Sinergia e dissipação de talentos.

Autor Mensagem
Edward Blake
Membro Novato
# ago/16 · Editado por: Edward Blake


Em corporativês, sinergia é quando o grupo a que o indivíduo está integrado tem uma dinâmica que reverbera suas qualidades, traz à tona o que ele tem de melhor e intensifica o seu potencial, de modo que ele passa a render mais dentro do grupo do que renderia sozinho, descoordenado, agindo de forma independente e dessincronizada.

Dissipação, ao contrário, é quando o indivíduo não consegue explorar seu potencial, seja porque não está integrado ao grupo, seja porque o grupo tem uma dinâmica contraproducente que, ao invés de reverberar suas qualidades, as silencia.

Na música, acho que ninguém ilustra melhor esses dois conceitos do que Yngwie Malmsteen e Derek Sherinian.

Yngwie tem um talento absurdo como guitarrista solo e improvisador, mas é um compositor que geralmente oscila de medíocre a ruim, e, por não se tocar disso, desperdiçou a maior parte de sua carreira gravando discos igualmente medíocres, que só se salvam pelos solos mesmo.

Basta ouvir as músicas que ele gravou nos discos do Sherinian, compostas por este, para ver a diferença esmagadora de qualidade. Só isto aqui provavelmente é melhor do que 90% das coisas que ele gravou sozinho em mais de 30 anos.

Já o Sherinian é o caso contrário: quando ele toca no Dream Theater ou no Black Country Communion, você imediatamente sente falta das harmonias exóticas que ele usa nos discos solo e percebe que ele está "se contendo" e deixando de render tanto quanto renderia sozinho.

O mesmo se pode dizer de Kiko Loureiro, cujo trabalho coletivo em bandas de metal não come nem a poeira de seu trabalho solo (principalmente o disco de jazz).

O Marty Friedman, outrora também guitarrista do Megadeth, ironicamente, está no extremo oposto: tocando com o Mustaine, seu som era excelente; tocando com Jason Becker, então, o cara se elevava ao nível de um semideus da melodia. Mas seus discos solo são simplesmente medíocres. Exceto por "Asu e no sanka" (que é um cover), praticamente nunca ouvi nada desse cara que grudasse na memória.

Dissertem e citem outros exemplos trágicos de desperdício de talento em áreas diversas (não apenas música).

sallqantay
Veterano
# ago/16
· votar


Marcelo Camelo e Rodrigo Amarante criaram a bomba atômica espiritual, mas depois disso se perderam pela via láctea (talvez a orquestra imperial ainda se salve)

st.efferding
Membro
# ago/16
· votar


Dissertem e citem outros exemplos trágicos de desperdício de talento em áreas diversas (não apenas música).


eu

Johnny Favorite
Veterano
# ago/16
· votar


Mick Jagger definitivamente

Viciado em Guarana
Veterano
# ago/16
· votar


sinergia é quando o grupo a que o indivíduo está integrado tem uma dinâmica que reverbera suas qualidades, traz à tona o que ele tem de melhor e intensifica o seu potencial, de modo que ele passa a render mais dentro do grupo do que renderia sozinho, descoordenado, agindo de forma independente e dessincronizada.


Resumindo: sinergia é quando vc tem um deck cujo as cartas combam umas com as outras.

acabaramosnicks
Membro Novato
# ago/16
· votar


Eu toco metal, solo bem, mas pra improvisar eu não sou tão criativo em fraseados, apesar de meus improvisos não serem nada ruins.

Toquei algum tempo numa banda de músicas mais populares, tipo pop rock nacional e internacional 80's, 90's 00's, a experiência foi super legal, mas não consegui usar todo o meu potencial, até porque eu estava fora da minha área. Na hora de improvisar, eu precisava conter a 'fritação' e eu achava muito difícil casar com a música, acostumado com solo de metalzão. Acabei sendo 'demovido' pra guitarra base, sendo que eu solava melhor que o outro guitar, depois acabei saindo da banda por outros motivos maiores.

acabaramosnicks
Membro Novato
# ago/16
· votar


Viciado em Guarana
boa, boa!

Chris Cornell, por exemplo, consegue trabalhar melhor o talento dele em carreira solo. Tá bom que eu não gosto da carreira solo dele, mas parece que ele se sente mais a vontade.

Edward Blake
Membro Novato
# ago/16
· votar


Acho que este cara é o maior desperdício de talento da história da música:



Esse cara aí tem, depois do Bono Vox, a melhor voz do rock. Teve, porém, a pachorra de passar 10 anos cantando em uma bandinha de black metal e, depois que saiu de lá, também não gravou nada que prestasse.

Viciado em Guarana
Veterano
# ago/16
· votar


depois do Bono Vox, a melhor voz do rock

Perdoa

Wade
Membro Novato
# ago/16
· votar


Olhae, o Devilboy não é um completo caso perdido. De fato, o Simen tem uma voz orgasmática e sempre foi sub-utilizado no Dimmu Borgir.

makumbator
Moderador
# ago/16
· votar


Edward Blake
Só isto aqui provavelmente é melhor do que 90% das coisas que ele gravou sozinho em mais de 30 anos.

Nem gostei tanto assim dessa música. mas até concordo com boa parte do que você escreveu, entretanto nunca vi nada demais no Sherinian.

E considero o material solo do Marty Friedman melhor do que qualquer coisa que o Sherinian jamais gravou. Mas foi bom ouvir o velho sueco tocando de convidado só pra variar. Valeu!

Edward Blake
Membro Novato
# ago/16 · Editado por: Edward Blake
· votar


makumbator

Talvez seja uma questão de gosto. Sempre tive preferência por música mais complexa e diversificada.

A maioria das pessoas acha que Dream Theater dá sono. Já, no meu caso, acho que é a única banda (além do Sherinian) de que tenho a discografia inteira.

nunca vi nada demais no Sherinian

O Sherinian é o maestro do prog.

Que outro músico de rock você conhece que tenha visão e versatilidade para compor duetos para Malmsteen e Zakk Wylde, Malmsteen e Al Di Meola, e Zakk Wylde e Allan Holdsworth?

makumbator
Moderador
# ago/16
· votar


Edward Blake
Talvez seja uma questão de gosto. Sempre tive preferência por música mais complexa e diversificada.


Então, mas em geral não considero a música do Sherinian realmente complexa. DT na maioria das vezes é mais complexo na superfície do que no desenvolvimento e profundidade interna (que é o que me importa mais). Mas gosto de ambos os artistas (mais do DT que do Sherinian).

Muitas vezes os artistas de prog costumam travestir de complexidade uma estrutura simples e desenvolvem pouco os temas intricados, quando eu em geral prefiro o oposto: o desenvolvimento profundo e complexo de temas simples, que através de uma trama e racionalizações se tornam intrincados. Pegue qualquer boa sinfonia bem escrita (não precisa ser do grandes gênios, pode ser de um compositor médio) que isso fica evidente.

Mas isso é meramente uma preferência minha.

Que outro músico de rock você conhece que tenha visão e versatilidade para compor duetos para Malmsteen e Zakk Wylde, Malmsteen e Al Di Meola, e Zakk Wylde e Allan Holdsworth?

Rapidamente de cabeça me lembro do Uli Jon Roth, mas há possivelmente muitos outros. E também dueto por dueto o Mozart já os compunha com 5 anos de idade (e com 14 já tinha ópera escrita e apresentada. E com 16 uma ópera de grande peso artístico).

Wade
Membro Novato
# ago/16
· votar


Malmsteen e Zakk Wylde

Blublublu em menor melódica e blublublu em pentatônica menor.

makumbator
Moderador
# ago/16 · Editado por: makumbator
· votar


Wade
Malmsteen e Zakk Wylde

Blublublu em menor melódica e blublublu em pentatônica menor.


O senhor errou. É blublublu em menor melódica e em pentatônica menor com harmônicos artificiais nota sim nota não.

Hahaha!

Isso é justamente um dos sintomas do que chamo de complexidade na superfície. Composição bem fundamentada que é bom é mais raro.

Edward Blake
Membro Novato
# ago/16 · Editado por: Edward Blake
· votar


makumbator
não considero a música do Sherinian realmente complexa

É mesmo? O que você me diz desta?

https://www.youtube.com/watch?v=lzHprUDeUpE

Uli Jon Roth

Uli Jon Roth é um dinossauro.

Eu não escuto músico de rock nenhum que tenha iniciado sua carreira antes dos anos 80. O som é arcaico demais (prefiro mil vezes "Gates of Babylon" tocada pelo Malmsteen e "Holy diver", pelo Killswitch engage às versões originais do Dio).

Wade
Blublublu em menor melódica e blublublu em pentatônica menor.

Negativo. Só nesta aqui, Malmsteen toca em três escalas diferentes (menor harmônica, pentatônica e mixolídia).

makumbator
Moderador
# ago/16
· votar


Edward Blake
Uli Jon Roth é um dinossauro.

Mas ainda tá vivo! Hahaha!

Eu não escuto músico de rock nenhum que tenha iniciado sua carreira antes dos anos 80.

Minha preferência também é a partir desse período, mas gosto muito do Uli.

Edward Blake
Membro Novato
# ago/16 · Editado por: Edward Blake
· votar


Outra aqui dele que é uma verdadeira aula: https://www.youtube.com/watch?v=4BRTmqlAa1E

LeandroP
Moderador
# set/16
· votar



https://www.youtube.com/watch?v=Ui34XwanYT8

Esse é foda solo ou acompanhando qualquer um!

makumbator
Moderador
# set/16 · Editado por: makumbator
· votar


Edward Blake
É mesmo? O que você me diz desta?

https://www.youtube.com/watch?v=lzHprUDeUpE


Achei o mesmo: complexidade aparente na superfície e pouco desenvolvimento interno. Parece-me um medley de temas diferentes (com claro desequilíbrio de importância da guitarra solo na instrumentação) e conectados em uma música maior. O início é o típico improviso malmsteen de guitarra solo sobre uma base de synth quase estática (base lembrando um recitativo).

Mas a música é legal. Só não acho realmente complexa no desenvolvimento. E na verdade ela parece muito com material do Malmsteen do final dos anos 90 e início dos 2000 (muito mais do que a que você colocou no início do tópico).

Se não me contasse iria achar que era faixa do Malmsteen com o Sherinian de convidado. Sério mesmo.

Viciado em Guarana
Veterano
# set/16
· votar


prefiro mil vezes "Gates of Babylon" tocada pelo Malmsteen e "Holy diver", pelo Killswitch engage às versões originais do Dio

Ele não sabe o que diz!

Perdoa!

Viciado em Guarana
Veterano
# set/16 · Editado por: Viciado em Guarana
· votar


edit

LeandroP
Moderador
# set/16
· votar


prefiro mil vezes "Gates of Babylon" tocada pelo Malmsteen e "Holy diver", pelo Killswitch engage às versões originais do Dio

Ele não sabe o que diz!

Perdoa!


2

Blackmore é insubstituível, fato! E com o Vivian Campbell na guitarra é na minha opinião a melhor fase solo do Dio.

Edward Blake
Membro Novato
# set/16 · Editado por: Edward Blake
· votar


makumbator
Achei o mesmo: complexidade aparente na superfície e pouco desenvolvimento interno.
Se não me contasse iria achar que era faixa do Malmsteen com o Sherinian de convidado. Sério mesmo.

Bem, no outro tópico, você confundiu a minha escrita com a daquele multi travecão. Eu não ficaria surpreso se, em matéria de música, você também fosse propenso a ignorar sutilezas e jogar coisas muito diferentes no mesmo saco.

Mas não, não é a mesma coisa. A música do Sherinian tem uma sonoridade completamente diferente e muito mais complicada do que a do Malmsteen solo.

Analisando só a harmonia, você já observa várias mudanças de modo e escala: ela começa no frígio menor, depois vai para o eólio, depois, para o frígio maior e depois, para uma base mais “neutra”, em que o Sherinian "duela" com o Di Meola em frígio maior e, depois, com o Malmsteen, em frígio menor/menor harmônica.

Pelo menos 95% das músicas do Malmsteen nunca saem do eólio (essa é uma das broncas que eu tenho com ele) e geralmente têm uma harmonia enjoativa (ao contrário da harmonia eólica da música do Sherinian, que é de muito bom gosto).

LeandroP
Blackmore é insubstituível, fato!

Outro dinossauro. Atualmente, a mulher dele chama mais a atenção do que ele.

Edward Blake
Membro Novato
# set/16
· votar


Comparar o som desses guitar heroes antigos com o som do Sherinian é como comparar urânio bruto com urânio enriquecido.

https://www.youtube.com/watch?v=lETZU4_h7Hg

makumbator
Moderador
# set/16 · Editado por: makumbator
· votar


Edward Blake

Mas naquele tópico do travecão eu estava brincando, e aqui (com música) estou falando sério.

O lance é que harmonia é apenas uma faceta. Essa coisa de ter muitas escalas em uma música não significa muita coisa (guitarristas são os únicos seres que sobrevalorizam isso). Quando falo de desenvolvimento minha preocupação é observar o que o compositor fez com o material temático, a viagem de transformação e variação do início ao fim, a riqueza de instrumentação, concatenação de ideias, a relação do desenvolvimento com a estrutura, etc.

É mais do que enfileirar acordes diferentes e escalas. Mas repito: eu gosto dessas músicas, só não observo toda essa profundidade nelas. E nem procuro essa complexidade no rock pois sei que é algo na maioria das vezes fora da natureza do estilo. Mas isso sou eu.

Edward Blake
Membro Novato
# set/16 · Editado por: Edward Blake
· votar


makumbator

Mas estávamos falando justamente de rock, não é?

Você não pode comparar uma música de prog (por melhor que seja) com uma cantata de Bach. São propostas musicais diferentes.

makumbator
Moderador
# set/16 · Editado por: makumbator
· votar


Edward Blake

Sim, estamos falando de rock, mas eu também gosto quando no popular há um cuidado com forma, variação, equilíbrio na instrumentação e desenvolvimento temático. É algo que gosto de ver em todo tipo de música, não só na música erudita. Entretanto, ainda consigo curtir músicas e estilos em que esse rigor é menor ou até contrário ao seu espírito (não sou tão radical a ponto de negar as eventuais qualidades da chamada música "ligeira").

Marco Andriotti
Membro Novato
# set/16
· votar


Edward Blake
makumbator

vão ouvir um sertanejo universitário para curar (ou pra curtir) essa sofrencia

The Man Who Sold The World
Veterano
# set/16
· votar


Edward Blake

Outro dinossauro. Atualmente, a mulher dele chama mais a atenção do que ele.

não concordo, acho justamente que tocando o estilo musical que ele realmente curte, ele se destaca no Blackmore's night, que tem uma pegada muito focada no instrumental e nas letras, claro que o vocal da Candice é a cereja do bolo, mas o Blackmore é o Blackmore em qualquer banda, seja do Purple, no Rainbow ou no Blackmore's night
acho que aí esta a genialidade dele, assim como do Randy Rhoads, passaram por algumas bandas de estilos diferentes, tocando sons que nunca esconderam que não era o preferido deles, mas sempre se destacaram

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sinergia e dissipação de talentos.