Bolsonaro - Bola Dentro / Bola Fora

Autor Mensagem
entamoeba
Membro Novato
# jan/21
· votar


Quando o cara não gosta de gay se beijando, mas diz que a escola tem que formar par ao mercado de trabalho, e que matérias como Arte, História ou Geografia não têm função, ele não pode ser um conservador!

Lelo Mig
Membro
# jan/21
· votar


ProgVacas
entamoeba

Eu entendi o que vocês interpretaram, e até concordo, mas preciso fazer uma correção.

Eu não disse que FHC fez um governo de centro esquerda e o PT de esquerda... eu disse que:

"chamo o PSDB de centro esquerda por conta de sua constituição histórica. Assim como o PT não fez um governo de esquerda, mas é um partido de esquerda."

Ou seja, a denominação não é com base nos governos e sim na "constituição" do Partido, sua origem. Quem conhece a história e origem dos partidos, sua formação, articulações partidárias e, inclusive, os caminhos para o fim da Ditadura Militar e implantação da Nova República, sabe a origem dos dois partidos e o viés de esquerda.

Não entro no mérito de suas adequações, desvios, adaptações, conveniências, novos líderes, e etc. ao longo das décadas.

brunohardrocker
Veterano
# jan/21
· votar


Dória representando a direita raiz, que flerta com a extrema-direita.

Que exagero.

Lelo Mig
Membro
# jan/21
· votar


"Dória representando a direita raiz, que flerta com a extrema-direita."

Dória representa ele mesmo, que flerta com o espelho!

entamoeba
Membro Novato
# jan/21
· votar


Lelo Mig
mas preciso fazer uma correção

Sim, tá certo! O PSDB pretendia ser social-democrata em sua origem.

entamoeba
Membro Novato
# jan/21
· votar


brunohardrocker
Dória representando a direita raiz, que flerta com a extrema-direita.

Bolsodória.

Lelo Mig
Membro
# jan/21
· votar


entamoeba

Além do que, o próprio conceito "esquerda x direita" é subjetivo pracaraio e nem gosto dele, como já escrevi de monte nesse mesmo tópico.

Eu posso estar a sua direita e a esquerda do Zé.

brunohardrocker
Veterano
# jan/21
· votar


entamoeba

Dória não iria apoiar o Haddad.

Ken Himura
Veterano
# jan/21
· votar


ProgVacas
extrema direita

Você realmente não conhece a extrema direita do seu país.

Ken Himura
Veterano
# jan/21
· votar


entamoeba

Conservador não come miojo com salsicha usando uma colher de sopa de alumínio, ao som de alguma dupla sertaneja.

Quando o cara não gosta de gay se beijando, mas diz que a escola tem que formar par ao mercado de trabalho, e que matérias como Arte, História ou Geografia não têm função, ele não pode ser um conservador!


Já cansei de tentar explicar isso, mas é foda, nego não ouve.

Conservador que não cultua (ou tem um apreço gigantesco) pela Cultura e pela Arte (Literatura, Música, Arquitetura, Pintura/Escultura na maioria das vezes), que não tem interesse em filosofia, línguas clássicas, semiótica e afins não pode ser considerado conservador. Liberal que é contra a emancipação do indivíduo não é liberal.

HortaRates
Membro
# jan/21
· votar


Ken Himura
Conservador que não cultua (ou tem um apreço gigantesco) pela Cultura e pela Arte (Literatura, Música, Arquitetura, Pintura/Escultura na maioria das vezes), que não tem interesse em filosofia, línguas clássicas, semiótica e afins não pode ser considerado conservador.

Eu acho que eu nunca vi um conceito tão tirado do orifício anal que nem esse. É muita vontade de dobrar um termo ao limite pra encaixar no que lhe convém.

Liberal que é contra a emancipação do indivíduo não é liberal.
Sim. Esse papo de "liberal na economia e conservador nos costumes" é um devaneio brasileiro que seria cômico, se não fosse trágico.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# jan/21
· votar


Wild Bill Hickok
corrige esses gráficos, principalmente o segundo, pela inflação

ProgVacas
Membro Novato
# jan/21
· votar


Verdade, Lelo! Quando a gente se encontrar, deixo você me dar um soco na cara, por toda a arrogância com que lhe tratei, depois te pago uma Colorado.

ProgVacas
Membro Novato
# jan/21
· votar


Ken Himura

Você realmente não conhece a extrema direita do seu país.

Quando eu disse que o PSDB se aproximou da extrema direita, foi pensando na aliança bolsodória, na declaração do então Senador Aécio Neves após a derrota... Se lhe falta conhecimento sobre essas coisas, meu chapa, lamento.

Lelo Mig
Membro
# jan/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


ProgVacas

Meu querido, se há algo que nunca farei na vida é dar um soco na cara de alguém por questões de opinião.

Aceito a Colorado, gelada, de bom grado, e não se fala mais nisso!

E sim, com alguns erros e acertos, FHC fez um governo neo liberal, sem dúvida... e figuras como Alckimin, Aécio e Dória, adernaram o pinico totalmente à direita, é indiscutível.

entamoeba
Membro Novato
# jan/21
· votar


HortaRates
Eu acho que eu nunca vi um conceito tão tirado do orifício anal que nem esse. É muita vontade de dobrar um termo ao limite pra encaixar no que lhe convém.

Mas não dá para ser conservador fora daquele conceito! Esses conservadores brasileiros que têm medo de mamadeira de piroca conservam o quê? Nada! Eles só são reacionários, pois não se adaptam ao progresso.

Esses rótulos sofisticados só cabem nas cabeças que idealizam a política. O povão, como o Lelo disse, não sabe se autorrotular. As posições políticas do povo são voláteis e inconsistentes com qualquer rótulo que possamos pensar.

Entre os jovens, muitos têm tentado assumir posições políticas, mas o máximo que fazem é aceitar um conjunto de dogmas em um pacote fechado, cheio de inconsistências. Não teríamos ancaps sem isso! Não dá nem para ensaiar uma concepção de anarquismo fora de um modelo de cooperação.

brunohardrocker
Veterano
# jan/21
· votar


HortaRates
É muita vontade de dobrar um termo ao limite pra encaixar no que lhe convém.

O contrario é o que mais acontece: "progressistas" chamam qualquer porcaria de conservador.

Esse papo de "liberal na economia e conservador nos costumes" é um devaneio brasileiro que seria cômico, se não fosse trágico.

Então quer dizer que se o sujeito é liberal na economia, ele tem que ser um libertino nos costumes? Tipo, subir na mesa, usar roupas fetichistas, ser adepto do amor livre e usar drogas?
Tá proibido do cara ter uma casa com cerquinha, 3 filhos, esposa, cachorro e um sedan na garagem?

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# jan/21
· votar


Verdade, Lelo! Quando a gente se encontrar, deixo você me dar um soco na cara, por toda a arrogância com que lhe tratei, depois te pago uma Colorado.

vai comer

HortaRates
Membro
# jan/21 · Editado por: HortaRates
· votar


brunohardrocker
Então quer dizer que se o sujeito é liberal na economia, ele tem que ser um libertino nos costumes? Tipo, subir na mesa, usar roupas fetichistas, ser adepto do amor livre e usar drogas?
Tá proibido do cara ter uma casa com cerquinha, 3 filhos, esposa, cachorro e um sedan na garagem?


Ninguém precisa fazer nada. Mas precisa aceitar que o progresso econômico vem indubitavelmente acompanhado do progresso social. Se vai mudar a estrutura econômica não faz o menor sentido manter a estrutura social, sendo que uma está completa e intimamente ligada à outra. "Liberal na economia e conservador nos costumes" não é um liberal, é só um crente que odeia pagar imposto.

entamoeba
Membro Novato
# jan/21
· votar


Ó, tirei do Scruton:

"O conservadorismo é a filosofia do vínculo afetivo. Estamos sentimentalmente ligados às coisas que amamos e que desejamos proteger contra a decadência. Sabemos, contudo, que tais coisas não podem durar para sempre. Enquanto isso, devemos estudar os modos pelos quais podemos conservá-las durante todas as mudanças pelas quais devem inevitavelmente passar"

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# jan/21
· votar


brunohardrocker

acho que o HortaRates se refere ao discurso liberaleco brasileiro do tipo: "sou a favor do estado intervir menos e da autonomia do individuo, mas (insira alguma cagação de regra) já é demais". Só pq vc não gosta de
ubir na mesa, usar roupas fetichistas, ser adepto do amor livre e usar drogas, não significa que deve proibir os outros de fazê-lo. É aí que se evidencia a hipocrisia do liberal br. Acho que é um problema de quem adere uma corrente de pensamento pelo eficientismo, sem se ater a princípios

brunohardrocker
Veterano
# jan/21
· votar


HortaRates
Ninguém precisa fazer nada.

Então tu mesmo quer dizer que o indivíduo pode ser liberal na economia e conservador nos costumes.

Mas precisa aceitar que o progresso econômico vem indubitavelmente acompanhado do progresso social. Se vai mudar a estrutura econômica não faz o menor sentido manter a estrutura social,

Defina progresso social.

brunohardrocker
Veterano
# jan/21
· votar


Wild Bill Hickok

Sim, aí que eu quero chegar. Ser liberal na economia e conservador nos costumes é uma coisa, outra é usar da politica para pregar seus valores aos outros.
E aí entra uma grande questão que não é particular dos liberalecos brasileiros, mas de tão frequente na história, é uma questão do ser humano.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# jan/21
· votar


brunohardrocker
é que uma parte dos liberais usam esse papo de "conservador nos costumes" pra cagar regra na vida alheia. Amoêdo é um deles, com estas exatas mesmas palavras inclusive

HortaRates
Membro
# jan/21 · Editado por: HortaRates
· votar


brunohardrocker
Então tu mesmo quer dizer que o indivíduo pode ser liberal na economia e conservador nos costumes.

Claro que pode. Quem sou pra dizer o que pode ou não pode? Só disse que seria cômico, se não fosse trágico.

Defina progresso social.
Em toda a minha colocação eu usei progresso como sinônimo de liberalismo, ou seja, menos interferência governamental e mais liberdade individual. Acredito que tenha sido infeliz nessa definição, pois eu mesmo não concordo com uma parte dela.

Ser liberal na economia e conservador nos costumes é ser hipócrita. Significa querer que o governo interfira apenas nas pautas que se acredita que ele têm que interferir, de acordo com determinada crença pessoal, e não interfira nas que, por vantagem própria, se acredita que não deva interferir.

JJJ
Veterano
# jan/21
· votar


Lelo Mig
Inclusive o PSDB e o PT nasceram na mesma data, no mesmo dia, na mesma reunião.

Cara... tem algo que não bate nessa afirmação.

O PT começou no exato momento quando acabou o bi-partidarismo (Arena e MDB). Aí foram criados exatos 5 partidos, da direita pra esquerda: PDS (a sobra da Arena), PTB (da Ivete Vargas, totalmente diferente do PTB histórico, tirado do Brizola que queria a sigla), PMDB (a sobra do MDB), PDT (a sigla que o Brizola inventou) e o PT do Lulão...

Tempos depois, houve algumas separações, como o PFL do PDS e o PSDB do PMDB. E depois a diáspora total, com trocentos partidos.

Não entendi essa "reunião" maluca aí...

brunohardrocker
Veterano
# jan/21
· votar


HortaRates
Só disse que seria cômico, se não fosse trágico.

Tudo bem, mas não faz sentido. E eu exemplifiquei.

Ser liberal na economia e conservador nos costumes é ser hipócrita. Significa querer que o governo interfira apenas nas pautas que se acredita que ele têm que interferir, de acordo com determinada crença pessoal, e não interfira nas que, por vantagem própria, se acredita que não deva interferir.

Não consigo entender. Você usou o verbo ser: ser liberal na economia e conservador nos costumes, me remete simplesmente a um indivíduo que cultiva para si valores conservadores enquanto acredita no liberalismo econômico.

Mas no fim, todo mundo é meio como aquilo que tu tá querendo descrever: hipócrita.

brunohardrocker
Veterano
# jan/21
· votar


JJJ
Lelo Mig

Acho que o Lelo tá confundindo a fundação do partido com o fato de que o Lula começou como cabo eleitoral do então candidato a deputado FHC.

HortaRates
Membro
# jan/21
· votar


brunohardrocker
O argumento é que o liberalismo econômico não é um valor conservador. Então a frase indivíduo que cultiva para si valores conservadores enquanto acredita no liberalismo econômico. é contraditória em si só.
Seria cômico alguém dizer isso, se não fosse o fato que esse tipo de pensamento elegeu um genocida. Então se tornou trágico.

Lelo Mig
Membro
# jan/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JJJ
brunohardrocker

Esse mesma data, mesmo dia, etc., foi uma generalização.

O que ocorreu é que FHC, Lula e outros nomes se reuniram, mais de uma vez, para a formação de UM partido. Lembre-se que os dois eram amigos.

As negociações não foram prá frente por 3 motivos principais.
- Lula queria mais urgência e maior participação sindical. FHC achava que tinha que ser mais prudente pq os milicos ainda estavam melindrados e poderiam fazer nova frente.

- FHC era à favor de privatizar algumas empresas governamentais e Lula estatizar algumas privadas.

- Os dois queriam ser o "líder da bagaça".


Procurem esta história no Google que devem encontrar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Bolsonaro - Bola Dentro / Bola Fora