:: Da economiaholic, aposentadoria antecipada e extermínio da GAS ::

Autor Mensagem
sandroguiraldo
Veterano
# abr/19
· votar


Buja
Fiquei de cara quando me disse isso. Um senhor bem simples mesmo, aposentado como carregador no ceasa

Mas eu vejo isso na minha própria família. Meu pai sempre teve emprego bom. Não somos ricos, mas também não passamos fome, padrão brasileiro médio.

Quando ele se aposentou (aos 47 anos, quase 20 anos atrás) a renda de casa dobrou. Já vivíamos bem, e ficou melhor. Nada de extravagância...

Faz 20 anos que eles não pagam aluguel (casa cedida por um familiar) e ele não conseguiu juntar dinheiro pra, por exemplo, comprar uma casa, carro à vista etc... não deve nada pra ninguém (banco) mas não tem economias.

Em contrapartida, meus sogros, que juntos talvez ganhassem o que meu pai ganhava sozinho, tem casa própria, sempre conseguem viajar, comprar móveis novos de vez em quando. Minha sogra sempre tem uns mil reais sobrando pra fazer alguma coisa etc...

Dinheiro é um bagulho complicado...

Buja
Veterano
# abr/19
· votar


sandroguiraldo
Meu cunhado ganha no minimo 3x o meu salario e o da minha esposa juntos.
Na real, ele ganha pelo menos uns 20 salarios mininos. Ele é autonomo, mas o servico dele é caro e rala igual um doido.

Mas nao tem casa propria, o carro dele é um citroen c4 pallas que impressiona por fora, mas nao vale mais que 15 mil, e vive pedindo dinheiro emprestado pra minha sogra (que é aposentada 1 salario e recebe um aluguelzinho de 350 reais)

Essa minha sogra consegue emprestar dinheiro geral. E o filho, que ganha 20 salarios ai, nao consegue.

Mas tambem, final de semana dele é emendado na boate e cerveja, ou quando pouco, 5 kg de picanha e 120 latas de cerveja pra ele e os amigos fora as destiladas (eu ja vi e contei minhas vezes). Os filhos nao gostam de comida caseira, e nao tem vergonha na cara de falar isso.
Tenis, toda mao voce ve ele com um nikezão diferente. Celular, troca de s8 pra s9...agora de s9 vai pra s10 e assim vai. Ele, a mulher e os filhos.
La nao tem motorola nao.

Ai fica dificil. O mes que da menos, sai igual um doido pegando grana emprestada. O mes que da mais, sai igual um doido pagando divida, e torrando o resto. Ai fica dificil.

Pleonasmo
Membro Novato
# abr/19
· votar


Buja
Mas tambem, final de semana dele é emendado na boate e cerveja, ou quando pouco, 5 kg de picanha e 120 latas de cerveja pra ele e os amigos fora as destiladas (eu ja vi e contei minhas vezes). Os filhos nao gostam de comida caseira, e nao tem vergonha na cara de falar isso.
Tenis, toda mao voce ve ele com um nikezão diferente. Celular, troca de s8 pra s9...agora de s9 vai pra s10 e assim vai. Ele, a mulher e os filhos.
La nao tem motorola nao.


Alma de pobre.

john s mill
Membro
# abr/19
· votar


Buja

esse relato lembrou meu pai hahah

meu pai nunca terminou nenhuma faculdade, começou 5.

primeiro emprego que lembro dele era vendendo livro de porta em porta pra advogado e juiz, dava livro pra pegar recomendação e se deu super bem no negócio, depois disso teve duas imobiliárias, as vezes super rico e esbanjando, outras quebrado e sem um tostão mas sempre se virou, só foi ficar um pouco mais organizado financeiramente depois da construtora com uns 50 anos de idade, mas inegavelmente foi ele que trouxe a maior parte do patrimonio familiar

minha mãe sempre estudou e trabalhou muito, fez faculdade com mérito, mestrado, doutorado, deu entrevista pra fantástico sobre pesquisa de fitoterápicos e reações medicamentosas, foi convidada pra várias coisas, deu inúmeras palestras em todo canto, trabalhou 25 anos em emprego público de chefia em hospital mas se somar tudo não chegou nem perto do que meu pai ganhou em uns 3 ou 4 anos bons, mas a paz que ela tinha na vida profissional meu pai nunca teve.

só pra ilustrar que é tudo um trade-off

Viciado em Guarana
Veterano
# abr/19
· votar


La nao tem motorola nao.

Moto E da primeira geração é de longe o melhor espertofone que já vi.
Essa porra cai no chão e não faz nem risco na tela, já serviu de apoio pra garrafa de bebida gelada várias vezes e tá aí funcionando desde 2014.

Buja
Veterano
# abr/19
· votar


O meu atual é um moto e4 que é pior do que o anterior que eu tinha, um moto c plus, que é pior do que eu tinha antes, um moto g1.
Os telefones vao ficando mais novos e piores.

Filippo14
Veterano
# abr/19
· votar


Buja
Cara, itaú corretora vai te dar um mim acher, eu colocaria no BTG mesmo para investir no TD. Menos taxas e burocras

Lelo Mig
Membro
# abr/19 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Buja
john s mill

Minha história já contei por ai, em algum post... fiquei muito mais rico e tive muito mais bens e conforto do que poderia imaginar.

Perdi tudo, absolutamente tudo, com uma dívida gigante...

Não dei um tiro na cabeça porque tenho um filho, somente para não deixar o fardo de um pai suicida nas costas dele por conta de meu fracasso.

Não virei morador de rua porque tenho família que não aceitou meu orgulho tomou a frente, assumiu o aluguel do quartinho que eu vivia, encheu minha geladeira e bancaram um psicólogo.

Não fui preso, porque minha ex mulher segurou a bronca, bancou meu filho e não me denunciou por não pagar pensão.... fiquei quase 2 anos sem pagar pensão.

Trabalhei 12 anos, sem férias, sem feriado, 10 hs por dia, de segunda a segunda. Tudo isso para dizer o quanto progredi, muito mais do que eu imaginava, e o quanto é fácil ir morar debaixo de uma ponte.

Hoje, quitei minhas dividas sai do quartinho para um apto decente.

Tive um infarte...

Minha relação com dinheiro mudou muito. Não é questão de certo ou errado, mas não tenho mais como pensar no futuro. Minha vida é o dia de hoje, durmo todas as noites como se não fosse acordar e toda manhã ganho um dia novo de lucro.

Drinho
Veterano
# abr/19 · Editado por: Drinho
· votar


Minha relação com dinheiro mudou muito.

Fico muito feliz em saber disso, as pessoas que desenvolverem isso certamente encontrarão a plenitude, que bom que não custou sua vida!

o problema do dinheiro não é sua ausencia ou sua presença porque ao longo da vida isso realmente varia....

existem pessoas extremamente sofridas que vivem com um puta alto astral e o contrario também....

O grande perigo do dinheiro é exatamente o que ele é capaz de fazer com as mentes em situação vulneravel.....

Por isso você falou nos termos corretos "mudar a relação com dinheiro" .....

Meu pai morreu exatamente pelo mesmo motivo (claro que haviam alguns agravantes de saude que somados a este stress lhe custaram um infarto)

Fidel Castro
Veterano
# abr/19 · Editado por: Fidel Castro
· votar


Velho, eu sou CGA. Meu ganha pão é gerir dinheiro dos outros.

Mas na boa, quando o assunto é meu dinheiro, eu pago de louco. Como eu gasto pouco, sobra todo mês pra investir uma quantia razoável.

O que eu faço? Invisto no meu próprio negócio. Ou seja, se der ruim no negócio eu quebro. O certo era diversificar, mas novamente na boa? Excetuando uns investimentos exóticos que o net PL é FUMÃO mas eu entro pela aventura e ver colé, eu não tenho saco pra pensar no meu dinheiro

Talk about skin in the game

Mas eu sou não-casado, a copine é auto-suficiente pra caramba e eu não tenho filhos. Então to no foda-se, se eu quebrar, começo novamente, a vida é pra se viver. Como diria Tio Ricco, muito risco, pouco ego.

Se tivesse prole a história era outra. Por isso que não sei se quero ter.

Moral da história: se vc sabe se virar e aceita consequência, meta o louco que vale mais a pena, sem noia. Mas alavancar no consumo é sempre burro. Pobre é quem gasta mais do que ganha em consumo além da subsistência. Se o que ganha não paga subsistência, aí é condição de miséria que é outra história.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a :: Da economiaholic, aposentadoria antecipada e extermínio da GAS ::