Autor |
Mensagem |
Lelo Mig Membro
![Top User FCC](/img/badge_medalha.png) |
# 04/dez/23 15:32 · Editado por: Lelo Mig
· votar
LeandroP
Mano, na boa, as vezes fico quieto para não passar uma sensação de arrogância (apesar de alguns, talvez até com razão, já terem me chamado assim), mas galera não lê, não se informa, tira opinião do cu, fora de contexto, e vêm falar bosta aqui movidos por questões emocionais.
Já estive na Laguna Mundaú. Começaram a sondar aquilo lá, em busca de petróleo, nos anos 40, no governo do Getúlio. A busca não obteve sucesso, porém foi encontrado um leito de sal-gema de alta pureza.
Um empresário baiano conseguiu uma concessão para explorar aquilo e fundou uma empresa chamada Salgema. Porém, devido muitos entraves e interesses a exploração só foi permitida durante os anos 70. Quem liberou a extração foi o governo Médici.
Neste período o negócio tava da seguinte forma: A Salgema tinha um percentual, a DuPont tinha um percentual e o BNDES financiava a parada.
Acontece que a DuPont e o BNDES meteram muita grana na parada e o grupo Salgema não conseguiu acompanhar os investimentos. Então vendeu suas ações para o BNDES. Mas, boa parte de todo projeto, edificação e tecnologia de extração era da Salgema e ela meio que continuou consultora da bagaça.
A coisa cresceu prá caraio, foi construída uma fábrica de Cloro-Soda. Os milicos alardearam o feito, houve uma bela propaganda (já que a moda na época era o tal “milagre econômico”) e para Alagoas, um estado pobre dependente só da cana-de-açúcar, ter uma empresa petroquímica era o "must".
Na década de 70-80 era um assunto muito comentado... prosperidade para Alagoas, tirar o NE da pobreza, 100 mil empregos e os cárai.
Meados dos 70 o BNDES vendeu sua parte para a Petroquisa e ficou ela e a DuPont.
Quando resolveram construir a fábrica, prá valer (até então era meio improvisado, estilo garimpo), fizeram na avenida da praia, que nessa época era a mais badalada da cidade. Após a chegada da fábrica, todo o turismo que havia nos arredores sumiu.
A população ficou com medo, tendo em vista que a petroquímica produz químicos extremamente perigosos, além de medo de fuderem com o turismo.
Um fato curioso, no mínimo, é que o general Ernesto Geisel, após deixar o cargo de ditador, assumiu a superintendência da Salgema.
A imprensa denuncia o que ocorre na região desde os anos 80. A planta da fábrica da antiga Salgema era a mesma da Bhopal, na Índia, onde ocorreu o maior desastre industrial da história.
Como o BNDES saiu da jogada, no governo FHC tudo da empresa que ainda era do Estado foi privatizado e depois, no governo Lula, houve uma "sociedade" com a Petrobrás, a Brasken foi fundada mas tudo e toda a parte da Brasken é privada. A Brasken não é da Odebrecht mas é controlada pelo grupo, que é majoritário em ações, no melhor estilo liberal de livre mercado.
Ia até escrever mais, porém pensei bem não vou escrever mais nada. (tô perdendo meu tempo pesquisando, porque lembro do fato mas não de detalhes, então exige pesquisa)
Gente burra tem que se foder, morrer burra.
Fodam-se... tô cansado.
|
Lucmac Veterano |
# 04/dez/23 15:36
· votar
Wanton
Achei que o tópico havia sido upado por causa dos olhos esverdeados de de um dos clones.
|
Lucmac Veterano |
# 04/dez/23 15:41 · Editado por: Lucmac
· votar
Lelo Mig
Calma, que daqui a pouco aparece o DK pra falar de novo que o PT tem culpa no cartório.
ps: acho que ele vai demorar um pouco. Vai ler um monte de coisa que não tem intelecto decente para entender, fazer um monte de relação estúpida, escrever um texto enorme com erros infantis de gramática e conceito.
|
Wanton Veterano |
# 04/dez/23 15:59
· votar
Lucmac Achei que o tópico havia sido upado por causa dos olhos esverdeados de de um dos clones.
O nível do fórum ainda não está tão baixo, por mais que Pedro esteja descendo a ladeira em um carrinho de rolimã.
|
brunohardrocker Veterano |
# 04/dez/23 16:02
· votar
Lelo Mig
Nos anos 70 já se explorava no subsolo da área urbana?
|
# 04/dez/23 16:05
· votar
BNDES aprova financiamento de R$ 384,6 milhões para Braskem
no melhor estilo liberal de livre mercado.
|
Lucmac Veterano |
# 04/dez/23 16:06
· votar
Wanton
Que nada, a paranóia desse Luciano Cesa é igual à do Bruno/Pedro. A loucura pode ser diferente, mas o baixo nível vem do bolsonarismo.
|
Pedro_Borges Veterano |
# 04/dez/23 16:27 · Editado por: Pedro_Borges
· votar
Wanton
descendo a ladeira em um carrinho de rolimã
Kkkk.
Passei a vida inteira até tempos recentes sonhando em descer o morro do careca, em Natal, somente de bermuda deslizando pela areia até o encontro com o mar. Quando consegui ir lá, já estava fechado para esse tipo de prática, por recomendação ambiental. Obrigado por me fazer lembrar desse fato.
Quanto a Maceió, só espero que não foda o caminho para a Praia do Francês e Barra de São Miguel, que eu gosthio munthio! E se virar um buraco, que seja um buraco turístico: - Olha, aqui é onde se fuderam... etc e tal.
|
Lucmac Veterano |
# 04/dez/23 16:31
· votar
Wanton
Tem certeza mesmo que não chegamos anum nível tão baixo?
|
Pedro_Borges Veterano |
# 04/dez/23 16:31
· votar
Lelo Mig
Ia até escrever mais, porém pensei bem não vou escrever mais nada. (tô perdendo meu tempo pesquisando, porque lembro do fato mas não de detalhes, então exige pesquisa)
Acho que o Lelo chegou num ponto que não é conveniente ou que contraria o que os canhotas estão defendendo, talvez com medo do pau pequeno deles. Rsrsrs
|
Pedro_Borges Veterano |
# 04/dez/23 16:46
· votar
Pôxa, agora é que fui ver a localização da tal mina. Muito próximo ao centro e das praias mais tradicionais da cidade, Jatiúca, Ponta Verde, Pajuçara. Total irresponsabilidade uma mina na região. Quem e em que ano isso foi concedido é que é o caso.
|
# 04/dez/23 16:48
· votar
Pedro_Borges
Uma obra de metrô no subsolo da area urbana é compreensível. Mas atividade de mineração parece loucura.
|
Lucmac Veterano |
# 04/dez/23 16:50
· votar
Quem e em que ano isso foi concedido é que é o caso
Por quê? Para culpar, claro!
Mas ninguém culpa a VW pelos acidentes que seus carros provocam.
|
Lucmac Veterano |
# 04/dez/23 16:51
· votar
Ou a fábrica de cachimbos pelos lábios tortos das mulheres que abundam os sonhos desse senhor.
Isso não sai da minha cabeça.
|
Pedro_Borges Veterano |
# 04/dez/23 16:54
· votar
brunohardrocker
https://maps.app.goo.gl/Tu8VQXAFr6J8EJfb6
Olha, só não vai esvaziar a lagoa porque tem ligação com o mar. Mas vai contaminá-la e mudar o tipo de vida aquática.
|
Lelo Mig Membro
![Top User FCC](/img/badge_medalha.png) |
# 04/dez/23 16:54 · Editado por: Lelo Mig
· votar
Pedro_Borges
"Quem e em que ano isso foi concedido é que é o caso."
Já falei no meu texto. Anos 70 governo Médici. E Geisel foi presidente da Salgema.
brunohardrocker
"Nos anos 70 já se explorava no subsolo da área urbana?"
Nunca foi em outro lugar mano, sempre foi ali. A lagoa tá na cara da área urbana. Você conhece Maceió? Conhece a lagoa? É claro que a área urbana deve ter crescido muito mais em torno da Brasken, por motivos óbvios, por conta de empregos, comércio... mas sempre foi lá. Não mudou de endereço.
|
Wanton Veterano |
# 04/dez/23 17:00
· votar
Pedro_Borges Passei a vida inteira até tempos recentes sonhando em descer o morro do careca, em Natal
Skibunda! Prática perigosa, hein? Em alta velocidade, a areia vira uma lixa 40.
Lucmac Tem certeza mesmo que não chegamos anum nível tão baixo?
Tenho. Pedro e Bruno são domesticados.
|
-Dan Veterano
![Melhor Performance Música Eletrônica](/img/trofeu-fcc-2014.gif) |
# 04/dez/23 17:01
· votar
Lelo Mig Obrigado pela aula sobre o caso! Nao pare de postar nao.
|
-Dan Veterano
![Melhor Performance Música Eletrônica](/img/trofeu-fcc-2014.gif) |
# 04/dez/23 17:04
· votar
Já falei no meu texto. Anos 70 governo Médici. E Geisel foi presidente da Salgema
É muito louco ter que frisar isso. No twiter eu tenho enchido o saco duns gadolulista que tenta blindar o lula de qqer critica.
Aqui o gado bolsonarista ainda ta na realidade paralela de culpar Lula por coisa nos 70 e repetindo o medo de ameaca comunista.
Muito louco mas vale as risada dos print
|
Pedro_Borges Veterano |
# 04/dez/23 17:33 · Editado por: Pedro_Borges
· votar
-Dan
E aí, Paraquedista, bão?
Não é o fato dela ter sido estabelecida no anos de 1970, mas o fato de no Governo Lule, ela ter tido injeção de recursos de R$ 754 milhões, sendo controlada pela Odebrecht. Claro que se fossem criteriosos os problemas ambientais, que já eram conhecidos teriam sido empecilhos.
Ficou meio que contraditório, Lule e Marine na Cop 28, se portarem como pais do meio ambiente, diante desse desastre, que eles não podem negar envolvimento.
|
ejames Membro Novato |
# 04/dez/23 17:35
· votar
Lule
Tá mugindo alto hoje
|
# 04/dez/23 17:45
· votar
Mas ninguém culpa a VW pelos acidentes que seus carros provocam.
É esse cara que fica tagarelando lógica no ot.
|
Wanton Veterano |
# 04/dez/23 17:48
· votar
Pedro_Borges Claro que se fossem criteriosos os problemas ambientais
Concordo que deveriam ser criteriosos quanto à responsabilidade ambiental.
|
# 04/dez/23 17:49 · Editado por: brunohardrocker
· votar
Pedro_Borges Não é o fato dela ter sido estabelecida no anos de 1970, mas o fato de no Governo Lule, ela ter tido injeção de recursos de R$ 754 milhões, sendo controlada pela Odebrecht.
Mano, eles vão ignorar e tentar abafar isso até 2050.
Inclusive o fato dos desabamentos terem sido registrados e alertados desde 2010.
|
ejames Membro Novato |
# 04/dez/23 17:53
· votar
brunohardrocker Mano, eles vão ignorar e tentar abafar isso até 2050.
Ninguém tá ignorando, cara. Você que tá repetindo sem elaborar onde quer chegar. O Pedro já botou tudo na conta do Lula, já você nem chega a formular um argumento.
|
Wanton Veterano |
# 04/dez/23 17:54
· votar
brunohardrocker
Você é um crítico de merda!
Ou talvez o fórum não seja o lugar adequado para demonstrar o seu conhecimento profundo sobre os temas discutidos.
|
# 04/dez/23 17:56
· votar
ejames Você que tá repetindo sem elaborar onde quer chegar.
Tá tudo na mão. Tem fonte, tem fatos, tem dados.
Financiamento durante o Lula 1, primeiros alertas de desabamento durante o Lula 2.
E vocês em pleno Lula 3 querendo dizer que os desastres não são uma Parceria Publico Privada.
|
Wanton Veterano |
# 04/dez/23 17:59
· votar
brunohardrocker os desastres não são uma Parceria Publico Privada.
Se eu pegar um empréstimo no Itaú para comprar drogas, eles viram meus parceiros? A obra não era pública, animal de tração! Não havia PPP.
|
# 04/dez/23 18:06 · Editado por: brunohardrocker
· votar
Wanton Se eu pegar um empréstimo no Itaú para comprar drogas, eles viram meus parceiros?
Talvez, se o Itaú se interessar em ir avaliar a boca de fumo, para averiguar se ela está apta a financiamento.
Eu devo ser muito burro mesmo, porque desconheço banco que financie algo sem avaliação de ilícito. Será que o BNDS faz isso? Acho eu é que sou burro mesmo.
A obra não era pública, animal de tração! Não havia PPP.
Haja paciência! Usei "PARCERIA PUBLICO PRIVADA" como uma metáfora para a conivência do Estado. Tá bom assim?
Santo Deus.
|
Wanton
Veterano
|
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.
04/dez/23 18:08
brunohardrocker Acho que sou burro mesmo.
É sim. Ninguém aqui tem dúvidas disso.
Haja paciência!
Você não sabe se comunicar, não entende do assunto que está tratando e põe a culpa nos outros? Já pensou em ir tomar no meio do seu cu?
|