Bela, recatada e do lar

Autor Mensagem
CindyFerrari
Veterano
# out/16
· votar


brunohardrocker
eu aceito, só quero ter o direito de exercer as minhas escolhas ué

esses dias fui cortar o cabelo e a menina lá disse "casa quando? tem que casar viu" minha nossa.. é um saco, mas é isso

e não importa quantas vezes tentem me convencer, eu não vou parir uma criança pq dizem que eu tenho que fazer isso

brunohardrocker
Veterano
# out/16
· votar


CindyFerrari

Mas voce não ri?

E como se da esse processo de as pessoas te forçarem a casar e ter filhos?

CindyFerrari
Veterano
# out/16
· votar


brunohardrocker
dou risada pra não tretar com a pessoa

o processo é tipo esse "vc tem que casar" "tem que ter filho" tem que isso, tem que aquilo

One More Red Nightmare
Veterano
# out/16
· votar


Algumas pessoas tem dificuldade em entender como funciona uma cultura, que eu defino como um conjunto de preconceitos que subjazem à mentalidade e ações das pessoas em sociedade. Deve haver outras definições, mas esta é suficiente para o que direi.

Essas normas se cristalizam pois surgem como soluções para problemas reais; é preciso parir para manter a espécie; é preciso ser bom porque viver em maldade é auto destrutivo. A tradição, assim, funciona como um filtro que estabelece alguns axiomas que fazem a sociedade funcionar.

Essas normas são regidas por uma lógica coletiva, que é necessariamente diferente daquela que se aplica a indivíduos.

O mecanismo que possibilita esse funcionamento é relação de poder. A coletividade exerce esse poder impondo-o às pessoas, e essa imposição é o core das reclamações da cindy em seus posts nesse topico: é a pressão para ser mãe, para casar, etc.

É normal que isso chateie muita gente, mas é preciso esforçar-se para ver que é a sociedade que pensa assim -- mesmo que sociedades, literalmente, sejam abstrações incapazes de pensar -- e é a sociedade que coloca aquelas características (e tantas outras) em alta conta. Reputa-se bem ter filhos, constituir familia, ser bem ajustado, ainda que isso soe meio intransigente e retrógrado.

Para além da razão que é entender o que é a lógica coletiva, há alguns pontos que devem ser julgados em termos de moral. Aquele que diz que quer cuidar de si antes de cuidar da familia
faz entender que quem se dedica à familia o faz em detrimento da felicidade própria, quando é em busca de felicidade e realização que se abre mão de alguma individualidade.

Quem diz que a sociedade (as mulheres) pode escolher entre parir ou não e tenta resolver a questão atribuindo unilateralmente a decisão para os indivíduos ignora um fato básico a respeito da manutenção da espécie.

O que há hoje, penso eu, é uma espécie de rebeldia insensata, que chega ao absurdo de sentir opressão ao menor sinal de imposição coletiva. É assim viver com outras pessoas. Ou você é bem doutrinado e não se incomoda em fazer o que é bom para todos, ou tem fibra moral para rebelar-se e aguentar as consequências. Não vejo terceira via.

CindyFerrari
Veterano
# out/16
· votar


One More Red Nightmare
eu entendo a antropo-sociologia da coisa.. mas quem vai parir, amamentar, trocar fralda, alimentar, vestir e educar não é a sociedade, é a mãe.

hoje a gente vive num mundo que ser biologicamente capaz de gerar um filho é diferente de querer gerar um filho. justamente porque se coloca em xeque tudo o que está envolvido ao se gerar uma nova vida.. pessoas querem procriar e perpetuar a espécie, boa sorte, quem não quer, boa sorte também.

Aquele que diz que quer cuidar de si antes de cuidar da familia
faz entender que quem se dedica à familia o faz em detrimento da felicidade própria, quando é em busca de felicidade e realização que se abre mão de alguma individualidade.

não discordo.. também podemos tomar como exemplo as pessoas que adiam a decisão de ter filhos porque querem se estabilizar e curtir a vida primeiro.

e eu não acho que seja uma rebeldia insensata, muito pelo contrário, é ponderado até demais, pois coloca a razão acima da pura lógica de ~procriar porque sim~

brunohardrocker
Veterano
# out/16
· votar


CindyFerrari
dou risada pra não tretar com a pessoa

Logo, seu humor não é saudável. Tem que rir de verdade. Pra isso, você tem que aceitar a normalidade da reprodução humana mesmo que decida não se reproduzir. O problema está na sua não aceitação.

o processo é tipo esse "vc tem que casar" "tem que ter filho" tem que isso, tem que aquilo

De que forma isso te obriga? Tipo, tem alguma divisão da guarda civil te notificando sobre isso?
Veja bem, eu não gosto de balada. Saio na rua e nas redes sociais, e vejo um mar de gente sustentando que a balada no fim de semana é obrigatória para quem passa 6 dias de desgosto no trabalho. Eu já gosto de todos os dias da semana, porque assim eu vivo bem. Eu sofreria algum tipo de pressão para que eu frequente baladas? Eu deveria me atordoar com isso?

brunohardrocker
Veterano
# out/16
· votar


One More Red Nightmare

Excelente texto. Eu só teria o cuidado de não correlacionar reprodução humana com cultura. Porque não é cultural e sim natural. Logo não há pressão. É somente o que se espera de um ser vivo.

CindyFerrari
Veterano
# out/16
· votar


brunohardrocker
O problema está na não aceitação dos outros. Eu aceito a normalidade da reprodução humana, as pessoas que tem dificuldade de aceitar quem não quer.. ¯\_(ツ)_/¯

De que forma isso te obriga?
vc entendeu o que eu quis dizer.. ninguém vai me prender por isso, lógico.. o que eu estou dizendo é que é um saco ter que passar por isso... as pessoas também me questionam quando eu digo que não bebo, é igualmente chato.. já cheguei a ouvir que "não sou uma boa pessoa" e que "minha vida deve ser muito chata".. dei o mesmo sorrisinho sem graça

vendo por outro lado: imagina quem é estéril e toda vida tem que explicar que não pode ter filhos? se a pessoa não quer ter filhos, ok... mas quando ela quer e tem que falar disso o tempo todo.. deve ser horrível.. eu não consigo imaginar o sofrimento de quem vende até o que não tem pra fazer tratamento de fertilidade

brunohardrocker
Veterano
# out/16
· votar


CindyFerrari
eu entendo a antropo-sociologia da coisa.. mas quem vai parir, amamentar, trocar fralda, alimentar, vestir e educar não é a sociedade, é a mãe.

Então se fosse a sociedade e não a mãe (e o pai), estaria tudo bem parir?

não discordo.. também podemos tomar como exemplo as pessoas que adiam a decisão de ter filhos porque querem se estabilizar e curtir a vida primeiro.

Quem tem filhos não curte a vida?

CindyFerrari
Veterano
# out/16
· votar


brunohardrocker
Então se fosse a sociedade e não a mãe (e o pai), estaria tudo bem parir?
se criassem máquinas parideiras que conseguissem gestar uma criança sem depender de um corpo humano para isso, ok.. enquanto depender de um corpo humano, a pessoa deve ter autonomia para querer procriar ou não

Quem tem filhos não curte a vida?

pergunte pra quem tem

sallqantay
Veterano
# out/16 · Editado por: sallqantay
· votar


One More Red Nightmare
tem dificuldade em entender como funciona uma cultura

de modo algum. O feminismo afronta a cultura abertamente, e sabe disso. A tática é trazer para o debate público o que deveria ficar na sessão de terapia (indivíduo lidando com pressão do grupo e da sociedade).

Daí se parte para uma mudança cultural (engenharia social)

lógica coletiva

prefiro o termo lógica difusa. Menos comuna

brunohardrocker
Veterano
# out/16
· votar


CindyFerrari
enquanto depender de um corpo humano, a pessoa deve ter autonomia para querer procriar ou não

E não tem?? Oo

pergunte pra quem tem

Não sei, você que não tem está dizendo.

Jack Holland
Veterano
# out/16
· votar


CindyFerrari
esses dias fui cortar o cabelo e a menina lá disse "casa quando? tem que casar viu" minha nossa.. é um saco, mas é isso

É uma merda mesmo. Vc por opção não quer casar nem ter filhos e fica lá na tua de boa. Daí todo mundo que quer fica enchendo tua paciência pra fazer igual elas, como TJs querendo te converter desesperadamente. Que diferença faz na vida da pessoa se eu estou procriando ou não? Eu já não tenho paciência pra essas merdas. Mando logo a pessoa ir pra pqp, ou cuidar da vida dela, se estiver de bom humor

brunohardrocker
Quem tem filhos não curte a vida?

Não.

CindyFerrari
Veterano
# out/16
· votar


brunohardrocker
a gente tá entrando na fase do debate que vc quer que eu desenhe meu ponto de vista, quando vc entende o que eu digo do jeito que eu digo.. isso é bem desonesto..

passar bem

brunohardrocker
Veterano
# out/16
· votar


CindyFerrari
quando vc entende o que eu digo do jeito que eu digo.. isso é bem desonesto..

Não, eu não entendo como você não tem autonomia sobre o próprio corpo e a cabeleireira tem.

CindyFerrari
Veterano
# out/16
· votar


Jack Holland
eu estudei com uma pessoa que ouvia muito isso e ainda: "quando vc tiver mais velha, vai querer" "eu já tenho 35 e não quero"
haja paciência

daimon blackfire
Membro Novato
# out/16
· votar


Gente, não é nada difícil de entender. Tem gente que quer ter filho e tem gente que não quer, é só as pessoas pararem de encher o saco das outras.

Synth-Men
Veterano
# out/16
· votar


"Na boa, quem é o editor chefe da veja?

E qual a dela? Um dia taca fogo no Temer, no outro tenta promover a mulher dele da forma mais bizarra possível, como uma primeira dama republicana de 1940.

Quem lê isso?
"


Véi!
Na boa...

A revista Veja é um dos editoriais mais mentirosos, sarcásticos e direcionalista que já vi em minha vida.

A Veja consegue mentir sobre o próprio tema mentira. Nos anos 90 e 2000, reportagens da Veja deixaram muitos cidadãos confusos, com o caso Collor, PC Farias, Plano Real, religião, economia e temas sociais.

Ler a Veja é pior do que espalhar corrente no Whatsapp, pior do que clicar 1 em uma foto do Facebook para ver o que acontece, digitar amém em foto de doente e compartilhar foto de estupradores, ladrões, somente com o texto em cima da foto, acusando o desconhecido, que é um cidadão qualquer, sem procedências, testemunhos e registros policiais.

Por que tudo isso? Simplesmente por que a Veja você paga para ler o conteúdo.

E olha que nada neste universo e nesta galáxia, faz tantos retardados mentais como as redes sociais.

A Veja consegue superar isto (lembrando , porque você paga). A concorrente da Veja que assemelhava os tipos de reportagens mentirosas era a antiga Manchete.

sallqantay
Veterano
# out/16
· votar


Manchete

bons tempos, altas baixarias. Tinha também o NP

Synth-Men
Veterano
# out/16
· votar


sallqantay

Somente a Emmanuelle me fazia trocar de canal...

sallqantay
Veterano
# out/16
· votar


CindyFerrari
eu admiro muito mulheres como a minha mãe que conseguiram conciliar tudo.. tem que ter muita disposição e coragem pra isso.. eu não tenho

você está desempoderada

Marco Andriotti
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Marco Andriotti
· votar


sei lá, acho que a questão de "ter filhos ou não" é muito pessoal e cultural sim, até porque hoje em dia nao se vê mais famílias de 5 a 10 filhos com tanta facilidade como se via há uns 50 anos atrás

eu mesmo não planejo ter filhos, pelo menos não nessa fase da minha vida
mas não julgo quem queira ter e queira não ter

acho ainda que é muito melhor você nao ter um filho, do que ter e não ter capacidade financeira e mental para criá-lo. O que mais se vê hoje são pais e mães despreparados, e a consequência são filhos mal criados no pleno sentido da palavra.

mas pelo menos no meu ambiente comum eu nunca senti essa pressão para ter filhos, e acho que boa parte disso se deva ao fato de que todos do meu circulo social sabem ou compartilham das minhas posições religiosas, então eu só teria filhos depois de casar de toda forma

No geral a questão não é de que se tiver filhos vc irá abrir mão de uma felicidade ou vice versa. Acho que abrir mão da felicidade é vc fazer qualquer coisa por pressão, isso sim

brunohardrocker
Veterano
# out/16
· votar


Marco Andriotti
eu mesmo não planejo ter filhos,
então eu só teria filhos depois de casar de toda forma

Caso o primeiro plano se concretize, seria um casamento sem frutos?

daimon blackfire
Membro Novato
# out/16
· votar


Cara, para com isso. O ANdriotti disse que não quer ter filhos nessa fase da vida dele, não que não pretenda ter algum dia.

sallqantay
Veterano
# out/16
· votar


o brunohardrocker luta contra moinhos, o bananão vai ser o japão daqui a 30 anos em termos de declínio populacional (a diferença é que isso pode ocorrer sem o acúmulo de capital deles, o que vai tornar a questão bem mais dramática)

brunohardrocker
Veterano
# out/16
· votar


sallqantay
luta contra moinhos, o bananão vai ser o japão daqui a 30 anos em termos de declínio populacional (a diferença é que isso pode ocorrer sem o acúmulo de capital deles, o que vai tornar a questão bem mais dramática)

Logo, há um moinho maior que estes.

sallqantay
Veterano
# out/16
· votar


brunohardrocker

acumular capital na periferia do capitalismo é muita treta

brunohardrocker
Veterano
# out/16
· votar


sallqantay

Me refiro ao moinho que mói moinhos.

Jack Holland
Veterano
# out/16
· votar


acho ainda que é muito melhor você nao ter um filho, do que ter e não ter capacidade financeira e mental para criá-lo. O que mais se vê hoje são pais e mães despreparados, e a consequência são filhos mal criados no pleno sentido da palavra (2)

sallqantay
Veterano
# out/16 · Editado por: sallqantay
· votar


brunohardrocker

metamoinhos?

nao há mais moinhos, como os de antigamente

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Bela, recatada e do lar