Sobre a lavagem de dinheiro em tempos digitais

Autor Mensagem
kafka à beira-mar
Membro Novato
# 01/jun/22 19:09


Recentemente usei o iFood pra satisfazer os meus desejos adiposos, e notei uma coisa curiosa nesse app: um "boom" de vários estabelecimentos novos dos quais eu nunca ouvi falar (e não é difícil, principalmente em uma cidade pequena).

O que me chamou a atenção nessa história toda são os preços praticados por esses estabelecimentos: 50 reais em uma coxinha, 20 reais em uma lata de refrigerante, 180 reais (risos) em uma caixa de skol, e por aí vai. São sempre preços astronômicos, maiores até mesmo que os de aeroporto. Normalmente são lojas de conveniência/bebida, mas vez ou outra aparece algum restaurante. Sempre estabelecimentos "novos" dos quais eu nunca ouvi falar. Basta uma rápida pesquisa na internet pra descobrir que não existem, ou se existem não estão indexados na internet. Não é uma prática exclusiva do iFood (acredito eu), mas vem me chamando atenção pq isso vem acontecendo há um certo tempo.

Já repararam esse tipo de prática na cidade de vocês? Será que é tão difícil assim lavar dinheiro, pra o pessoal deixar escancarado?

makumbator
Moderador
# 01/jun/22 19:16
· votar


kafka à beira-mar

Mas isso nem é lavagem de dinheiro. É simplesmente o fenômeno recente de estabelecimentos falsos feitos para ficar com o dinheiro do pedido e sumir logo depois.

https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2022/05/22/restaurantes-f alsos-no-ifood.htm

Wanton
Veterano
# 01/jun/22 19:19 · Editado por: Wanton
· votar


kafka à beira-mar

Não, nunca vi isso. Como será que funciona o esquema? Alguém compraria esses produtos por preços absurdos, pagando as taxas para o iFood? Porque o iFood "sabe" das movimentações que acontecem na plataforma, né?


makumbator
Mas isso nem é lavagem de dinheiro. É simplesmente o fenômeno recente de estabelecimentos falsos feitos para ficar com o dinheiro do pedido e sumir logo depois.


Faz mais sentido, mas não justifica os preços absurdos.

makumbator
Moderador
# 01/jun/22 19:21 · Editado por: makumbator
· votar


Wanton

É tudo empresa com documentação falsa e contas de laranjas, e leva um tempo até as reclamações se avolumarem e o próprio app tomar uma atitude. Deve ser possível sacar ou transferir para laranjas ao menos parte dos pedidos já feitos e pagos antes da conta no ifood ser bloqueada.

Aí depois o cara cria outra conta com novos dados e repete o processo.

makumbator
Moderador
# 01/jun/22 19:22
· votar


Faz mais sentido, mas não justifica os preços absurdos.

Esses dos preços altos são os golpistas mais gananciosos, na matéria que postei tem exemplo de outros que fazem o oposto, preços baixos para ter mais volume.

É tudo uma questão do golpista calibrar o quanto vai render (em termos de preço/volume de vendas) antes de tudo ser paralisado pelo ifood.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# 01/jun/22 19:25
· votar


um "boom" de vários estabelecimentos novos dos quais eu nunca ouvi falar (e não é difícil, principalmente em uma cidade pequena)

Também tem as dark kitchens. Uma casa transformada em uma ou várias cozinhas industriais (ou quase) e alugada por períodos. No Vale do Paraíba tá cheio, inclusive em cidades pequenas.

kafka à beira-mar
Membro Novato
# 01/jun/22 19:29
· votar


Wanton

É, basicamente o cara abre a loja e quem tá no esquema compra os produtos, e não reclama no app. Seria perfeito se não chamasse tanta atenção por causa do preço

makumbator

Cara, até pensei nisso, mas tensiono mais pro lado da lavagem de dinheiro por causa dos preços praticados. Quem em sã consciência pagaria 180 reais numa caixa de Skol? São preços muito fora de órbita bicho, é de chamar atenção.

Sei lá, se eu fosse lavar dinheiro eu usaria um site tipo o mercado livre ou estante virtual, venderia produtos únicos a fim de não chamar tanta atenção.

ProgVacas
Membro Novato
# 01/jun/22 19:32
· votar


Tem esse caso aqui também, o que eu acho mais provável.

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/03/29/barulho-de-turbin a-de-aviao-gordura-impregnada-na-casa-e-mal-cheiro-vizinhos-de-dark-ki tchens-em-sp-relatam-o-pesadelo-de-viver-ao-lado.ghtml

ProgVacas
Membro Novato
# 01/jun/22 19:32
· votar


Tem esse caso aqui também, o que eu acho mais provável.

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/03/29/barulho-de-turbin a-de-aviao-gordura-impregnada-na-casa-e-mal-cheiro-vizinhos-de-dark-ki tchens-em-sp-relatam-o-pesadelo-de-viver-ao-lado.ghtml

kafka à beira-mar
Membro Novato
# 01/jun/22 19:33
· votar


Christhian
Também tem as dark kitchens

Conheço uma pessoa que tava trabalhando com algo similar: eles tinham um galpão, transformava esse galpão em várias cozinhas compartimentadas industriais e alugava por ponto. Isso em SP, pelo que ele me disse. Apenas delivery. Nunca li nada sobre dark kitchens, mas acho que o esquema é o mesmo né?!

Lelo Mig
Membro
# 01/jun/22 19:44 · Editado por: Lelo Mig
· votar


kafka à beira-mar

Nunca fiz um pedido no Ifood. Sério... Não é nem o fato de ser velho ou conservador, é que eu sou fresco mesmo, não confio em como estas porras são feitas.

Só peço, e não é com frequência, direto, de alguns estabelecimentos que conheço e frequento. Claro que isso não garante nada, os caras podem cagar no meu lanche do mesmo jeito, mas sei lá, sou chato, tenho nojo dessas porras de delivery.

kafka à beira-mar
Membro Novato
# 01/jun/22 20:10
· votar


Lelo Mig

Mas isso aí já é paranoia, meu velho. O único plus por assim dizer é o motoboy dar o grau na moto antes de deixar seu pedido, e a comida chegar toda zoada. Fora isso, as chances de alguém cuspir no seu pedido delivery são as mesmas de cuspir em um restaurante.



Lelo Mig
Membro
# 01/jun/22 21:01
· votar


kafka à beira-mar

"Mas isso aí já é paranoia, meu velho."

No sentido de darem uma catarrada no teu lanche, concordo, mas, por exemplo, eu moro no Centro da minha cidade, pizzaria por exemplo têm duas há 200 mts de distância... lá na pizzaria, a pizza é fresquinha, crocante, bonita... quando peço em casa (as vezes por preguiça) a porra vêm toda úmida, por causa do abafo de tampar, perde, como diria Jacan, a "cocrância", e chacoalhada pelo motoboy vida loka, chega parecendo um vômito.

Sou fresco prá caralho com comida cara... vc nem imagina.

Wanton
Veterano
# 01/jun/22 23:30
· votar


Lelo Mig
lá na pizzaria, a pizza é fresquinha, crocante, bonita

Mas e o ciclo da pizza? Comer pizza fria na manhã seguinte não tem preço.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 01/jun/22 23:47
· votar


makumbator
kafka à beira-mar

São 2 coisas diferentes:

-> o que o Kafka falou é caso de lavagem, pois ninguém vai se interessar em comprar produtos superfaturados exceto os próprios envolvidos no esquema por meio de contas laranjas/fantasmas pra lavar dinheiro
Portanto nesse caso os preços precisam ser ALTOS

-> o que o makumba mostrou é caso de fraude, e por isso os preços precisam ser BAIXOS, pq daí atraem os incautos que compram produtos abaixo do preço de custo sem se dar conta de na verdade estarem adentrando a ARAPUCA

makumbator
Moderador
# 01/jun/22 23:57
· votar


Jonas Kahnwald
na verdade estarem adentrando a ARAPUCA

Vou avisar o Bruno pra não pedir mais nada pelo ifood.

Lelo Mig
Membro
# 02/jun/22 00:50
· votar


Wanton

"Comer pizza fria na manhã seguinte..."

Se eu for eleito, quem comer pizza fria pela manhã será condenado a morte.

Wanton
Veterano
# 02/jun/22 05:05
· votar


Lelo Mig
Se eu for eleito, quem comer pizza fria pela manhã será condenado a morte.

Não faça uma atrocidade dessas! Olha como funciona:

1º round: pizza à noite, quente, direto da pizzaria;
2º round: pizza de manhã, direto da geladeira, sem escala;
3º round: pizza no almoço, requentada na frigideira ou airfryer.

Cê pede uma grande e rende três refeições!

ProgVacas
Membro Novato
# 02/jun/22 08:52
· votar


Pizza fria com café com leite de.manhã...

Insufferable Bear
Membro
# 02/jun/22 09:35
· votar


Se eu for eleito, quem comer pizza fria pela manhã será condenado a morte.
eu não tomo café da manhã e acabo comendo a pizza fria só de tarde, você ainda pode ter meu voto

Viciado em Guarana
Veterano
# 02/jun/22 10:03
· votar


Nisso aí eu concordo com o Lelo. Pizza fria e sem borda crocante é sacrilégio.

Lelo Mig
Membro
# 02/jun/22 10:12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Viciado em Guarana

Mano, os caras têm preguiça de colocar no forno, levemente aquecido e deixar ela (o pedaço de pizza) "requentar" devagar, gradualmente, até "ressuscitar" em quase sua plenitude.

Estes caras que dizem gostar de pizza fria, conheço bem, na verdade é tudo vagabundo, comem coisas frias direto da geladeira porque têm preguiça de esquentar, comem com a mão, prá não ter que lavar prato e talher depois.

O problema é que isso, ao longo dos anos, fode o paladar... cara começa a achar Mc Donalds e Starbuck bom... têm que sentar a madeira nessa cambada, sem dó...


Wanton

"Olha como funciona:

2º round: pizza de manhã, direto da geladeira, sem escala;
3º round: pizza no almoço, requentada na frigideira ou airfryer."


Um cara que faz um troço desses comemora o aniversário dos filhos no Mac Donald's, fica controlando o que a pirralhada come e depois calcula os presentes recebidos para ver se a festa não deu prejuízo.

Comer é um ato sagrado, uma celebração de prazer, uma experiência profunda... vocês comem somente prá ter o que cagar depois, cambada de neandertal.

Drinho
Veterano
# 02/jun/22 10:54
· votar


Lelo Mig


requentar" devagar, gradualmente, até "ressuscitar" em quase sua plenitude.

Então vou te apresentar uma técnica que deixa a pizza de ontem melhor que a da pizzaria, muito útil para as manhãs de domingo para assistir a fórmula 1 (esporte de burguês).

Frigideira no fogo alto até sair fumaça, até pouco antes de causar um incêndio no imóvel, não coloque a pizza ainda senão vai queimar obviamente.
Começou a sair fumaça, abaixe para fogo mínimo, coloque a pizza e já tampe a frigideira.

Retire quando a parte de cima estiver aquecida ou em caso de queijo, quando estiver derretido.

Tenho orgulho em dizer que esta técnica é minha marca registrada porque ainda não conheci alguém
que usa frigideira superaquecendo da forma que eu faço antes de colocar a pizza.

Simonhead
Veterano
# 02/jun/22 11:30
· votar


Lelo Mig
Nunca fiz um pedido no Ifood. Sério... Não é nem o fato de ser velho ou conservador, é que eu sou fresco mesmo, não confio em como estas porras são feitas.

Somos 02, véi. Nunca usei essa parada.

brunohardrocker
Veterano
# 02/jun/22 12:23
· votar


Pizza fria no café da manhã.
Sobra do churrasco frio, picado, com vinagre, no meio da tarde.

kafka à beira-mar
Membro Novato
# 02/jun/22 12:41
· votar


Pizza fria só pizza de chocolate. E pizza de chocolate é muito boa, tanto fria quanto quente. Quando ela esfria, o chocolate fica durinho e dá um contraste ainda maior do doce do chocolate com o salgado do queijo. Antigamente eu comprava uma pizza grande de marguerita e uma grande de chocolate nas sextas, era a maior felicidade de qualquer adiposo inveterado. Já os outros sabores tem que ser necessariamente quente.

Pra esquentar a pizza eu coloco no microondas mesmo, mas coloco um copo d'água dentro. Dizem que funciona.

Lelo Mig
Membro
# 02/jun/22 12:54 · Editado por: Lelo Mig
· votar


kafka à beira-mar

"Pizza fria só pizza de chocolate..."

Cabra que come pizza de chocolate deveria ser empalado em praça pública com direito a apedrejamento feito pelo populacho expectador.

brunohardrocker

"Pizza fria no café da manhã.
Sobra do churrasco frio, picado, com vinagre, no meio da tarde."


Imagina a aberração fétida e nojenta que um cara destes defeca?

kafka à beira-mar
Membro Novato
# 02/jun/22 14:32
· votar


Lelo Mig

Meu velho, você tem cara de quem pede pizza de presunto com abacaxi.

brunohardrocker
Veterano
# 02/jun/22 14:50
· votar


Sim, pizza doce deveria ser proibida pelo Temer, para que o Alexandre jamais ouse liberar.

Wanton
Veterano
# 02/jun/22 15:28
· votar


A única pizza doce digna é a de banana (com canela), a.k.a. cartola.


kafka à beira-mar
mas coloco um copo d'água dentro. Dizem que funciona.

É ótimo! ...para foder teu micro-ondas. Mas faz sentido. Para assar pão francês, eles usam fornos que jogam vapor d'água dentro.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre a lavagem de dinheiro em tempos digitais