Workshop Democrático: repensando a representatividade

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# mai/21
· votar


JJJ

Os candidatos se apresentam a mim e eu decido quem será o presidente

Vai fazer teste do sofá com os candidatos?

brunohardrocker

A omissão é um direito constitucional. Defenderei seu direito a se omitir na próxima eleição se assim desejar. Ok?

JJJ
Veterano
# mai/21
· votar


makumbator

Essa fase de testes preliminares eu deixo com você. Prometo levar em conta seu parecer.

makumbator
Moderador
# mai/21
· votar


JJJ

Oba!!! Finalmente um trabalho útil do TSE!

Lelo Mig
Membro
# mai/21
· votar


JJJ

Vou me candidatar!

Me apresento e de quebra vou levar uma guitarra prá você consertar!


makumbator

Com relação ao teste do sofá você vai ter que falar com meu assessor.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# mai/21 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


O Progvacas acha que a única razão para se anular um voto é não saber qual candidato é pior?

ProgVacas
Membro Novato
# mai/21
· votar


Jonas Kahnwald

Eu? Eu não sou adepto a esse discurso de menos pior. Não acho que a gente ficou entre o ruim e o pior na eleição de 2018.

Quem é adepto a esse papo enganoso e o único que evoca essa conversa mole é outro usuário.

Fique atento.

brunohardrocker
Veterano
# mai/21
· votar


Jonas Kahnwald

Fique atento!

entamoeba
Membro Novato
# mai/21 · Editado por: entamoeba
· votar


Para resgatar o assunto do tópico:

Vocês acham que o voto nulo poderia ter outra função? Acham que ele poderia valer para anular uma eleição?

Dizem que o voto nulo beneficia o vencedor, o que é falso. Mas ele poderia ter função, se somado aos votos do candidato derrotado, atingisse um número maior do que 50% do total.

Poderíamos ter o voto branco, que é indiferente ou equivalente à abstenção, e o voto nulo, que é a favor da impugnação do segundo turno.

Se é mais democrático, eu não sei, mas seria mais divertido! A merda seria gastar de novo convocando novas eleições. A vantagem, de novo, seria não ter Bolsonaro no poder.

brunohardrocker
Veterano
# mai/21
· votar


entamoeba
Vocês acham que o voto nulo poderia ter outra função? Acham que ele poderia valer para anular uma eleição?


Sem dúvidas. Os nulos e as abstenções. Tem o contra de ser um custo, uma "perda de tempo" para o andamento do país, pois convocaria nova fase nas eleições. Porém, há custos que valem a pena pelo benefício. Se a população se mostrar descontente com as opções, melhor pagar o preço de uma nova eleição, porque terão 4 anos de governo em seguida.
Mas no modelo vigente, dificilmente anularia uma eleição, pois não há histórico dos nulos e abstenções representarem maioria absoluta. Apenas um índice muito alto.

Dizem que o voto nulo beneficia o vencedor, o que é falso.

ProgVacas diz que não.

Mas ele poderia ter função, se somado aos votos do candidato derrotado, atingisse um número maior do que 50% do total.

Iria acontecer muito frequentemente, não sei se vale o seu custo. O candidato derrotado quase sempre chega na casa dos 40% dos votos.

brunohardrocker
Veterano
# mai/21
· votar


Eu já acho que, observando pelo caso do Bolsonaro, o poder de decisão concedido a um presidente da república ainda é muito alto. Antes disso eu acreditava que não. Que o presidente está sujeito a uma série de limitações suficientes para não tomar decisões absurdas.
É apenas uma pessoa. Um indivíduo, que por estar no topo de uma pirâmide parece estar livre para "brincar de casinha" com um país. Não pode. Tem que ter uma limitação bem clara e eficiente (não essa de improviso e de última hora que temos, do STF e congresso), um direcionamento básico que ele tem que seguir, pois deve servir à população e não ao próprio umbigo.

JJJ
Veterano
# mai/21
· votar


brunohardrocker
(não essa de improviso e de última hora que temos, do STF e congresso)

Não tem nada de "improviso" nisso. É o normal numa democracia, o balanço entre os 3 poderes. Por isso que a turma do coiso vive pateticamente tentando "autorizá-lo" a mudar isso.

Lelo Mig
Membro
# mai/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


entamoeba

"Vocês acham que o voto nulo poderia ter outra função? Acham que ele poderia valer para anular uma eleição?"

Sim!

Seria o sistema ideal para cumprir a intenção real de quem anula, que é dizer: "Olha! Eu não quero ser governado por nenhum destes picaretas que se apresentam!"

Mas isso aconteceria direto. E nunca será mudado porquê os partidos não querem, não há interesse em renovação. Estamos votando nos mesmos pilantras há mais de 30 anos.

brunohardrocker
Veterano
# mai/21 · Editado por: brunohardrocker
· votar


JJJ
Não tem nada de "improviso" nisso. É o normal numa democracia, o balanço entre os 3 poderes. Por isso que a turma do coiso vive pateticamente tentando "autorizá-lo" a mudar isso.

Não da forma como acontece no Brasil. É muito cheio de gambiarra, de puxadinho, de jeitinho. Tem horas que o STF legisla. Tem horas que o congresso julga. Tem projeto votado por uma centena que é vetado por um. Tem veto que é derrubado. Tem morosidade nos projetos. Tem todo tipo de catimba, de jogo com apito, de decisão no tapetão. É um emaranhado de gato nos cabos de energia.
Tem que ter um procedimento institucional robusto e coeso, que seja seguido, para proteger a democracia, o povo, para evitar o absurdo.

entamoeba
Membro Novato
# mai/21
· votar


brunohardrocker
ProgVacas diz que não.

Eu entendo ele. O caso do Bolsonaro é muito atípico, porque nem o opositor mais pessimista poderia imaginar que ele continuaria sendo a figura bizarra que ele foi durante a campanha. Dei muita risada no começo do governo, porque parece que o somatório de todas as previsões catastróficas iam se confirmando. Parecia aquele dominó perfeito, em que você pode antever a queda de cada uma das peças.

Se os apoiadores ainda resistem em admitir que este é o pior governo da história do País, no mínimo, eles têm que concordar que é o governo mais caricato. Todo dia é dia de freak show.

Aí, o eleitor desinteressado, naturalmente, tinha a expectativa que Bolsonaro seria só mais um falastrão que entraria na linha e faria um governo de merda. Iria abrir as pernas e daria continuidade ao projeto entreguista do Temer, mas com uma performance estilo Trump.

E não foi isso! O cara não se despiu do personagem! Ele continuou sendo medonho! A pandemia varrendo o País e o maluco posando para foto oferecendo Cloroquina para uma ema! Foi tanta coisa bizarra na sequência que parece que o episódio do golden shower aconteceu há uns 15 anos.

O caso é que isso deu ao eleitor do Haddad 100% de razão! A gente, que votou no Haddad, porque achava o Bolsonaro escroto demais para ser presidente, ficou com a sensação que sabia de tudo! Porque todo aquele exagero habitual de demonizar o rival, no fim das contas, não era exagero!

No começo, eu fiquei que nem o ProgAranhas! Até estiquei isso um pouquinho mais, porque descarregar a raiva desse governo na cara de quem ajudou a elegê-lo funcionava como uma espécie de alívio.

Mas aí entra aquela coisa da coerência, né? Se eu estou disposto a "defender bandido" porque acho que a criminalidade não é um problema trivial, como eu poderia condenar alguém cuja única merda que fez foi votar no Bolsonaro? Acreditar que o Bolsonaro seria um bom presidente foi uma crença idiota? Sem dúvida! Ainda que muita gente tenha o seu caráter definido pelo apelo fascista do bolsonarismo, há também muita gente que só está nessa porque não entende o que está acontecendo.

O que incendiou a esquerda foi o editorial merda do Estadão, que veio com aquele papo de "escolha difícil". A posteriori, é fácil dizer que a escolha não era difícil: era óbvia. Mas, somente a posteriori.

JJJ
Veterano
# mai/21
· votar


^
^
^
entamoeba em modo light.

Lelo Mig
Membro
# mai/21
· votar


brunohardrocker
JJJ

A democracia brasileira é uma tremenda farsa.

Partidos maiores detém dezenas de vantagens, da grana recebida ao tempo de horário na TV.
Os figurões dentro do partido, sejam por poder de influência ou por popularidade, irão disputar os cargos eletivos (até aí seria o natural) acontece que são todos bandidos e estão sendo amparados por grupos interessados, inclusive ilícitos.
Essa gente, depois de eleita, irá escolher o ministro do supremo, sem critério técnico algum, apenas defendendo interesses pessoais e do grupo que o amparou.
Passam-se 30, 40, 50 anos e os candidatos são os mesmos, as eleições se encaminham sempre ao embate de duas figuras conhecidas, carimbadas, velhacas, viciadas, promíscuas.
O que se pode esperar? Alguém realmente acredita que estes caras têm o ideal de fazer do País uma Nação de fato?

O Brasil só têm um caminho para sair desse atoleiro que nos impede de melhorar: Uma reforma política realmente radical, drástica e muito bem projetada.

Alguém poderia supor que uma revolução seria uma segunda opção, mas não é, é ingenuidade pensar isso. Uma revolução só impõe, ainda mais e na base da força, a vontade de um grupo que dispõe de maior força "bruta" e apoio. Só é razoável se o grupo que vence é o grupo a qual você pertence e, ainda assim, bastante arriscado.

entamoeba

"descarregar a raiva desse governo na cara de quem ajudou a elegê-lo funcionava como uma espécie de alívio."

Isso é compreensível, é aceitável.

O que não é aceitável é utilizar desse discurso para camuflar a frustração de uma derrota. É lamentar até hoje, as vésperas de uma nova eleição, o "se o Haddad"... Haddad sifudeu! Perdeu e não ganha nem se disputar de novo 10 vezes.

É preciso entender que muita gente (eu não penso assim, mas conheço quem pensa) jogou a bomba no colo do PT. Tipo: foda-se, vocês não são os responsáveis por a coisa ter chegado neste ponto? Então engulam o Bolsonaro, pau no cu.

O discurso usando a pandemia é desonesto, porque ninguém poderia prevê-la e, consequentemente, como o Bozo agiria. Porque (num exercício de imaginação) só prever a pandemia, sem saber como o Bozo atuaria, ele ganharia a eleição do mesmo jeito, talvez até recebesse mais votos ainda, por conta da pecha de corrupção que o PT carregava na época da eleição.

Uma prova de que esta gente não esta totalmente enganada é o cortejo que o Lula vêm fazendo ao Renan Calheiros nos últimos dias. O PT vive berrando as quatro cantos que foram traídos pelo Temer e o PMDB, e seu futuro candidato só esta esperando o Renan dar um ok, prá ir lá pagar um boquete prá ele. E Renan já acenou ao partido para fechar com Lula 2020, o que apenas reforça a alta promiscuidade dessa gente.

E compreensível que a democracia brasileira é feita desta forma e só é possível desta forma. Mas, deveria ser compreensível também, que alguns não a aceitem, não queiram fazer parte disso e simplesmente lavem as mãos... se liguem no foda-se.

É preciso também ter uma mente democrata de fato, não só dá boca prá fora. Parar de achar que o "que eu acho" é o que todo mundo "deveria achar". Ninguém esta exatamente certo, do lado certo, fazendo o certo ou o que é melhor para "a maioria", numa democracia porca como se encontra a nossa.

ProgVacas
Membro Novato
# mai/21
· votar


brunohardrocker
entamoeba

Eu digo de fato que não, mas não é tão simples assim. Primeiro que eu gastei algumas horas da minha vida explicando por quê, e por ora talvez explanarei um fato novo na minha opinião já consolidada sobre isso:

Considero que o voto nulo seja representativo de uma parcela de pessoas que possuem uma criticidade política mais elaborada em ciência, não em rivalidade, e essa gente poderia mudar, de repente, o panorama de uma eleição mais apertada. Entre Bolsonaro e Haddad, considero absurdo o voto nulo por razões óbvias. Era tão evidente que não deveria se anular socialmente nas urnas nessa eleição, que não sei por que eu tenho que explicar esse tipo de coisa periodicamente aqui, ainda mais com toda a nossa experiência durante mais de 27 meses de Governo Bolsonaro.

Foi omisso nessa eleição? Beleza.Tentar sustentar esse voto é a barra.

Quer achar que estava ruim com o PT, é questão pessoal que agora não vou julgar. Aceitável, portanto. Agora, negar que a massa da população esteve bem melhor durante os governos do partido, que agora, e em vez disso repetir discurso comprado, ignorando as benesses que foram conquistadas na década 2010, não só no governo "do meu coração!, como também nos 8 anos democrátios do FHC, e não se arrepender do voto nulo, converte-se o cidadão em uma arma em dias de eleições com poder potencial de matar, nada-nada, por enquanto, 412mil pessoas.

Curiosamente essas pessoas ficam tagarelando coisas de uma mídia rivalista, ao pedir a deliciosa autocrítica ao PT, quando na verdade são elas mesmas quem precisam de tal.

ProgVacas
Membro Novato
# mai/21 · Editado por: ProgVacas
· votar


entamoeba

Pessoalmente sempre levei Bolsonaro a sério e soube do potencial que a idiotização das redes pudesse causar na população geral. Sempre me relacionei com os alunos para saber como pensavam politicamente e eles riam miseravelmente dos maus modos do Deputado Bolsonaro, então eu sempre soube o risco e como seria, não somente, mas vários colegas meus.

Então lamentavelmente tudo o que acontece agora é coisa que eu tinha certeza de que iria acontecer. Claro que eu não me refiro às especificidades, como o derramamento de óleo na costa brasileira, os desastres ambientais naturais, criminosos e estimulados pelo Ricardo Salles, já condenado por crime ambiental previamente. Ficava pensando como seria o comando do Ministério da Economia por um fraudador de fundo de pensão, também. Faltou know-how pra galera saber que uma reunião desse tipo de gente é algo assemelhado à uma quadrilha, governando o país, gerindo recursos bilionários. Não poderia dar certo, nao deu. Como você bem disse, isso se coverteu na razão de quem votou no Ciro, na Marina, no Geraldo Alckmin, ou em qualquer outro, ou mesmo anulou, para ser ameno.

entamoeba
Membro Novato
# mai/21
· votar


Lelo Mig
E Renan já acenou ao partido para fechar com Lula 2020, o que apenas reforça a alta promiscuidade dessa gente.

Que eu me lembre, o Renan foi fiel ao PT, mas foi voto vencido no MDB. Só que o Renan é um mafioso, né? Nesse quesito, não deve nada ao Temer.


O que não é aceitável é utilizar desse discurso para camuflar a frustração de uma derrota.

Acho que já disse aqui. Acho até que o Haddad deve ser um cara bacana, inteligente e tal, mas estava longe de ser o candidato dos meus sonhos. O fato de estar concorrendo pelo PT era um agravante. No meu caso, pelo menos, a frustração é toda dirigida à vitória do Bolsonaro, não à derrota do Haddad.


ProgVacas
Ficava pensando como seria o comando do Ministério da Economia por um fraudador de fundo de pensão, também.

O MBL e um monte de youtubers viraram disseminadores das ideias tortas do tal do Instituto Mises. Criou-se por aqui idealizações bizarras de liberalismo. Acho que se você mostrar essas merdas para qualquer direitista de país neoliberal, os caras vão responder "WTF?"

O superministro da estante de livros vazia, que tem problemas com domésticas e filhos de porteiro, representava essas idealizações ingênuas. O Chicago boy associado ao regime Pinochet trazia todo o pacote que a alt-right brasileira almejava. Um pé no autoritarismo, outro nas privatizações a qualquer custo - feito isso, era só esperar a mágica acontecer.

Compreensível? Até é! Se você não está envolvido com a economia, qualquer discurso de autoridade cola. Os caras trazem uns números recortados, uns exemplos práticos recortados e tá tudo certo. Mesmo que você seja da oposição, se não tiver instrumentos para averiguar e interpretar os dados, e identificar falsificações, o máximo que dá para fazer é ficar em negação. Imagine se você estiver empolgado com essa merda! Para eles, as políticas do Guedes representavam as políticas que levaram os países do primeiro mundo à riqueza.

Lelo Mig
Membro
# mai/21
· votar


entamoeba

"Acho até que o Haddad deve ser um cara bacana, inteligente e tal..."

E é! Posso afirmar. Mas, o que estava em jogo na época, não é o indivíduo Haddad e sim o que ele (infelizmente e mesmo sem culpa) representava.

É preciso que entendam (o que é diferente de aceitar ou concordar) que para muitos (e aqui sim, me incluo) dar a vitória ao PT era legitimar, avalizar, uma prática da qual muitos discordavam, incluindo gente que não é direita. Basta lembrar que o Psol é oriundo de uma dissidência do PT, justamente por não concordar com a política que vinha sendo praticada no governo Lula.

Se não havia outra forma de governar... aí é outra discussão. Mas, de certa forma o Bozo também alega isso, por isso esse mato sem cachorro em que vivemos.

brunohardrocker
Veterano
# mai/21 · Editado por: brunohardrocker
· votar


entamoeba

Surpreso com a sensatez no seu texto.
Compreende muito bem porque o eleitor do Haddad se acha muito cheio de razão a posteriori, especialmente desde o início da pandemia.
Só acho que falta ainda compreender porque alguém como eu decidiu seu voto naquele segundo turno. Sendo que eu registrei aqui neste fórum ainda antes das eleições que achava que o Bolsonaro em si não tinha competência, que não faria 10% dos votos, que não tinha base.
No segundo turno apostei numa mudança de rumos, em que o Bolsonaro, justamente por não ser competente, delegaria a governança ao seu time. O que não aconteceu. No fim, ele atua e muito no governo. Tanto que nem precisaria de alguns ministros muito bem escolhidos, bastaria colocar um cone.
No primeiro ano de governo até eu me diverti. Por vezes até vesti um personagem aqui só para rir. Parei de rir quando, inesperadamente, uma pandemia estava para vir, e chegou, e ele deu aquele discurso na TV aberta.

Há milhões de motivos diferentes para se dar um voto num candidato. Tem gente que vota porque o cara é bonito. Porque tá ganhando. Tem gente que fundamenta seus preconceitos no candidato escolhido. O que me guiou não foi o mesmo que toda essa galera que você estereotipa.

entamoeba
Membro Novato
# mai/21
· votar


JJJ
entamoeba em modo light.
brunohardrocker
Surpreso com a sensatez no seu texto.

É a diferença entre uma retórica provocativa e uma retórica responsável. O entamoeba foi feito para provocar, mas isso está ficando cansativo para mim. A polarização se acirrou tanto que as provocações passaram a ser contraproducentes.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Workshop Democrático: repensando a representatividade