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sallqantay Veterano |
# out/16
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Jazz e música clássica não têm nacionalidade.
ai meus bagos
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Edward Blake Membro Novato |
# out/16
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sallqantay
DR: Back to your training for a moment - So you were in Moscow then touring the country after you won that competition. You then went on to Switzerland for further training?
VK: Yes. I attended the Basel Academy of Music for four years there on full scholarship. I studied with this famous Austrian pianist Rudolf Buchbinder. He taught me much about the Western style of performance and discipline. With me coming from such a Romantic environment with much bigness and Russia, Buchbinder polished me with that Western European disciplinary attitude.
http://musicandartinterviews.blogspot.com.br/2016/06/vitalij-kuprij.ht ml
Qual a nacionalidade desta música?
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sallqantay Veterano |
# out/16 · Editado por: sallqantay
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Edward Blake
você diz a nacionalidade do tema, da forma de tocar o piano, do arranjo, das cadências escolhidas?
pois pela entrevista fica bem claro que isso são questões relevantes, que não podem ser resolvidas dizendo que ''não tem nacionalidade''
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Edward Blake Membro Novato |
# out/16
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sallqantay
Música clássica é cosmopolita.
Tanto os compositores como os intérpretes passam a vida inteira absorvendo influências de todos os cantos do mundo:
https://www.youtube.com/watch?v=-rJDmoi-x1E
É óbvio que a minha hipótese sobre a música refletir os traços psicológicos da nação não se aplica a esse tipo de música. Músicos técnicos como os de jazz e música clássica formam o seu repertório musical nos conservatórios, não nas ruas.
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sallqantay Veterano |
# out/16
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Edward Blake
então eles fazem um grande pastiche entre diversas escolas, pastiche esse que vai mostrar a sua personalidade
só que essas influências são escolas que, de uma forma ou outra, também têm algum traço nacional (nem que somente em sua origem)
claro que para ouvir essa diferença tu tem que ser chato pra porra e ter um ouvido bem treinado
Músicos técnicos como os de jazz e música clássica formam o seu repertório musical nos conservatórios, não nas ruas
ah sim, virou uma música da alienado bitolado scrut style, infelizmente. A época passou quando os compositores pegavam temas populares, viviam em meio à balbúrdia do populacho, coisa e tal.
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Edward Blake Membro Novato |
# out/16 · Editado por: Edward Blake
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sallqantay então eles fazem um grande pastiche entre diversas escolas, pastiche esse que vai mostrar a sua personalidade
A personalidade do indivíduo, sim. Mas não necessariamente a personalidade da nação, uma vez que o próprio senso estético do indivíduo muda em razão das influências estrangeiras.
Eu gosto de música clássica composta por hispânicos (p. ex., Albéniz) e de jazz composto por hispânicos (p. ex., Chano Dominguez), mas não gosto da música popular hispânica. Por quê? Porque não são a mesma coisa.
ah sim, virou uma música da alienado bitolado scrut style, infelizmente.
Quando quero encher o saco da mulher, coloco isto aqui para tocar e digo que ela não aguenta ouvir porque não tem o gosto refinado.
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Insufferable Bear Membro |
# out/16
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Músicos técnicos como os de jazz e música clássica formam o seu repertório musical nos conservatórios, não nas ruas.
Até onde eu sei grande parte dos maiores da história do jazz nem entraram em universidades, e quase todos eram negros que aprenderam música com outros negros nas ruas dos estados unidos. Se hoje em dia isso tá nas mãos dos acadêmicos europeus já é outra história...
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Insufferable Bear Membro |
# out/16
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mas não gosto da música popular hispânica. ué, pensei que tu fosse flamenquista.
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Edward Blake Membro Novato |
# out/16
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Insufferable Bear
"Música popular hispânica", para mim, é Menudo, Shakira, Alejandro Sanz, essas bandas dos Andes e coisa do tipo.
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Insufferable Bear Membro |
# out/16
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Edward Blake Então música popular brasileira é Anita e não Baden Powell? Mas ok, só uma questão semântica...
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Edward Blake Membro Novato |
# out/16 · Editado por: Edward Blake
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Insufferable Bear
Bossa nova não é, ao pé-da-letra, nem popular nem brasileira.
É um híbrido de jazz com samba e choro. Por isso, sempre foi um som mais cosmopolita e elitista, com um público-alvo mais restrito do que a música popular. Tanto que músicos estrangeiros gravam bossa nova e ainda hoje há quem se refira a ela como "música de exportação".
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Insufferable Bear Membro |
# out/16 · Editado por: Insufferable Bear
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Edward Blake Mas aí os seus exemplos não são da hispânicos, já que são derivados da música americana/inglesa.
Sei não, pra mim tu tá fazendo uso não-padrão desses termos pra fingir que não tem contradição no que falou. Tenta converter essas coisas pra linguagem comum e esquece do "pé-da-letra" porque não dá pra entender o que você diz.
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Edward Blake Membro Novato |
# out/16 · Editado por: Edward Blake
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Insufferable Bear finjir
fingir
Mas aí os seus exemplos não são da hispânicos, já que são derivados da música americana/inglesa.
Mas são aceitos pelo público em geral nos países hispânicos, não são?
Se um estilo é aceito pelas massas, então ele, por definição, é popular.
E, se um estilo é popular, se está "nas ruas", é óbvio que faz parte da cultura local.
Caso contrário, não existiria música brasileira de espécie alguma, uma vez que até o samba e o pagode foram importados do exterior, pelos escravos africanos.
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Edward Blake Membro Novato |
# out/16 · Editado por: Edward Blake
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O que eu disse foi:
Paco de Lucia é música hispânica? Sim, mas não é tão representativo da cultura hispânica quanto Alejandro Sanz ou Shakira.
Baden Powell é música brasileira? Sim, mas não é tão representativo da cultura brasileira quanto Noel Rosa ou Luiz Gonzaga.
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Insufferable Bear Membro |
# out/16 · Editado por: Insufferable Bear
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Edward Blake De acordo com que critério você fez o paralelo entre Noel Rosa e Shakira? Noel é puramente brasileiro, faz sentido ele ser representante apesar de muito menos conhecido que Baden Powell. Mas Shakira é cultura americana corrompida pela cultura local, a única coisa que a música dela tem de hispânica é o sotaque.
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Edward Blake Membro Novato |
# out/16 · Editado por: Edward Blake
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Insufferable Bear De acordo com que critério você fez o paralelo entre Noel Rosa e Shakira?
Música de massas.
Pode trocar por Demônios da Garoa, Ivete Sangalo ou Luan Santana. Dá no mesmo.
Mas Shakira é cultura americana corrompida pela cultura local, a única coisa que a música dela tem de hispânica é o sotaque.
Você é jovem. Na época em que a Shakira estourou, ela cantava em espanhol e o público-alvo dela ainda era a América Latina.
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Insufferable Bear Membro |
# out/16
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Edward Blake Acho que samba em prelúdio é muito mais facilmente reconhecido que qualquer coisa do Noel Rosa... e pra maioria das pessoas Ivete Sangalo e Noel Rosa não dão na mesma não. Você mesmo conseguiria citar 3 músicas do Noel sem olhar no google?
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Edward Blake Membro Novato |
# out/16 · Editado por: Edward Blake
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Insufferable Bear
Eu não conseguiria citar 3 músicas do Chico Buarque, do Gilberto Gil ou do Luiz Gonzaga, já que não escuto nada deles.
Mas isso não muda o fato de eles serem divisores de águas na música de massas e terem influenciado aquilo que veio depois.
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Insufferable Bear Membro |
# out/16
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Edward Blake Mas Baden não estaria no mesmo nível? O nome não é tão falado, mas todo mundo sabe 3 músicas dele.
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Edward Blake Membro Novato |
# out/16
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Insufferable Bear
Acabei de perguntar à minha mulher:
"Fulana, você sabe quem foi Noel Rosa?" Ela: "Sim, claro que sei". "Ok. E sabe quem foi Baden Powell?". Ela: "Não. Por quê?"
Noel Rosa morreu cedo e produziu pouco, mas o estilo dele se massificou no Brasil, e por isso as pessoas sabem quem ele foi.
Baden produziu mais, mas o alcance do estilo dele sempre foi mais restrito.
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Marco Andriotti Membro Novato |
# out/16
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Acabei de perguntar à minha mulher:
reductio ad conjugeum
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Insufferable Bear Membro |
# out/16 · Editado por: Insufferable Bear
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Edward Blake Vou deitar e rolar (quaquaraquaquá), samba em prelúdio e canto de Ossanha, bota pra tocar e vê se ela reconhece. Já disse, o nome não é tão falado, sempre associam essas à Elis Regina e Vinícius de Morais. Por sinal, o nome do Noel Rosa parece ser bem mais conhecido que sua música.
Talvez seja coisa do rio de janeiro também, mas bossa nova é bem popular aqui.
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Marco Andriotti Membro Novato |
# out/16 · Editado por: Marco Andriotti
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engraçado que primeiro o Edward Blake começou falando que 95% da música francesa, do prog ao pop, era ruim
agora ta focando só na música popular
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Insufferable Bear Membro |
# out/16
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Marco Andriotti Considerando que isso não é um tópico sério sobre coisas sérias, acho que ele não liga muito em se manter consistente... ou talvez música é o seu ponto fraco, ele já disse que Kiko Loureiro toca jazz.
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Edward Blake Membro Novato |
# out/16 · Editado por: Edward Blake
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Insufferable Bear
A hipótese que eu levantei no tópico foi sobre a influência dos traços psicológicos da nação sobre a música que essa nação produz.
Aí um usuário veio citar jazz francês como contraexemplo à minha hipótese.
Eu simplesmente respondi que a minha hipótese não pretendia se aplicar ao jazz (nem à música clássica) porque esse é um estilo cosmopolita, internacionalizado, que não se sujeita ao mesmo hermetismo nacional que outros estilos musicais. O simples fato de o jazz (um estilo criado por negros americanos de rua, como você disse) estar sendo tocado por um branco europeu demonstra isso cabalmente.
Eu não sou obrigado a escrever um tratado toda vez que abro um tópico só porque o QI de vocês não passa de 120 e vocês demoram mais para entender as coisas.
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Marco Andriotti Membro Novato |
# out/16 · Editado por: Marco Andriotti
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A hipótese que eu levantei no tópico foi sobre a influência dos traços psicológicos da nação sobre a música que essa nação produz. minha hipótese não pretendia se aplicar ao jazz (nem à música clássica) . . . do prog ao pop
o cara nao sabe construir e nem ser honesto com o próprio texto e ainda quer ser levado a sério
Insufferable Bear pelo jeito ele não está querendo ser honesto mesmo, se é pq o tópico nao é serio eu nao sei
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Edward Blake Membro Novato |
# out/16 · Editado por: Edward Blake
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Insufferable Bear Vou deitar e rolar (quaquaraquaquá), samba em prelúdio e canto de Ossanha, bota pra tocar e vê se ela reconhece. Já disse, o nome não é tão falado, sempre associam essas à Elis Regina e Vinícius de Morais.
Eu gosto de bossa nova, e nem eu mesmo reconheço essas.
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Insufferable Bear Membro |
# out/16
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Edward Blake Você mencionou jazz não ter nacionalidade, mas pelo que vejo teu entendimento não chega nem perto de ser suficiente pra mandar umas afirmações categóricas dessas... Não é porque existe jazz latino sendo tocado por um francês que jazz deixa de ser americano, o próprio motivo da existência do gênero é a interação cultural que só podia ter acontecido desse jeito lá nos estados unidos. E o processo de academização do jazz é ainda outra história.
Marco Andriotti Ele caiu numa espiral de no true scotsmen mas quis brincar de semântica. A essa altura nem ele sabe o que é música popular mais.
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Insufferable Bear Membro |
# out/16
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Eu gosto de bossa nova, e nem eu mesmo reconheço essas. Vai ouvir então, para de perder teu tempo aqui e vai adquirir um pouco de cultura popular brasileira.
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Edward Blake Membro Novato |
# out/16
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Insufferable Bear Não é porque existe jazz latino sendo tocado por um francês que jazz deixa de ser americano
Lógica scrutiniana: Não é porque existe jazz latino sendo tocado por um brasileiro que jazz deixa de ser americano.
Corolário da lógica scrutiniana: o jazz de Baden Powell é americano.
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