Fazer você mesmo a manutenção X ficar dependendo de assistência técnica

    Autor Mensagem
    strinbergshredder
    Veterano
    # fev/16


    Pesquisa pra gastar o tópico do dia:

    Você tem um celular e o vidro dele trinca de um lado até outro, bem na metade, perdendo o touch da rachadura pra cima.

    Pesquisando, um amigo te indica um cara e ele te cobra 90 pra trocar o vidro, lojinha legalizada, parece de confiança. Deixa o celular lá e o cara que já tem uma senhora expertise não consegue trocar pq uma pecinha não tá encaixando direito e ele quer fazer um serviço legal.

    Do outro lado, vc procura no youtube um tutorial e vê que se tendo o vidro (50 reais no ML), a chave certa (mais uns 10 no maximo) e cuidado pra não fazer merda, é ridiculamente fácil fazer a troca.

    O que fariam numa situação dessa?

    Samá Samutte
    Membro Novato
    # fev/16
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    O que fariam numa situação dessa?

    Eu já me aventurei muito em dar manutenção em notebook/desktop e passei muitos sustos com isso (certa feita meu note estava dando problema; peguei o da empresa e fiz uma substituição de HD só para ver se esse era o problema; depois, ao montar o note da empresa, ele não ligava; quase morri do coração).

    Eu levaria a um especialista.

    strinbergshredder
    Veterano
    # fev/16
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    Samá Samutte
    Mas aí concordo com vc, um note é bem mais complicado de se mexer do que um celular, especialmente quando não se sabe do problema...

    Mas para exemplificar minha questão, o tutorial que assisti:
    https://www.youtube.com/watch?v=ylk01yug5_A (Pt. 1)
    https://www.youtube.com/watch?v=wipon3uqj9Q (Pt. 2)

    Insufferable Bear
    Membro
    # fev/16
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    PC é PC, é montado com a manutenção em mente, qualquer macaco faz...
    Celulares e notebooks é outra história... ainda que o tutorial seja pro seu exato modelo tem sempre risco de acontecer merda...

    Wade
    Membro Novato
    # fev/16
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    Se for realmente fácil, troca, uai.

    Só não faço eu mesmo manutenção nas minhas coisas quando é algo que realmente exija especialidade além do que um "leigo" possa ter.

    Mas grande parte dos problemas são resolvidos facilmente, mas tem todo um lobby pra que gente xucra já pense "vish, deu problema, tenho que mandar pra autori$ada".

    strinbergshredder
    Veterano
    # fev/16
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    Insufferable Bear
    Pois é, é o fator que pesou no primeiro momento...

    Wade
    Os vídeos que postei ali mostram a facilidade do procedimento, mas ainda que o tutorial seja pro seu exato modelo tem sempre risco de acontecer merda......

    Edward Blake
    Membro Novato
    # fev/16 · Editado por: Edward Blake
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    Ligue para o fabricante e pergunte se eles fazem o conserto (ou, pelo menos, indicam uma loja confiável).

    Uma vez mandei consertar o notebook em uma autorizada perto de casa. Os sujeitos começaram a demorar demais, inventar defeitos e dizer que estavam esperando uma placa x que tinham encomendado do fabricante para resolver o problema.

    Desconfiado, liguei para o fabricante, que me informou que a loja não tinha encomendado placa nenhuma e que eu podia enviar o notebook diretamente para a empresa em SP. Questionando o cara da loja a respeito, a reação dele foi bem previsível; fez cara de indignação e disse: “Não é possível! Eles não podem dizer que eu não encomendei a peça!”.

    strinbergshredder
    Veterano
    # fev/16
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    Edward Blake
    Dica anotada! Vou tentar entrar em contato com a Motorola.



    Uma vez mandei consertar o notebook em uma autorizada perto de casa. Os sujeitos começaram a demorar demais, inventar defeitos e dizer que estavam esperando uma placa x que tinham encomendado do fabricante para resolver o problema.

    Desconfiado, liguei para o fabricante, que me informou que a loja não tinha encomendado placa nenhuma e que eu podia enviar o notebook diretamente para a empresa em SP. Questionando o cara da loja a respeito, a reação dele foi bem previsível; fez cara de indignação e disse: “Não é possível! Eles não podem dizer que eu não encomendei a peça!”.


    Pilantra né.. Sacanagem essa enrolação que alguns fazem!

    sallqantay
    Veterano
    # fev/16
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    depende muito da diferença de preço. Por essa daí eu levo no tiozinho da Sta Efigênia certeza

    strinbergshredder
    Veterano
    # fev/16
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    sallqantay
    Mas vc baseia essa sua idéia no possível pontencial de dar merda se vc mesmo mexer, ou simplesmente por preferencia?

    Jack Holland
    Veterano
    # fev/16
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    Típico caso de custo de oportunidade.

    Tem que botar na equação se o tempo que vc vai perder indo atrás da peça e da(s) ferramenta(s) + o tempo consertando propriamente + a responsabilidade pro caso de dar merda valem o $$ que vc vai economizar.

    Nosso tempo é limitado, e dependendo do que vc terá que deixar de fazer pra cuidar disso (perder hora de trabalho ou outro compromisso importante, ou até mesmo tempo de descanso precioso), não vale a pena.

    Isso me lembra uns antigos amigos meus que me chamavam de otário por pagar mecânico pra realizar serviços básicos no meu carro, que malandro que é malandro arruma sozinho, etc. Só que os caras nos carros deles perdiam literalmente um sábado inteiro pra arrancar dois parafusos. Como eu não podia me dar a esse luxo eu deixava carro na oficina e aproveitava o resto do tempo pra resolver outras 1283746 coisas (limpava a casa, lavava a roupa, ia à academia, estudava, jogava um game, dava atenção à namorada, etc, etc.). Perto da comodidade que isso me trazia, os 80, 100 reais do mecânico não significavam nada.

    OBS: não estou considerando aqui o fator hobby (se vc quer fuçar simplesmente porque gosta, esqueça tudo que eu falei).

    Jube
    Veterano
    # fev/16
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    Eu me arrisco a arrumar quase tudo, principalmente depois que você tem sua própria casa, você tem que aprender a arrumar as coisas porque se for depender de serviços externos, vai a falência.
    Mas no caso do celular, eu prefiro pagar. O meu caiu e trincou tudo a tela, eu vi como faz mas as chances de algo sair errado são grandes.

    strinbergshredder
    Veterano
    # fev/16
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    Jack Holland
    Jube

    Agradeço as impressões de vocês!

    DarkMakerX
    Veterano
    # fev/16
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    Com os preços que você passou, eu levaria na assistência.

    Se a diferença fosse maior, eu tentaria fazer (fora da garantia, né?)

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # fev/16 · Editado por: Christhian
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    strinbergshredder
    Como falaram, celular é de manutenção um pouco mais difícil.

    Algumas coisas para considerar:
    - se ele não tivesse perdido o touch, o problema seria apenas a lente de vidro (gorilla glass, em alguns casos). Na maioria dos casos de troca, o LCD quebra se não for aquecido corretamente, pois há uma cola UV aplicada entre ele e a lente, para melhorar a função 'capacitiva', na maior parte dos fabricantes (Samsung, LG e HTC com certeza, salvo alguns aparelhos da motorola e da Sony, lembrando de memória). Quando não quebra, o sujeito que vai efetuar a troca não tem a cola correta e aplica apenas fita dupla face para prender a lente, o que faz o touch ficar uma porcaria. Eu mesmo já fiz isso num Galaxy S3 e me senti um idiota por ter perdido tanto tempo e o resultado final ficar um lixo (no sentido de que não funcionava como deveria).

    - se o touch foi danificado, você terá que trocar o LCD junto provavelmente. Nesse caso, acredite, a manutenção é mais fácil, pois você precisará trocar todo o módulo de LCD, que normalmente também vem com a frente do celular, dependendo do fabricante. É só procurar algum vídeo de desmonte e seguir com cuidado.

    Se você não tem habilidade com ferramentas de precisão, sugiro que pague para alguém efetuar a troca.

    Boa sorte. :)

    Snakepit
    Veterano
    # fev/16
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    Sempre que me aventuro nessas penso se o tempo que eu vou perder tempo nisso vale a pena financeiramente.

    Se é pra passar um fim de semana inteiro pra economizar 20 reais to fora.

    As vezes é melhor pagar pra não se incomodar. Mas tambem não pode fazer papel de trouxa e pagar tudo que inventam.

    strinbergshredder
    Veterano
    # fev/16
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    DarkMakerX
    Sim, já está fora da garantia.. Mas de qualquer forma, vidro/display quebrado não está incluído na garantia, pois caracteriza mau uso do aparelho...

    Christhian
    Também já li sobre essa cola UV, mas não sei se o meu modelo utiliza, pois no tutorial não se fala nenhuma vez dessa cola UV e volta a funcionar normalmente.. Obrigado pelas dicas!

    Snakepit
    Penso em parte como você. As vezes vale mais a pena evitar dor de cabeça e perda de tempo hábil, mas quando a simplicidade do procedimento é demais, fica tentador meter a mão e fazer..rsrs

    sallqantay
    Veterano
    # fev/16
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    strinbergshredder
    pontencial de dar merda

    ah sim, se a coisa for muito cara eu vou ter menos propensão a mexer. Se for barata eu já vou logo enfiando a chave de fenda e vai curintia

    strinbergshredder
    Veterano
    # fev/16
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    sallqantay
    kkk.. esse é o espírito

    st.efferding
    Membro
    # fev/16
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    o que está faltando pra vc? tempo ou dinheiro?

    de nada o/

    strinbergshredder
    Veterano
    # fev/16
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    st.efferding
    Nem um, nem outro. Não tinha pressa do cel ficar pronto, nem me faltava dinheiro pro conserto..

    De qualquer forma, busquei o celular ainda há pouco, e tá funcionando perfeitamente..hehe

    Att,

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