Bolsonaro - Bola Dentro / Bola Fora

Autor Mensagem
Silspiders
Membro Novato
# mar/20
· votar


E o PT retornou ao centro da discussão! Vocês são burros demais.

entamoeba
Membro Novato
# mar/20
· votar


Silspiders
Elencar pra você, burro pra caralho, rato afogado, uma porra!

Se você me permite,

O PT chegou ao poder e teve que achar espaço para viabilizar o seu governo. Era um choque para as estruturas, porque o que se tinha até então era uma sequência de governos alinhados com os interesses do pequeno grupo de pessoas que manda nesse país.

Optaram por ser pragmáticos e se adaptar ao jogo, fizeram acordos, arranjaram aliados, cederam bastante e acabaram abrindo mão de boa parte da ideologia de esquerda - o que causou uma grande fissura no partido, foi nessas que o PSOL foi criado.

As medidas em defesa do povo vinham sendo tomadas, sem muita profundidade, mas com bastante alarde. Medidas importantes, sem dúvida! Mas sem desagradar ao poder econômico.

O custo de se encaixar no sistema político foi se envolver com muita sujeita - alguns se sentiam à vontade com isso, outros, nem tanto. O mensalão veio à tona, manchou o PT, mas o Lula seguiu porque seu governo era muito popular. O mensalão não foi culpa do PT, muito menos da esquerda. O mensalão foi um instrumento de governabilidade que emergiu de uma democracia imatura, com estruturas engessadas.

Enquanto isso, a mídia, que defende os interesses do capital, ia juntando os podres e construindo uma narrativa para derrubar o PT - não porque eles estavam sendo inconvenientes, eles eram ótimos para os poderosos, faziam uma gestão super alinhada aos interesses do mercado; o problema era que a esquerda tinha tanto apoio popular que já não estava mais sobre o controle das rédeas.

Na primeira eleição da Dilma, o capital já estava do lado do PSDB. Na segunda, o alinhamento com o Aécio sequer foi disfarçado. Dilma não era flexível como o Lula, tampouco tinha habilidade política ou preparo para bancar um governo balizado por ideais de esquerda. Foi orientada por figurões do capital e mesmo assim fez merda, desagradou ao povo com o desempenho na economia e foi destituída do cargo por um deslize qualquer.

No impeachment, o povo chamava a Dilma de ladra, sendo que ela foi afastada por um crime de responsabilidade (um deslize de responsabilidade, sejamos francos!).

Depois veio a Lava Jato, operação com nome idiota, aparentemente bem intencionada, já que colocou famílias poderosas na linha de fogo. Era uma guerra nas castas mais altas da sociedade, que não visava moralizar a política, mas rearranjar o equilíbrio das forças.

Pegaram grandes corruptores, sem dúvida! Poucos, mas grandes! Mas a ênfase era dada aos políticos, como se os pobres empresários bilionários pudessem ser achacados por pé rapados que se revezavam no poder.

O povo, que é povo, comprou o discurso que venderam, demonizaram o PT e, quando viram que o buraco era mais embaixo, com a queda do Aécio, demonizaram o sistema político como um todo. Isso, porque eles não se tocam que a política é a chave da democracia!

Foi nesse processo de ridicularização da política que Tiririca foi o deputado mais votado. Eu ri na época, achei divertido, mas não tinha entendido a mensagem! Não tinha entendido que o povo havia perdido o gosto pela democracia (política) e que seria capaz de eleger qualquer retardado que se apresentasse como um inimigo "disso que tá aí".

E cá estamos, com uma oposição fragilizada e um presidente sem cérebro, em meio a uma pandemia terrível.

Que bela bosta!

brunohardrocker
Veterano
# mar/20
· votar


entamoeba
O mensalão não foi culpa do PT, muito menos da esquerda. O mensalão foi um instrumento de governabilidade que emergiu de uma democracia imatura, com estruturas engessadas.
um deslize qualquer.
um deslize de responsabilidade,

Ficou bem Democracia em Vertigem.

Pigeonsslayer
Membro Novato
# mar/20
· votar


JJJ
Agora está tentando cavar um pênalti

Bem plausível.

brunohardrocker
de quem teve uma boa carreira no exército e age em defesa da nação, diga-se.

Nem teve uma boa carreira no exército e nem age em defesa da nação, só de seus ódios pessoais, do combate aos seus desafetos políticos e pra continuar mamando na teta e engordando os cofres da sua própria família. Bola fora.

entamoeba
Alexandre Garcia, ao Datena, ao José Nêumanne Pinto, ao Augusto Nunes

Não cite estes caras depois do almoço cara, por favor!


Black Fire
51 segundos ele admite estar recebendo ordens do PSOL.

Boa essa trollada.

A todos

Na edição do almoço, conduzida por Majú Coutinho a Globo fez a surra do Judas. Simplesmente mostraram o rompimento de governadores ex-aliados como o Caiado e o Dória e a crítica de diversos outros governadores país a fora. Também mostraram cartas de repúdio de praticamente 99% das representatividades médicas e de saúde brasileiras. Pra colocar a cereja no bolo, finalizaram com 1 min de panelaço pelas capitais brasileiras.

Isso a Globo mostra. he he.

entamoeba
Membro Novato
# mar/20
· votar


brunohardrocker
Ficou bem Democracia em Vertigem.

E está errado?

Não discordo do filme nesses pontos, discordo pelo enaltecimento de algumas ações e personagens que não foram tão grandiosos assim. Ao contrário, ficaram devendo bastante.

brunohardrocker
Veterano
# mar/20
· votar


Pigeonsslayer
Nem teve uma boa carreira no exército

Não afirmei que teve, coloquei como condição.

brunohardrocker
Veterano
# mar/20
· votar


entamoeba

Errado no sentido de aliviar a barra para o PT, que não se alivia se o ato fosse de outro partido, do centro à direita. Porque, supostamente, a esquerda detém o monopólio da bondade. É um esquema de corrupção, com todas as letras. Se eu justificar com governabilidade ou, que seja, a aprovação de projetos que beneficiam a população, daria para abrir precedentes terríveis para corruptos de outros partidos.

"Ah, eu faço parte do lobby do grupo fulano de tal porque ele gera milhares de empregos."

Lelo Mig
Membro
# mar/20
· votar


brunohardrocker

"É um esquema de corrupção, com todas as letras. Se eu justificar com governabilidade ou, que seja, a aprovação de projetos que beneficiam a população..."

É o que já descrevi várias vezes aqui. Não existe corrupção do bem.

Quem "aceita" um esquema de corrupção sob a égide de que era para o bem das classes menos favorecidas, não pode reclamar de um político que dá cesta básica a troco de voto.

O erro nosso (me incluo) na eleição passada foi estarmos no presente olhando para trás e não para frente.

Errar no novo e mesmo no escuro, seria mais tolerável que no óbvio. Mas, não dá para, exatamente, culpar alguém.

No fundo, todos querem as mesmas coisas. Se sustentar e sustentar suas famílias com a maior dignidade possível.

LeandroP
Moderador
# mar/20
· votar


Não existe corrupção do bem.


E X A T O !

entamoeba
Membro Novato
# mar/20
· votar


Compreender a política não é "aliviar a barra do PT". Por mim, seria mais fácil que o PT acabasse, que os envolvidos nesse tipo de estratégia saíssem da política e que os culpados por crimes respondessem por eles.


a esquerda detém o monopólio da bondade

Repetir esses clichês não te ajuda em nada. Para começar, o PT fez um governo bem à direita daquilo que eu gosto de chamar de esquerda. Não há nada na esquerda que diga que é lícito participar da corrupção, mesmo que seja com motivos supostamente nobres.


Se eu justificar com governabilidade

Não se justifica! Isso é um erro de compreensão do que está sendo colocado. Teve gente que não quis participar disso e pulou fora do partido, e teve gente que se manteve no partido, para lutar por seus ideias, mesmo não concordando com as escolhas feitas. Não podemos tratar partidos como se fossem pessoas! Se você ajudou a construir um partido que está tomando um rumo que te desagrada, você pode optar por continuar nele e lutar para consertar as coisas.

Não podemos culpar os católicos pelos atos de pedofilia cometidos pelos padres, né? Nem pelas guerras santas! O catolicismo é maior do que seus atos! O mesmo pode valer para os partidos.

Eu não votei no Lula, não votei na Dilma e quase nunca votei em candidatos do PT. Não estou aqui para defender o partido, mas para separar as coisas! Superficialmente:

1º - A esquerda não tem nada a ver com a corrupção, porque esse crime é bem distribuído em todos os campos políticos.

2º - Os grandes corruptores são grandes detentores do capital. Então, o grosso da corrupção provém das pessoas ricas que controlam o país, e não da extorsão praticada por agentes públicos.

3º - Um partido motivado por ideologia não pode ser totalmente culpabilizado por ações de suas lideranças, uma vez que essas lideranças são transitórias. Em partidos fisiológicos, isso até seria possível.

4º - O sistema político tem defeitos graves que precisam ser corrigidos para que a democracia funcione direito.

5º - O povo tem uma compreensão muito ruim da política, e precisa formular suas posições com base na vilanização e na heroificação de personagens, o que fragiliza a nossa democracia.

Lelo Mig
Membro
# mar/20
· votar


Sensacional!!



Viciado em Guarana
Veterano
# mar/20
· votar


brunohardrocker
É mal de militar discursar desse jeito bosta parecendo que está lendo slide em letra miúda?

Por que a bandeira do exército ali atrás é azul vermelha e branca?

brunohardrocker
Veterano
# mar/20
· votar


entamoeba

Mas uma coisa é um ato de corrupção isolado de um ou mais políticos, em favorecimento próprio. Aí eu vejo motivos para que a culpabilização seja pessoal. Mas quando um esquema é liderado pelos braços direitos de um partido e envolve um conjunto de beneficiários, com objetivos de governabilidade, perpetuação no poder, ferindo de certa forma a democracia, aí a coisa fica institucionalizada. Por esse motivo a culpa não vai ser da esquerda/direita/partido enquanto ideias, mas vai carregar o nome do partido pela importância que teve. Não se culpam os católicos por esses atos que você citou, mas se culpa a Igreja enquanto instituição, que possui uma hierarquia e precisa de enfrentamento para não repetir os erros.

brunohardrocker
Veterano
# mar/20
· votar


Viciado em Guarana

Você ao menos fez posição de sentido para ouvir a mensagem?

Silspiders
Membro Novato
# mar/20 · Editado por: Silspiders
· votar


O mensalão não foi culpa do PT, muito menos da esquerda. O mensalão foi um instrumento de governabilidade que emergiu de uma democracia imatura, com estruturas engessadas.

Estou lendo a partir do seu comentário, pois vem logo depois de um meu. Já posso prever que adiante alguns puristas bolsonaristas e/ou antipestistas já devem estar esgoelando a máxima "corrupção é injustificável! Jamais aceito isso".

Mas eu costumo entrar nesse assunto, geralmente com gente que me conhece, que sabe que sou pessoa séria, honesta, apaixonada pelo trabalho e pelas outras pessoas que me cercam.

Eu falo de forma metafórica, que existe uma nuvem que cerca o congresso, recheado de pessoas que amam o dinheiro, as emendas parlamentares, que só pensam em acumular grana na vida, porque sabem que uma vez milionários jamais a justiça os alcança, que conseguem status e vida de semi-deus na terra. Não à toa gente bem de vida se candidata volta e meia e se elege, usando o seu prestígio para entrar na mamata e conquistar o seu pequeno-reino. Nenhum deles se preocupa com o pobre, com o nordestino, com o retirante em grandes capitais, com quem passa pelas necessidades mais básicas de um ser humano, coisas que gente da nossa classe classificam como responsabilidade dessas próprias pessoas condenadas a viverem uma vida nem minimamente justa. Quem percebe essa gente é muitas vezes um desgraçado como eu, ou você, entamoeba. Pois bem, essa nuvem não se dissipa. A gente sabe bem o que faz ela se dissipar... Grana alta. Dinheiro, óbvio. Então o governante chega lá e diz "olha gente! Eu tenho propostas para acabar com a fome nós sertões brasileiros!" e a nuvem não se dissipa. O cara deixa, sem querer, cair uma moedinha de cinquenta centavos e é como o detergente encontrando a gordura, a nuvem se abre e a conversa se instala. O aprendizado é um só: enfia o dinheiro no cu desses filhos das putas, foda-se! Eu tenho que salvar o mundo.

Falo de maneira cômica, muitas vezes enolado, mas consciente de que o dinheiro pode salvar as pessoas pobres, que são no meu mundo maravilhoso uma coisa absurda. A fome, a miséria, a pobreza nunca experimentei na vida, mas não acho uma coisa difícil de imaginar o quão ruim deve ser; todas as vezes que sobra comida em casa e eu não quero jogar fora embalo em uma marmita e dou para um companheiro que dorme todas as noites na porta do colégio católico onde trabalho. Ele almoça todos os dias e quando não tenho comida dou um alô pra um camarada ou outro e garantimos o rango dele.

Então podem me chamar do que quiserem, os números não mentem. O cara que roubou para dar dinheiro aos congressistas, para aprovarem medidas que beneficiaram pessoas sem renda nenhuma, para finalmente não apenas comerem, mas se nutrirem, que se resolva com a justiça. Para mim a fome sendo riscada da nossa história, o preto e pobre frequentando lugares que estavam reservados para uma elite e uma classe média vagabundas, como aeroportos, universidades federais, grandes mercados lotando carrinhos de compra, tá bom.

Idealizar um mundo sem corrupção, num sistema capitalista, é sem sombra de dúvidas um delírio. Eu também não quero corrupção, mas capitalismo e corrupção são indissociáveis.

um deslize de responsabilidade, sejamos francos!

Está pedindo demais, caro. Franqueza, neste campo, de um bolsonarista e antipetista é um comportamento impensável. Não quero dizer obrigatoriamente que são pessoas ruins (no caso do bolsonarista sim), mas são pessoas conservadoras que não compreendem o que é de verdade o capitalismo, que não é uma pessoa, não tem portanto sentimento, mas um sistema que visa apenas lucro, doa a quem doer.

Além disso tudo, a lava-jato, que deveria ter sido totalmente desabilitada depois das mensagens secretas do juiz ladrão e dos delinquentes procuradores serem expostas, serviu, como sempre e previamente soubemos, como instrumento de afronta à democracia, prendendo sem provas, retirando do jogo democrático o candidato que poderia fazer uma frente contra esse grande estrupício débil mental. Tem gente que não se importa com isso, diz que os fins justificam os meios, mas de grita contra a corrupção. Vai entender.

entamoeba
Membro Novato
# mar/20
· votar


brunohardrocker
Mas quando um esquema é liderado pelos braços direitos de um partido e envolve um conjunto de beneficiários, com objetivos de governabilidade, perpetuação no poder, ferindo de certa forma a democracia, aí a coisa fica institucionalizada.

Isso está um pouco confuso. A institucionalização da corrupção é outro processo e o plano de perpetuação no poder é algo comum a todos os partidos, inclusive é o que o Bolsonaro almeja nesse momento.


mas vai carregar o nome do partido pela importância que teve.

O PP foi o partido com maior envolvimento no mensalão. Alguém lembra disso? E quanto àqueles que receberam propina da Odebrecht, eram majoritariamente petistas?

PT virou uma metonímia!


mas se culpa a Igreja

A "igreja" equivale à cúpula do partido, nesse exemplo. Estamos falando de instituições complexas, espalhadas pelo País (no caso da igreja, pelo mundo). O prefeito petista da cidadezinha do interior não tem nada a ver com as decisões da cúpula do partido, ele não pode ser considerado corrupto porque o vínculo é ideológico, é com o que está no programa do partido e não com as ações ocultas de quem está à frente do governo federal.

entamoeba
Membro Novato
# mar/20
· votar


Silspiders
O cara que roubou para dar dinheiro aos congressistas, para aprovarem medidas que beneficiaram pessoas sem renda nenhuma, para finalmente não apenas comerem, mas se nutrirem, que se resolva com a justiça.

Acho que isso abre um precedente perigoso. É, por exemplo, o mesmo tipo de justificativa que usam para defender as atitudes do Moro.


Idealizar um mundo sem corrupção, num sistema capitalista, é sem sombra de dúvidas um delírio. Eu também não quero corrupção, mas capitalismo e corrupção são indissociáveis.

É complicado, mesmo! Mas as tecnologias podem dar uma mão, deixando as coisas mais transparentes. Se não há perspectivas de mudar o sistema econômico e seus vícios, há meios para modernizar a prática política, tornando-a mais sadia e democrática.

brunohardrocker
Veterano
# mar/20 · Editado por: brunohardrocker
· votar


entamoeba
Isso está um pouco confuso. A institucionalização da corrupção é outro processo e o plano de perpetuação no poder é algo comum a todos os partidos, inclusive é o que o Bolsonaro almeja nesse momento.

Coloquei o partido como instituição, não me referi à corrupção institucionalizada.
Sei que ficou confuso, estou com pressa.

O PP foi o partido com maior envolvimento no mensalão. Alguém lembra disso? E quanto àqueles que receberam propina da Odebrecht, eram majoritariamente petistas?

Claro que os maiores recebedores do mensalão seriam de outros partidos! Não tinha como ser o PT porque eles já votavam com o governo.

A "igreja" equivale à cúpula do partido, nesse exemplo. Estamos falando de instituições complexas, espalhadas pelo País (no caso da igreja, pelo mundo). O prefeito petista da cidadezinha do interior não tem nada a ver com as decisões da cúpula do partido, ele não pode ser considerado corrupto porque o vínculo é ideológico, é com o que está no programa do partido e não com as ações ocultas de quem está à frente do governo federal.

Não discordo. Porém, a carga do escândalo marca o partido. O mensalão foi um caso grande. Outros casos deveriam marcar outros partidos também, mas por algum motivo estão mais abafados. Não deveria.
Talvez porque partidos como o PP tenham, sei lá, no máximo o Maluf como boneco de Judas e o restante são todos congressistas sem projeção que caem fácil no esquecimento.

brunohardrocker
Veterano
# mar/20
· votar


Acho que a hierarquia agora é a do exército. Mourão andou falando, estou atrás das confirmações.

brunohardrocker
Veterano
# mar/20
· votar


https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/03/25/mourao-diz-que-posica o-do-governo-e-uma-so-isolamento-e-distanciamento-social.ghtml

JJJ
Veterano
# mar/20
· votar


Passou da hora do Mourão botar o pau na mesa...

Lelo Mig
Membro
# mar/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Mano...Isso aqui merece um Oscar!! É fake, mas é SENSACIONAL!!!



icarosantos17
Membro Novato
# mar/20 · Editado por: icarosantos17
· votar


Vou declarar uma coisa aqui: Nas eleições em 2018 fui um ávido eleitor do Bolsonaro, porém o discurso de ontem foi a gota d'água! Ontem ele mostrou-se o chefe do executivo mais acéfalo que já existiu. Fico observando esse pessoal que é a favor do Bolsonaro mesmo quando ele está errado e acho uma idiotice.Defender o presidente quando ele está errado não fidelidade é babaquice.Votei em Bolsonaro e me arrependo, elegi um asno!

''O que se passa no Mundo tem mostrado que o grupo de risco é os das pessoas acima de 60 anos. Então por que fechar escolas?''

Acho que ele esqueceu o conceito de transmissão.

ejames
Membro Novato
# mar/20
· votar


icarosantos17
elegi um asno!

Falta de aviso não foi...

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/20
· votar


https://www.oantagonista.com/brasil/mourao-a-posicao-do-governo-e-o-is olamento-social/?desk

Bolsonaro agora é oposição? Como que funciona isso?

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/20
· votar


Defender o presidente quando ele está errado não fidelidade é babaquice.

Cara, tudo que ele fala em todas as áreas tá errado, qualquer área que ele abre a boca aparece 10 especialistas desmentindo, é tudo teoria da conspiração. Você votou porque é ignorante, na moral.

Fidel Castro
Veterano
# mar/20
· votar


Esse tipo de colocação deixa nítida a cegueira produzida pela passionalidade. Haddad foi uma bosta de prefeito. Sua administração foi pra vala do esquecimento junto com a de Kassab e Celso Pitta.

vou te falar que a única coisa boa do PT nos últimos 10 anos para mim, foi a gestão Haddad na prefeitura

achei muito boa, não sei a birra que o pessoal tem, são paulo mudou pra melhor e mto rápido na gestão haddad

Silspiders
Membro Novato
# mar/20
· votar


Acho que isso abre um precedente perigoso.

Também acho perigoso, mas não classifico como precedente. Mas não sou purista a esse ponto, justamente pelas razões apresentadas na sua próxima observação.

as tecnologias podem dar uma mão, deixando as coisas mais transparentes. Se não há perspectivas de mudar o sistema econômico e seus vícios, há meios para modernizar a prática política, tornando-a mais sadia e democrática.

Podem sim, mas ao nosso exemplo, no portal da transparência aparece um juiz ganhando mais que o permitido constitucionalmente. Ali, online, para qualquer defunto que ressuscitar ver, às claras. No mês que vem a ordem se repetirá, esta estabelecida há décadas. Tecnologia mostrando claramente que você é roubado e ninguém faz nada. Que a justiça não alcança todos.

Silspiders
Membro Novato
# mar/20
· votar


não sei a birra que o pessoal tem

É petista, Fidel. Isso já o credencia como um ladrão, apolítico, corrupto.

Fidel Castro
Veterano
# mar/20
· votar


Bolsonaro tá mais desestabilizado que o normal, tá meio clínica a situação

viram o vexame que ele deu pra cima do Doria hj?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Bolsonaro - Bola Dentro / Bola Fora