O sucesso norueguês

Autor Mensagem
-Dan
Veterano
# abr/17


Gostaria que os catedráticos do OT opinassem sobre essa matéria do estadão.

http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,noruega-o-pais-mais-pros pero-do-mundo-imp-,1153141

sinopse: Noruega prosperou e tem um "estadão".

Insufferable Bear
Membro
# abr/17
· votar


Se eu aprendi algo lendo mangás, eles estão com o cadáver de Jesus.

sallqantay
Veterano
# abr/17
· votar


as feminazis vão afundar tudo

st.efferding
Membro
# abr/17
· votar


e os robôs vão salvar

sallqantay
Veterano
# abr/17
· votar


tem um "estadão"

que é administrado por padrões de mercado, tal como indica o neoliberalismo opressor

acabaramosnicks
Membro Novato
# abr/17
· votar


pelo que eu li no artigo, parece que eles cobram impostos altos igual ao Brasil, mas conseguem administrar tudo muito bem de tal forma que é possível "devolver" o imposto na forma de investimentos sociais
bacana

CindyFerrari
Veterano
# abr/17
· votar


bora aprender a falar noruegues então

-Dan
Veterano
# abr/17
· votar


e com a tributação predominantemente na renda.

Viciado em Guarana
Veterano
# abr/17
· votar


bora aprender a falar noruegues então

Lá vão os BRs estragarem o rolê todo com o seu toque de mierdas.

brunohardrocker
Veterano
# abr/17
· votar


Vale lembrar que esses países do norte preservam uma constante cultural milenar. Tudo o que eles tem lá não surgiu ontem. Talvez os dias de hoje (que a gente começou a falar sobre eles) sejam os dias em que eles estão começando a declinar.

Os países do sul europeu sempre tiveram habitos mais expansionistas. Estavam sujeitos/abertos ao risco que corriam. Risco de se tornarem poderosos, porém terem mais problemas.

Fidel Castro
Veterano
# abr/17 · Editado por: Fidel Castro
· votar


Boa gestão pública, estado do bem-estar social com economia livre e tributação focada na renda com tributação em consumo só em produtos #polemicos como cigarros, petróleo (se o país já tiver bem avançado energeticamente e tiver uma infra menos poluente em vias de construção ou feita) e junk food faz até a Uganda virar país modelo.

Ainda prefiro o modelo Dinamarquês, tho. E a Suiça seria o país ideal para fazer o país perfeito. Alpes + espólios globais do capitalismo para tributar = sucesso

acabaramosnicks
Membro Novato
# abr/17
· votar


Pergunta totalmente ingênua:
Porque vcs acham que é melhor tributar renda ao invés de "itens de consumo polêmicos"?

sallqantay
Veterano
# abr/17
· votar


acabaramosnicks

tudo acaba em renda ou propriedade. Taxar o final do processo deixa livre o início (consumo, investimento, etc).

Fidel Castro
Veterano
# abr/17
· votar


sallqantay

Neoliberalismo só é opressor quando ele é imperfeito/incompleto, por canalhice.

Não da pra falar em economia livre sem antes nivelar o acesso a oportunidades. A Dinamarca é um ótimo exemplo.

Mas de qualquer forma, a ortodoxia econômica tem vários bugs metodologicos originários de entender a economia pela oferta e não pela demanda. Precisamos de um novo deus economista, no meio termo entre Keynes e Friedmann mas falando do século XXI. Contamos com você Doug, só vou poder fritar na academia quando estiver na casa dos 30

-Dan
Veterano
# abr/17
· votar


brunohardrocker
Vale lembrar que esses países do norte preservam uma constante cultural milenar. Tudo o que eles tem lá não surgiu ontem. Talvez os dias de hoje (que a gente começou a falar sobre eles) sejam os dias em que eles estão começando a declinar.


Pois é. Estava pensando nisso. É mais importante ver como eles chegaram a esse ponto, e não simplesmente tentar copiar o atual ponto.

General Patton
Membro Novato
# abr/17
· votar


Noruega prosperou e tem um "estadão".

Não

Bizet
Veterano
# abr/17
· votar


que milagre ninguém ter citado o ranking canalha do heritage

sallqantay
Veterano
# abr/17
· votar


canalha

gíria de esquedopata ou mulé mal comida

Bizet
Veterano
# abr/17
· votar


gíria de esquedopata

ué, mas é claro que eu usaria gíria de esquerdopata

não deixa de ser um adjetivo condizente com a inversão de causalidade mais spammada no plex internético

Wade
Membro Novato
# abr/17
· votar


Imposto na renda e revertido.

Igualzinho no Brasil.

Bizet
Veterano
# abr/17 · Editado por: Bizet
· votar


e com a tributação predominantemente na renda.

só lembrando que os EUA são de longe o país com a taxação mais progressiva da OECD, uns 90% ou mais da arrecadação sendo de imposto direto, e mesmo assim são um drek de desigualdade no plex desenvolvido

digo, a noruega tem média de 20% de taxação base no consumo, e taxação relativamente alta sobre o consumo é comum na maior parte dos países que têm desigualdade muito baixa, a questão é que eles também têm em comum as prioridades certas nos gastos e sistemas mais eficientes (tipo não gastar uma picalhada de dinheiro com aquele sistema de saúde ridículo que em porcentagem do pib torra quase o dobro do sistema norueguês)

óbvio que isso não significa que a desigualdade não cai com taxação mais progressiva, só não acho que é tão importante quanto se pensa normalmente, pelo menos não em um determinado intervalo

Fidel Castro
Veterano
# abr/17 · Editado por: Fidel Castro
· votar


Bizet

O sistema tributário dos EUA só paga imposto de renda quem não tem contador. Malandro nos estratos superiores faz tax loss harvesting e os mais parrudos mandam offshore.

Tributo sobre o consumo é ruim pois quem mais sente no bolso é quem tem menos renda, afinal a comida chega no mercado com o dobro do preço, bem como as roupas etc

A Noruega tem 25% sobre consumo, 55% sobre renda (progressivo até isso) e ainda tem um imposto especial sobre fortunas. O slogan da Noruega é "cada um paga de acordo com p que tem é cada um recebe de acordo com o que precisa". Além do governo ser controlador de boa-tarde das empresas do país. Assim, acho o modelo Dinamarquês melhor, mas falando de Noruega, diria que o imposto sobre o consumo é o ponto fraco da economia deles

Bizet
Veterano
# abr/17 · Editado por: Bizet
· votar


Fidel Castro
O sistema tributário dos EUA só paga imposto de renda quem não tem contador. Malandro nos estratos superiores faz tax loss harvesting e os mais parrudos mandam offshore.


mesmo assim 90% da fonte da arrecadação americana vem de tributação direta, bem mais que nos outros países desenvolvidos

Tributo sobre o consumo é ruim pois quem mais sente no bolso é quem tem menos renda, afinal a comida chega no mercado com o dobro do preço, bem como as roupas etc


então, chummer, cê tá certo, por isso editei antes pra colocar aquilo no final do post, realmente baixa desigualdade de renda, isso é meio óbvio

a questão é que desigualdade de renda é diferente de desigualdade real, que é determinada por acesso a serviços, poder de consumo, mobilidade social, etc

então não adianta tanto tu taxar os 1% mais ricos em 99% se tu pega 40% pra gastar comprando arma e 20% pra gastar num sistema de saúde que mesmo sendo horrivelmente caro larga 10% da população na merda

ou seja, valem mais prioridade (onde tu vai gastar no meio do plex público) e eficiência (não sair fazendo sistema drek que joga dinheiro no lixo, ou pior, no bolso de seguradora escrota)

fora que em país em desenvolvimento nem tem tanto efeito por causa da fraqueza das instituições, esses chummers aqui fizeram uma parada massa demonstrando isso. Tem um intervalo (falei dele no edit do fim do post lá), obviamente indeterminado, em que o negócio dá certo, e depois disso passa a baixar tax compliance e não adianta continuar subindo

acabaramosnicks
Membro Novato
# abr/17
· votar


Tributo sobre o consumo é ruim pois quem mais sente no bolso é quem tem menos renda

faz sentido

a questão é que desigualdade de renda é diferente de desigualdade real, que é determinada por acesso a serviços, poder de consumo, mobilidade social, etc

faz sentido

então não adianta tanto tu taxar os 1% mais ricos em 99% se tu pega 40% pra gastar comprando arma e 20% pra gastar num sistema de saúde que mesmo sendo horrivelmente caro larga 10% da população na merda

ou seja, valem mais prioridade (onde tu vai gastar no meio do plex público) e eficiência (não sair fazendo sistema drek que joga dinheiro no lixo, ou pior, no bolso de seguradora escrota)


Esse sim é o maior problema dos EUA. O problema aqui do Brasil é que o dinheiro não chega em lugar nenhum. Mesmo assim eu acho que seria mais adequado taxar mais a renda do que o produto de consumo.

Não manjo muito de economia, to aprendendo bastante aqui no fórum, bem legal. São coisas simples que eu nunca tinha pensado antes, e coisas mais complexas que eu ainda não consigo entender.

Bizet
Veterano
# abr/17 · Editado por: Bizet
· votar


acabaramosnicks
Mesmo assim eu acho que seria mais adequado taxar mais a renda do que o produto de consumo

lê o negócio que eu postei, existe a possibilidade de não adiantar nada ou até piorar a situação

é bem melhor tomar providências com causalidade mais direta/previsível (ex: parar de gastar metade da renda nos juros, porque isso é fazer um wetwork descarado nas condições de investimento do nosso plex público; dar um jeito de diminuir a evasão fiscal que tira uns 400 bi desse cacete; executar todos os ricos publicamente, com cobertura televisiva)

Insufferable Bear
Membro
# abr/17
· votar


Se eu aprendi algo lendo mangás, eles estão com o cadáver de Jesus.
Is this a JoJo reference?

acabaramosnicks
Membro Novato
# abr/17
· votar


Bizet
então não adianta tanto tu taxar os 1% mais ricos em 99% se tu pega 40% pra gastar comprando arma e 20% pra gastar num sistema de saúde que mesmo sendo horrivelmente caro larga 10% da população na merda

Comparando com o Brasil, eu entendi que não adianta vc arrecadar mais ou mudar a forma de arrecadação se vc continua gastando de forma ruim. Acontece que brasileiro costuma gastar mal e ser corrupto, então eu acho que a maior parte dos nossos problemas (inclusive o econômico) é gerado pelo fator cultural, o modo de pensar e agir brasileiro.

parar de gastar metade da renda nos juros
É, isso é bem estúpido mesmo. Mas vai dizer que não é bem a cara do brasileiro gastar um monte de dinheiro com juros? Novamente, problema cultural.

dar um jeito de diminuir a evasão fiscal que tira uns 400 bi desse cacete
O próprio sistema deixa brechas facilmente acessíveis à evasão fiscal. E mesmo que tivéssemos poucas brechas, por ser brasileiro, o povo ia dar um jeitinho. Veja por exemplo a constituição brasileira, é uma das mais completas e complexas, e mesmo assim a galera vive dando um jeitinho em tudo. Quanto mais leis, mais doente é o sistema. A necessidade de tanta lei é um sintoma de que a galera tá agindo mal.
Daí o cara vem com "ah, mas se o governo trabalhasse bem, a gente não ia ter tanto motivo pra tanta evasão fiscal". Sei...

executar todos os ricos publicamente, com cobertura televisiva
nada a declarar...

Bizet
Veterano
# abr/17
· votar


acabaramosnicks
Comparando com o Brasil, eu entendi que não adianta vc arrecadar mais ou mudar a forma de arrecadação

Não é esse o problema, o problema de fazer isso em país em desenvolvimento é que talvez a arrecadação não aumente ou até diminua por causa da evasão

É, isso é bem estúpido mesmo. Mas vai dizer que não é bem a cara do brasileiro gastar um monte de dinheiro com juros? Novamente, problema cultural.


Me refiro a juros da dívida pública, que são absurdos pro valor dela em relação ao pib

nada a declarar...

Quem cala, consente

acabaramosnicks
Membro Novato
# abr/17 · Editado por: acabaramosnicks
· votar


Bizet
Não é esse o problema, o problema de fazer isso em país em desenvolvimento é que talvez a arrecadação não aumente ou até diminua por causa da evasão

É, faz sentido. Eu, se ganhasse bastante dinheiro e de repente os impostos subissem, ia me utilizar de evasão fiscal mesmo.

Me refiro a juros da dívida pública, que são absurdos pro valor dela em relação ao pib

Eu entendi isso, mas só to reforçando que o problema é mais cultural. Acontece com o povo, e acontece também com o país: fica devendo e depois perde mais dinheiro pagando juros. Pro panorama nacional é ridículo mesmo não ter dinheiro pra pagar as dívidas públicas com o pib bom. Parece que nego gosta de pagar juros.

One More Red Nightmare
Veterano
# abr/17
· votar


no meio termo entre Keynes e Friedmann
Contamos com você Doug

i'm on it

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O sucesso norueguês