Autor |
Mensagem |
ProgVacas Membro Novato |
# abr/22
· votar
Jonas Kahnwald
Se liga... Ahaha
Foi em mim, de novo.
|
Jonas Kahnwald Membro Novato |
# abr/22
· votar
ProgVacas é que vc quem disse que ia fazer pensando em alguém daqui, por isso chutei haha
|
ProgVacas Membro Novato |
# abr/22
· votar
Jonas Kahnwald
Risos.
|
Wanton Veterano |
# abr/22 · Editado por: Wanton
· votar
Jonas Kahnwald Não acho um bom exemplo, vc acha que todos os prisioneiros tem personalidade muito parecidas??
Se o presídio impusesse hábitos iguais para todos, eles seriam classificados com a mesma personalidade com base no que fazem? O exemplo do presídio não funcionou porque vocês imaginam um presídio imperfeito. Me refiro a uma situação em que a supressão da vontade é plena e iguala os presos nos aspectos comportamentais.
Se há algo a ser chamado de personalidade, ele subsiste às contingências externas ao indivíduo. Mas se você avaliar o comportamento em um ambiente onde a supressão externa é forte, obterá dados que darão a entender que todos são muito parecidos (ou até mesmo iguais). Isso é um fator complicador para testes de personalidade porque grande parte da nossa vida é coagida por fatores que estão fora do nosso controle.
Notei que muitas das resposta que dei descrevem comportamentos adaptativos. Se não tiver compromissos, eu passo a dormir mais tarde. Se há algo que possamos chamar de personalidade, a minha é de alguém que prefere a vida noturna. Não me sinto bem acordando cedo. Mas se eu estiver em um emprego que me paga bem para acordar cedo, posso assumir essa bucha e adotar uma rotina que fira a minha 'natureza'. Qual é a minha personalidade? A do cara que acorda cedo? Ou eu devo me considerar um cara que acorda tarde que sofre uma supressão de personalidade causada por fatores externos à minha vontade?
Então, retomo: vc acha que todos os prisioneiros tem personalidade muito parecidas??
Se existir algo que possamos chamar de personalidade, eu me sentiria inclinado a dizer que não! Presos não têm personalidades muito parecidas! Mas, dependendo das perguntas que fossem feitas nos testes, talvez as respostas fossem muito parecidas - o que diria muito mais sobre o ambiente comum (prisão) do que sobre o indivíduo.
Lelo Mig Interessante também (apesar de nada a ver com o tema), que prisioneiros são pessoas que supostamente "quebraram/desobedeceram as regras sociais" e as regras que eles criam/impõem dentro da cadeia são muito mais rígidas e com penas muito mais severas do que as da sociedade da qual eles vieram.
Ah, sim! Excelente observação! Isso é um indício que o problema deles não é uma baixa tolerância às regras, e sim uma inadequação específica às regras vigentes e ao contexto em que eles se inseriam na sociedade.
ProgVacas Energia 56%INTUITIVO 44%OBSERVADOR
Pois é. Tem esse 'pequeno' problema! Como você é classificado como INTUITIVO quando houve praticamente um 'empate técnico' com o OBSERVADOR? Será que o INTJ que é I 55%, N 55%, T 55% e J 55% é mais parecido com um ESFP que é E 55%, S 55%, F 55% e P 55%? Ou será que ele é mais parecido com outro INTJ que é I 95%, N 95%, T 95% e J 95%?
|
makumbator Moderador
|
# abr/22
· votar
Wanton
Ah, sim! Excelente observação! Isso é um indício que o problema deles não é uma baixa tolerância às regras, e sim uma inadequação específica às regras vigentes e ao contexto em que eles se inseriam na sociedade.
Mas outro fator que contribui é o alto nível de coerção exercido por aqueles que estabelecem e fazer cumprir as regras. Dependendo da regra quebrada e demais condições, a punição é rápida, brutal e eficaz. Acho que isso é muito mais importante para fazer as regras serem obedecidas do que qualquer coisa.
|
brunohardrocker Veterano |
# abr/22
· votar
Tópico de astrologia rendendo mais que os de política.
|
Jonas Kahnwald Membro Novato |
# abr/22
· votar
Wanton Cara, vc está indo pra uma linha de raciocínio muito equivocada. Quando eu disse que vc tem de responder de acordo com o que FAZ e não de acordo com o que gostaria de fazer, não me refiro a coisas do tipo: "ah sou obrigado a acordar cedo por causa do trabalho então vou responder que sou um cara diurno, mesmo tendo pico de energia maior durante a noite"
Inclusive me surpreendo com vc tendo esse tipo de raciocínio perante oq falei, se fosse o Bruno interpretando dessa forma não ia me assustar kkk, mas enfim.
O que define uma personalidade é o que de fato você sente no seu íntimo e consequentemente vai agir de acordo quando possível . Vou dar um exemplo pessoal: eu sei que a inveja é um sentimento nocivo e por vezes ridículo. Porém eu reconheço que sim, de vez em quando, eu invejo a situação de algumas pessoas, mesmo que sejam coisas "bobas". Então na resposta ali eu vou colocar que eu tenho uma Pitadinha de inveja mesmo sabendo que é ruim e almejando eliminar esse traço da minha personalidade.
Eu também sou muito mais noturno que diurno. Por mim eu acordava sempre umas 9/10 horas! Mas eu posso fazer isso todo dia? Claro que não, por conta de diversas responsabilidades. Isso muda o traço da minha personalidade noturna? Claro que não também! Seguindo o seu exemplo da prisão pra ficar mais claro:
Se todos os prisioneiros fossem obrigados sob pena de espancamento a cumprir casa mísera regrinha interna, isso não anularia as personalidades individuais de cada um. Primeiro que a forma como cada prisioneiro reagiria MENTALMENTE a essa imposição já exibiria um traço de personalidade. Segundo que, se vc pensa que TODOS agiriam exatamente iguais apenas pq foram impelidos de tal maneira, creio que vc é ingênuo. Pois sempre haveriam aqueles que seriam "causadores de revoluções" e etc.
Enfim, acho que depois de toda essa minha dissertação com exemplos vc entende o ponto
|
Jonas Kahnwald Membro Novato |
# abr/22
· votar
rendendo mais que os de política
Ninguém aguenta mais ouvir vc falar disso msm
|
Wanton Veterano |
# abr/22
· votar
brunohardrocker Tópico de astrologia rendendo mais que os de política.
É uma taxonomia que busca identificar tipos baseando-se em autoclassificação. É evidente que a metodologia é problemática e que alguns dos seus pressupostos são falsos, isso não significa, contudo, que esse tipo de produção não tenha valor. A classificação de pessoas é objeto de ações bem rentáveis empregadas por gigantes da internet, que não são adeptos de jogar dinheiro fora.
Mas quem se diz "de direita" como quem diz que "é de libra" não deveria usar o horóscopo para ridicularizar as discussões.
Jonas Kahnwald Cara, vc está indo pra uma linha de raciocínio muito equivocada.
Estou criticando as dificuldades do método para localizar algo que possamos chamar de personalidade, só isso! Acho que você que está complicando quando pressupõe que eu estou tomando uma posição.
isso não anularia as personalidades individuais de cada um.
Pois é! Mas não dá para dizer que o teste faz esse filtro, entende? Estou sugerindo que o teste despreza o contexto no qual os comportamentos são emitidos, de modo a misturar comportamentos espontâneos (naturais?) com comportamentos coagidos ou adaptativos.
se vc pensa que TODOS agiriam exatamente iguais apenas pq foram impelidos
Não é isso! Eu estou pressupondo, para fins de explicação, um modelo de coação em que todo o comportamento observável fosse igualado. Se o teste fizesse perguntas sobre a rotina desses presos, todas as respostas seriam iguais. É claro que cada preso teria uma relação interna diferente com tal modelo de coação, mas o comportamento manifesto seria o mesmo.
Se há algo que é próprio do indivíduo e está em uma relação complexa com o contexto, fica muito difícil para fazer uma categorização adequada, porque as mesmas respostas podem ser dadas por pessoas que estão experimentando aquilo de uma maneira completamente diferente. Para fazer um questionário mais poderoso, que fosse capaz de 'interpretar' o que foi dito, seria necessário alterar as perguntas com base nas respostas dadas, compreendendo que há uma relação entre elas.
No modelo das 16 personalidades, as respostas não se relacionam. Elas são contadas separadamente. Imagine se eles fizessem um modelo em que uma resposta potencializasse o score da outra? Imagine se esse teste fosse descartando algumas pressuposições e fosse afunilando as perguntas, fazendo com que o participante se sentisse cada vez mais descrito por elas?
Em suma: eu tenho críticas às teorias da personalidade e tenho críticas às metodologias utilizadas para medir seus pressupostos. Não estou demonizando os esforços, apenas apontando problemas que podem ser corrigidos em esforços futuros.
|
brunohardrocker Veterano |
# abr/22
· votar
Wanton Mas quem se diz "de direita" como quem diz que "é de libra"
Mas hoje eu estou meio que de esquerda.
|
Wanton Veterano |
# abr/22
· votar
brunohardrocker Mas hoje eu estou meio que de esquerda.
Tá se achando comunista porque vai votar no Dória? É isso?
|
brunohardrocker Veterano |
# abr/22
· votar
Wanton
Exatamente.
|
Wild Bill Hickok Membro Novato |
# abr/22
· votar
Wanton Mas quem se autoavalia mal deve se reconhecer no resultado errado que for obtido ao final do teste.
fato, eu nem dou bola pra esses testes pq sou péssimo nessas auto análises
brunohardrocker deixa os nerdao brincar de signo rapá!
|
Jonas Kahnwald Membro Novato |
# abr/22
· votar
Wanton Estou criticando as dificuldades do método para localizar algo que possamos chamar de personalidade, só isso! Acho que você que está complicando quando pressupõe que eu estou tomando uma posição.
Quando vc fala de método, vc se refere ao teste específico do site ou ao método MBTI de classificação de personalidades?
não dá para dizer que o teste faz esse filtro, entende? Estou sugerindo que o teste despreza o contexto no qual os comportamentos são emitidos, de modo a misturar comportamentos espontâneos (naturais?) com comportamentos coagidos ou adaptativos.
Se o seu problema é com o teste em si, é claro que sim, é limitante. Porém com cerca de 100 perguntas (e algumas até meio repetidas) o teste faz um bom trabalho para que a maioria das pessoas tenham um mínimo conhecimento acerca da sua personalidade
Quem sabe depois de realizar esse teste alguém (eu, por exemplo) vai pesquisar mais a fundo o método MBTI e realize outros testes mais assertivos. Mas é claro que um teste de 10 minutos vai ter falhas, vai ser limitante etc etc etc
No modelo das 16 personalidades, as respostas não se relacionam. Elas são contadas separadamente. Imagine se eles fizessem um modelo em que uma resposta potencializasse o score da outra?
e quem disse que não é assim? Pq vc acha que eles fazem algumas perguntas meio parecidas? Eu nao posso afirmar, mas creio que o motivo por trás disso é justamente pra "somar" os resultados dessas perguntas parecidas e dessa forma ou reforçar ou anular a força de certas respostas
eu tenho críticas às teorias da personalidade e tenho críticas às metodologias utilizadas para medir seus pressupostos. Não estou demonizando os esforços, apenas apontando problemas que podem ser corrigidos em esforços futuros.
o método MBTI é um esforço muito bem empregado. O site 16personalities não é o originador do método, apenas dá uma simplificada na coisa pra atrair mais pessoas para o teste
porém se vc pesquisar um pouco mais no próprio 16 personalities, já vai encontrar uma gama muito maior de informações sobre cada personalidade, o que vai te fazer compreender que essas 16 personalidades não são uma matiz de 16 cores, estritas, completamente separadas, mas na verdade uma matiz de 256 cores, fluidas, interconectadas, entende?
|
Jonas Kahnwald Membro Novato |
# abr/22
· votar
Wild Bill Hickok deixa os nerdao brincar de signo rapá!
nem dou bola pra esses testes pq sou péssimo nessas auto análises
comentários bem típicos de um ESTJ (e nem estou brincando)
|
brunohardrocker Veterano |
# abr/22
· votar
Quem se define se limita!!
|
Lelo Mig Membro
|
# abr/22
· votar
"Quem se define se limita!!"
Uiii... Bruno lacrou!!
|
Wanton Veterano |
# abr/22
· votar
Jonas Kahnwald Quando vc fala de método, vc se refere ao teste específico do site ou ao método MBTI de classificação de personalidades?
Qualquer questionário é problemático e qualquer taxonomia é problemática, o que não quer dizer que não sejam instrumentos úteis. Contudo, a grande pulga atrás da minha orelha é a definição de personalidade.
O teste faz um bom trabalho para que a maioria das pessoas tenham um mínimo conhecimento acerca da sua personalidade
Sim, concordo. No mínimo, deve estimular a auto-observação.
vai pesquisar mais a fundo o método MBTI
A primeira vez que fiz um teste desses foi em 2005 se não me engano, em um aplicativo de relacionamentos. Depois, fiz um que foi trazido por um amigo que pretendia investir nas testagens no âmbito corporativo. Já conhecia há alguns anos esse mesmo teste que você postou aqui, com os mesmos desenhos e tudo - só não lembro se era em português.
E quem disse que não é assim?
Podemos fazer um experimento e descobrir. Acho que não fiz com esse, mas já fiz com outros bem parecidos. Duvido muito que um teste tão despretensioso tenha uma mecânica muito sofisticada por trás.
|
Jonas Kahnwald Membro Novato |
# abr/22
· votar
Lelo Mig Uiii... Bruno lacrou!!
E isso logo depois de dizer por aqui que estava se sentindo meio esquerdista, oq será que aconteceu com o menino do mato?
|
Jonas Kahnwald Membro Novato |
# abr/22
· votar
Wanton Contudo, a grande pulga atrás da minha orelha é a definição de personalidade.
A definição das 16 personalidades? Tipo, será que não são 32 ao invés de 16? Algo assim?
Ou vc se refere aos textos que explicam os pormenores de cada uma?
Já conhecia há alguns anos esse mesmo teste que você postou aqui, com os mesmos desenhos e tudo - só não lembro se era em português.
Provavelmente era o mesmo, sim. Eu fiz esse teste pela primeira vez lá em 2017, e desde então sempre caio como INFP-T.
Podemos fazer um experimento e descobrir. Acho que não fiz com esse, mas já fiz com outros bem parecidos. Duvido muito que um teste tão despretensioso tenha uma mecânica muito sofisticada por trás.
E como seria esse seu teste em cima do teste?
|
Wanton Veterano |
# abr/22
· votar
Jonas Kahnwald A definição das 16 personalidades?
Não, o conceito de personalidade em si. Há, de fato, algo que possamos chamar de personalidade? Ou essa é só mais uma daquelas ficções explicativas que causam mais confusão do que explicam?
E como seria esse seu teste em cima do teste?
Não marquei nenhuma resposta para ver como ele se comporta. Deu ISFP, com 55%, 51%, 51% e 51%. Essa é a linha de base do teste. Depois, respondi somente a questões que eram visivelmente sobre introversão e o I foi para 92%, enquanto as outras não foram afetadas. Aparentemente, cada questão trata de um par dicotômico.
Para avaliar direito, seria preciso identificar sobre o quê é cada questão. Trabalhoso! Depois, vou ver se acho algum artigo que dê uma pista sobre esse teste.
|
Fidel Castro Veterano |
# abr/22
· votar
ENTP, famoso imbecil
|
Christhian Moderador
|
# abr/22
· votar
MBTI não tem nenhuma validade psicológica, mas continua sendo utilizado pelo Buzzfeed e por "psicólogos" desatualizados e/ou preguiçosos. Kath Briggs e a filha (Myers) fizeram o teste em casa, comendo uma pizza, baseado nos arquétipos do Jung - e um monte de mané acreditou. É igual a pirâmide de Maslow, que nunca foi feita pelo Maslow - que por sinal, ficava pistola quando atribuíam a baboseira a ele. "Big five" é um pouquinho mais confiável, apesar de haverem discussões em aberto.
De qqr maneira, se for só pra zueira, serve. Só não dá pra dizer que é "assertivo" ou que sequer é bom.
|
Jonas Kahnwald Membro Novato |
# abr/22
· votar
Christhian Mas aí, vc é ENTJ ou ESTJ?
|
makumbator Moderador
|
# abr/22
· votar
Christhian
Como ousa duvidar da ciência do OT?
|
Jonas Kahnwald Membro Novato |
# abr/22
· votar
makumbator Certeza que o Cristiano ou fez o teste e não soube responder ou não gostou do que descobriu sobre si mesmo, e por isso está aí defenestrado o MBTI
|
Wanton Veterano |
# abr/22
· votar
Christhian por "psicólogos" desatualizados e/ou preguiçosos
Só vi em depto. de RH. Por outro lado, já sofri uma tentativa de hipnose em uma sessão de terapia, então, não duvido de nada.
|
makumbator Moderador
|
# abr/22
· votar
Wanton já sofri uma tentativa de hipnose em uma sessão de terapia
Pô, conta um pouquinho dessa história aí!
|
Wanton Veterano |
# abr/22
· votar
makumbator Pô, conta um pouquinho dessa história aí!
Tive boas indicações da doida. Supostamente, era de uma linha bem séria. Chegando lá, fez o tipo coach quântico e propôs esse negócio de hipnose. Eu não tive as caras de ir embora e embarquei para ver onde ia dar.
Ela ia falando para eu imaginar as coisas e ia descrevendo o cenário. Só lembro que tinha uma porta branca com uma maçaneta dourada. Fiquei me perguntando o que ela queria que eu visse naquele cenário, porque a descrição parecia a da casa do Prince.
|
Wild Bill Hickok Membro Novato |
# abr/22
· votar
Jonas Kahnwald comentários bem típicos de um ESTJ (e nem estou brincando)
Pq? É padrão ESTJ ser ruim em auto análise?
|