Qual é o limite da interpretação racial

Autor Mensagem
Wanton
Veterano
# fev/22
· votar


Lelo Mig
Tá cara, entendi, mas não dá prá radicalizar. Você têm que contextualizar.

Não estou dizendo que as loiras do vídeo são pessoas más, só estou sugerindo que há a presença do racismo nas falas, em maior ou menor grau. Claro que há inúmeros atenuantes. Um vídeo muito semelhante poderia ter sido gravado no Rio Grande do Sul, em 1990. Mas seria inaceitável no mesmo Rio Grande do Sul, mas em 2022.

A compreensão do racismo é totalmente dependente de contexto e existem vários graus e formas de racismo, com várias implicações morais. Possivelmente, o racismo é um processo cultural que tem amparo evolutivo. O racismo, sob esse prisma, é uma sequela da evolução da espécie.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# fev/22
· votar


Yuri Marçal

esse cara é um idiota, nem vale o trabalho

ProgVacas
Membro Novato
# mar/22 · Editado por: ProgVacas
· votar


Jonas Kahnwald

Reflitam e dissertem

Na boa, Jonas, esse Yuri é comediante sem graça. Sua ironia é fraca, sua crítica é estupidamente falida. Estou desde que criou o tópico procurando algo relevante pra dizer, mas o que ele provoca no vídeo não é tema relevante no movimento negro, acredite. O movimento negro destaca sim a cultura africana tomar importância maior quando praticada por pessoas brancas, uma pequeniníssima parcela vê problema na "palmitagem", mas para por aí. A luta dos caras, nas ruas, está muito mais voltada às denúncias de racismo estrutural que empurra seus pares para as condições mais degradantes na sociedade, para as favelas e para as penitenciárias. Para as mortes por espancamento, com tiro de fuzil da polícia militar no peito de uma criança na viela que leva pra casa.

Esses temas aparecem com uma falsa importância por causa da internet, mas não são seriamente discutidos nos coletivos, apenas em mesas de bar depois de umas e outras, já quando o legal é falar alto e dar gargalhadas, fofocando sobre as contradições alheias.

Não cai nessa, véi.

-Dan
Veterano
# mar/22
· votar


Jonas Kahnwald
Sobre o vídeo 1, fica bem explícito a ironia e desprezo por parte do Yuri, com a maquiagem que a mina está fazendo. Mas por quê? Labios grossos é uma característica única de pessoas com determinada cor de pele? É errado uma pessoa que não tem labios grossos querer aparentar que tem? Isso é apropriação de algum tipo?

Muito do humor do Yuri eu percebo que é humor de revanche. Quem é negro se diverte, rola aquele guilty pleasure. Quem nao é (ou não se reconhece muito) odeia. Na estrutura de racismo estrutural que vivemos ser negro revanchista é uma das piores posições. Vai ter gente que abomina Yuri mas curte Danilo Gentili, sendo que ambos tem uma veia irônica ate parecida. Mas Danilo tem carteirinha pra ser assim. Negro debochado é insuportável nesse contexto.

Explicando o vídeo na ótica do que expliquei acima. O recado é "vejam só, o labio largo não era uma característica de preto beiçudo, não era critério pra bullying ou pra baculejo? Agora é cool? Boquinha de CD player é o novo feio então? Hmmm" É isso o vídeo. É disso que os pretos tão rindo. As mulheres lembram de uma vida alisando cabelo e sendo julgadas por isso. Vem Uma sensação gostosa de revanche. Claro que vai ter gente escrota que vai até atacar a menina do vídeo, preto inclusive, mas a ideia do humor do vídeo não é sobre proibir a mina de querer labios grandes. É sobre o que coloquei em aspas. As expressões faciais do Yuri comendo é total as aspas que coloquei. Esse é o humor do vídeo que geralmente só preto vai entender. E o próprio Yuri já explicou qdo esse tipo de coisa acontece.

Sobre apropriação cultural. Só é problema quando o conceito de valor só starta quando é utilizado fora da cultura origem. Ex. Samba era marginalizado, coisa criminosa msm. Até que colocam brancas pra cantar e veio o valor. As cantoras pretas ainda continuaram lá, muitas no ostracismo. E viva carmen Miranda. Ex idêntico mais recente. Axé anos 90. Pensa Bahia e sua vastidão preta. O ritmo explodiu quando veio Daniela Mercury, uma mulher beeem diferente das cantoras pretas baianas. Ivete tem pele mais escura mas não é negroide como os baianos em geral. Cláudia Leite então. Mas saibam, um monte de cantora preta veio antes e caju no ostracismo. (Disclaimer anti capitães exceção: tudo é em média. Vai ter uns casos contrarios). Ex3. Negros usando tranças lindas por séculos mas ficou cool pq vi na série vikings e por aí vai...

-Dan
Veterano
# mar/22
· votar


*sobre o vídeo 2, é importante ressaltar que a questão gira em torno de:
1) suposto "turismo sexual"
2) uma pessoa de uma determinada cor de pele preferir parceiros (as) de outras determinadas cores de pele


Interessante que o Yuri sequer comentou o vídeo, e fez seu humor com isso. E a maioria dos pretos entende o porquê. É pq é sobre MUITA COISA mesmo, não só esses itens 1 e 2 que voce elencou. Da até preguiça de explicar. E ele jogou o humor com a preguiça de explicar. Os pretos entenderam.


Explicando um pouco.
É muito menos sobre a preferencia por loiras. É mais sobre o preterir mulher pretas. Óbvio que qualquer um relaciona com quem quiser, mas o símbolo da preta ser deixada de lado (busquem na memória da suas quinta série quem eram as zuadas e quem eram as enaltecidas). E lembrem-se que esse auto elogio que a gente faz pra gente mesmo de "fiquei velho e saí passando o rodo em geral, cumi mulher de toda a cor, não sou racista" não muda em nada a situação da mulher negra no fim da fila.

Realmente dá preguiça de explicar. O imaginário da mulata globeleza da preta quente tá aí.

Se quer entender mesmo a situação procura por solidao da mulher negra no Google e le os artigos. Mas spoiler: vai ser necessário empatia de se colocar no lugar de mulher preta e rebaixada. A gente aqui deve ser maioria de homem branco hetero. Vai ser exercício difícil.

-Dan
Veterano
# mar/22
· votar


4) Bônus: dizer que toda ucrâniana é gata é preconceito?

Essa é ótima. A gente pode responder pra gente mesmo, pra não expor.

Pq toda ucraniana é gata?

Voce acha toda hatiana gata? Fez piada parecida sobre refugiadas haitianas?

Seu histórico do xvideos tem muitas nigerianas?

Você acha que existe um conceito preformulado sobre beleza feminina em sua visão?

-Dan
Veterano
# mar/22
· votar


Jonas Kahnwald
Espero ter ajudado. O/

Wanton
Veterano
# mar/22
· votar


-Dan

Que aula, cara! Muito bom!

Lelo Mig
Membro
# mar/22
· votar


-Dan

"procura por solidao da mulher negra"

Verdade! Uma vez li bastante sobre o assunto e assisti vídeos de pretas no youtube e me deparei com colocações que eu nunca tinha pensado (obviamente por ser homem e branco).

Entendi bem muitas razões.

ProgVacas
Membro Novato
# mar/22
· votar


-Dan
Wanton

É... Mudei completamente minha perspectiva, por causa do comentário do Dan.

Valeu, cara! Acho que eu estava muito distraído quando comentei mais acima.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# mar/22
· votar


-Dan
4) Bônus: dizer que toda ucrâniana é gata é preconceito?

Esse item, na verdade, eu coloquei por conta de comentários no tópico da guerra da Rússia com Ucrânia, que falaram justamente isso.

A propósito, eu mesmo tenho uma preferência pessoal de "padrão de beleza" em que ucranianas dificilmente se encaixariam, pela grande maioria loira, que eu não sou muito fã (mas isso a título de curiosidade apenas)

Porém foi também um item irônico, pois a resposta é bem óbvia (ao menos para mim). A questão é que por ser uma espécie de "elogio" as pessoas não se ligam tanto nisso, entao decidi colocar, mais como uma provocação, sacou?

O resto eu comento depois quando tiver tempo, mas valeu por responder com bastante paciência e cuidado o/

Pedro_Borges
Veterano
# mar/22
· votar


Jonas Kahnwald
A propósito, eu mesmo tenho uma preferência pessoal de "padrão de beleza" em que ucranianas dificilmente se encaixariam, pela grande maioria loira, que eu não sou muito fã (mas isso a título de curiosidade apenas)

Que tal essa?


E esta da mesma


Viciado em Guarana
Veterano
# mar/22
· votar


Boquinha de CD player

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# mar/22
· votar


Pedro_Borges
Que tal essa?
E esta da mesma

Só ressaltando que quando eu disse que tenho uma preferência por um padrão de beleza pessoal, isso não que dizer que não possa achar outras mulheres, fora desse padrão, bonitas.

Mas sobre a moça em questão:
1) Realmente não se encaixa no meu padrão de preferência
2) Ela é bonita, sim. E é fofa, mas força um pouco a barra.
3) Acho inúmeras brasileiras que conheço muito mais bonitas que ela. Se for expandir pra famosas então, nem perco meu tempo...

-Dan
Veterano
# mar/22
· votar


Jonas Kahnwald
3) Acho inúmeras brasileiras que conheço muito mais bonitas que ela. Se for expandir pra famosas então, nem perco meu tempo...


te entendo. Ja dei role na Europa em varios paises e nos EUA. Não tem cabimento. A mulher média brasileira é muuuito mais bonita do que as medias que eu vi. Exceção para a capital da croacia. la todas as mulheres pareciam miss

Lelo Mig
Membro
# mar/22 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Jonas Kahnwald
-Dan

Eu não tenho preferência também. Já namorei (namorar mesmo, não só comes) mulheres de todos os tipos. Não é exatamente um tipo de beleza que me atrai é um conjunto de coisas, que no geral, têm mais a ver com exotismo, do que com padrão convencional. Eu gosto de mulheres exóticas.

Eu tenho uma pequena queda por orientais, mas não é nada muito mais significante do que pelas demais, mas existe um tipo de chinesas, japonesas, coreanas e etc., que me atraem bastante.

Minha atual namorada é loira. Nunca fui muito ligado em loiras; loira é uma coisa meio de farmácia, né? Tipo, qualquer uma pode ser.

Mas minha namorada é loura mesmo, original (é polonesa), e é a primeira natural (loira da ppk loira) que namoro. Mas, tô apenas comentando, jogando conversa fora, não é pela cor que estou com ela e nem foi com nenhuma outra.

Mas, reconheço que temos (pelo menos a maioria) um "modelo comparativo" que geralmente exclui as pretas. A midia, a propaganda, os filmes, as novelas, as revistas... absolutamente tudo, impõe o padrão "loira peituda do olho azul". Por isso mesmo, têm tanta loira falsa.

Pedro_Borges
Veterano
# mar/22
· votar


Lelo Mig
A midia, a propaganda, os filmes, as novelas, as revistas... absolutamente tudo, impõe o padrão "loira peituda do olho azul". Por isso mesmo, têm tanta loira falsa.


E tantos peitos falsos...

makumbator
Moderador
# mar/22
· votar


Pedro_Borges

E hoje em dia lábios e bundas falsas também. Mas é aquele negócio, se pagou tem mais é que usar e ostentar mesmo.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# mar/22
· votar


-Dan
Lelo Mig

Creio que, em geral, o tipo de beleza que foge ao "comum" pode gerar um certo interesse a mais, tanto pela curiosidade/novidade como também até questões possivelmente de cultura idioma etc.

Minha melhor amiga por exemplo, desde que conheceu BTS, descobriu o padrão de beleza que prefere, que é o desses coreanos do k-pop (eu sinceramente acho que os caras tem traços muito femininos e delicados, o que pra mulher hétero costuma ser visto de forma negativa, mas há gosto pra tudo e minha amiga sempre foi das preferências meio diferentonas).

Eu por outro lado, sinto que foi justamente essa imposição tão ferrenha da "loira peituda de olho azul" que esse padrão pra mim, perdeu um pouco a graça faz um bom tempo. Mas eu concordo quando o -Dan diz que no geral, as mulheres pretas são preteridas. O que eu não consigo entender ainda, é o "turismo sexual" e a hiper sexualização de mulheres pretas. O primeiro me parece um "preconceito" com quem gostaria de, por exemplo, ir pra Coreia se casar com um k-popper. Já o segundo me parece uma contradição com a solidão da mulher preta. No sentido de que, se ela fosse tão hiper sexualizada, não deveria se sentir menos solitária? De verdade, não estou sendo irônico, acho que não compreendi mesmo o conceito.

Por fim, sobre o primeiro vídeo do Yuri Marçal, eu continuo achando esse "humor revanchista" uma babaquice, e não, não sou fã do Danilo Gentili (há essa possibilidade?) Claro que uma zoeira como essa, nunca vai se contrapor ao tamanho de sofrimento que um preto sofre dentro da estrutura do racismo. Todavia, se o único propósito é a "revanche" e não uma conscientização de fato, pra mim não tem valor e é tão idiota (mas não tão prejudicial, obviamente) quanto um ato de injúria racial contra um preto

-Dan
Veterano
# mar/22
· votar


Jonas Kahnwald
se ela fosse tão hiper sexualizada, não deveria se sentir menos solitária? De verdade, não estou sendo irônico, acho que não compreendi mesmo o conceito.

É porque voce nao deu o google e leu alguma coisa a respeito como eu sugeri. Isso é quase como achar que prostituição gera muito afeto. Pensa com calma sobre isso. Sentir-se um objeto sexual não tem nada a ver com sentir afeto.

Todavia, se o único propósito é a "revanche" e não uma conscientização de fato, pra mim não tem valor e é tão idiota (mas não tão prejudicial, obviamente)

Ele é um humorista. O proposito dele é fazer rir e ele tem um publico que ri do humor dele. Ta sendo bem sucedido, algumas pessoas achando idiota ou nao. Nem todo preto tem que assumir o papel de conscientizador das massas.

Lelo Mig
Membro
# mar/22 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Jonas Kahnwald

A hiper sexualização da mulher preta sempre foi no sentido de serem quentes, boas de cama... o que trás um conceito ruim tipo: "não é para casar", "comer e jogar fora" ou "quer comer mas têm vergonha de apresentar prá família"... percebe? Isso faz a preta se sentir um lixo... e, pior, tenho amiga preta que reclama que alguns homens pretos (não todos) preferem as brancas porque é uma forma inconsciente (consciente as vezes) de jogar na cara do branco: "Olha, tô comendo sua branquinha, ela prefere um negão!" É como se desse um "status + vingança" ao preto.

E isso é muito, muito ruim para a mulher preta ela se sente preterida de todas as formas... percebe?

Creio que com essa abundância de gatas pretas na TV, agora, como Erika Janusa, Cris Vianna, Lucy Ramos, Negra Li, Juliana Alves, Tais Araújo e tantas outras, as pretas comecem a se sentir mais representadas... pelo menos eu espero. Mas é muito recente ainda.

Se não conhece estes nomes, dá um google... só gata top!

makumbator
Moderador
# mar/22 · Editado por: makumbator
· votar


Lelo Mig
o que trás um conceito ruim tipo: "não é para casar", "comer e jogar fora" ou "quer comer mas têm vergonha de apresentar prá família"...

Claro que tem um elemento de racismo nisso (mesmo que subliminar e não intencional), mas as loiras também são vistas (dependendo da cultura) como frias e ruins de cama, além de burras, é claro (apesar de valorizadas no padrão estético ocidental). Mulheres gordas também são por vezes classificadas de antemão como "quentes" sexualmente. Tudo estereótipo.

Os homens loiros por outro lado não são em geral vistos como necessariamente burros, a não ser que sejam extremamente lindos, aí é comum acharem que o camarada com tal aparência só pode ser um tapado. O que nem tem muito nexo.

Lelo Mig
Membro
# mar/22
· votar


makumbator

"a não ser que sejam extremamente lindos"

Homem bonito é tudo viado!... mas este estereótipo não por racismo não, é por inveja mesmo...kkkk

makumbator
Moderador
# mar/22
· votar


Lelo Mig
Homem bonito é tudo viado!... mas este estereótipo não por racismo não, é por inveja mesmo...kkkk

Exatamente! Um homem lindo pode ser nojento em qualquer situação. Veja abaixo o exemplo ilustrativo:

https://www.youtube.com/watch?v=Frazx5zxScE



Wanton
Veterano
# mar/22
· votar


Lelo Mig
makumbator
Homem bonito

O que é homem bonito? Esse do vídeo, todo depilado, com topetinho escroto? Isso daí é o que é o modelo de beleza vendido para menininhas novinhas no intuito de atrasar a sua iniciação sexual. O pior é que as menininhas ficam babando nesse estereótipo e isso atrapalha o desenvolvimento moral desses moleques. Pode ver que a maioria vira bosta!

makumbator
Moderador
# mar/22
· votar


Wanton
Esse do vídeo, todo depilado, com topetinho escroto? Isso daí é o que é o modelo de beleza vendido para menininhas novinhas no intuito de atrasar a sua iniciação sexual. O pior é que as menininhas ficam babando nesse estereótipo e isso atrapalha o desenvolvimento moral desses moleques. Pode ver que a maioria vira bosta!

Aí Lelo, saca só a inveja de que comentávamos sendo exibida logo acima!

Drinho
Veterano
# mar/22
· votar


Lelo Mig

Homem bonito é tudo viado!

Não sou viado, sou macho pra caraio.

Pedro_Borges
Veterano
# mar/22 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Eu também sempre fui um homem bonito desejado pelas minas, tá certo que datas passadas, mas nunca fui viado. Sempre fui macho pracaralho.

Insufferable Bear
Membro
# mar/22
· votar


Wanton
O que é homem bonito?

Pra mulher é esse viado aí, pra viado é homem macho. Um ardil 22 isso aí.

Lelo Mig
Membro
# mar/22 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Drinho
Pedro_Borges

"macho pra caraio ... macho pracaralho"

Calma! Têm carai prá todas!

makumbator

Aí Lelo, saca só a inveja de que comentávamos sendo exibida logo acima!

Ameba não se conteve de inveja... já chegou puxando o cabelo dos bofes!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual é o limite da interpretação racial