Correios passam a exigir NF ou declaração de conteúdo em pacotes

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# dez/17


Bom, eu abertamente não acho problema nisso, mas sabemos que sonegação come solta no e-commerce.

A partir de Janeiro/2018, é obrigatório estar fixado ou a NF (em caso de comércio) ou a declaração de de conteúdo, na parte externa da caixa. Caso contrário o pacote não ser postado.

A declaração já está disponível no site dos correios. Basicamente é um documento com dados do remetente, destinatário e descrição do conteúdo.

PORÉM... A declaração é bem clara, e fecha o cerco contra contrabando e sonegação de uma forma bem pesada.

[Eu, o remetente] "Declaro, não ser pessoa física ou jurídica, que realize, com habitualidade ou em volume que caracterize intuito comercial, operações de circulação de mercadoria, ainda que estas se iniciem no exterior, que o conteúdo declarado e não está sujeito à tributação, e que sou o único responsável por eventuais penalidades ou danos decorrentes de informações inverídicas."

Precisando de data, CPF e assinatura do mesmo...

Isso com toda certeza, vai refletir nos preços praticados, porque não tem muito bem como fugir da receita cobrar impostos sobre atividade comercial.
Claro, na prática não é muito viável computar tudo isso em tempo real, e olhar um a um os pacotes... Como dá para fazer o que se faz na gringa e declarar um valor inferior, pagando pelo menos um imposto menor...
E dá para enviar no nome da mãe, tio, vô, gato, cachorro... O problema é que se houver extravio, ou a encomenda retorna, não tem exatamente como reclamar...
No caso do Mercado Livre, se acontecer do pacote atras, e ele intervir, acaba dedando uma loja ilegal.

Novamente, isso afeta a quem não emite nota ainda, mas sabemos que isso é uma parcela razoável de lojas, e vários produtos são comprados assim.

ENTRETANTO, até onde sei - e isso abre margem para um grande equívoco - estabelecimento comercial, precisa de uma série de coisas, que o e-commerce tinha burlado, mas são necessários para emitir nota... Começa que é exigido um endereço fixo, alvará de funcionamento da prefeitura, etc...

Lelo Mig
Membro
# dez/17
· votar


Ismah

Eu nunca comprei nada por e comerce sem N.F.

Sou tão ingenuo que nem sabia que os caras vendiam sem nota para envio por correio....kkkkkkk.

diogosabh
Membro Novato
# dez/17
· votar


Em contrapartida o correio vai se comprometer a entregar tudo no prazo? vai entregar na casa de todo mundo ou vai fazer uma boa parcela da população buscar no centro de distribuiçao? vai cuidar bem dos pacotes? vai vir 3 vezes no endereço ou vai só fingir?
Aqui no Brasil se pede muito e se entrega mto pouco.

Jabijirous
Veterano
# dez/17
· votar


Em contrapartida o correio vai se comprometer a entregar tudo no prazo?


Agora que vai aumentar o número de encomenda extraviada

Ismah
Veterano
# dez/17
· votar


diogosabh
Sabendo o que tem dentro da caixa, é Agora que vai aumentar o número de encomenda extraviada²

ou vai fazer uma boa parcela da população buscar no centro de distribuiçao?

Essas regras também mudaram!

Lelo Mig
Membro
# dez/17
· votar


diogosabh
Jabijirous

É muito triste! Os Correios Brasileiros já foram considerados o terceiro melhor do mundo no passado.

Assim como a Petrobrás, já foi orgulho do Pais, sólido, viável, eficaz e rentável.

Graças a corrupção, a uma sucessão de governos incompetentes, bandidos da pior qualidade, mais uma empresa foi espoliada, estuprada, retalhada e jogada aos porcos.

Eleições nada irão mudar. Acho que esta na hora do brasileiro pensar seriamente em partir para a violência...

diogosabh
Membro Novato
# dez/17
· votar


Eu moro em bh em um local que nao é de risco. nunca tive problemas com atrasos de minhas encomendas nacionais. mas ja trabalhei precisando de envio dos correios. nordeste e rio de janeiro é palhaçada. se contratar um cara em cima de um jegue pra entregar no rio todo acho que vai mais rapido que os correios.

LeandroP
Moderador
# dez/17
· votar


Lelo Mig

Não só isso, como também perdeu, o que eu acredito ser, a sua maior receita. Não se trocam mais correspondências como antigamente. Eu mesmo não consigo me lembrar agora quando foi que postei uma carta pra alguém.

Adler3x3
Veterano
# dez/17 · Editado por: Adler3x3
· votar


up

Adler3x3
Veterano
# dez/17 · Editado por: Adler3x3
· votar


Em 1.964 os Correios se encontravam numa situação semelhante, e graças ao esforço do então novo governo foi recuperado e virou modelo.

Agora anos depois que os políticos da nova república de esquerda se apoderaram dos correios esta acontecendo uma repetição do passado, a ineficiência e a incompetência é a marca registrada deles.

Os tempos mudaram, tudo evoluiu, o mercado de entrega de compras on line é imenso e mesmo assim só conseguem gerar prejuízos.

Outras empresas de entrega, transportadoras etc..., já fazem isto a muito tempo, exigem nf e outros tipos de declaração.

A lembrar que durante a gestão petista o fundo de previdência dos correios foi saqueado num rombo de dar dó.

metal_ofender
Membro Novato
# dez/17 · Editado por: metal_ofender
· votar


Minha mãe trabalhou quase 30 anos nos Correios.

Atualmente está uma bosta mesmo, mas eu acho que estão tentando melhorar.
Uma vez eu comprei 2 Pedal, vieram em 2 caixas gigantes e o carteiro tava entregando tudo apé, com uma mochila só, fiquei até assustado..
Agora ele já está de moto, mesmo quando é só um pacotinho com Encordoamento. Usando a mesma forma de envio. (Mercado de Envios)

Agora sobre as lojas ter que ter um endereço físico, vai complicar, a não ser que alguém de um Jeito Brasileiro de burlar isso.
Mercado Livre uns 30% a 40% é somente loja virtual, que vende cordas de guitarra e violão então, chega a uns 80%. Tão preparado pra pagar 60 conto num Daddario ?

Lelo Mig
Membro
# dez/17
· votar


LeandroP

Não perdeu receita não. Muito pelo contrário...

Quase ninguém mais manda cartas mas o volume de vendas e entrega via sedex aumentou exponencialmente. E volumes dão muito mais dinheiro que cartas, porque o valor é por peso.

Tanto é que é um segmento que todo mundo queria por a mão e o PT assaltou a bagaça na cara dura.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# dez/17
· votar


passou da hora de vender essa porcaria e abrir o mercado

SteveRayMorse
Veterano
# dez/17
· votar


Aff...pelo amor, será mesmo que não tem outras formas de prevenir isso? Tem que foder com o cliente também?! Desse jeito é melhor usar transportadora. Rápido, melhor e garantido.

Adler3x3
Veterano
# dez/17 · Editado por: Adler3x3
· votar


Dá para entender que o Correios é importante e coisa e tal, o Brasil é um país continental, quem vai entregar coisas e cartas nos lugares mais remotos? ou até em outras lugares não tão isolados?

O Correios tá deixando muita gente na mão, tá mais do que na hora de mudar o modelo.
Tem que ter concorrência mais empresas atuando.

Mas do jeito que esta é mais um ponto crítico da nossa infraestrutura, que esta prejudicando o comércio, indústria, e em consequência toda a cadeia produtiva, pois a ineficiência é notória.

Colocaram lá gente que não entende de nada e deu no que deu.
E ainda tá cheio de esquerdista lá infiltrado sem fazer nada, só atrapalhando, que o novo governo ainda não conseguiu tirar.

Ismah
Veterano
# dez/17
· votar


Lelo Mig
volumes dão muito mais dinheiro que cartas, porque o valor é por peso.

Cartas também é por peso, não? Acredito que como para volumes, há um " peso mínimo ".
Vale dizer que volumes, é por peso e volume. As medidas são tiradas na hora da postagem.

Luiz_RibeiroSP
passou da hora de vender essa porcaria e abrir o mercado

E já que isso não ocorre, não seria esta uma forma indireta disso acontecer?

Buja
Veterano
# dez/17
· votar


metal_ofender
Tão preparado pra pagar 60 conto num Daddario ?

Vai la na Mosquitário Maciel !!!!

Beto Guitar Player
Veterano
# dez/17
· votar


Eu nunca comprei nada por e comerce sem N.F.

Sou tão ingenuo que nem sabia que os caras vendiam sem nota para envio por correio....kkkkkkk.


Lelo Mig

Eu também só compro com NF, a não ser que seja algo usado.

Synth-Men
Veterano
# dez/17
· votar


Ladrão vai roubar e ainda vai comprovar que o produto é dele. De quebra terá meu CPF para fazer umas comprinhas ilegais legais.

Buja
Veterano
# dez/17
· votar


Synth-Men
Simplesmente agora fechou o cerco pra ladrao pequeno roubar.
Agora so ladrao grande vai roubar....como sempre foi.

Andras
Veterano
# dez/17
· votar


Imagina o carteiro saindo pra entregar um pacote com NF de um "IPhone X, valor R$ 8.000,00", naquela modalidadezinha de PAC sem rastreio...

Buja
Veterano
# dez/17
· votar


Andras
Cara, juro que pensei nisso, mas nao comentei porque razões...vc sabe ne.

Mas é tenso mesmo ne.

JJJ
Veterano
# dez/17
· votar


Como ficam as mercadorias usadas, vendidas no ML ou alhures?

Buja
Veterano
# dez/17
· votar


Quem não emite nota fiscal deverá afixar na parte externa uma declaração de conteúdo emitida pelos Correios, informando os dados do remetente e destinatário (nome, CPF/CNPJ e endereço) e discriminando todos os bens que estão sendo enviados.

O documento pode ser baixado neste link.

JJJ
Veterano
# dez/17
· votar


República Burocrática do Brasil... ¬¬

Buja
Veterano
# dez/17
· votar


O que acontece se eu boto um Iphone de 8 conto la dentro, e declaro no lado de fora da caixa: Bone: 25 conto ??

A embalagem será aberta? Vai passar um raio-x?
Ou tenho que chegar nos correios com meu produto na mao e eles que vao embalar na hora pra mim?

Synth-Men
Veterano
# dez/17
· votar


Apesar de tudo, já recebi muitos produtos com a nota fiscal lacrada na parte externa do pacote. Porém muito bem lacrada, colada à caixa com plástico grosso, impermeável e anti-violação.

Lelo Mig
Membro
# dez/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Buja

"O que acontece se eu boto um Iphone de 8 conto la dentro, e declaro no lado de fora da caixa: Bone: 25 conto ??"

Num Pais de merda como nosso, entrando toneladas de drogas, armas, munições, produtos falsos e etc. pelas fronteiras, com nossa fiscalização contaminada pela corrupção e pouco se fudendo se estas armas e drogas vão matar crianças, mais um legislador filha da puta criando mais uma burocracia que não servirá pra nada, facil de ser burlada e para onerar quem trabalha.

Politico bom é politico morto!

francisco2004
Veterano
# dez/17 · Editado por: francisco2004
· votar


Acho uma boa... o comerciante que faz tudo certinho tá matando cachorro a grito. Talvez agora o comerciante precise entender um pouquinho mais de comércio exterior... não vai ser mera questão de atravessar a fronteira com o Paraguai.

Ismah
Veterano
# dez/17
· votar


Andras
naquela modalidadezinha de PAC sem rastreio...

Cara... Nenhum sistema é a provar de problemas de BIOS - Bicho Ignorante Operando o Sistema...
Indiferente a isso, acho que li alguma coisa de que não haverá mais modalidade não rastreada.

Buja
O que acontece se eu boto um Iphone de 8 conto la dentro, e declaro no lado de fora da caixa: Bone: 25 conto ??

Bom, isso é uma opinião, a notícia saiu no começo da semana, e eu andei estudando um pouco a causa...

Creio que se for pego (e isso não pode incluir raio X, pois eletrônicos seriam danificados) pode ser enquadrado em sonegação fiscal, seno que há nota etc... O mais provável é que a caixa seja aberta - atualmente isso já pode acontecer, mas não é usual.

Mas se é o caso de comércio irregular, e for observada regularidade em postagens de fulano X, para pessoas aleatórias (o que caracteriza comércio), pode ter a Receita - aka Polícia Federal - no teu encalço, e acabar preso por formação de quadrilha e comércio ilegal, além da sonegação de diversos impostos - ICMS, IR, etc...

É meio burrice declarar um boné, num pacote de mais de 1 kg...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Correios passam a exigir NF ou declaração de conteúdo em pacotes