Tópico do centenário de Paulo Freire

Autor Mensagem
Juquinhaa
Membro Novato
# set/21
· votar


Paulo freire é odiado, principalmente pela elite, pois analfabetos não podiam votar antes de 64,foi um dos motivos do golpe, o método Paulo freire alfabetizava(minimamente). Isso junto com a questão das ligas camponesas, que reivindicavam o acesso da população rural ao trabalho. A população rural precisava de trabalho e a elite agrária os impedia,o que implicava em uma reforma agrária, que seria contemplada pelo plano trienal de Celso furtado. A população rural alfabetizada era o maior terror da elite antes de 64, os recem alfabetizados votariam em joao Goulart pra sempre.

JJJ
Veterano
# set/21
· votar


makumbator
A ventilação era deficiente e tinha umas soluções que valorizavam apenas a estética em detrimento do uso.
Não sei se tinha relação com o fato dele ser comunista


Não, é só porque era arquiteto mesmo.

makumbator
Moderador
# set/21
· votar


JJJ

Realmente esse é um problema de muitos arquitetos. Mas sua opinião talvez esteja um pouco enviesada, pois o senhor é engenheiro, logo, são inimigos mortais.

JJJ
Veterano
# set/21
· votar


makumbator

Tá me chamando de arquitetofóbico? hehehe

Wanton
Veterano
# set/21
· votar


Juquinhaa
A população rural alfabetizada era o maior terror da elite antes de 64, os recem alfabetizados votariam em joao Goulart pra sempre.

A ameaça comunista era, no fim das contas, só medo da conscientização do pobre, né? Não é à toa que ressuscitaram o fantasma da ameaça comunista em pleno 2021.

Pedro_Borges
Veterano
# set/21 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Wanton
A ameaça comunista era, no fim das contas, só medo da conscientização do pobre, né? Não é à toa que ressuscitaram o fantasma da ameaça comunista em pleno 2021.

Os governos de esquerda, petistas, sempre flertaram com as alianças comunistas, Cuba, Venezuela, etc e da forma como estavam aparelhando o estado paulatinamente, STF, Tribunais Superiores postos chaves, instituições, não tenho dúvidas que num futuro bem próximo iam tentar uma cartada comunista. Na Venezuela o processo foi assim, paulatinamente de Hugo Chaves até chegar no Maduro, onde, depois do terreno preparado, eles implantaram "as reformas".

Wanton
Veterano
# set/21
· votar


Pedro_Borges
não tenho dúvidas que num futuro bem próximo iam tentar uma cartada comunista.

Aham... foi o que disseram em 64.

LeandroP
Moderador
# set/21 · Editado por: LeandroP
· votar


ameaça comunista

makumbator
Moderador
# set/21
· votar


JJJ
Tá me chamando de arquitetofóbico? hehehe

Não! Você apenas sofre de engenheirofilia!

brunohardrocker
Veterano
# set/21
· votar


Vamos esquecer a união soviética durante quase todo o século passado e vamos acreditar nesse papinho de ui ui ui os ricos morrem de medo da alfabetização do pobre abaixo o capitalismo palmas ao por do sol.

makumbator
Moderador
# set/21
· votar


Wanton


Aham... foi o que disseram em 64.

Bem, não dá pra dizer que não funcionou...TRUCO!!!

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# set/21 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


Afinal qual é a treta com o Paulo Freire?
Qual aspecto do método dele é combatido e por qual razão?
Não falo da desculpa esfarrapada e nem da razão lacradora, quero realidade!

Lelo Mig
Membro
# set/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Jonas Kahnwald

"Qual aspecto do método dele é combatido e por qual razão?"

Aí que está, nenhum aspecto e nenhuma razão!

O problema com essa direita é a burrice. Os caras saem latindo pela rua, palavras de ordem, contra pessoas, métodos e filosofias das quais eles não fazem a mínima idéia do que seja.

Destituir o título de "patrono da educação" só porque ele era comunista, é coisa de gente burra, coisa de estupido.

Enquanto o método Paulo Freire virou uma bandeira a ser combatida, 13 milhões de jovens e adultos com mais de 15 anos ainda não sabem ler nem escrever, dado que coloca o Brasil entre os dez países com mais analfabetos no mundo. O projeto de Angicos (aquele que citei na outra página), se até hoje não foi retomado, é por intenção de não gerar condições de aprendizagem para uma parte da população, que termina por não desenvolver o seu potencial.

A realidade, sejamos honestos, é que o pessoal do projeto de Angicos, um tempo depois de aprender a ler, passou a querer repouso semanal remunerado, jornada de trabalho, (que era abusiva e ultrapassava as horas estabelecidas pela lei) e carteira assinada.

"Afinal qual é a treta com o Paulo Freire?"

Essa é a treta, meu querido! antes do Paulo Freire ir alfabetizar aquele povo podíamos escraviza-los e agora não mais.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# set/21 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


Lelo Mig
Entendi. Não me surpreendem as motivações, apenas e em grau pequeno, a cara de pau em nem mesmo ter um argumento, um motivo, por mais estapafúrdio que fosse para criticá-lo.

antes do Paulo Freire ir alfabetizar aquele povo
Por falar nisso, vc sabia que as TJs tem Projetos Educacionais?
São pequenos em comparação a necessidade mundial, mas os esforços são muito honestos e tem ajudado as pessoas nesses locais de forma gratuita

Juquinhaa
Membro Novato
# set/21 · Editado por: Juquinhaa
· votar



A ameaça comunista era, no fim das contas, só medo da conscientização do pobre, né? Não é à toa que ressuscitaram o fantasma da ameaça comunista em pleno 2021.

Na verdade existia sim uma ameaça de golpe de esquerda, ele era possível pois ainda existiam setores de esquerda nas forças armadas, a exemplo o marechal Lott. Lá por 62 a questão era quem ia dar primeiro o golpe. Os militares já haviam esboçado algo apos a renúncia de janio quadros,exigindo o parlamentarismo pra jango assumir.Quando bolsonaro fala em regime cívico militar ele tá certo, boa parte da classe média apoiou o golpe da burguesia. A diferença de lá pra cá, é que em 64 a população era altamente politizada, joao Goulart tentava atender a todas as reivindicações do povo, ele foi o último suspiro de populismo. Ele tinha darcy Ribeiro e Celso furtado como ministros, o Brasil seria diferente hoje.

Wanton
Veterano
# set/21 · Editado por: Wanton
· votar


Juquinhaa
Quando bolsonaro fala em regime cívico militar ele tá certo

Bolsonaro nunca está certo, ele é um repetidor de bordões. Teve ditadura nessa bagaça, sim, mesmo que tenha sido apoiada por parte da população. Se é militar ou cívico militar, pouco importa.

Lelo Mig
Membro
# set/21
· votar


Jonas Kahnwald

"Por falar nisso, vc sabia que as TJs tem Projetos Educacionais?"

Sim! Ainda que eu seja ateu, jamais irei negar os trabalhos em diversos setores sociais praticados pelas religiões.

Vou mais longe, em alguns departamentos, como os dos químico dependentes, nossa situação seria muito pior se dependesse só de ações do Estado. As religiões são fundamentais nesse campo.

Mas, por experiência própria, te afirmo que são todas as religiões, sem exceção, e depende muito mais do "religioso" à frente e encabeçando o projeto do que da instituição em si.

("Por experiência própria", entenda que quando resolvi fazer alguma caridade (há alguns anos atrás) optei por fornecer meus serviços (mão de obra gratuita de manutenção predial, instalações e elétrica) a entidades que mantém projetos sociais (pobres, dependentes, deficientes, especiais, etc.). Então, atendo algumas religiões, sem distinção de sua "placa".)

Ken Himura
Veterano
# set/21
· votar


entamoeba
Contudo, acho que a visão monumental da arquitetura do Niemeyer pode, sim, ter sido influenciada pelo comunismo.
Com certeza foi influenciada - tem estudos de estética ligando o modernismo do Niemeyer ao Realismo Soviético pré-Guerra, por exemplo. Lembrar que o Niemeyer fala muito de influência do Le Corbusier, que viu na União Soviética recém criada uma chance de ter um laboratório de estética para o novo. (Eu acho irada a colaboração entre o Corbusier e o Xenakis - outro comunista roots - mas isso é outra história).

Mas uma coisa é certa: qualquer coisa que uma pessoa leve pra si a sério (ideologia, religião, time de futebol, ídolos etc) vai influenciar no seu resultado criativo em maior ou menor escala.

Jonas Kahnwald
Afinal qual é a treta com o Paulo Freire?
FlaxFlu político, puro e simples. Ele era comunista, logo não pode ter feito algo bom. Trocando comuna por "direitista" a mesma frase se mantém também, só que pro outro lado do espectro.

Pode chutar alto aí que 90% dos debatedores acalorados (tanto os defensores quanto os detratores) sobre Paulo Freire se leram um resumo de um livro do cara já leram demais sobre a obra dele.

O irônico é pensar que métodos voltados para a alfabetização do pobre fudido (Paulo Freire, Montessori e outros nomes que esquerdistas adoram regurgitar como Piaget e Vygotsky, por exemplo) são utilizados mais em escolas de alto nível educacional do que em escolas para pobres ou de periferias.

Qual aspecto do método dele é combatido e por qual razão?
Por incrível que pareça, a discussão nunca chegou a este ponto. É sempre ad-hominem e espantalho do que supostamente existe no método Freire - que pra mim, nem mesmo método organizado é.

Pouquíssimas pessoas seja na Academia ou na internet vão debater o viés claramente marxista do pensamento freireano (principalmente o conceito de "guerra de classes") - a grande massa dessa galera aí nem sabe o que tem lá dentro.

E outra - o cara é patrono da educação do país em homenagem às experiências que ele fez nas décadas de 50/60, além de toda essa postura firme de combate ao analfabetismo. Também pesa o fato dele ser o brasileiro com maior citações em trabalhos científicos. Não tem nada a ver com o fato inventado que de as escolas brasileiras seguem o método freireano - o que é uma mentira deslavada. A escola pública brasileira se segue algum método (há controvérsias hahaha), é um socioconstrutivismo bem vagabundo e mal feito (se fosse bem feito provavelmente seria ruim também, mas é outra discussão), que deforma mais que informa. O que é triste, porque o programa do MEC pros ensinos fundamental e médio é bom - ao menos na listagem de tópicos obrigatórios de cada disciplina.

Lelo Mig
Membro
# jan/22
· votar


Fiz questão de colocar, propositalmente, a opinião do Pondé:



Wanton
Veterano
# jan/22
· votar


Lelo Mig
Fiz questão de colocar, propositalmente, a opinião do Pondé

A que ponto chegamos: Pondé virou um farol de lucidez à direita.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# jan/22
· votar


Pondé virou um farol de lucidez

Se me lembro bem, o Pondé nunca foi um cara raso/ignorante em suas colocações

makumbator
Moderador
# jan/22
· votar


Wanton

Pondé é um colunista/provocador midiático tão bom quanto qualquer outro.

Lelo Mig
Membro
# jan/22 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Jonas Kahnwald

"Pondé nunca foi um cara raso/ignorante em suas colocações"

Pelo contrário, é um cara bastante culto e razoável.

Wanton não gosta dele porque ele é de direita. Eu já acho que se a direita fosse representada por ele, estaríamos num outro patamar no debate/embate ideológico. De muito melhor nível.

Infelizmente a direita não sobe ao nível dele e, prá piorar, os representantes da esquerda estão descendo ao nível do Mamãe Falei.

Wanton
Veterano
# jan/22
· votar


Lelo Mig
Wanton não gosta dele porque ele é de direita.

Eu simpatizo com ele. Só acho baixo nível, como todos os filósofos públicos sem muita relevância acadêmica. Cursei filosofia por dois anos, mas já peguei esse ranço. Não teve jeito. Pondé, Cortella, Karnal e Clóvis não me descem com muita facilidade.

makumbator
Moderador
# jan/22
· votar


Wanton

Vc tem inveja pois não é convidado para os mesmos jantarzinhos com gente de esquerda descolada que ele frequenta.

Wanton
Veterano
# jan/22
· votar


makumbator
Vc tem inveja pois não é convidado para os mesmos jantarzinhos com gente de esquerda descolada que ele frequenta.

Tenho inveja porque não consigo deixar a barba daquele tamanho. Dispenso os jantares ou qualquer outro compromisso com traço de formalidade. Se não der para ir de chinelo, eu não vou.

Lelo Mig
Membro
# jan/22
· votar


Wanton

"como todos os filósofos públicos sem muita relevância acadêmica."

Entendo e respeito.

Apenas, acho, que você, como defensor do acesso a um conteúdo um pouco mais consistente aos menos esclarecidos, e na necessidade da massa começar a refletir, deveria pensar se a existência destes filósofos pop não são benéficas.

Eu pensava diferente, mas hoje (não acho que você tenha que pensar como eu, só estou elucidando), com a massiva presença de "coachs", "influencers" e demais idiotas cagando opinião em tweeter e youtube, passei a ver com bons olhos a presença dos Karnais, Cortellas e Pondés da vida.

makumbator
Moderador
# jan/22
· votar


Lelo Mig

O saudoso Richard Dawkins disse algumas vezes que passou boa parte da carreira como divulgador de ciência para o grande público justamente por poucos em sua época fazerem esse trabalho (pois os grandes achavam perda de tempo lidar com o público geral), o que acabava deixando a divulgação científica para leigos ou mesmo pessoas sem boas intenções.

JJJ
Veterano
# jan/22
· votar


como todos os filósofos

guloso...

Wanton
Veterano
# jan/22 · Editado por: Wanton
· votar


JJJ
guloso...

Sartre foi um tesão. Habermas continua sendo.


makumbator
O saudoso Richard Dawkins

Matou o cara?!


Lelo Mig
deveria pensar se a existência destes filósofos pop não são benéficas

Sim, claro! Qualquer pessoa lúcida faz bem ao debate público.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico do centenário de Paulo Freire