Cultura em tempos de Quarentena.

Autor Mensagem
Silspiders
Membro Novato
# mar/20
· votar


Então a mãe mantém o "trabalho infantil" vivo e cuida dele?

Não!! A mãe procura incansavelmente pela criança! A mãe perdeu a criança, que estava em um lugar inacessível para ser encontrada.

Lelo Mig
Membro
# mar/20
· votar


Silspiders

"A mãe perdeu a criança, que estava em um lugar inacessível para ser encontrada."

Quando eles chegam lá a menina esta bem, limpa e alimentada. Uma criança não sobreviveria no 333. Esta claro que a mãe descia, todos os dias, para cuidar dela. Inclusive matava gente prá caraio lá no poço.

Silspiders
Membro Novato
# mar/20
· votar


Ah, bicho, acho que é isso mesmo... Mas por que ela era segredo no poço?

makumbator
Moderador
# mar/20
· votar


Silspiders
Mas por que ela era segredo no poço?

Acho que o segredo é por ser uma criança, portanto frágil e facilmente alvo de estupro e canibalismo. Se os demais um pouco acima do nível mais baixo soubessem aonde a criança está poderiam ir até pegar ela (pois é uma luta fácil de vencer). Vamos supor que um preso do nível 57 no mês seguinte é deslocado para o nível 330. Sabendo da criança ele poderia usar a plataforma para descer até o 333 é pegá-la. Se eu fosse a mãe também a esconderia.

Silspiders
Membro Novato
# mar/20
· votar


makumbator

Tá, mas o velho sabia da criança.

Lelo Mig
Membro
# mar/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Silspiders

"Mas por que ela era segredo no poço?"

Fora o que o makumba falou, vejo o lado da metáfora. Ela é a "esperança", ou seja, só existe para quem crê... e aposto que a maioria lá não tinha esperança alguma.

"Tá, mas o velho sabia da criança."

O velho fala que ela procurava "o filho". Não deixa claro se acredita ou não, prá mim ficou subentendido que todos acham a mulher louca e perigosa. Depois o velho esta morto e, na minha opinião, quando Goreng esta lá no nível do fundo, ele está morto também.

Silspiders
Membro Novato
# mar/20
· votar


makumbator

Segredo para a funcionária da administração... Para o restante não era. E para mim para a administração também não era.

makumbator
Moderador
# mar/20 · Editado por: makumbator
· votar


Silspiders
E para mim para a administração também não era.

Sim, mas a administração não se importava com isso. Eles com certeza sabiam (pois vigiavam as celas para punir por guardarem comida e para saberem se a plataforma deveria parar ou não dependo de haver alguém vivo em cada nível).

Entretanto, o fato deles saberem não muda o status de indefesa da criança (pois a administração não fazia nada para protegê-la). A mãe também percebeu que os administradores saberem não mudava nada, então ela escondia a criança dos demais cativos (pois esses é que eram o perigo para ela).

Como o Lelo comentou, a gente não sabe se o velho tinha certeza da existência da criança e de sua localização. Talvez ele acreditasse que a mulher procurava algo imaginário ou que mesmo sendo real ela não saberia onde a criança estava exatamente.

No fim das contas, tornar-se um canibal assassino era uma garantia melhor de chance de sobrevivência nos níveis mais baixos. E a mulher também se tornou matadora e comedora de carne humana. Aliás, a ideia do colega de cela do Goreng em levar a famosa faca como seu pertence pessoal foi bem esperta. É um item bem valioso naquele ambiente.

Não sei se vocês perceberam, mas tem um momento em que a plataforma passa por um dos níveis e tem uma prancha de surf em um canto (wtf! O camarada decidir levar uma prancha pra lá é hilário! Hahaha!)

Lelo Mig
e, na minha opinião, quando Goreng esta lá no nível do fundo, ele está morto também.

Sim, eu também pensei nisso.

Lelo Mig
Membro
# mar/20
· votar


makumbator

"Não sei se vocês perceberam..."

Prancha de surf e piscina de plástico também...kkkk

Se eu fosse prá lá (e soubesse do que se tratava antes) levaria um lança chamas. Já mata e assa, não curto muito carne mal passada.

entamoeba
Membro Novato
# abr/20
· votar


Assisti O Poço.

[Spoiler On]

Lelo Mig
333 andares, com 2 pessoas em cada = 666. Acha que é uma coincidência?

Nem tinha me ligado.


A criança é a esperança.

Também foi a impressão que tive, apesar de ter achado meio clichê. A panacota era mais interessante.


JJJ
tentando achar lógica onde não há...

É como uma obra de arte, aberta a interpretações. Há muitas lógicas possíveis, mas todas no campo metafórico.


makumbator
Não é mais doido que Star Wars, por exemplo.

Star Wars conta uma história, o Poço, não.


Observem que não havia qualquer punição feita pela administração para quem mudasse de nível por conta própria usando a plataforma.

Sim. É um sistema mecânico, amoral. A única moral pressuposta é que esse sistema deveria produzir solidariedade espontânea. Me lembra "a mão invisível".


Pra mim ficou implícito que muitos morriam, mas novos presos chegavam para os lugares

Apesar da aparência de prisão, a estrutura claramente faz alusão a outra coisa. Esse filme não é sobre prisões.


Obviamente que a mobilidade social nesse caso é totalmente randômica (ou ao menos parece ser), e não importam as atitudes e comportamento para subir ou descer.

É como nascer. Por isso que fiquei na cabeça que poderia ter um teor espírita no filme, mas sem o modelo de Karma. Mas a metáfora não seria boa o bastante, porque se reencarnássemos, o que poderíamos levar para a próxima vida seria as modificações que fizemos na cultura. Como as pessoas acordavam com a memória das vivências passadas, essa metáfora também não se encaixa.


Silspiders
Mas por que esperança?

Porque as metáforas do filme são óbvias. Talvez seja por isso que o velho fica repetindo "óbvio" o tempo todo.


Acho que o filme da até uma esperança para o capitalismo e para a meritocracia: pode funcionar, mas todos devem ter as mesmas condições de se sustentar e existir. Embora para mim seja mais crítico do que parceiro.

Acho que a crítica ao capitalismo é o que há de mais evidente no filme. Trata-se de um sistema amoral, no qual há pouca mobilidade social e a posição das pessoas é determinada pelo acaso. O problema é que o capitalismo é um sistema motivacional, e, no filme, as pessoas não precisam fazer nada (além de seguir algumas regras).

Talvez, a única moralidade do sistema seja aquecer ou resfriar o andar como punição para quem tentasse acumular comida. Outra metáfora difícil de explicar.


A mãe procura incansavelmente pela criança!

Não entendi muito bem a função dessa personagem. Não acho que seja simplesmente uma mãe procurando uma criança.


Lelo Mig
Inclusive matava gente prá caraio lá no poço.

Pois é. Se é uma crítica à estrutura social, o que se comporta como a mãe? A violência? Ela se comporta como selvagem, talvez signifique algo ligado aos instintos primitivos do ser humano, como as emoções.


Goreng

Achei o nome dos personagens pouco convencionais (não sei se são nomes comuns em alguma cultura), por isso, fico pensando se eles não podem dar uma pista do sentido da história.


makumbator
Sim, mas a administração não se importava com isso.

A administração só se importava com a qualidade da comida. Há várias imagens mostrando que eles eram muito rigorosos quanto a isso.

Acho que a comida pode ter a ver com os produtos que consumimos, o que enfraquece a cadeia de metáforas, porque não há relação entre consumo e produtividade.

...

Me pareceu que o filme também criticou os esforços para mudar o sistema. Quando os dois personagens resolvem descer, o plano deles dá muito errado! Esse plano é reformulado durante a descida, com a conversa com o cadeirante sábio, o que sugere que as mudanças não podem ser todas calculadas devido a complexidade que é pôr um plano em prática.

Esteticamente, achei o filme muito interessante. Ele desperta reações viscerais e a indignação com relação à estupidez coletiva e à desumanidade. Talvez o autor revele o que pretendia com o filme, caso haja uma sequência (o que parece pouco provável). Vale pelos questionamentos que ele é capaz de levantar e pelas emoções que ele aflora.

Drinho
Veterano
# abr/20 · Editado por: Drinho
· votar


Não entendi muito bem a função dessa personagem. Não acho que seja simplesmente uma mãe procurando uma criança.

Muita coisa não fica clara nesse filme e provavelmente deve ser de propósito, pra você extrapolar na imaginação. Acho que item mais a ver com crítica ao ser humano do que ao sistema capitalista, tem hora que mostra o cara sonhando que tava comendo a mulher louca que procurava o filho, tipo, nada a ver.

Não mostra como a criança foi parar lá, não garante que a criança é filha da mulher louca, apenas leva a crer, pois são parecidas, não mostra a criança chegando no nível zero para definir um desfecho.

Mas é um filme legal...

Uma lição de moral.

Drinho
Veterano
# abr/20
· votar


333 andares, com 2 pessoas em cada = 666. Acha que é uma coincidência?
Eu pensei nisso, mas o capeta não tem nada a ver com isso. Acho que é coincidência.

Lelo Mig
Membro
# abr/20
· votar


Drinho

Acho que não... assim como achei que o andar zero, todos de branco, tudo iluminado, tudo perfeito é uma alusão ao céu, achei que o fundo do poço é uma alusão ao inferno.

Lelo Mig
Membro
# abr/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Tenho assistido/ re assistido muitos filmes e séries nesta quarentena.

Assisti:
O Farol
Midsommar
Hereditário
Corra!
Caçador de Trolls
Rua Cloverfield, 10
Suspiria (2018)
O Sacrifício do Cervo Sagrado
O Homem nas Trevas
Ela
O Abutre
O Caçador
Triângulo do Medo
Onibaba
O Ritual
Possum

Re assistidos
Invasion of the Body Snatchers 1956
Invasion of the Body Snatchers 1978
A Vila dos Amaldiçoados
A Tale Of Two Sisters
O Lavador de Almas
Hellraiser 1
Hellraiser 2
Extermínio
Expresso do Amanhã
Dracula
Nosferatu
O Enigma de Outro Mundo

Séries
Sense 8
Siren


... que eu lembre é isso, mas assisti mais coisas.

makumbator
Moderador
# abr/20
· votar


Lelo Mig

Fale-me de "O Farol". Você achou bom? Ainda não assisti.

Lelo Mig
Membro
# abr/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar


makumbator

"Fale-me de "O Farol". Você achou bom? Ainda não assisti."

Eu gostei bastante... mas, já aviso, quem não curte filme de arte, filme cult, cinema europeu "cabeça" dos anos 70, impressionismo alemão e etc. nem perca o tempo. O filme não tem nada a ver com o padrão hollywood. Nem sei como foi parar nas indicações do Oscar.

É um filme denso, em preto e branco, num formato fora do padrão, cheio de simbolismos e referências à pinturas, ilustrações, mitologia.

Trabalho de ator magistral de Willem Dafoe e Robert Pattinson (acho que o cara pegou o papel justamente prá dizer: "vocês vão ver que eu sou um ator de verdade e não somente um vampirinho baitola").

Aquele tipo de filme pertubador e sombrio, que termina e você têm que correr atrás de explicações para algumas cenas e referências para conseguir conceituar melhor.

Eu gostei muito. O primeiro longa desse cara, A Bruxa, eu achei sensacional (acho até que vou rever hoje). Este diretor promete.

Se você gosta deste tipo de filme, depois volta aí e te indico outro que assisti estes dias e achei bem legal.

Agora, se tua praia for Frozen, Branquelas de Beverly Hills, etc.... nem perde seu tempo...kkk

entamoeba
Membro Novato
# abr/20
· votar


Meu sumário da Netflix

Séries que vi recentemente:

Gosto de Brooklyn 99 e Jane, a Virgem. BoJack Horseman também é legalzinho, mas não dá para ver duas vezes o mesmo episódio. As primeiras temporadas de The Good Place e as temporadas de Cuckoo com o Andy Samberg também valem a pena.

Tentei ver The Alienist, não rolou. Mas parece ser muito bem feita.

Filmes que vi recentemente:

O Poço → curioso, vale a pena assistir. Nota 7,5.
Corra! → muito ruim. Não sei como ganhou o Oscar. Nota 3,0.
História de um Casamento → nada de mais. Nota 5,0.
Aquarius → diferente, mas meio monótono. Nota 5,5.
Dois Papas → conseguiram fazer um filme de verdade sobre isso. Nota 8,0.
Indústria Americana → melhor do que o filme da Petra. Nota 7,5.
O Irlandês → não é genial, mas é muito bem feito. Nota 8,0.
Porco Rosso → adoro! Vi pela 20ª vez. Nota 9,5.
Peixe Grande → vi de novo porque tinha esquecido de tudo. Nota 6,5.
The Sinner (minissérie) → muito bom mesmo. Nota 9,0.
Olhos que Condenam (minissérie) → pesado! Nota 9,0.

makumbator
Moderador
# abr/20 · Editado por: makumbator
· votar


Lelo Mig
Eu gostei muito. O primeiro longa desse cara, A Bruxa, eu achei sensacional (acho até que vou rever hoje). Este diretor promete.

Ah, eu adorei esse "a Bruxa". Então vou assistir "O farol". Não sabia que era o mesmo diretor.

Se você gosta deste tipo de filme, depois volta aí e te indico outro que assisti estes dias e achei bem legal.

Pode indicar.

Agora, se tua praia for Frozen, Branquelas de Beverly Hills, etc.... nem perde seu tempo...kkk


"As Branquelas" eu gosto (é praticamente um clássico trash no seu estilo).

entamoeba
O Irlandês → não é genial, mas é muito bem feito. Nota 8,0.

Não consegui ter ânimo pra ver esse.

Lelo Mig
Membro
# abr/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Assisti um filme do caralho hoje (ia rever a bruxa, mas mudei).

Filme Francês de 2019 chamado Vivarium.

Não dá prá falar nada e recomendo assistir sem saber absolutamente nada. Não leiam sinopses, resenhas, nada... quanto mais cabaço assistir melhor.

Assistam.... alguns, como eu, irão adorar... os outros 90% irão odiar.

makumbator

"Pode indicar."

Me fala o que achou do Farol... aí eu indico mais dois que vi estes dias.

brunohardrocker
Veterano
# abr/20
· votar


Hoje eu assisti "O Segredo da Cabana".
É surpreendente, porque parece o maior clichê, do tipo mais esculachado, mas depois você vê que é justamente o oposto a isso.

Série: no momento estou acompanhando a quinta temporada de Better Call Saul.

makumbator
Moderador
# abr/20
· votar


Lelo Mig
Me fala o que achou do Farol... aí eu indico mais dois que vi estes dias.

Beleza! Assistirei ele nesse domingo.


brunohardrocker
Hoje eu assisti "O Segredo da Cabana".
É surpreendente, porque parece o maior clichê, do tipo mais esculachado, mas depois você vê que é justamente o oposto a isso.


Eu acho esse filme bem divertido. Gosto do cara viajandão e retardado (ele fala umas paradas engraçadas, e no fim ele é mais esperto que a maioria ali). A mocinha ruiva (a personagem principal) é uma graça.

entamoeba
Membro Novato
# abr/20
· votar


brunohardrocker
makumbator
O Segredo da Cabana

É tipo a junção de dois clássicos da autoajuda: 'O Segredo' e 'A Cabana'?

makumbator
Moderador
# abr/20
· votar


entamoeba
É tipo a junção de dois clássicos da autoajuda: 'O Segredo' e 'A Cabana'?

Hahaha! Você já viu o segredo da cabana? É bobo e sem compromisso, claro, mas até que é divertido (e tem participação especial da Sigourney Weaver no finalzinho).

Lelo Mig
Membro
# abr/20
· votar


makumbator

Assistiu O Farol? Gostou?

Assisti a Bruxa ontem de novo... que baita filme, né? Gostei ainda mais que da primeira vez.

Agora vou assistir Blade Runner 2049.

makumbator
Moderador
# abr/20
· votar


Lelo Mig
Assistiu O Farol? Gostou?

Ainda não. Mas está na fila dessa semana.

Assisti a Bruxa ontem de novo... que baita filme, né? Gostei ainda mais que da primeira vez.

Sim, é bem legal.

Agora vou assistir Blade Runner 2049.

Esse não vi. Fiquei com medo de ser uma merda e estragar a imagem imaculada que eu tenho do primeiro filme.

Lelo Mig
Membro
# abr/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar


makumbator

"Fiquei com medo de ser uma merda e estragar a imagem imaculada que eu tenho do primeiro filme."

Assisti...

Também tinha esse medo, afinal o Blade Runner é um de meus filmes favoritos de todos os tempos.

Mas, pode assistir sem medo. Bastante bom, me surpreendeu positivamente e não compromete o original. Não recorre muito ao primeiro em termos de história, (mas a vibe, clima, ritmo é bem igual ao original) é um filme com vida própria, e a ideia que o linka com o original me agradou, achei criativo e com boas soluções. Acima da média. Fazia tempos que não assistia uma "continuação" que além de não foder o original, não só faz jus como ainda valoriza o primeiro. Recomendo.

Obs: Vi muita gente reclamando que o filme era muito longo. Eu não senti, passou rapidão e me prendeu a atenção. O visual é lindo a fotografia idem.

JJJ
Veterano
# abr/20
· votar


Eu estou revendo (na verdade, alguns eu nunca tinha visto) todo o Star Trek inicial, com Kirk, Spock e cia...
Hoje verei o último episódio.

Lelo Mig
Membro
# abr/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JJJ

"todo o Star Trek inicial"

A série original, anos 60?

Que legal!! Preciso maratonar essa série também.

Eu baixei o Além da Imaginação, completo, as 5 temporadas de 1959 à 1964. Vou começar a ver/rever.

Obs: (preciso comprar Ovomaltine, Groselha e Mandiopan para maratonar no estilo "quando eu era pequeno").

Skider
Veterano
# abr/20
· votar


Achei o filme muito bom (O poço). Vale a pena.
Minha interpretação é mais pessimista.

Estou vendo "O Império Otomano", da Netflix. Bem legal.

JJJ
Veterano
# abr/20
· votar


A série original, anos 60?

Isso. Tem na Netflix.

preciso comprar Ovomaltine, Groselha e Mandiopan

E pra curar essa bosta de vírus aí é só usar Calcigenol, Biotônico Fontoura e mercúrio cromo. Corona é o caralho! kkkkkkk

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Cultura em tempos de Quarentena.