Da desmilitarização da polícia

Autor Mensagem
CindyFerrari
Veterano
# set/16


vc tem opinião formada? eu não tenho e tava procurando coisas sobre o assunto pra entender melhor o que é isso e suas consequências.. achei mais coisas favoráveis do que contra.. e o "contra" eram um artigo do felipe moura da veja e um texto de blog que na segunda linha dizia que "o pt queria criar uma polícia comunista"..

quem tiver material pra me passar, agradeço.

esse texto é do senado: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/SEGURANCA/507688-DES MILITARIZACAO-DA-POLICIA-DIVIDE-OPINIOES-EM-AUDIENCIA-PUBLICA-NA-CAMAR A.html

Synth-Men
Veterano
# set/16
· votar


Sim tenho!

Já deveria ter sido feito a muito tempo. O regimento é de 1800 e blau. Para ladrões de galinha e de ovelhas.

Não serve mais para hoje, igualmente a constituição, o código civil, o judiciário, o legislativo, o educacional A população dobrou da década de 80 para hoje e triplicou em relação a década de 70.

Somente as leis podem controlar o ímpeto da população.

sandroguiraldo
Veterano
# set/16
· votar


http://abordagempolicial.com/2013/01/por-que-as-policias-civis-e-as-po licias-militares-se-estranham-tanto/

http://abordagempolicial.com/2011/06/as-policias-de-paleto-e-as-polici as-de-farda/

achei interessante

brunohardrocker
Veterano
# set/16
· votar


Que o modus operandi da nossa policia precisa ser revisto, pra mim, é óbvio.

Não curto ouvir/ler o termo "desmilitarização da policia", porque isso acabou tomando um tom bem mais ideológico do que pragmático. E não casa com a linguagem dos militares.

Então eu prefiro algo como "revisão no preparo, na formação de militares e na missão da instituição"

CindyFerrari
Veterano
# set/16
· votar


brunohardrocker
E não casa com a linguagem dos militares.
mas o objetivo não é, justamente, fazer com eles deixem de ser militares?

MENDIGO_PAISANA
Membro Novato
# set/16
· votar


Bolsonaro 2018

brunohardrocker
Veterano
# set/16 · Editado por: brunohardrocker
· votar


CindyFerrari

Isso é o que os ideólogos defendem.

Eu acredito que eles devem continuar sendo militares, pois a tarefa necessita disso. Tanto na defesa da soberania quanto na segurança.

Um exemplo disso é você observar a Guarda Municipal onde ela não tem autoridade de intervir. A galera faz a guarda de gato e sapato. Tem que ter autoridade onde o civil pensa que tem autoridade.

As policias só precisam ter um preparo, uma orientação mais racional. Pra evitar truculências, balas perdidas e etc. Ter ações mais de inteligência e menos de confronto. As leis como a de guerra as drogas também.

Wade
Membro Novato
# set/16
· votar


O problema tá MUITO longe de ser a militarização. Isso é conversa fiada de esquerdinha com bosta na cabeça.

Na verdade, teríamos muito menos problemas na PM se ela fosse, de fato, adequadamente militarizada.

Tá só no nome. Na prática é uma instituição aleijada brincando de exército com o pouco do dinheiro público que vai pra eles e ninguém faz porra nenhuma em relação a isso. Entra governo, sai governo...

sandroguiraldo
Veterano
# set/16
· votar


Wade
Concordo plenamente! Alguém já disse e creio que foi aqui no fórum, que a o polícia só age quando todo o resto falhou.

st.efferding
Membro
# set/16
· votar


polícia

que pedal é esse?

sallqantay
Veterano
# set/16 · Editado por: sallqantay
· votar


Na verdade, teríamos muito menos problemas na PM se ela fosse, de fato, adequadamente militarizada.
[2]

basta ver a polícia civil que, por ser descentralizada e nao sujeita a uma hierarquia definida, acaba fazendo pior que a PM.

Desmilitarização é choro de esquerdista datado de 1964

Snakepit
Veterano
# set/16 · Editado por: Snakepit
· votar


O maior problema da polícia é a divisão entre polícia militar e civil. Isso não funciona.

Agora temos ainda a guarda municipal.

Acho que seria interessante a opção de dissolver a PM e Civil nos municípios em que fosse instaurado a Guarda Municipal, e essa então tomar conta de todo galinheiro e todas as funções.

O sistema atual fracassou, deem às prefeituras a oportunidade de tentar.

CindyFerrari
Veterano
# set/16
· votar


sallqantay
basta ver a polícia civil que, por ser descentralizada e nao sujeita a uma hierarquia definida, acaba fazendo pior que a PM.
pior em que sentido?

Johnny Favorite
Veterano
# set/16
· votar


brunohardrocker
bolsonete

Johnny Favorite
Veterano
# set/16
· votar


sallqantay
outro

brunohardrocker
Veterano
# set/16
· votar


Wade
outro

sallqantay
Veterano
# set/16
· votar


CindyFerrari

já ouvi muito caso de polícia civil fazendo sequestro relâmpago de usuário recreativo de dorgas (pagar para soltar sem dar BO). PM não faz isso (só ouvi um caso, mas foi no RJ, aí é muita treta).

Black Fire
Gato OT 2011
# set/16
· votar


O que precisa ser colocado na balança, com muita atenção, quando se estuda essa questão é o fato de que a polícia desmilitarizada passaria a não mais responder diretamente a um sistema hierarquico, que tem no topo o governador do Estado, e passaria a ser, um pouco mais ou um pouco menos, controlada pelos sindicatos da categoria, como acontece com os demais servidores civis: o sindicato manda cruzar os braços, eles cruzam e pronto. Isso tem, no momento atual do país, consequências diretas sobre a governabilidade. Basta ver as tentativas de obstrução pela força dos parlamentos estaduais que os sindicatos (sobretudo de professores) tem tentado fazer Brasil a fora, sempre que se vai votar algo que as categorias julgam contrários aos seus interesses. Com uma polícia controlada pelo mesmo sindicato, quem iria impedir que todas as votações, que fossem julgadas equivocadas pelos diversos sindicatos, fosse levada a diante? Como se sustentaria o parlamentarismo? Cada grupo teria que montar uma força armada para garantir suas votações?
Eu confrsso que nao estou acompanhando o debate de perto, no entanto sei quem sao os grupos hoje que defendem a desmilitarizaçao, e percebo o forte componente ideológico que existe por trás das alegações de "vamos acabar com a truculência", que serve basicamente pra cooptar o cidadão médio, nao politizado. A maior parte desses grupos não reconhece o parlamentarismo como um instrumento democrático e são adeptos da democracia direta, ou do governo de conselhos, inviabilizar o funcionamento das assembléias estaduais é uma espécie de tara, ou dever, ideológico. Se quiser saber mais, sugiro a entrevista do Zé Maria do PSTU que ele deu pro Estúdio Fluxo, ou leia "O Estado e a Revolução" o Lenin, que esta disponível no site de qualquer partido a esqueda do PT.
Se isso é positivo ou nagativo, depende da opinião que você tem sobre parlamentarismo, democracia, sindicalismo, etc.

Joseph Conrad
Membro Novato
# set/16
· votar


O país tem um problema crônico de violência urbana, e no meio dessa tempestade os marinheiros decidem discutir sobre qual verniz vão usar na próxima pintura do deck do navio.

É ou não um país de lunáticos e idiotas?

sallqantay
Veterano
# set/16
· votar


não sou eu quem me navega, quem me navega é o mar

sandroguiraldo
Veterano
# set/16
· votar


não sou eu quem me navega, quem me navega é o mar
Você não navega coisa nenhuma, é apenas uma montanha no Peru!

General Patton
Membro Novato
# set/16
· votar




LeandroP
Moderador
# set/16
· votar


O comando da polícia dever ser do Estado e jamais de um sindicato ou outro grupo. Como disse o Black Fire, isso tem consequências diretas sobre a governabilidade. O Estado, por sua vez deve oferecer ao policial remuneração adequada e melhores condições de trabalho. E o problema de violência não está ligado exclusivamente à militarização da polícia. Como citou o sandroguiraldo, a polícia só age quando todo o resto falhou.

One More Red Nightmare
Veterano
# set/16
· votar


Essa metáfora do marinheiro se aplica, em minha opinião, à reforma do ensino médio.

One More Red Nightmare
Veterano
# set/16
· votar


Digo, se aplica a algumas discussões em cima da proposta

brunohardrocker
Veterano
# set/16
· votar


Acreditamos no poder do diabo.

Viciado em Guarana
Veterano
# set/16
· votar


Acreditamos no poder do quiabo.

Synth-Men
Veterano
# set/16
· votar


Em relação ao vídeo.

O PT não está mais no poder. Já podemos desmilitatizar a polícia então?

Viciado em Guarana
Veterano
# set/16 · Editado por: Viciado em Guarana
· votar


Mas que merda é essa de querer dividir as forças armadas agora?
Estão afim mesmo de adubar o terreno pra mais instabilidade política?
Vão achando sim que os PMs vão abrir mão de seus direitos como militares sem um bom aumento no salário.

De qualquer forma não me importa o que os patrícios decidam sobre o assunto, eu estou com o pretório.

rcorts
Veterano
# set/16
· votar


Sinceramente não entendo porque aqui no Brasil precisa haver PM, Civil e Guardas Municipais, fora Polícia Federal, PRF e o escambau. Essa salada gera confusão até nas próprias instituições policiais. Pense! no imaginário da população civil como essa fica essa baderna.

Engraçado que nos EUA, pelo menos até onde sei, com toda a minha limitação sobre assuntos policiais, a instituição policial é unificada (exceto por questões de jurisdição) e existem basicamente duas funções policiais: oficial de polícia e detetive/investigador. Me parece uma estrutura muito mais enxuta e racional do que toda essa palhaçada que temos aqui no Brasil.

Pra mim não precisava ter PM, PC, Guarda Municipal, nada dessa baderna. Polícia seria simplesmente uma instituição unificada (porém com funções distintas) subsidiada por um sistema informacional integrado à disposição das diferentes funções/esferas (com as devidas restrições/permissões de acesso). Teriam isonomia de salário e de direitos, exceto pela função/esfera jurisdicional do agente, ou no caso de participação em força-tarefa.

Tornaria muito mais eficiente o combate ao crime, aumentaria a sensação de segurança da população e de quebra iria diminuir essa ladainha de policial civil x policial militar, assim como dos guardinhas municipais, que se acham "OS PM", com suas viaturas todas personalizadas mas limitados a conter os nóinhas, quebradores de janelas ou pichadores de estátua.

http://www.criminaljusticeusa.com/police-detective/

http://www.criminaljusticeusa.com/police-officer/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Da desmilitarização da polícia