Tópico para acompanharmos a redemocratização de cuba

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# jul/21
· votar


Eu tô mais preocupado com as intervenções da CIA no Brasil.

makumbator
Moderador
# jul/21
· votar


JJJ
É o nome. Pensamento positivo funciona.

Por isso que o Feliciano é alegre?

Wanton
Veterano
# jul/21
· votar


Drinho
Guiné Equatorial

Uma ditadura à esquerda x uma ditadura à direita, tocada por um milionário. Posso achar outros exemplos, se você quiser.

Cuba
PIB per capita: US$ 8.433
IDH: 0,783

Guiné Equatorial
PIB per capita: US$ 12.895
IDH: 0,592

brunohardrocker
Veterano
# jul/21
· votar


Wanton
autoritária China dá pau em qualquer um, com as suas políticas desenvolvimentistas que os liberais odeiam. Quer dizer, mesmo no contexto do capitalismo, as políticas econômicas de esquerda se mostram mais capazes.

Então com isso tu admite que mão de obra barata é política de esquerda.

Do ponto de vista humano, qualquer país de primeiro mundo com políticas de bem-estar socia

O que possibilitou a eles poderem praticar políticas de bem estar social?

Wanton
Veterano
# jul/21
· votar


brunohardrocker
Então com isso tu admite que mão de obra barata é política de esquerda.

Como você chegou a esta conclusão? Drogas?


O que possibilitou a eles poderem praticar políticas de bem estar social?

Uma dieta baseada na carne de bebês abortados.

Wanton
Veterano
# jul/21
· votar


brunohardrocker

Não sei se essa porra tá certa, mas dá uma olhada:

https://pt.countryeconomy.com/mercado-laboral/salario-minimo-nacional

Já tinha ouvido falar que os chineses já estão ganhando melhor do que nós. Mas, faça o seguinte: compare com a Índia. População similar, mas muitas vezes mais miserável. Lá, a direita tá no poder.

Black Fire
Gato OT 2011
# jul/21
· votar


Véi, nego pra achar que a política econômica da China é mão de obra barata e deixar acontecer naturalmente, tem que ser eleitor do Paulo Guedes mesmo.

Lelo Mig
Membro
# jul/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


brunohardrocker

"Então com isso tu admite que mão de obra barata é política de esquerda."

Mano, vocês têm uma visão muito deturpada das coisas e baseada em paixões de "contra ou à favor" que não possuem nenhuma lógica racional.

1- Os chineses passavam fome e comiam qualquer coisa que respirasse, incluindo ratos, cachorros e, se bobear, até bebes do sexo feminino.
2- Melhorou um pouquinho, dava prá ser miserável e comer arroz.
3- Melhorou um pouquinho mais e começaram a migrar para indústria e ganhar alguns centavos por hora.
4- Nos anos 2000 já tinha trabalhador chinês levando uma vida bem razoável.
5- Hoje, já têm chinês indo estudar nos E.U.A e na Europa. Afinal você acha que esta tecnologia e conhecimento vêm de onde? De algum feiticeiro místico domador de dragões?

Os caras estarão com uma base na Lua até 2030 para mineração de hélio 3. Você acha que o povo chinês não verá resultado disso?

Mano, entenda bem, não estou aqui defendendo arbitrariedades do "comunismo" chinês, assim como não defendo do capitalismo coreano.

O que me interessa é o quanto estas nações prosperam, crescem e estão distribuindo o bolo ao seu povo.

Essa babaquice de governo de esquerda isso, governo de direita aquilo, é tão idiota que dá até pena. Na real, comecem a olhar o mundo com mais razão.

Drinho
Veterano
# jul/21
· votar


Wanton
Seu Wando, eu não entendi nada do que falou, desconheço seus conceitos e também não sei aonde quer chegar ou o que quer nos expor.

Mas é isso ae.

LeandroP
Moderador
# jul/21
· votar


A gente fala em democracias, em ditaduras, mas no fundo somos todos escravos do capital.

-Dan
Veterano
# jul/21
· votar


Lelo Mig
Essa babaquice de governo de esquerda isso, governo de direita aquilo, é tão idiota que dá até pena. Na real, comecem a olhar o mundo com mais razão.

Brasil tinha que se libertar disso. Essa ainda é a pauta populista, no caso do anti esquerdismo, bolsonarista, de reduzir e simplificar as coisas como se fossem dois times de futebol. Fica facil votar (e ser manobrado) quando as coisas sao classificadas tao binariamente.

"Direita é ruim, esquerda é bom, vice versa". "Ah lá! é ruim e é de esquerda! Ganhei." "voce nao gosta do bolsonaro mas e o lula?"

Pessoal vive num mundo raso, simplorio, e acha que ta analisando politica.

brunohardrocker
Veterano
# jul/21
· votar


Wanton
Como você chegou a esta conclusão? Drogas?


Você trouxe a China e eu trouxe um fato sobre a China, que por ter um excedente de mão de obra (o que obviamente a torna barata), atraiu a indústria em peso, o que alavancou seu crescimento.

Uma dieta baseada na carne de bebês abortados.

Errado: tiraram dinheiro do cu para distribuir.

brunohardrocker
Veterano
# jul/21
· votar


Lelo Mig
Mano, vocês têm uma visão muito deturpada das coisas e baseada em paixões de "contra ou à favor" que não possuem nenhuma lógica racional.

1- Os chineses passavam fome e comiam qualquer coisa que respirasse, incluindo ratos, cachorros e, se bobear, até bebes do sexo feminino.
2- Melhorou um pouquinho, dava prá ser miserável e comer arroz.
3- Melhorou um pouquinho mais e começaram a migrar para indústria e ganhar alguns centavos por hora.
4- Nos anos 2000 já tinha trabalhador chinês levando uma vida bem razoável.
5- Hoje, já têm chinês indo estudar nos E.U.A e na Europa. Afinal você acha que esta tecnologia e conhecimento vêm de onde? De algum feiticeiro místico domador de dragões?

Os caras estarão com uma base na Lua até 2030 para mineração de hélio 3. Você acha que o povo chinês não verá resultado disso?

Mano, entenda bem, não estou aqui defendendo arbitrariedades do "comunismo" chinês, assim como não defendo do capitalismo coreano.

O que me interessa é o quanto estas nações prosperam, crescem e estão distribuindo o bolo ao seu povo.

Essa babaquice de governo de esquerda isso, governo de direita aquilo, é tão idiota que dá até pena. Na real, comecem a olhar o mundo com mais razão.


Esse comentário deveria ter sido direcionado ao Wantonmoeba.

Drinho
Veterano
# jul/21 · Editado por: Drinho
· votar


Você trouxe a China e eu trouxe um fato sobre a China, que por ter um excedente de mão de obra (o que obviamente a torna barata), atraiu a indústria em peso, o que alavancou seu crescimento.

O crescimento necessário para a China dar um pingo de dignidade para aquele povo que vive na merda é estratosférico, afinal é só 1,3 bilhão de pessoas, pouquinho. Se tiver que escolher entre morar na periferia de Ribeirão Preto ou morar na China para levar porrada se falar do líder, fique em Ribeirão Preto, na real...
Aquela gente é pobre, lascada, tanto quanto o brasileiro, se não for pior.

A não ser que vá empreender usando a China, como fazem americanos, europeus e por aí vai....

Lembre-se que ainda hoje EUA fazem PIB maior do que a China com quase 1/5 de gente, o que gera uma diferença tão estratosférica que eu já estou há uns 15 anos dando risada do velho jargão:

"China passou os EUA"

Passou os EUA no que?

Em PIB, China está atrás dos EUA
Em PIB per capita, China está atrás dos EUA
Em IDH, China está atrás dos EUA
Em liberdade econômica, China está atrás dos EUA
Em segurança jurídica, China está atrás dos EUA
Em reserva de valor, Dólar é maior que Yuan


Nego é doido das idéia....

Aí vê um coitado que não consegue tratar uma doença nos EUA e já chega a brilhante conclusão que o povo norte americano inteiro é sofrido e vive na merda.

ProgVacas
Membro Novato
# jul/21
· votar


Drinho

Agradeço os dados mas o que eu ouço e leio é que a China vai superar os EUA logo, não que já tenha superado.

Nem dá para qualquer um falar que tenha superado até porque esses registros que você fez não foram devaneios. Estão para todos.

Drinho
Veterano
# jul/21 · Editado por: Drinho
· votar


Agradeço os dados mas o que eu ouço e leio é que a China vai superar os EUA logo

Eu também escuto isso há uns 15 anos e até o momento não aconteceu e olha que teve até virus no mundo para ajudar os caras, eles foram dos poucos que conseguiram crescer em tempos de pandemia.

Mas vamos ver se pelo menos em PIB eles passam nos próximos anos, porque para um chinês qualquer viver como um americano, não vai acontecer em futuro próximo, não mesmo.

Agora...

Empresários que usam a China para fazer dinheiro estão bem e claro, membros do Partido Comunista Chinês também estão muito bem obrigado.

Viciado em Guarana
Veterano
# jul/21
· votar


Séloco! Os cara tem o cérebro liso demais!

Pedro_Borges
Veterano
# jul/21
· votar


Eh pessoal, a discussão está boa, mas a ideia é que tenham postes falando do dia a dia jornalístico das manifestações. Vamos lá!

entamoeba
Membro Novato
# jul/21
· votar


Só existe discussão entre esquerda e direita porque as pessoas não sabem o que é esquerda e direita.

Acho engraçado a direita brasileira, que se diz conservadora, agir no impulso (imprudência) para retirar os direitos conquistados pelo povo com muito custo. Como alguém que alega ser conservador quer privatizar empresas estatais a qualquer custo, sem nem entender direito o motivo? Isso é conservadorismo? Privatizar uma empresa de mais de 50 anos, como os Correios, com quase 70 como a Petrobras, ou com mais de 200, como o Banco do Brasil, é conservadorismo em que planeta?

Conservadorismo, por aqui, é frequentar igreja fundada há 5 anos, com cadeira de plástico e pastor que não sabe interpretar texto, só para se unir contra gays se beijando. Direita x esquerda, no Brasil, virou neopentecostalismo x LGBTQIA+.

E Cuba? Cuba é só mais um lugar para ser demonizado/romantizado por quem não entende porra nenhuma de política ou de economia. É por isso que temos um tópico sobre Cuba aqui. Que outro paiseco das Américas é digno de notícia quando o pau quebra por lá? Tem países nesse continente que muitos de vocês nem sabem que existem.

Eu não vou fingir que esse tópico é sobre Cuba.

makumbator
Moderador
# jul/21
· votar


entamoeba
Como alguém que alega ser conservador quer privatizar empresas estatais a qualquer custo, sem nem entender direito o motivo? Isso é conservadorismo?

Tá, mas nem todo mundo da direita é conservador, né papai? Tem direita ultra liberal que não quer saber nada de conservadorismo.

Wanton
Veterano
# jul/21
· votar


makumbator
Tem direita ultra liberal que não quer saber nada de conservadorismo.

Tem. É a mesma direita que suporta os movimentos LGBTQIA+, sem tirar uma letra. Essa daí não ganha eleição nem pra conselho tutelar.

makumbator
Moderador
# jul/21
· votar


Wanton
movimentos LGBTQIA+, sem tirar uma letra.

Normalmente as letras entram nessa sigla, nunca saem.

Pedro_Borges
Veterano
# jul/21
· votar


entamoeba
Como alguém que alega ser conservador quer privatizar empresas estatais a qualquer custo, sem nem entender direito o motivo? Isso é conservadorismo? Privatizar uma empresa de mais de 50 anos, como os Correios, com quase 70 como a Petrobras, ou com mais de 200, como o Banco do Brasil, é conservadorismo em que planeta?

Neste caso você não está levando em conta o que justifica a existência da empresa estatal. Vejamos. Quando a sociedade ou a economia necessita de um produto ou serviço o qual não é atrativo a nenhuma empresa privada produzir, por não gerar remuneração, ou seja, a atividade não é lucrativa o suficiente para atrair interesse privado, o estado, é obrigado a arcar com essa produção. Para tanto constitui uma empresa estatal, cujo objetivo não é produzir lucros, mas o bem ou o serviço escasso.

Assim foi com a indústria siderúrgica que não era lucrativa no período pré-industrial, mas que se não surgisse não alavancaria a indústria metal mecânica. Assim, a união bancou a produção de aço e assim foi até que o ramo siderúrgico passou a obter lucro, despertando interesse privado. Alí acabava a obrigação do estado produzir aço.

Assim foi com o serviço de telefonia, até que o negócio ficasse atrativo. E assim foi com o serviço de correios que não justifica mais ser estatal. Portanto, empresa estatal deve existir apenas para cobrir lacunas não cobertas pela iniciativa privada. Empresa estatal não foi criada para gerar lucro, mas para operar enquanto a atividade for deficitária.

Assim, Correios, Banco do Brasil, Petrobrás, Sistema Elétrico não devem mais ser operados pelo estado, pois são atividades lucrativas e com diversos agentes privados preparados cumprir esse papel.

Empresas na mão do governo, sem necessidade econômica para isso só serve para servir de cabide de empregos e privilégios.

Wanton
Veterano
# jul/21
· votar


Pedro_Borges

Não, cara. Não estou discutindo a privatização. Só estou dizendo que defender a privatização não é conservadorismo. Esse papo de economia liberal, por exemplo, nasceu anteontem na direita brasileira. Vocês nem sabem direito do que estão falando e já querem emitir uma porrada de regras, em geral, de cunho moralista.

Não é conservadorismo, é neomoralismo, neobeatismo ou sei lá o que. Meu ponto é que vocês não são conservadores, só isso. Não gostar de gay não faz de ninguém um conservador.

-Dan
Veterano
# jul/21
· votar


Pedro_Borges
Assim, Correios,

Tá ligado que entregas de coisas vitais la pros interiores dos amazonas da vida, só o Correios entrega tomando prejuizo ne?

Pedro_Borges
Veterano
# jul/21 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


-Dan
Tá ligado que entregas de coisas vitais la pros interiores dos amazonas da vida, só o Correios entrega tomando prejuizo ne?

É incluir no contrato de concessão a obrigatoriedade. Nos EUA, por exemplo, existem rincões também e o serviço é executado. As empresas de telefonia tem muitos municípios que são atendidos com prejuízo, mas faz parte do pacote de concessão.

E outra, não é por causa de alguns rincões que fiquemos obrigados a manter uma empresa em âmbito nacional.

Drinho
Veterano
# jul/21
· votar


Essa daí não ganha eleição nem pra conselho tutelar.

Claro que ganha, aceitaram Bozo numa boa uai.
Amoedo não ter chance não ofende essa turma não…

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# jul/21
· votar


Ditadura do bem <3

Wanton
Veterano
# jul/21
· votar


Wild Bill Hickok
Ditadura do bem <3

X do bem = bolsonarismo.

É impressionante como os otários adoram usar os recursos retóricos do gado.

fernando tecladista
Veterano
# jul/21
· votar


Pedro_Borges

tem alguns canais de cubanas que saíram de lá e elas relatam como era de verdade
tem uma que deu entrevista no vênus do flow esses dias
veja a real do que ela fala sobre educação, comida e tudo por lá...

por aqui ainda temos aquela visão de como a cuba para turista, o charme dos carro velhos, povo rindo, hotel, praia, clipe de música... essa cuba não existe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico para acompanharmos a redemocratização de cuba