já vi crianças serem mais maduras.

Lelo Mig
Membro
# 14/nov/23 19:37 · Editado por: Lelo Mig
· votar

Pedro_Borges

"não tem nada que ficar consultando enciclopédias."

Não consultei enciclopédia alguma, nem google, nem porra nenhuma. Me mantive, razoavelmente, informado nos anos 80 (no auge do problema com a camada de ozônio) e procuro me manter, razoavelmente, informado hoje em dia, com relação ao aquecimento global.

Não sou cientista, mas sou capaz de entender o básico, e posso até comentar merda, por esquecimento ou ter entendido errado. Neste caso, vai aparecer um colega e me corrigir.

Cara, meu pai era cientista. Aprendi com ele que se eu estiver me fudendo com uma baita dor é melhor confiar num médico do que num engenheiro. E isso vale para toda a especialidade. Se eu tenho curiosidade sobre um assunto, procuro a opinião de quem estuda e manja prá caralho do assunto. Fulano não sabe fazer uma equação básica e quer refutar a teoria da gravidade.

É exatamente o que foi dito no video, o cara se acha genial com este tipo de afirmação: "Tá vendo? O Átila Iamarino tava errado, disse que morreriam um milhão de pessoas de COVID e morreram 700 mil!".

Pedro_Borges
Veterano
# 14/nov/23 19:47
· votar

Já vi crianças serem mais maduras.

Que bom, siga em frente o seu caminho que eu sigo também o meu, sem xingamentos que só desgastam. Nós nunca tivemos um bom diálogo, pra que insistir? Desnecessário falar isso. Como disse o Christian, isso diz mais sobre você do que sobre mim.

ejames
Membro Novato
# 14/nov/23 19:54
· votar

Pedro_Borges
Que bom, siga em frente o seu caminho que eu sigo também o meu, sem xingamentos que só desgastam. Nós nunca tivemos um bom diálogo, pra que insistir? Desnecessário falar isso. Como disse o Christian, isso diz mais sobre você do que sobre mim.

Não te xinguei em hora nenhuma nesse tópico. Nos poucos casos onde fui mais agressivo em outros assuntos, me desculpei.

Seu parâmetro de "conversa de bar" cada hora muda de lugar, hora tem que ter formação na área para discutir sobre e apresentar dados minuciosos, outra basta sair cuspindo senso comum, não fazer o mínimo de esforço para entender e tá tudo bem. Coisa de doido.

brunohardrocker
Veterano
# 14/nov/23 20:13
· votar

Um terraplanista numa mesa de bar

Nunca me ocorreu, mas pra mim ta tudo bem.

Pedro_Borges
Veterano
# 14/nov/23 20:34
· votar

ejames

Ok. Sem postagens mais, de ambos os lados, tá?

Wanton
Veterano
# 14/nov/23 22:24
· votar

Pedro_Borges

Cara, veja o vídeo do Pirula e do Emílio que eu postei. Os caras são bons divulgadores científicos, tá bem acessível.

Sobre a conversa de bar, hoje todo mundo tem celular à mão. Nem no bar dá pra vencer no grito.

makumbator
Moderador
# 15/nov/23 00:13 · Editado por: makumbator
· votar

Wanton

Nem no bar dá pra vencer no grito.

Fala isso para o pessoal que joga truco!

ejames
Membro Novato
# 15/nov/23 02:41
· votar

makumbator
Fala isso para o pessoal que joga truco!

Truco é coisa séria!

Wanton
Veterano
# 15/nov/23 05:15
· votar

Batendo o carro britanicamente:

Pedro_Borges
Veterano
# 15/nov/23 08:08
· votar

Wanton

Chega, né?

JJJ
Veterano
# 15/nov/23 10:23
· votar

Lelo Mig
é melhor confiar num médico do que num engenheiro

NUNCA!

Wanton
Veterano
# 15/nov/23 12:12
· votar

Mortes relacionadas ao calor extremo podem aumentar em quase cinco vezes até 2050, alerta relatório.

makumbator
Moderador
# 15/nov/23 13:53
· votar

Que venha a tão prometida mini era glacial

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# 15/nov/23 14:00 · Editado por: Christhian
· votar

Pedro_Borges
De repente, parece que a camada de ozônio parou de pipocar. As nações desenvolvidas/industrializadas deixaram de ser culpadas pelo superaquecimento. Que beleza. Ninguém mais no mundo fala mais nisso.

Achei essa fala curiosa, porque ela expressa bastante dentro de um contexto histórico, sociológico, cultural e, principalmente, educacional. A compreensão dos eventos é importante, para a contextualização.

A questão do "buraco na camada de ozônio" nos anos 90 lidava com uma causa bastante específica, principalmente sobre um gás chamado CFC (clorofluorcaboneto, desenvolvido pela GM para inclusão de refrigeração nos seus carros no começo do séc. 20 e que acabou sendo amplamente utilizado em outras aplicações) que não se dissipa quando lançado na atmosfera, atingindo a estratosfera, onde a luz solar decompõe esse gás, liberando cloro que, por sua vez, causa o destruição do ozônio. Isso afeta de MANEIRA PESSOAL, PERCEPTUAL E IMEDIATA a humanidade, pois quando a questão foi trazida à tona, em toda divulgação do problema - que era maior incidência de raios UV - as notícias eram claras: VAI CAUSAR CÂNCER EM VOCÊ, NOS SEUS IRMÃOS, PAIS E FILHOS. E nada é tão assustador, pessoal e perceptível quanto lidar com câncer. Não se fala mais nisso porque, simplesmente, TODO MUNDO resolveu acabar com a utilização de CFCs no planeta massivamente ainda nos anos 90, afinal quando me afeta agora, preciso fazer algo agora.

Já sobre o aquecimento global, basta você se perguntar se você se sente afetado por ele - e todos já sabemos a resposta, pois apesar das recentes mudanças, ainda estamos dentro de uma média que pensa igual. Ou seja, o fato de que é algo que daqui a 150 anos produzirá um aumento médio de 2 graus na temperatura global não me "parece pessoal, já que sequer meus filhos devem estar vivos pra presenciar". Ou que "se trata de um ciclo natural do planeta e eu não posso fazer nada" ou que "2 graus é uma variação de temperatura que eu lido o tempo todo, não é nada demais". Nada disso me traz nenhuma percepção de urgência, logo deve ser algo que não "precisa de toda essa atenção".

E ninguém fala disso por motivos bem simples: A GM e a DuPont, que eram responsáveis pelo CFC, conseguiram adiar por um tempo gigante a divulgação sobre a constatação de que o CFC era o causador do buraco na camada de ozônio usando "truques jurídicos" que chegavam ao fato dos pesquisadores terem usado o nome "freon" no artigo em que a correlação se mostrava causalidade, por ser uma "marca registrada". A mesma coisa aconteceu com a utilização de chumbo na gasolina - também obra da GM e, pasme, do mesmo engenheiro químico do CFC - onde ela conseguiu, na base do coronelismo, ter controle sobre as pesquisas do governo americano que mostravam que o chumbo estava intoxicando até o fundo do mar - mas que tiveram os dados da divulgação manipulados, para que eles prorrogassem o lucro sobre a tecnologia o máximo possível.

Por fim, é perceptível como a educação vem mudando, com a (pequena, mas importante) inclusão de uma consciência mais científica. É muito normal encontrar pessoas na faixa dos 40+ ou com vieses ideológicos, religiosos ou regionais ainda com dificuldade de enxergar questões ambientais à médio e longo prazo. Curiosamente, o argumento do longo prazo é exatamente a "salvação" para isso tudo, já que a maior consciência que vem se implementando ao longo do tempo certamente fará com que nossos sucessores façam o que não estamos fazendo.

E meu alento será jamais ser chamado de negacionista pelos meus netos. :-)

Lucmac
Veterano
# 15/nov/23 14:11
· votar

Mas nós estamos em uma era do gelo. Temos calotas polares, continentes inteiros de superfície gelosa, que ocupam cerca de 10% do planeta.

Não dá nem pra perceber.

Rs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Londres, 40 graus