O que causa a pobreza?

Autor Mensagem
st.efferding
Membro
# nov/21
· votar


Ou não concordar = ignorar completamente?

brunohardrocker
Veterano
# nov/21
· votar


Drinho
Só para me situar, você é despachante mesmo ou ele que tá de brincadeira?

Também. Eu sou um cara com multiplas profissões.
Quantas delas você já viu o entamoeba decifrar desde que ele chegou a este fórum?

brunohardrocker
Veterano
# nov/21
· votar


JJJ
"O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é um fundo criado pelo governo federal para formar uma reserva de dinheiro para o trabalhador. O depósito é feito todo mês pela empresa e equivale a 8% do salário. Não há desconto para o trabalhador...."

Agora, imagina o sujeito ser demitido depois de 30 anos de trabalho.

O profissional da iniciativa privada tem um belo "colchãozinho": 8% de tudo que ganhou em 30 anos, corrigido!

O profissional do serviço público tem... uma rosca.

É um acordo feito lá atrás, cara. Inclusive havia uma certa estabilidade no serviço privado também! Que foi trocada pelo FGTS, se não me engano pelo seu herói Roberto Campos.

Quer acabar com a estabilidade? OK. Dê o FGTS retroativo a todos os funcionários públicos, reajustando e corrigindo monetariamente, como todo trabalhador privado não estável tem direito... e aí pode demitir, se quiser.

Tem mais uma coisa: o FGTS é usável, não só em caso de demissão.


Ou seja, é uma poupança que rende menos que a poupança, que o Estado faz pelo indivíduo, pois o indivíduo não tem o hábito de fazer poupança.
Se não fosse o Estado, quem é que faria uma reserva de contingência para você?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# nov/21
· votar


O FGTS funciona para o governo como uma fonte de financiamento vistosa e barata, visto que o custo da dívida era de 3% a.a na época que a poupança rendia 6%.
Quando a Selic baixou para 2% e a poupança para 1,4% provavelmente a taxa do FGTS deve ter caído para 1% a.a

Drinho
Veterano
# nov/21
· votar


O FGTS funciona para o governo como uma fonte de financiamento vistosa e barata

Não diga isso, Jonas.

FGTS é a poupança que o trabalhador ganhou de presente do governo bondoso.

ProgVacas
Membro Novato
# nov/21 · Editado por: ProgVacas
· votar


st.efferding

Não foi ignorado completamente, nem reli o que escrevi, mas se escrevi isso foi apenas superlativo.

O caso da troca do FGTS pela estabilidade é algo fundamental, como lembrou ele alegou ignorância no tema. Ele discorda absurdamente do argumento cabide de emprego. Não apresentou nada que pudesse confrontar a lógica, beleza. Na minha visão foi uma resposta com ignorância aqui também, que ele não admitiu.

O traço da pessoa burra é esse mesmo, que todos nós flagramos. O script: 1. Alega ignorância; 2. Não comenta o assunto; 3. Recusa-se, consciente ou inconscientemente, a aprender sobre o tema; 4. Permanece na ignorância.

Já discutimos isso aqui, algumas vezes, mas é praxe do Drinho esse tom agressivo com os funcionários públicos. Quando pega muito mal a sua generalização ele vem com essa:

Não, primeiro que eu não tenho ódio, segundo que ser contra a estabilidade não tem a ver com querer que ele se lasque nem tampouco generalizar a classe inteira como ruim, só tem a ver com ter apreço pelo dinheiro de quem os paga e não recebe um serviço digno do que paga.

Pelo histórico, trata-se de uma opinião volúvel. Se ele genuinamente pensasse assim, que nem todos os funcionários públicos são ruins, isso seria uma concepção orgânica e, de uma forma ou outra, pautaria ou minimamente moderaria seus posicionamentos sobre o funcionalismo público.

Drinho
Veterano
# nov/21 · Editado por: Drinho
· votar


Quando pega muito mal a sua generalização ele vem com essa:

Uh, super...


Não foi ignorado completamente, nem reli o que escrevi,

É um pau no cú do mais alto nível...

Não sabe nem o que lê muito menos o que propaga e fica enchendo a paciência convicto de que tem algo a agregar....

Vai lá explicar o financiamento da República Cubana também....

Palhaço...

https://th.bing.com/th/id/OIP.sWVfGLmFrpmIaxb_DCkWlwHaNK?pid=ImgDet&rs =1

Lucianinho para você...

JJJ
Veterano
# nov/21
· votar


brunohardrocker
despachante

Despachante faz despacho... Deve ser por isso que o makumba te trata bem...

Ou seja, é uma poupança que rende menos que a poupança, que o Estado faz pelo indivíduo, pois o indivíduo não tem o hábito de fazer poupança.

Se quiser encarar assim... que seja. Mas só para o funcionário privado.

Se não fosse o Estado, quem é que faria uma reserva de contingência para você?

hein?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# nov/21
· votar


JJJ

Ou seja, é uma poupança que rende menos que a poupança, que o Estado faz pelo indivíduo, pois o indivíduo não tem o hábito de fazer poupança.

Se quiser encarar assim... que seja. Mas só para o funcionário privado.


Mas nesse ponto o bruno está correto, e o porquê de o governo ter feito isso é que ele se beneficia mais que o próprio funcionário

hein?
O Brasileiro não tem histórico de fazer poupança nem quando tem a possibilidade para tal, então o governo foi lá e "garantiu" uma

st.efferding
Membro
# nov/21
· votar


ProgVacas

Cara, você reclama do tom agressivo que o Drinho tem com os funcionários públicos, mas você teve em menor ou maior grau o mesmo tom agressivo com n > 0 de pessoas que discordam de você. Qual é a diferença? É só o lado político/ideológico? Ou se você tem a razão e quis usar da agressividade para se defender de algum ataque gratuito por parte dele, quando este evento ocorreu? Outro exemplo mais extremo: qual é o score de xingamentos entre você e o bruno? A minha proposta é desqualificar este hábito para trazer a sua opinião séria no debate.

Não que eu me importe muito com xingamentos, exceto pelo fato de eles tirarem o foco do tema da discussão e também porque alguns destes temas terem sido abordados recentemente de maneira menos animosa entre as partes (pelo menos no inicio, como este tópico).

JJJ
Veterano
# nov/21
· votar


Jonas Kahnwald
o porquê de o governo ter feito isso é que ele se beneficia mais que o próprio funcionário

Tem que ir numa sessão espírita e usar o OUIJA pra conversar com o Bob Fields pra confirmar se era esse o intento principal...

De qualquer forma, isso não influi no funcionalismo público, que era o tema.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# nov/21 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


JJJ
Não quero dizer que esse tal Bob Fields tinha apenas má intenções, mas que isso beneficia o governo, beneficia. E ninguém que está lá é besta.

E não estou falando isso por motivo pessoal algum, apenas pontuei pq achei complementar ao que o Bruno disse

Lelo Mig
Membro
# nov/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Prá encerrar minha participação... (já deu o que tinha que dar)

Discutir se deve haver mudanças na relação funcionário público/Estado/sociedade/funcionário privado/FGTS e etc., ok, é passível de discussão e opiniões pessoais.

No entanto, não dá para desprezar a história e sair falando bosta, sem considerar o "porquê" de algumas coisas.

O FGTS, junto com multas rescisórias e direitos trabalhistas, surgiram não porque o Estado não tinha o que fazer e queria se meter e controlar tudo, mas sim porque até os anos 40, funcionários não tinham direito nenhum, eram explorados e todo o trabalho era praticamente escravo. (sem piso, sem férias, sem descanso, sem jornada, sem garantia alguma). Prá quem não sabe a expressão "morrer de trabalhar" surgiu porquê era comum sujeito cair duro, morto, em chão de fábrica.

Se você é um liberal, acredita na livre negociação e tudo mais, ok, posso respeitar. Mas, se você não percebe que se dependesse do patrão, ninguém tinha salário, seríamos escravizados e explorados, você é bastante ingênuo. Se acredita que a "mulher do café" têm poder de negociação de igual para igual com o presidente da indústria, é burro ou mal intencionado. O presidente da empresa nem recebe este trabalhador, quanto mais negociar alguma coisa.

As relações liberais e direitos que foram conquistados, não foram porque os patrões são bonzinhos e reconhecem o mérito do bom trabalhador. Tudo foi conquistado na porrada, com muita luta, greve e mortes e se você é, por exemplo um engenheiro mecânico, com seu "piso garantido de 7 mil reais" deveria, ao menos ter respeito por quem morreu para que você não fosse mais um escravo. Então, antes de tudo, você não têm este piso porque você é um brilhante estudante de engenharia cheio de méritos... você ganha isso porque alguém conquistou esse direito prá você, seu cuzão burro!

O mesmo vale (e aqui entra a empatia que anta não consegue enteder) para os funcionários públicos. Eles têm direitos não porque o Estado é paternal e bonzinho e sim porque estes direitos foram conquistados. Até pouco tempo atrás, gente competente, que poderia estar prestando serviço à comunidade, estava passando fome porque os empregos eram dados aos parentes e amigos da família real e dos coronéis.

Já ouviram falar em história? Então procurem saber porque as coisas são como são antes de dizer que não deveriam ser.

Acreditar que num mundo capitalista, se deixar pela vontade dos poderosos, donos das empresas, você não vira escravo, é tão utópico quanto a utopia socialista do "papai Estado" vai prover.

Mudanças são bem vindas? As coisas mudam? É importante mudar e rever algumas questões? Sim, claro.

Falar bobagens, com teorias tiradas do cu, sem estofo, sem conhecimento... aí é foda.

Seus "Zé Ruelas".

Wanton
Veterano
# nov/21
· votar


brunohardrocker
Quantas delas você já viu o entamoeba decifrar desde que ele chegou a este fórum?

Eu sei quem vocês são e o que fazem. Acredito que vocês também saibam quem eu sou. Fui induzido ao erro uma vez, quando confundi o Sallqantay com o Drinho, mas a culpa é do ProgVacas (hahaha lamento, camarada!). No mais, as provocações são deliberadamente imprecisas porque não visam ser ataques pessoais.

Para mim, o problema do Drinho é o viés moralista tipicamente liberal e o teu são os questionamentos ingênuos que contém insinuações sem amparo conceitual. Todo o resto é retórica!

Drinho
Veterano
# nov/21
· votar


Drinho é o viés moralista tipicamente liberal

O viés moralista não é liberal, é conservador.

Eu sou extremamente imoral, experimente me convidar para uma suruba para você ver.

ProgVacas
Membro Novato
# nov/21
· votar


st.efferding

Cara, você reclama do tom agressivo que o Drinho tem com os funcionários públicos, mas você teve em menor ou maior grau o mesmo tom agressivo com n > 0 de pessoas que discordam de você.

Não é um reclamação... pelo menos não para mim. Quando reclamo de algo eu espero que o que me incomodou mude, melhore. Definitivamente não é o caso.

Quanto à minha agressividade é reação.

A minha proposta é desqualificar este hábito para trazer a sua opinião séria no debate.

Mas eu já trouxe a minha opinião séria. Eu pouco brinco, inclusive.

Entretanto eu agradeço o comentário.

Wanton
Veterano
# nov/21
· votar


Drinho
O viés moralista não é liberal, é conservador.

Quando você chama alguém de vagabundo, é moralismo e é liberal.


Lelo Mig
Prá encerrar minha participação...

Em grande estilo!

-Dan
Veterano
# nov/21
· votar


Drinho
Eu quero que você explique por qual motivo a estabilidade do servidor público é boa para quem usa o serviço público,

Respondendo: o serviço publico é feito por pessoas. se a cada ciclo politico o eleito chuta todo mundo e mete os sobrinhos dos vereadores, o corpo de pessoal fica loteado por pessoas incompetentes, que pegaram o bonde andando.

E o plot twist é que esse não é um problema hipotetico que acontecerá com fim da estabilidade. É um problema atual, pois praticamente TODOS os cargos de gestão das empresas públicas são ocupados por indicações politicas. E isso deteriora e muito a prestação do serviço. Aquele concursado que te atendeu igual a Judithe da Tim (que nao é funcionaria publica digace) pode ser um pessimo funcionario, mas o cancer das ineficiências e as criticas do serviço publico em geral tem como causa o fato dos chefes dos funcionários ganharem cargos de 4 em 4 anos pq são sobrinhos indicados e nada entendem do assunto.

Vá em qualquer regional da prefeitura. Quem manda nos odiados funcionarios publicos sao os amiguinhos de vereadores, deputados etc. Se os gestores são horriveis, o serviço vai ser horrivel.

Então direcionar o odio ao cara que fez uma prova e passou é um atestado de recalque que dá até vergonha. É não compreender nem 1% de como funciona e "desfunciona" a coisa toda.

É tão contraditório o liberal que ama a meritocracia lutar pelo direito de transformarem cargos públicos em cabide de empregos contra aqueles que estudaram para passarem nos cargos.

Mas eu entendo a ira. A gente vê uns funcionários públicos tipo o Moro e o Dallagnol e já acha que todos vai ser incompetentes iguais.

-Dan
Veterano
# nov/21
· votar


Lelo Mig
Seus "Zé Ruelas".

Cara, pode quotar direto o Drinho nessa sua resposta. Precisa xingar geral nao.

Drinho
Veterano
# nov/21 · Editado por: Drinho
· votar


, o corpo de pessoal fica loteado por pessoas incompetentes, que pegaram o bonde andando

funciona e "desfunciona" a coisa toda
odiados funcionarios
recalque que dá até vergonha
mete os sobrinhos dos vereadores
direcionar o odio
meritocracia
studaram para passarem
ira
Moro e o Dallagnol

kkk você não está respondendo nada, só está falando bobagens com apelo emocional como de costume e está supondo algumas coisas, bem zé ruela por sinal....

Lelo Mig
direcione o zé ruela para mim

ProgVacas
Membro Novato
# nov/21
· votar


Wanton
mas a culpa é do ProgVacas

Desculpa.

Drinho
Veterano
# nov/21
· votar


Quando você chama alguém de vagabundo, é moralismo e é liberal.

O que tem a ver vagabundo com liberal?

Wanton
Veterano
# nov/21 · Editado por: Wanton
· votar


Drinho
O que tem a ver vagabundo com liberal?

Uma crença conveniente na liberdade de escolha. Quando você chama alguém de vagabundo, pressupõe que ele poderia estar fazendo mais, mas não faz porque não quer. Não faz porque é vagabundo, preguiçoso, imoral.

O liberal deseja a desigualdade que confirme o seu senso de superioridade. Separa o mundo em vencedores e perdedores, morais e imorais. O liberal tem o sadismo de ver o perdedor coagido, desprotegido, humilhado.

O liberal é moldado pelos filmes de Hollywood. Acredita que o bandido é alguém mau e o herói é alguém bom. O bem e o mal estão muito presentes nas noções liberais. Não falo de John Stuart Mill ou de outros teóricos, mas da cultura liberal da direita brasileira.

Isso fica muito claro nas posições que usam termos como Estado babá, como se as pessoas adultas estivessem todas em plenas condições de igualdade e a única coisa que as impedisse de prosperar fosse o "mindset" ou a moral.

O liberal também tem dificuldade de compreender o crime. Ele se contenta com a explicação de que a escolha pelo crime é um desvio de caráter. Entende que quem cometeu o crime deve receber sofrimento como punição. Tentar compreender o crime é coisa de esquerdista que gosta de bandido.

Wanton
Veterano
# nov/21
· votar


O liberal tem o livro Seja Foda! na prateleira.

Drinho
Veterano
# nov/21 · Editado por: Drinho
· votar


senso de superioridade
vencedores e perdedores
morais e imorais.
sadismo de ver o perdedor
coagido
desprotegido
humilhado
ilmes de Hollywood
e o heróis é alguém bom
mindset

o.O

Resumindo, se pra você existe a pior pessoa do mundo, eu provavelmente consigo ser pior do que ela.

-Dan
Veterano
# nov/21
· votar


Drinho

Desistiu? kkkk Que pena mano. Achei legal voce puxar a discussao do topico.

Lembrei do Nando Moura contra argumentando a comunilce com do re mi.

você
não
está
respondendo
nada


Drinho
Veterano
# nov/21 · Editado por: Drinho
· votar


A primeira parte sobre os empregos e politicos trocando cargos tá respondido lá para o Lelo Mig que já havia falado o que você falou.

Agora com relação aos seus dramas...

Desistiu?

Uai, lógico.

Você disse que eu sou recalcado, irado, defendo a meritocracia, sergio moro e pareço o Nando Moura, a conversa foi para um lado do qual me resta rir aqui, vou responder o que?

Isso quando não se refere a mim como homofóbico e racista como já fez em outras ocasiões.

kkkkk

Parabéns, você lacrou!

Quer mandar um beijinho no ombro ou me chamar de terraplanista também?

makumbator
Moderador
# nov/21 · Editado por: makumbator
· votar


Wanton


O liberal tem o livro Seja Foda! na prateleira.


O cara que é foda mesmo (liberal ou não) nem precisa de um livro desses. O sujeito apenas é foda naturalmente.

-Dan
Veterano
# nov/21
· votar


Drinho

Seja menos sensível cara. Xororô danado.

Respondi diretamente esse seu post. Tu tá só na esquiva ne.

https://forum.cifraclub.com.br/forum/11/340315/p6#9449168

Drinho
Veterano
# nov/21
· votar


-Dan

Você me chamar de sensível é ótimo…

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que causa a pobreza?