Cifraclub Financial Research

Autor Mensagem
Jonas Kahnwald
Membro Novato
# mai/18
· votar


Beatlemaniac
Esqueçam essa bullshitagem de análise de ações, cursinho de valuation,

Assistam todo o conteúdo possível do canal da Bastter.com no youtube (há horas de vídeo sobre a filosofia do buy and hold aplicada ao cidadão comum

Ué, não entendi, uma hora vc fala para esquecer tudo isso, que investir não leva a nada e etc, e na outra fala para ver os videos da bastter para aprender exatamente como investir e ganhar dinheiro?

O caminho mais bem pavimentado para o cidadão comum enriquecer é trabalhar mais, se qualificar mais, investir em aumento de renda. Nada te deixa mais rico do que o aumento da capacidade de poupar por mês.


o investimento em si próprio é importantíssimo também, porém se você ganhar mais e também gastar mais e não sobrar nada no fim do mês, não vai adiantar de nada...

Nunca esqueça que você é um idiota

Aceite isso e sua vida financeira será muito menos sofrida


o saber que não sabemos de nada, desconfiar de todos e principalmente de nós mesmos, e compreender que mesmo no longo prazo dependeremos em muitos casos da sorte, são mantras importantes

mas não invalidam a importância de se investir com consciencia, não é algo totalmente random, se assim fosse não seria tão grande o numero de iniciantes que perdem dinheiro em renda variavel versus os que ganham dinheiro por serem mais experientes

não existir um dono da verdade não implica em não haver nenhuma verdade

Beatlemaniac
Veterano
# mai/18 · Editado por: Beatlemaniac
· votar


Jonas Kahnwald
Ué, não entendi, uma hora vc fala para esquecer tudo isso, que investir não leva a nada e etc, e na outra fala para ver os videos da bastter para aprender exatamente como investir e ganhar dinheiro?

Vc tem razão, minha primeira postagem foi muito básica e não discorri muito sobre os argumentos. Vejo que você se interessa por investimentos, e pode até confirmar a impressão que 90% dos canais de youtube/imprensa especializada, quando fala de investimento em ações, tesouro direto, cdb, bitcoin, etc, estão olhando para a rentabilidade, o conceito do trader, quando isso sozinho não faz ninguem rico, pois há outros aspectos cruciais para o pequeno investidor como o conceito do risco.

O canal do Bastter trata isso (de forma até agressiva, talvez isso tenha influenciado minha postagem inicial hahaha) com bastante fundamentação. E ataca justamente a mentalidade do comprar por x, vender por y, com y > x, como estratégia para crescimento de patrimônio.

A minha experiência foi muito positiva com as informações desse canal, recomendo a todos. Foi especialmente difícil abandonar essa ideia pré-concebida na minha cabeça de que ação se trata de comprar na baixa e vender na alta.

"A Filosofia Bastter de Acumular Patrimônio"
https://www.youtube.com/watch?v=UwwJqVVA4fo

"Taxa não ganha de tempo"
https://www.youtube.com/watch?v=P8KAsdCDRNQ

"Quer Ficar Rico? Dedique-se ao seu Trabalho!"
https://www.youtube.com/watch?v=WDW26rAG3no

[i]a minha é procurar empresas com P/E (preço sobre lucro) com até 15x (a grosso modo, significaria que demoraria 15 anos para você recuperar o valor investido na empresa)
essa é a analise quantitativa

mas eu também espero que o lucro das empresas creça com o tempo, essa analise é mais complexa e necessita maior tempo e dedicação (ou então podemos deixar essa parte para os nossos analistas contratados, que é o que eu faço)
essa análise, da qualidade do negócio e perspectivas para o futuro se chama de análise qualitativa.[i]

O ponto é justamente esse, e digo que há uns 2 anos essa era minha concepção de procurar bons investimentos. Na minha concepção, as análises de muito conteúdo disponível por aí é a que, no fundo vc, está tentando achar uma gema de ouro em investimento que só você está vendo, e não todo o mercado, análise gráfica, investimento usando robôs (essa ouvi outro dia no trabalho hahaha) e um monte de outras coisas, te desviam do caminho do enriquecimento. Aliás, o analista contratado é uma das piores coisas a se fazer, na minha opinião, pois é um profissional que é remunerado por gerar receita pra suas corretores, coisa que vem principalmente do giro de posições de seus usuários (comprar e vender ação, imóvel, bitcoin, etc). A mesma coisa para análise de ações de boas empresas. Ficar girando patrimônio é uma tragédia para acumulação e enriquecimento.

No conteúdo do Bastter ele vai te mostrar que a análise está longe de ser complexa, você vai gastar 1 hora por ano para analisar suas posições em ações em uma estratégia de buy & hold. O que eu tendo seguir e que me pareceu razoável é esse conceito, poupar, poupar, poupar, aumentar renda, se manter posicionado em ações de boas empresas (vc vai ver que o preço de compra da ação na verdade não tem importância nenhuma).

O resto do tempo que você não está mais perdendo tentando adivinhar o grande investimento do momento você deve investir em aumentar seus aportes, ou seja, sua capacidade de poupar por mês, seja cortando gastos, ou principalmente aumentando sua renda, pois é isso que deixa o pequeno investidor rico. O investimento de maior retorno é o aumento salarial, se tornar um profissional mais valioso no mercado. Em uma mudança de cargo na sua empresa/mudança de empresa, se vc ganha 20% de aumento salarial, por exemplo, você basicamente bateu qualquer outro investimento possível, pois é 20% de ganho real, com alta liquidez e segurança muito maior que ação, tesouro, etc.

[i]mas não invalidam a importância de se investir com consciencia, não é algo totalmente random, se assim fosse não seria tão grande o numero de iniciantes que perdem dinheiro em renda variavel versus os que ganham dinheiro por serem mais experientes
não existir um dono da verdade não implica em não haver nenhuma verdade[i]

Concordo 100%, e o que no fundo o que estou falando é que a única verdade é que não sabemos nada do que acontecer amanhã. e por isso o buy and hold me pareceu a mais válida das estratégias.

De qualquer forma desculpe-me pela minha primeira postagem, foi bem simplista, e você abriu o tópico e trouxe pontos importantes para um tema tão interessante heheh
Abs

Beatlemaniac
Veterano
# mai/18
· votar


Esse também é excelente!

"Buy and Hold vs Market Timing | 10 Estudos Completos"
"Não tente prever o futuro! 10 estudos sobre market timing"
https://www.youtube.com/watch?v=IU3eG2TTeek

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# mai/18
· votar


Beatlemaniac
Vejo que você se interessa por investimentos, e pode até confirmar a impressão que 90% dos canais de youtube/imprensa especializada, quando fala de investimento em ações, tesouro direto, cdb, bitcoin, etc, estão olhando para a rentabilidade, o conceito do trader
E ataca justamente a mentalidade do comprar por x, vender por y, com y > x, como estratégia para crescimento de patrimônio.

olha, eu não sei se você entendeu errado o que eu disse, mas discorri sobre isso melhor em outro tópico, eu não sou muito fã de trades não
quando comecei, eu era fissurado, queria enriquecer rapido, quaisquer 3% de lucro eu realizava e quando as coisas davam errado eu insistia demais qdo devia ter desistido antes
com o passar do tempo fui percebendo que trades deveriam ser no máximo um complemento para a estrategia principal de enriquecmento, que é a do buy and hold...

Na minha concepção, as análises de muito conteúdo disponível por aí é a que, no fundo vc, está tentando achar uma gema de ouro em investimento que só você está vendo,
não necessariamente, comprar Itaú por exemplo, quase sempre é uma boa ideia e isso é uma coisa muito óbvia, porém comprar Banrisul há 3 anos atrás, não era nada óbvio, mas segui os fundamentos do value investing e me rendeu quase 200% de lucro na operação, uma rentabilidade que pode se dizer que nem todo mundo consegue...

o analista contratado é uma das piores coisas a se fazer, na minha opinião, pois é um profissional que é remunerado por gerar receita pra suas corretores,
mas não me refiro aos analistas do sell side, tampouco aos analista do buy side, estou falando de analistas independentes, que ganham dinheiro vendendo relatórios, portanto se suas recomendações não agradarem as pessoas simplesmente deixam de assinar os relatórios, portanto eles se beneficiam em se esforçar para manter uma qualidade nas recomendações...


No conteúdo do Bastter ele vai te mostrar que a análise está longe de ser complexa, você vai gastar 1 hora por ano para analisar suas posições em ações em uma estratégia de buy & hold. O que eu tendo seguir e que me pareceu razoável é esse conceito, poupar, poupar, poupar, aumentar renda, se manter posicionado em ações de boas empresas (vc vai ver que o preço de compra da ação na verdade não tem importância nenhuma).

aquilo que eu falei do 15x P/E é um filtro para se escolher ações justamente para a estratégia do Buy and Hold
emprestei essa métrica, inclusive, do mestre Joel Greenblatt, um dos grandes investidores da bolsa Americana, sugiro pesquisar sobre ele, muito útil!

seja cortando gastos, ou principalmente aumentando sua renda,
eu acho que isso é o mais básico, e da mesma forma que eu busco cortar despesas e maximizar receitas, procuro empresas que estejam tentando fazer o mesmo: tornar sua operação mais enxuta de forma a gerar um crescimento regular e sustentável dos lucros

Concordo 100%, e o que no fundo o que estou falando é que a única verdade é que não sabemos nada do que acontecer amanhã. e por isso o buy and hold me pareceu a mais válida das estratégias.
sim sim, e não precia pedir desculpas não haha, criei o tópico justamente para que esse tipo de coisas pudesse ser discutido, e fico feliz que respondeu

só discordo de uma coisa, quando falou que não importa o preço que pagamos por uma ação, eu acho que importa sim, pois se trata de um custo de oportunidade:

pegue 2 empresas boas, geradoras de caixa e que pagam bons e crescentes dividendos
digamos que vc já investe 10 mil reais em cada uma
porém no momento uma está a 10x lucros e a outras 20x lucros

levando tudo isso em consideração não há sentido em ao investir colocar mais dinheiro na de 20x lucros se vc tem uma de 10x à sua disposição

não podemos ser apaixonados por uma empresa, e nem ter um modelo inflexível, senão nos igualamos aos robôs, mas estar atentos a esses parâmetros sempre vao servir para potencializar ainda mais o retorno da estratégia Buy and Hold

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# mai/18 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


#CARD3 despencando entre ontem e hoje + de 20%

> sendo negociada a 10x lucros estimados para esse ano
> uma empresa que fatura administrando cartões entre outros negócios
> empresa com track record de conseguir negociar bem e repor clientes

pra quem quer começar a investir na bolsa com pequenos valores tá aí uma dica

se cadastrem na clear, a corretagem é somente R$0,80, de forma que fica viabilizado investir valores de até 800 reais nessa ação (dado que o preço de fechamento de hoje foi 8 reais, um lote de 100 ações custaria em torno disso)

#fikdik

sallqantay
Veterano
# mai/18
· votar


qual é o embasamento bíblico desse investimento?

sandroguiraldo
Veterano
# mai/18
· votar


eu invisto em ferramentas e habilidades, aí eu resolvo o problema sem dinheiro, pego ele e vou
comer lanches

sallqantay
qual é o embasamento bíblico desse investimento?
Não há, tal qual muitos outros posts.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# mai/18
· votar


sallqantay
qual é o embasamento bíblico desse investimento?

Provérbios 15:22
"Os planos fracassam quando não há comunicação,
Mas com muitos conselheiros há bons resultados."

sandroguiraldo
Veterano
# mai/18
· votar


Jonas Kahnwald
Só me tira uma dúvida, de verdade, você é o Gourmet Erótico e/ou o Wuju ou N.D.A.?

makumbator
Moderador
# mai/18
· votar


sandroguiraldo
você é o Gourmet Erótico e/ou o Wuju ou N.D.A.

Ele é a trindade, um monte de gente e entidade misturada. Poderia dizer que ele é legião também, mas seria maldade da minha parte

st.efferding
Membro
# mai/18
· votar


Ele é a Alanis

Viciado em Guarana
Veterano
# mai/18
· votar


Ele era o gourmet.
O Wuju provavelmente é algum pirralho das férias escolares que tbm tem mundo de multi.

Uma cambada de gente insuportável que por mim bania tudo.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# mai/18
· votar


makumbator
Ele é a trindade, um monte de gente e entidade misturada. Poderia dizer que ele é legião também, mas seria maldade da minha parte

hahahahahahahaha!


sandroguiraldo
Só me tira uma dúvida, de verdade, você é o Gourmet Erótico e/ou o Wuju ou N.D.A.?

não sei como podem achar que sou o Wuju, haja visto que na maioria dos casos sempre discordei dele
o nivel de sherlockismo não está dos melhores...


@topic

mais uma boa oportunidade, agora em renda fixa:
tesouro IPCA+ com vencimento em 2035 (é possível resgatar o dinheiro antes do vencimento, com a garantia diária de buy back por parte do governo) pagando 5,37% acima da inflação
para quem é conservador e não quer alocar dinheiro na bolsa e ao mesmo tempo quer resultados bem acima da poupança esta é uma ótima pedida

sallqantay
Veterano
# mai/18
· votar


quem segue dicas de uma pessoa notoriamente ignorante?

Insufferable Bear
Membro
# mai/18
· votar


sallqantay
TJs?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# mai/18
· votar


"seja ganancioso quando todo mundo estiver medroso e seja medroso quando todo mundo estiver ganancioso"

Melhor conselho pra o momento atual da bolsa

st.efferding
Membro
# mai/18
· votar


as palavras são bonitas, agora quero ver tu viver na vida loka dos treidão com 3 mini na ibov + home broker com windows xp + conexão da claro + monitor tubo de 17 pol. pra ganhar o almoço, parça

o/

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# mai/18
· votar


st.efferding
Trade só coisas pontuais e com uma alocação bem baixa, em opções e/ou long & short, como hoje mesmo que encerrei uma operação CCRO3/ECOR3 com 8% e uns quebrados de lucro

Mas a verdadeira construção de patrimônio requer paciência perseverança e humildade em reconhecer os próprios erros

Foi assim que vi o erro de não ter investido antes em UNIP6 e passei a investir agora ou o erro de ter investido em Gbio33 e desinvestir mês passado

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# mai/18
· votar


Aliás, UNIP6 é a ação mais barata da bolsa levando em conta o P/E aproveitem

st.efferding
Membro
# mai/18
· votar


Jonas Kahnwald

eu só consigo fechar o dia positivo nos trades quando meu papel de parede é esse -> http://i0.kym-cdn.com/photos/images/newsfeed/000/880/743/719.jpg

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# mai/18
· votar


#CMIG4 e #CPLE6 são as melhores opções atualmente dentro do setor elétrico

A primeira está em pleno Turnaround e já mostrando alguns resultados positivos com o crescimento do lucro neste primeiro trimestre
O foco principal está no controle de custos e na gradativamente menor despesa financeira

Já a segunda é uma das empresas com o menor P/E da bolsa, atualmente em 6,4 sendo que 4,8 2018E e ainda está a 40% do seu valor patrimonial
Sendo bem conservador, há espaço para uma valorização de uns 30%

Para aqueles mais conservadores #TAEE11 começa a despertar interesse com seu preço próximo da faixa dos R$ 19,00
Sendo uma empresa com alta previsibilidade dos resultados, com altíssimo track record de eficiência, e estando descontada em relação a tempos mais recentes pode ser uma boa oportunidade para recebimento de dividendos

Pleonasmo
Membro Novato
# mai/18
· votar


Jonas Kahnwald
Vou te dar uma dica, por que você não entra em um fórum ou grupo de investidores?
Aqui você não vai ter muito retorno positivo nos seus posts.

Samá Samutte
Membro Novato
# mai/18
· votar


Sei lá. Segunda-feira abri uma previdência no Banco do Brasil pro meu filho que acabou de nascer. Iria abrir uma conta poupança, contudo disseram que essa previdência rendia mais. Acreditei.

sandroguiraldo
Veterano
# mai/18
· votar


Jonas Kahnwald
nivel de sherlockismo não está dos melhores...

Sou vendedor, não detetive.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# mai/18
· votar


Samá Samutte
Sei lá. Segunda-feira abri uma previdência no Banco do Brasil pro meu filho que acabou de nascer. Iria abrir uma conta poupança, contudo disseram que essa previdência rendia mais. Acreditei.

Se ainda der tempo e cancelar o produto faça isso, nenhuma previdencia dos bancões vale a pena

caso seja impossível cancelar sem prejuízos, acesse o site da órama ou da icatu ou afins e faça a portabilidade para um desses fundos, pois a rentabilidade é bem melhor

os fundos dos bancões vão te render em media uns 80% do CDI enquanto que estes da Órama estão rendendo 116% do CDI

se quiser infos mais detalhadas posso expor aqui ou te mandar pelo whats!

Pleonasmo
Jonas Kahnwald
Vou te dar uma dica, por que você não entra em um fórum ou grupo de investidores?


Porque no fórum de investidores, todos já investem, e eu já acesso eles também, porém aqui há um público muito grande que não investe ou investe sem muito conhecimento... e esse é o meu público alvo

st.efferding
Membro
# mai/18
· votar


e esse é o meu público alvo

terrorista economista jihadista!!1!!1onze

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# mai/18
· votar


Samá Samutte
para elucidar o meu ponto:
aplicando na previdência desses bancões, com o CDI médio atualmente em 6,37% vc teria uma rentabilidade de 5,1% ao ano bruta de impostos e sem considerar a inflação

no fim das contas você estaria perdendo dinheiro

veja a comparação, se você aplicar 100 reais por mês, em cada uma das opções, por 20 anos, e uma inflação média de 3% (estou sendo otimista)

Bancões: R$ 45487,60 sendo que desses 40 mil seriam de aportes e apenas 5 mil seriam de juros

Previdência Órama: R$ 53756,15 sendo que desses 40 mil seriam de aportes e 13 mil de juros

uma diferença de 8 mil reais se vc começar aplicando 100 reais

então eu acho que vale a pena dar uma boas pesquisada nisso

One More Red Nightmare
Veterano
# mai/18
· votar


somos o público alvo para as encheções de saco dele

Insufferable Bear
Membro
# mai/18
· votar


há um público muito grande
no ot?

st.efferding
Membro
# mai/18
· votar


nenhuma previdencia dos bancões vale a pena

não poderia estar mais certo

te mandar pelo whats!

vai comer

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Cifraclub Financial Research