Por que a música francesa é tão ruim?

Autor Mensagem
One More Red Nightmare
Veterano
# out/16
· votar


Acabei de perguntar à minha mulher

cientifico pra caralho heim

Insufferable Bear
Membro
# out/16
· votar


Edward Blake
O jazz de Baden é um brasileiro tocando um estilo americano.
Por sinal, Baden tocou jazz, mas bossa não é jazz. E bossa é brasileiro, do mesmo jeito que samba é um filho brasileiro dos portugueses e dos africanos... Apesar de que garota de ipanema é um standard de jazz, mas do mesmo jeito que você pode pegar um tema de Mozart, reharmonizar e transformar num standard de jazz... Mas nada disso é absoluto.
Não acho que essas relações tem valores booleanos, existe uma área cinzenta aí, mas eu mantenho que dizer que jazz não tem nacionalidade é absurdo.

Edward Blake
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Edward Blake
· votar


Insufferable Bear
O jazz de Baden é um brasileiro tocando um estilo americano.

Isso, sim, é discutir semântica. E discutir semântica mal pra caralho.

Lógica scrutiniana: o samba de Baden é um brasileiro tocando um estilo africano.

Corolário da lógica scrutiniana: não existe música brasileira, uma vez que todos os estilos tocados por brasileiros foram importados de outros continentes.

samba é um filho brasileiro dos portugueses e dos africanos

O samba tocado no Carnaval é o mesmíssimo ritmo tocado nos rituais da umbanda (religião trazida pelos escravos africanos). É menos brasileiro por isso?

fernando tecladista
Veterano
# out/16
· votar




Marco Andriotti
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Marco Andriotti
· votar


fernando tecladista
que mina delícia!

e a música é gostosa também :p

Insufferable Bear
Membro
# out/16 · Editado por: Insufferable Bear
· votar


­

Edward Blake
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Edward Blake
· votar


Apenas para finalizar: eu nunca discuto semântica com ninguém. Nem na academia. Mesmo quando acho que a outra pessoa não está usando o termo mais preciso, sempre tento ver as coisas pelo lado dela e contribuir com o que eu puder de positivo, em vez de ficar criando caso e desconcertando a pessoa desnecessariamente.

Quem vem discutir semântica comigo, sempre, sempre, sem exceção, são esses coitados que não têm nenhuma objeção substantiva a nada do que digo e também não têm nada de positivo com que contribuir para a discussão, mas, como sentem um complexo de inferioridade monstruoso quando dou as caras por aqui e precisam dizer alguma coisa para aliviá-lo, ficam procurando pelo em casca de ovo somente para tentarem achar o meu ponto fraco (como um deles mesmo disse) e se sentirem importantes.

Antes que alguém venha me acusar de prepotência, lembro que dois desses questionaram aqui, no meu próprio tópico, mais de uma vez, a minha honestidade. Eu só trato a pessoa no nível dela. Se não fazem questão de manter o decoro (não existe ofensa maior a alguém do que à sua honestidade), também não tenho por que mantê-lo.

Insufferable Bear
Membro
# out/16
· votar


Edward Blake
para de ser autista

Marco Andriotti
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Marco Andriotti
· votar


heuehuehuehueh

Edward Blake

nao é prepotência não, já chegou no nivel de distúrbio mesmo

e é falta de honestidade sim, começa com um leque amplo pra provocar polêmica e depois se reduz num cantinho quando lhe faltam os argumentos

é o mesmo caso de quando mencionei "base de comparação fraca" e o Edward Blake foi incapaz de admitir que tal fenômeno influencia em qualquer tipo de comparação, e se quiserem posso citar vários exemplos diferentes

mas no fim de tudo, essa "contribuição positiva" não passa de uma tentativa de auto afirmação de alguém que é fraco da cabeça

sallqantay
Veterano
# out/16
· votar


imagino que nos tribunais as discussões todas acabam em ad valeskum e xingamentos abertos

Edward Blake
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Edward Blake
· votar


sallqantay
imagino que nos tribunais

Ouça isto:

https://www.youtube.com/watch?v=2J5CKiR2AFA

Um guitarrista de jazz americano gravando bossa nova em italiano.

Diga-me: isso é música popular brasileira? Ou música popular americana?

Só mesmo um maluco que gosta de noise para achar que, só porque alguns intelectuais (o público-alvo original da bossa nova) resolveram chamar isso aí de "música popular" (não obstante todas as críticas que o estilo recebeu em razão das influências estrangeiras), eu não posso criticar essa nomenclatura.

Por essa lógica, só porque alguns intelectuais chamam o chavismo na Venezuela e o petismo no Brasil de "governos populares", eu também não posso criticar e dizer que esses governos não são populares coisa nenhuma.

Responda-me: um sujeito que, com um argumento tosco desses, se acha no direito de vir questionar minha honestidade e me acusar de manipular semântica merece ou não levar um chega-pra-lá?

Se estivéssemos em um tribunal, eu teria citado os arts. 79 a 81 do Código de Processo Civil e pedido o pagamento de multa de 10% sobre o valor da causa + indenização por litigância de má-fé. O judiciário tem tanta paciência com palhaços quanto eu.

as discussões todas acabam em ad valeskum e xingamentos abertos

Eu xingo você? Ou o One More Red Nightmare? Ou o Konrad? Ou o Black Fire? Ou o john s mill?

Eu só trato a pessoa no nível dela.

sallqantay
Veterano
# out/16 · Editado por: sallqantay
· votar


Edward Blake

cara, nesse campo existe uma imensa confusão conceitual

isso é música popular brasileira? Ou música popular americana?

Ambas podem estar corretas. É música popular se música popular = canção calcada em tradição popular

A bossa nova surgiu do samba e do jazz, não é por ter tratamento erudito é que se torna música erudita (essa sim nascida e evoluída dentro de uma tradição erudita, que eventualmente pode incorporar elementos populares/folclóricos, ou formar escolas eruditas que têm alguma identidade com alguma identidade nacional)

a sua tese carece de rigor conceitual, o que torna esse tópico um prato cheio para discussões semânticas (foi o meu primeiro post nesse tópico, BTW)

Edward Blake
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Edward Blake
· votar


sallqantay
Ambas podem estar corretas. É música popular se música popular = canção calcada em tradição popular

O Anel dos Nibelungos, de Wagner, o Concerto de Aranjuez, de Rodrigo, as Rapsódias Húngaras, de Lizst, e a Brasiliana, de Villa-Lobos, são obras calcadas em tradição popular.

Você diria que, por isso, trata-se de música popular?

O que eu disse foi: música popular = música ouvida pelas massas.

Marco Andriotti
Membro Novato
# out/16
· votar


Para mim, música popular = música ouvida pelas massas.


entao agora funk carioca virou MPB

parabéns Edward Blake, agora vc assinou de vez seu atestado

sallqantay
Veterano
# out/16 · Editado por: sallqantay
· votar


Edward Blake

O Anel dos Nibelungos, de Wagner, o Concerto de Aranjuez, de Rodrigo, as Rapsódias Húngaras, de Lizst, e Brasiliana, de Villa-Lobos, são obras calcadas em tradição popular.

Você diria que, por isso, trata-se de música popular?


é erudita: nascida e evoluída dentro de uma tradição erudita, que eventualmente pode incorporar elementos populares/folclóricos. São somente elementos populares adicionados, em termos formais/estruturais, ainda é erudita

a origem da bossa nova é o samba (pega-se toda uma escola de samba e tira-se 90% do que é tocado, sobrando só o teleco teco essencial). Aí enfia uma harmonização de jazz, e sua improvisação rítimica.

Insufferable Bear
Membro
# out/16 · Editado por: Insufferable Bear
· votar


entao agora funk carioca virou MPB
Mas é música popular brasileira, mas quando falam MPB sempre imaginam outra coisa, são sutilezas da linguagem que devem ser levadas em conta.

fernando tecladista
Veterano
# out/16
· votar



Diga-me: isso é música popular brasileira? Ou música popular americana?

Pode ser as duas coisas

Só mesmo um maluco que gosta de noise para achar que, só porque alguns intelectuais (o público-alvo original da bossa nova) resolveram chamar isso aí de "música popular"
Decada de 60 não tinha ivete e anitta

não obstante todas as críticas que o estilo recebeu em razão das influências estrangeiras), eu não posso criticar essa nomenclatura.
Já ouviu a história que o tango não é argentino?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por que a música francesa é tão ruim?