Por que você acredita em?

Autor Mensagem
-Dan
Veterano
# jul/16 · Editado por: -Dan


Acho que a pergunta "por que você acredita em" fornece mais respostas do que a "você acredita em".

Por que você acredita em Deus?

Por que você é ateu?

Por que voce acredita que a biblia é o código fonte?

Por que você acredita em vida extraterrestre?

Por que você acredita na autoridade X (ciencia ou outra qualquer)?

Por que você acredita na Dilma/Temer/outro politico do momento?


Escolha uma das perguntas e responda.

Coloque um título bonito para seu texto. Valor 10 pontos.

sandroguiraldo
Veterano
# jul/16 · Editado por: sandroguiraldo
· votar


Por que você acredita em Deus?
Nasci num lar espírita. Meu pai tinha um problema sério, uma dor na cabeça que o deixava enlouquecido. Ele é uma homem alto e forte e andava por dentro de casa socando a cabeça na parede, tamanha a dor. Uma cena assustadora pra uma criança de 3 anos.

Um tio que era (e é ainda) pastor evangélico um dia foi conversar com ele. Ele visitou uma igreja, gostou e foi ficando. Sugeriram ele se consultar com um médico de INDAIATUBA que é cristão. O mesmo orou por ele antes da consulta e, numa pergunta banal, acabou desencadeando uma série de exames que constataram a enfermidade que causava esses dores no meu pai. Iniciou o tratamento, foi curado dessa dor, manteve a doença original "regulada".
A mudança que houve no caráter dele foi gigantesca, tanto que minha mãe e irmã (adolescente na época) quiseram conhecer o que ele estava experimentando. Foram a igreja, se batizaram. Eu cresci nesse ambiente piedoso e seguro. Nossa vida era baseada na comunidade local onde congregávamos na época.
Quando cheguei aos 21 anos, maior de idade, dei uma desandada. Nunca me envolvi com drogas nem bebidas, embora estivesse fazendo outras coisas erradas, eu tinha consciência que vícios dessa natureza iriam me destruir.
Já adulto, tive uma experiência de transformação que se iniciou há uns 3 anos. É o que tenho vivido. Tenho experimentado isso. Embora saiba que o ambiente em que fui criado ajudou bastante na minha crença, foi algo que na sua maioria, tive que aprender sozinho e optar por seguir ou não, embora entendo que não conseguiria ser de outra forma.

Fé é dom de Deus, logo creio que aqueles que foram / serão agraciados com esse dom, naturalmente irão se voltar a Ele.

Samá Samutte
Membro Novato
# jul/16
· votar


Por que você acredita em Deus?

O Sandro já respondeu, fé é dom de Deus. Como eu disse no outro tópico, ninguém crê em Deus por causa de evidências de que Ele criou o universo ou coisas do tipo. Todos os argumentos humanos caem por terra quando Deus concede fé à pessoa.

"O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus." Romanos 8.16.

Jack Holland
Veterano
# jul/16
· votar


Por que você é ateu?

Bem resumido:

Fui criado por pais evangélicos e desde criança frequentando assiduamente a igreja.

Por volta dos 15/16 anos, ao me deparar com muitas questões ilógicas, contraditórias e sem sentido (que não vale a pena esmiuçar aqui), passei a questionar esta fé e apesar da discordância dos pais, parei de frequentar a igreja, mas continuei crendo em "algo superior".

Depois disso, demorou mais uns dez anos para eu gradualmente ir me dando conta que a fé que eu tinha não era algo interno, mas sim algo implantado por forte influência social/cultural (temos no Brasil mais de 90% da população declarando-se crer em alguma divindade) e, no fim deste período, finalmente me assumir ateu.

Hoje tenho a convicção de que não preciso seguir religião alguma para viver muito bem e também fazer o bem ao próximo. Lembrando que não tenho NADA contra quem continua acreditando em algo, desde que o secularismo e a laicidade do Estado seja respeitada.


Por que você acredita em vida extraterrestre?

Com um universo tão gigantesco, não dá pra negar a possibilidade de haver por aí algum planeta com condições similares à da Terra para o surgimento de vida.
Lembrando que vida extraterrestre não é o mesmo que vida inteligente extraterrestre.


Por que você acredita na autoridade X (ciencia

A ciência me dá provas, segue um método confiável, e não faz afirmações categóricas sobre o que não se sabe ou não foi provado (= maior honestidade e imparcialidade). E também não me pressiona a dar 10% do meu salário todo mês.

sandroguiraldo
Veterano
# jul/16
· votar


Jack Holland
Houve alguma situação, episódio que foi taxativo pra essa decisão, ou foi gradativo?

Jack Holland
Veterano
# jul/16
· votar


sandroguiraldo


Não, de fato a transição foi bem gradativa.

Eu também não chamaria de "decisão". Apenas fui me dando conta disso e me "assumi", ficando bem comigo mesmo.

O ateísmo pressupõe um longo processo interno de reflexão, nunca é algo que se "decide" de um dia pro outro. E no fim deste processo, vc apenas constata. É como vc querer explicar porque torce pro seu time hoje. Não é algo que exatamente se "escolhe". Por isso que não perco tempo tentando desconverter ninguém.

sallqantay
Veterano
# jul/16
· votar


Por que voce acredita que a biblia é o código fonte?

Pois é um livro que passou pelo teste do tempo, e manteve sua relevância. Se existe um código fonte da literatura ocidental, ele só pode ser a bíblia

-Dan
Veterano
# jul/16
· votar


sallqantay

Me referi ao codigo fonte da vida, universo e tudo mais, não da literatura.

st.efferding
Membro
# jul/16
· votar


e manteve sua relevância

hurricane lvl 10

sandroguiraldo
Veterano
# jul/16
· votar


st.efferding
hurricane lvl 10
Síndrome de Xeper

sandroguiraldo
Veterano
# jul/16
· votar


Jack Holland
Por isso que não perco tempo tentando desconverter ninguém.

E como você age por exemplo, quando alguém te dize: "Deus te abençoe"? Você aceita numa boa, entendendo que estão desejando o bem pra você ou fica bravo?

Tipo quando termina um namoro, "terminou" na boa ou guarda ressentimentos?

sallqantay
Veterano
# jul/16
· votar


A ciência [...] não me pressiona a dar 10% do meu salário todo mês.

o dízimo da ciência é o imposto do estado

-Dan
Me referi ao codigo fonte da vida, universo e tudo mais, não da literatura.

ah, você não sabe de porra nenhuma sobre a bíblia para formular uma hipótese tão ridícula quanto essa

Samá Samutte
Membro Novato
# jul/16
· votar


codigo fonte da vida, universo

"Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente." Gênesis 2.7

"No princípio Deus criou os céus e a terra (no hebraico o verbo criar é bara , que significa trazer à existência)." Gênesis 1.1

e tudo mais

"Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito." João 1.3

brunohardrocker
Veterano
# jul/16
· votar


Por que você acredita em Deus?

Não explicar os motivos faz parte do meu feeling, ao mesmo tempo em que esta verdade coincide com a teologia que me foi passada.

Jack Holland
Veterano
# jul/16
· votar


sandroguiraldo
E como você age por exemplo, quando alguém te dize: "Deus te abençoe"? Você aceita numa boa, entendendo que estão desejando o bem pra você ou fica bravo?

Fico feliz, agradeço e desejo o mesmo de volta. É nada mais que a forma dessa pessoa se expressar, de me desejar algo positivo.

Um outro exemplo que vale a pena mencionar: tem um grupo de motoqueiros que às vezes pego estrada junto. Todos evangélicos. Sempre antes de sair, eles fazem uma roda e uma oração. Apesar de não acreditar, eu participo numa boa, inclusive baixando a cabeça e fechando os olhos. No fundo eu sei que isso não protege ninguém de nada (senão ninguém morria em estradas brasileiras). Mas se este ritual faz bem pro humor do grupo, pra mim este gesto não custa nada.

Eu sei que sou exceção com relação à isso e normalmente as pessoas tem uma antipatia natural de ateu. Logo, como minoria e lado mais "fraco", ficar querendo travar discussões por aí só vai gerar mais antipatia ainda.


Tipo quando termina um namoro, "terminou" na boa ou guarda ressentimentos?

Sempre na boa também. Mais, inclusive, do que as ex "cristãs" que terminei e depois ficaram desejando que o "diabo" me carregasse.


sallqantay
o dízimo da ciência é o imposto do estado

Se o Estado investisse isso tudo em ciência, seríamos uma Dinamarca

JJJ
Veterano
# jul/16
· votar


Por quê Deus "permite" que morra tanta gente inocente?

Essa é a primeira pergunta que vem à mente de muita gente, principalmente após tragédias, tipo o 9/11 ou esses atentados recentes na França ou mesmo na nossa triste e violenta realidade tupiniquim, com seus latrocínios, assassinatos, estupros seguidos de morte, etc.

Como católico (não muito praticante, mas católico), essa é uma questão que me parece primordial. Como dar graças a Deus por ter se livrado de algum perrengue (como já fiz várias vezes) e, ao mesmo tempo, ver tanta gente sendo injustamente morta, violentada, estuprada?

A resposta estúpida seria "eu mereço" ou "eu sou temente a Deus, portanto Ele me ajudou" ou algo assim. Só que isso implica, automaticamente, em dizer que os que pereceram na angústia, assim o mereciam! O que, numa análise minimamente rasteira, não cabe a um assassinato de uma criança, por exemplo. Então eu descarto essa "tese". Eu não sou especial. Não "mereço mais" que ninguém medianamente decente.

Eu acredito (não poderia ser cristão, se não acreditasse) que Deus atua, sim. E nos ouve, sempre. Mas não é a todo momento que nos dá o que pedimos, quando nós queremos, da forma que nós pensamos que seja justo. Deus atua quando Ele quer. E o faz de forma sutil. Se quer poupar alguém de um desastre, não o eleva no ar e o pousa serenamente, num descampado, após voar alguns metros... Isso não existe. Os milagres são pontuais e não são "espalhafatosos". São sutis. E assim é o certo. Imaginem um mundo onde Deus ficasse "consertando" nossos erros, toda hora. Que tipo de pessoas seríamos? Onde ficaria nosso livre arbítrio?

Aliás, entendo livre arbítrio não só como algo pessoal, mas algo global. Os desastres naturais fazem parte do "livre arbítrio" do planeta Terra. O terrorismo faz parte do "livre arbítrio" de grupos sociais. Não é responsabilidade de Deus resolver esses problemas. É nossa. Totalmente nossa.

Eu vejo assim: Deus criou a parada toda e nos deu a chance de nos realizarmos como espécie. Daí pra frente, somos nós que devemos cuidar da nossa vida. Ele pode nos ajudar (e eu creio que ajuda, sim, muitas vezes), mas é impossível sabermos quando e como. Ele é quem define.

Finalmente, acredito em compensação de algum tipo. Não uma visão folclórica de inferno em chamas, com um capetinha espetando a nossa bunda, se fizermos maldades. Mas creio em alguma consequência dos nossos atos. Para o bem ou para o mal. Então, de alguma forma, os inocentes que sofreram, eu acredito que tenham algo de muito bom reservado. Se eu não acreditar nisso, eu piro.

-Dan
Veterano
# jul/16
· votar


Samá Samutte

Não fica legal usar a bíblia para falar que a biblia é o codigo.

"A biblia fala que a biblia é o código, logo a biblia é o codigo."

Mas entendo que existe essa barreira.

sandroguiraldo
Veterano
# jul/16
· votar


Jack Holland
Tipo quando termina um namoro, "terminou" na boa ou guarda ressentimentos?

Sempre na boa também. Mais, inclusive, do que as ex "cristãs" que terminei e depois ficaram desejando que o "diabo" me carregasse.


Não entendeu, eu quis se a sua relação com a religião / religiosos é como quando se termina um namoro, fica de boa ou tem treta, mas entendi a resposta.

-Dan
Veterano
# jul/16
· votar


sallqantay
ah, você não sabe de porra nenhuma sobre a bíblia para formular uma hipótese tão ridícula quanto essa

Partiu para a onisciência ofensiva. Tu é só frases vazias mesmo.

#decepcionado

sandroguiraldo
Veterano
# jul/16 · Editado por: sandroguiraldo
· votar


JJJ
A resposta estúpida seria "eu mereço" ou "eu sou temente a Deus, portanto Ele me ajudou" ou algo assim. Só que isso implica, automaticamente, em dizer que os que pereceram na angústia, assim o mereciam! O que, numa análise minimamente rasteira, não cabe a um assassinato de uma criança, por exemplo. Então eu descarto essa "tese". Eu não sou especial. Não "mereço mais" que ninguém medianamente decente.

Concordo em gênero, número e grau com essa declaração. Quem entendeu um pouco do que o Evangelho ensina, sabe que tudo é pela graça e misericórdia (embora alguns possam achar que Deus não tem graça ou misericórdia quando uma criança é abusada).

E assim é o certo. Imaginem um mundo onde Deus ficasse "consertando" nossos erros, toda hora. Que tipo de pessoas seríamos?
Como diria salpicão, sabedoria aí fii

Jack Holland
Veterano
# jul/16
· votar


sandroguiraldo

Ah, agora entendi.
Sim, foi completamente de boa. Não sinto ressentimento algum. Nem da igreja e nem das pessoas.
Pois da mesma forma que não quero ser julgado pelo aspecto religioso (no caso, a descrença), não posso utilizar esse critério para balizar as outras pessoas.

Samá Samutte
Membro Novato
# jul/16
· votar


-Dan
Jack Holland

Vocês são evolucionistas? Se sim, respondam-me (não é provocação, é uma dúvida mesmo (talvez até idiota)): segundo o evolucionismo, em que momento a matéria inorgânica se tornou orgânica?

sallqantay
Veterano
# jul/16
· votar


-Dan

já te expliquei que o código fonte é inacessível aos humanos (a bíblia pode ser no máximo uma transcrição ou tradução). Tu foi atrás da definição de código fonte? Claro que não

entao foda-se mesmo

Samá Samutte
matéria inorgânica se tornou orgânica

questão fora do escopo do evolucionismo

Johnny Favorite
Veterano
# jul/16 · Editado por: Johnny Favorite
· votar


Por que você acredita em Deus?

Sou nascido católico. Acho muito do catolicismo uma baboseira, mas convenhamos, temos que admitir que a sociedade seria um caos sem religião. Para dizer o mínimo. Não é que eu acredito em Deus ou não, eu não acredito no Deus dos outros, não tenho capacidade pra dar uma sentença, ele existe ou não. Simplesmente eu não penso em Deus como uma consciência parecida com a nossa. Eu preferi acreditar que não estamos boiando num mar de incertezas puramente porque quando você for ficando velho pode ficar louco se não tiver um pouco de fé.

Johnny Favorite
Veterano
# jul/16 · Editado por: Johnny Favorite
· votar



Por que você é ateu?

Não sou.

Por que voce acredita que a biblia é o código fonte?
Não acho que seja o único. Mas tem muita coisa boa ali, metaforicamente falando. É um guia espiritual valioso. Também tem muita bobagem.

Por que você acredita em vida extraterrestre?
No momento o mais plausível na minha opinião é o paradoxo de fermi.

Por que você acredita na autoridade X
Acredito quando faz sentido.

Por que você acredita na Dilma/Temer/outro politico do momento?
Completamente desiludido com políticos. Tivesse uma eleição agora estaria perdido e sem saber em quem votar. Provavelmente nem sairia da cama.

st.efferding
Membro
# jul/16
· votar


C > Python > Bíblia

john s mill
Membro
# jul/16
· votar


st.efferding

assembly or gtfo

st.efferding
Membro
# jul/16
· votar


john s mill

assembly é coisa da Bíblia (1001 páginas), C é coisa do Diablo (1 a 3)

ganhei

john s mill
Membro
# jul/16
· votar


st.efferding

hahahaha, verdade dude

como estão as coisas?

Marco Andriotti
Membro Novato
# jul/16
· votar


Por que você acredita em Deus?

Nasci num lar cristão, de Testemunhas de Jeová. Sempre me pergunto, se por um acaso nao tivesse nascido sob essas mesmas circunstâncias, se hoje eu acreditaria no que acredito, acho que impossível saber com certeza, ou pelo menos nao estaria sendo honesto se dissesse que com certeza, nao teria mudado nada"

Mas tendo dito isto, sou muito feliz de ter nascido sob essas circunstâncias.
Sem falar das crenças "exclusivas" nossas, acho que a fé nao pode ser "cega". Ela tem sim que ser baseada em alguma evidência, em algum raciocínio.
E eu, quando vejo a criação de Jeová, nao consigo conceber ela tendo surgido por acaso. Além do que, eu sinto Jeová em minha vida.
Não como alguns pensam que seja, do tipo: Deus me curou de uma doença, ou Deus me fez ser contratado"

Mas ele me dá forças para suportar todas as coisas, e me dá orientações, por meio da Bíblia do que fazer, do que pensar, exemplos para meditar e fonte de encorajamento.

Como o sallqantay disse (ironicamente ou não) a Bíblia superou o teste do tempo e manteve a sua relevância, como o livro mais distribuido, mais conhecido de todo o mundo.

e sim, essa é a versão resumida

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por que você acredita em?