Tópico registro: voto impresso.

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# jul/21
· votar


^
^
^
Vai chover canivete hoje!

Wanton
Veterano
# jul/21
· votar


Sam
E a proposta atual, que não abriria mão do sigilo: é uma impressora que imprime, você confere seu voto impresso e ele cai numa urna.

Eu acho que a proposta é conhecida por todos, pelo menos, aqui no fórum. O que está em discussão é o barulho que se faz por causa disso, no intuito claro de descredibilizar as eleições e pôr merda na cabeça dos conspiracionistas.

Bolsonaro nitidamente se alimenta da ingenuidade do seu eleitor. Precisou postar foto internado para requentar o episódio da facada.

Se fosse fácil de resolver e não tivesse muito custo, era só instalar essa porra de dispositivo e pronto! Acabava com a discussão! O problema são os desafios técnicos e os gastos desnecessários impostos em um momento como esse!

A demanda pela urna com impressora é um fetiche do bolsonarismo, que só serve para resolver uma conspiração provocada pelo próprio Bolsonaro. Nada impede que ele tire outra da cartola logo após a implementação desse sistema.

ProgVacas
Membro Novato
# jul/21
· votar


Wanton
Bolsonaro nitidamente se alimenta da ingenuidade do seu eleitor

E da má fé, também.

Pedro_Borges
Veterano
# jul/21
· votar


Analisando o questão do ponto de vista lógico, eu vejo o seguinte. Eu acompanhei todas as eleições que foram realizadas em urnas eletrônicas. Nunca ouvir falar que houve fraude, só boatos desconexos, mas nunca houve uma evidência consistente disso. Todos os resultados das urnas confirmaram o que diziam as pesquisas, sobretudo aquelas realizadas próximas às eleições e as de boca de urna. Dizer que as pesquisas foram compradas é acreditar em sucessivas e permanentes conspirações inclusive sendo praticadas por todas as correntes partidárias, pois todas elas em algum momento foi eleita.

Do ponto de vista técnico acho mais difícil ainda uma fraude, pois para isso acontecer haveria interferência no algorítimo do sistema de leitura, sendo que este já está compilado e auditado. Alterar o algorítimo em cada urna, mais difícil ainda.

-Dan
Veterano
# jul/21
· votar


Interessante que o embriao da urna eletronica foi desenvolvido por militares da aeronautica.

esses golpistas sao foda

brunohardrocker
Veterano
# ago/21
· votar


Bolsonaristas estão resgatando este video do TSE de 2017.

Eu estou apenas postando para conhecimento. O meu posicionamento já está expresso no início do tópico, contra o voto impresso.

Mas acho que o conteúdo não pode ser ignorado. Há algo neste protótipo de urna diferente do que querem os bolsonaristas? Por que a proposta não andou?

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1456543424365791&id=316828 035004008

entamoeba
Membro Novato
# ago/21
· votar


brunohardrocker
Bolsonaristas estão resgatando este video do TSE de 2017.

Quanta gente burra!

DarkMakerX
Veterano
# ago/21
· votar


Wanton
O problema são os desafios técnicos e os gastos desnecessários impostos em um momento como esse!

Eu diria que o maior problema não é nem o técnico/gastos. É como usar um meio menos confiável para auditar? Qual a conclusão e resolução que se tira caso a contagem do voto impresso esteja em divergência com o eletrônico?

qew
Veterano
# ago/21 · Editado por: qew
· votar


TSE que é um orgão do governo

TSE é órgão do Governo?!

Os fiscais de cada partido checam as informações

Já fui fiscal de partido e isso aí é real, isso de não ser auditável é balela

entamoeba
Membro Novato
# ago/21
· votar


qew
Já fui fiscal de partido

De qual?

makumbator
Moderador
# ago/21
· votar


entamoeba

Aposto que ele foi fiscal do PSTU ou do PCO!

Hahaha! Brincadeira hein, qew!

entamoeba
Membro Novato
# ago/21
· votar


É só pôr uma dessas do lado da urna! Qual a dificuldade?

brunohardrocker
Veterano
# ago/21
· votar


É só deixar um mesário ao lado da urna perguntando: "Débito ou crédito? Vai querer a tua via?"

ProgVacas
Membro Novato
# ago/21
· votar


brunohardrocker

É essa debilidade cognitiva mesmo.

JucaBalaDota
Membro Novato
# ago/21
· votar


pelo visto o mundo civilizado deve aprender conosco de como se fazer uma eleição.

Pelo menos algo somos bons e modelo para o mundo.

lamas92
Membro Novato
# ago/21
· votar


Eu penso que o voto auditável, em papel, não desacredita em nada a lisura do voto eletrônico. Muito pelo contrário, serviria para ratificá-lo!

Mas, quando alguém é muito contra, é pra desconfiar.
Não basta ser inviolável, tem que provar que é.
Na boa, "é impossível" fraudar uma urna eletrônica ou a sua transmissão...
Sério? Por quê? Prove!

-Dan
Veterano
# ago/21
· votar


lamas92
Mas, quando alguém é muito contra, é pra desconfiar.


Sim. E quando alguém é muito contra e faz fake news sobre o fato, tambem é pra desconfiar. No caso, o Bolsonaro e sua familia, eleitos para uma dezena de mandatos por essa urna, agora é contra ela. Dá pra desconfiar realmente.

Não basta ser inviolável, tem que provar que é.
Na boa, "é impossível" fraudar uma urna eletrônica ou a sua transmissão...
Sério? Por quê? Prove!


Então, o TSE já fez essa pergunta. E faz rotineiramente essa pergunta. Nossas urnas são fraudaveis? Provem... entao inicia-se os processos de auditoria.

Na boa, sobre esse assunto, voce se informa por onde?

makumbator
Moderador
# ago/21 · Editado por: makumbator
· votar


-Dan
lamas92

Nenhum sistema é inviolável e 100% seguro (aquela frase "se é feito pelo homem, pode ser quebrado pelo homem" ainda é válida). O lance é conseguir provar que é fraudável e como pode ser feita uma intervenção maliciosa no sistema (entendendo-se o sistema como o todo, e não apenas a urna, que é uma parte do sistema de apuração de votos).

DarkMakerX
Veterano
# ago/21
· votar


lamas92
Na boa, "é impossível" fraudar uma urna eletrônica ou a sua transmissão...
Sério? Por quê? Prove!


Até agora os resultados foram bem próximos das pesquisas. O sistema todo tá lá. O ônus da prova é de quem acusa. Tá lá para tentar fraudar. Porque ninguém o faz e mostra?

Quem é o grupo todo poderoso que é o único que tem capacidade de fraudar?

JucaBalaDota
Membro Novato
# ago/21
· votar


por que exigir mais transparencia é ruim?

-Dan
Veterano
# ago/21
· votar


makumbator

Nenhum sistema é inviolável e 100% seguro (aquela frase "se é feito pelo homem, pode ser quebrado pelo homem" ainda é válida). O lance é conseguir provar que é fraudável e como pode ser feita uma intervenção maliciosa no sistema (entendendo-se o sistema como o todo, e não apenas a urna, que é uma parte do sistema de apuração de votos).

Certíssimo. O sistema de votos puramente impressos também não era 100% seguro. Com certeza homens contando papelzinho com xisinho é bastante fraudavel. A urna eletronica surge para aumentar essa lisura.

O lance é que o presidente tem manipulado a opiniao publica atraves de fake news sobre o caso, e muita gente tá caindo. O objetivo dele, obviamente, não é sobre justiça e melhoria para um processo que elegeu ele e seus filhos inumeras vezes. É sobre criar desconfiança, tumulto e um ambiente propicio para um golpe.

Me surpreende um tanto de gente caindo nessa, achando que temos que discutir urnas eletronicas agora.

-Dan
Veterano
# ago/21
· votar


JucaBalaDota
por que exigir mais transparencia é ruim?


O artigo 14 da constituiçao garante que o voto é secreto. Entao um sistema ultra transparente que imprimisse o seu voto na sua testa, seria perigoso, pois fomentaria o mercado de venda de votos, ou de pressão aos eleitores (algo que seria delicioso para os milicianos, opa, pq será que o bozo ama essa ideia?).

entamoeba
Membro Novato
# ago/21 · Editado por: entamoeba
· votar


lamas92
Mas, quando alguém é muito contra, é pra desconfiar.

Mordeu o bait da conspiração.

Bolsonarista é tudo igual. Impressionante!

Lelo Mig
Membro
# ago/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


-Dan

"um sistema ultra transparente que imprimisse o seu voto na sua testa, seria perigoso"

Eis o ponto!

Os interessados no voto impresso usam a teoria da possibilidade de fraudes apenas para encobrir o verdadeiro interesse, que no momento são claramente dois.

1- Desestabilizar a próxima eleição antes mesmo que ela ocorra. Sob o mote de "eleições fraudadas" Bozo e sua trupe preparam terreno, percebem o tamanho do gado e a taxa de adesão para sustentar um possível golpe caso Bozo perca nas urnas.

2- Extorsão usando milícias. Com o voto impresso milicianos podem ameaçar grupos sob a alegação de que têm como saber em quem eles votaram (mesmo num sistema onde isso não seja verdade). O eleitor, com a impressão de seu voto, vai estar sempre em dúvida do sigilo e pode ser acuado.

Bozo e sua quadrilha são burros, mas não à ponto de não entenderem como funciona a urna eletrônica e o sistema de dados. Ele e seus filhos possuem algum estudo e capacidade intelectual para entender determinadas questões. Essa orientação rumo ao negacionismo não é fruto apenas de estupidez, existe algo muito mais perigoso nesse posicionamento.

JucaBalaDota
Membro Novato
# ago/21
· votar


os paises de primeiro mundo precisam mandar gente para cá para nós ensiná-los como fazer uma eleição.

Lelo Mig
Membro
# ago/21
· votar


JucaBalaDota
"os paises de primeiro mundo precisam mandar gente para cá para nós ensiná-los como fazer uma eleição."

Na verdade já mandaram... não só os de primeiro mundo.

Coréia do Sul, Canadá, Suíça, Austrália, Angola, Bolívia, Costa Rica, Estados Unidos, França, Guiné, Jamaica, México, Panamá, Peru, República Dominicana, Indonésia, Rússia e mais alguns, já tiveram representantes acompanhando nossas eleições para estudo e possível implantação em seus países.

Destas visitas implantaram voto eletrônico em seus Países: Suíça, Canadá, Austrália e Estados Unidos (este último em alguns Estados), Japão e Coreia do Sul. Também a Índia, que pode não ser "primeiro mundo" mas é maior democracia do mundo em número de eleitores (mais de 800 milhões) e possui os maiores matemáticos do mundo.

República Dominicana, Costa Rica, Equador, Argentina, Guiné-Bissau, Haiti e México já tiveram eleições eletrônicas com urnas emprestadas pelo TSE Brasil.

Hoje 46 Países utilizam urnas eletrônicas, sendo que alguns "imprimem um comprovante em papel" e outros registram os votos somente eletronicamente, sem qualquer interação com cédulas.

Lamento te informar mais essa história de que só o Brasil possui votação eletrônica é fake news.

ProgVacas
Membro Novato
# ago/21
· votar


A ignorância é uma escolha.

brunohardrocker
Veterano
# ago/21
· votar


os paises de primeiro mundo precisam mandar gente para cá para nós ensiná-los como fazer uma eleição.

Na verdade, muitos deles não tem voto impresso. É voto em cédula mesmo.

Se eles fossem por em prática a ideia do voto impresso que querem implantar aqui, teria que assinalar o voto na cédula e imprimir outro voto na impressora.

O que seria a mesma idéia de jerico.

ejames
Membro Novato
# ago/21 · Editado por: ejames
· votar


lamas92
Não basta ser inviolável, tem que provar que é.
O ônus da prova é de quem acusa.

Na boa, "é impossível" fraudar uma urna eletrônica ou a sua transmissão...
Que transmissão?

JucaBalaDota
por que exigir mais transparencia é ruim?
Aponte exatamente onde existe alguma vulnerabilidade e explique como que o tal voto impresso iria remediá-la.

Essas são questões que nenhum defensor do voto impresso consegue responder sem apelar para argumentos que demonstram pleno desconhecimento do sistema eleitoral e/ou conspirações.

Lelo Mig
Membro
# ago/21
· votar


qew

"TSE é órgão do Governo?"

Sim, mas eu me expressei meio mal, quis dizer que é público, faz parte do Judiciário, um dos três poderes, portanto é orgão governamental.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico registro: voto impresso.