Pergunta para os psicólogos do fórum.

Autor Mensagem
-Dan
Veterano
# fev/16
· votar


Edward Blake
Já disse: curiosidade de ver o que acontece; ferver a panela de pressão para ver se ela explode.

Sei.

A pergunta foi mais em nível interior. Seria: por que vc quer ferver a panela de pressão? Que benefícios vc ganha com isso?

Só estou aqui exercendo outra ótica. Vc já analisou os recalcados. É bem clara a motivação deles. Eu estava olhando agora para indivíduo causador do recalque, já que a hipótese do experimento social me soa apenas uma desculpa.

Hipótese1: necessidade de autoafirmação. Talvez seu jeito manipulador tenha tornado difícil para vc enxergar se os elogios daqueles que vc ainda não decifrou por completo são verdadeiros. Aqueles que vc não decifrou tem a opinião que realmente importa pra vc. Os outros são fantoches que vc já modelou as reações. Esses você otimiza a convivencia às suas necessidades. Aqueles que te desafiam, vc sente dúvida. Aquela leve tendencia de espelharmos nós mesmos nos outros. Já que controlamos tudo e a todos, podemos estar sendo controlados também. Talvez, aliado a isso, uma certa insegurança no próprio discurso, que necessita ser validado, independente de quão gabaritado vc seja.

Nessa dúvida, vc vem aqui e faz o teste do recalque, para validar o seu eu. A panela explode, vc sorri e a hipótese da sua supremacia fica mais forte e suas dúvidas e inseguranças, mais fracas.

Enfim, só uma hipotese. Nem precisa levar a sério. Assim como vc gosta de analisar os indíviduos, também me divirto fazendo.

Hipótese 2: narcisismo inveterado.

Hipótese 3: puro ócio e desperdício de grande capacidade produtiva.

sallqantay
Veterano
# fev/16
· votar


eu me admiro da capacidade OTense de fazer textão

sallqantay
Veterano
# fev/16
· votar


One More Red Nightmare
qualirage

traduza e coloque a pronúncia, svp

st.efferding
Membro
# fev/16
· votar


eu me admiro da capacidade OTense de fazer textão


falta de laje

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/16
· votar


sallqantay
qualira (kua-lí-ra) é viado

-Dan
Veterano
# fev/16
· votar


sallqantay
eu me admiro da capacidade OTense de fazer textão

se juntar todos os seus microposts niilistas por página, dá um textão.

fikdik

st.efferding
Membro
# fev/16
· votar


se juntar todos os seus microposts niilistas por página, dá um textão.


pelamordealá, não dá ideia pra esse loco

sallqantay
Veterano
# fev/16
· votar


nossa, nego não entende que ser pós moderno implica em ser fragmentado. Textão é coisa de recalcado pelo petit pipi

-Dan
Veterano
# fev/16
· votar


st.efferding

pelamordealá, não dá ideia pra esse loco


sallqantay é o alívio cômico do OT. Se não der audiência perde o sentido.

st.efferding
Membro
# fev/16
· votar


-Dan

ele não se decidiu ainda se quer seguir a escola french blasé try hard cosmocicloveganfag do Excel ou a escola da sagrada Laje passofundense que se reúne todas sextas para comer goulash handmade

FELIZ NATAL
Veterano
# fev/16
· votar


Eu estava olhando agora para indivíduo causador do recalque, já que a hipótese do experimento social me soa apenas uma desculpa.

haha spell turned against the sorcerer's baby

Edward Blake
Membro Novato
# fev/16 · Editado por: Edward Blake
· votar


-Dan

Hipótese 4:

Estou testando vocês aqui para, caso um dia eu resolva virar um desbocado e jogar fora a imagem que projeto na rua para sobreviver no mundo burguês, já saber de antemão o que esperar das pessoas (p. ex., incompreensões, desonestidade intelectual, ataques infundados, discussões bestas sem motivo, etc.).

A verdade é que eu sou um sujeito bem extrovertido, egocêntrico e controlador. Gosto de me expressar, de falar as coisas do jeito que as vejo, sem eufemismos, sem papas na língua, sem me preocupar se estou pisando em calos alheios. E quem não gostar que vá à merda. (Tipo... eu sacaneio até as minhas namoradas, e elas sobrevivem heroicamente a tudo que eu jogo em cima delas, inclusive histórias de busão. Então, para mim, quem não aguenta ouvir uma ou outra tirada sem sucumbir ao recalque é, por definição, mais inseguro que uma mulherzinha).

O problema é que, no mundo real (i.e., o mundo fora da faculdade e do seminário do Olavo de Carvalho), as únicas ocasiões em que posso me comportar dessa maneira, sem colocar em risco a minha carreira, são as defesas no tribunal e os artigos que escrevo.

Minha vida social é exatamente como aquele jornalista português, João Pereira Coutinho, recomenda para os intelectuais: aprende a segurar os talheres primeiro e guarda o radicalismo para a tua arte.

guizimm
Veterano
# fev/16 · Editado por: guizimm
· votar


Edward Blake
Quero refinar minhas skills de leitura mental e manipulação.
não é bem assim que funciona, cara

isso depende muito cara, não tem como passar todos e nem o numero de livros que vc vai ler, vou passar alguns autores pra vc ter uma ideia:

Freud, Jung, Skinner, Husserl, Carl Rogers, um cara da Gestal terapia q eu n lembro o nome, Vigotsky, Luria, talvez alguns de antropologia, tbm tem filosofia, Sócrates, Platão, Kant, Descartes, Marx...

Tudo isso agora de cabeça e eu comecei faz pouco tempo, boa parte disso vc nem precisa tanto ler, quase ninguem lê tudo o que é passado e muita coisa vc lê por fora, e nessas vai depender muito da abordagem com q vc se sentir mais confortável.

E mais uma coisa, muito da psicologia não se aprende dentro de livros ou de uma universidade, não é como se houvesse um manual pra nada.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# fev/16
· votar


Estou testando vocês aqui para, caso um dia eu resolva virar um desbocado e jogar fora a imagem que projeto na rua para sobreviver no mundo burguês, já saber de antemão o que esperar das pessoas (p. ex., incompreensões, desonestidade intelectual, ataques infundados, discussões bestas sem motivo, etc.).

Uau, olha o goethe aqui entre nós. hehehe

A verdade é que eu sou um sujeito bem extrovertido, egocêntrico e controlador. Gosto de me expressar, de falar as coisas do jeito que as vejo, sem eufemismos, sem papas na língua, sem me preocupar se estou pisando em calos alheios. E quem não gostar que vá à merda.

digno

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# fev/16
· votar


sabe, esse blake é um cara bem emotivo e humano até.

bacana isso.

se fosse um animal, eu diria que é um coelho.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# fev/16
· votar


aprende a segurar os talheres primeiro e guarda o radicalismo para a tua arte.

cara, o mundo é dividido em imagem pública e privada. normal.

sallqantay
Veterano
# fev/16
· votar


comparar ao landlord é mancada, meo

#chatiado

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/16
· votar


quase ninguem lê tudo o que é passado

curso de graduação padrão in a nutshell.

sallqantay
Veterano
# fev/16
· votar


anyway, acho que clítoris é um pipi pequeno

guizimm
Veterano
# fev/16
· votar


quase ninguem lê tudo o que é passado

curso de graduação padrão in a nutshell

quase ninguem lê tudo o que é passado

curso de graduação padrão in a nutshell

qualquer curso do brasil na verdade

Alessandra
Veterano
# fev/16 · Editado por: Alessandra
· votar


Edward Blake
a) Quantos livros, mais ou menos, por alto, vocês foram tiveram que ler para a graduação?
Nunca me desfiz ou vendi meus livros desde o primeiro período, tenho no consultório uma estante de 2,15 x 3m repleta de livros. Fora o que não é livro, fora o que é on-line, fora o que era apostila e eu perdi, fora o que a gente pega na biblioteca, fora o que pega emprestado fora o que.... Se lê muito. MUITO MESMO. Muito se deve porque se pensa que psicologia é uma coisa só quando na verdade tem tipo umas trinta vertentes maiores, cada uma com seus pormenores, e autores e etc... Eu hoje, com dez anos de formada leio uma média de quatro livros profissionais por mês, daqueles chatos mesmo. Sem falar o que vira e mexe tem que reler pra refrescar a memória. Na minha monografia eu compilei 60 títulos pesquisados. Mas é aquilo, eu chuto que do que eu tenho, li uns 40% só de cabo a rabo, o resto se lê o que precisa, o que acha mais interessante. Tem livros com capítulos estuprados por post its e marca texto e anotações e outros intactos no mesmo livro, especialmente compilações teóricas.

b) Quais foram os livros? Conseguem se lembrar?
Díficil, quando se começa tem os basicão, tipo os do Schultz, Zimmerman, Papalia, Skinner, Maslow, Carl Rogers, milhares de tratados gerais tipo 'história da psicologia' 'introdução à psicologia moderna' e etc. Depois começa a profundar e cada um segue o seu caminho na área de abrangencia que mais lhe interessa. Eu por exemplo sou psicanalista, e foco muito na aplicação de testes psicológicos, então eu li todas as conferencias introdutórias e novas conferencias introdutorias de Freud, (ultrapassado, mas necessário) tudo da neopsicanálise, Jung, Lacan Zimmerman e os autores mais focados na área, mas sempre é bom conhecer com mais propriedade as outras teorias, porque sempre SEMPRE se usa em clínica conhecimentos de outras áreas. Quem quer seguir no caminho comportamental cognitivo vai ler tudo de Skinner, quem é mais humanista, Rogers, Psicodramatista, Moreno, e etc...

c) Fora livros, algum artigo importante?
A psicologia é uma área muito ativa na produção de conhecimento, então sempre tem coisas novas e interessantes pra serem lidas, mas por alto não consigo pensar em artigos específicos pra te falar. Os que me marcaram mais foram os que eu li na especialização, sobre aceitação da morte, problemática familiar no luto, dinamicas da morte, etc.

Boa sorte man, a gente tem que lidar com muita coisa chatinha do senso comum (tipo nossa mas vc frequenta um fórum de internet deve ser mentira vc não sabe nada quem sabe mais sou eu uma pessoa qualquer sem um decimo da sua formação academica na área e voce não já que tá aqui num forum de internet muawahuahua) ou a dificuldade de manter pacientes, (quem é mais próximo meu vive me ouvindo reclamar das minhas tretas com a Unimed por exemplo por briga de repasse de valor de sessão), falta de reconhecimento, mas no geral meu, é uma profissão muito, muito foda.

:)

André Perucci
Veterano
# fev/16
· votar


lembro quando costumavam proibir palavras nesse fórum como "Iron Maiden" e "v4d1a", podiam voltar com isso e passar a régua nesses try hard cosmocicloveganfag da vida que tanto falam aqui

sallqantay
Veterano
# fev/16 · Editado por: sallqantay
· votar


gente, saiu o paper do JdM. Vou postar aqui a versão resumida, for dummies:

Waleskianismo: evidências empíricas

intro
Esse paper pretente testar as hipóteses waleskistas em um fórum de internet

empiria
Comecei a postar em um fórum sobre minha brilhante carreira de advogado, doutor em tudo orientado por um cara com 34 mestrados, e como as novinhas do busão pira em minha pessoa. O resultado foi atração de recalque.

conclusão
O paradigma Waleskista possui alto valor explicativo: o recalque é a principal motivação humana.

bibliografia
POPOZUDA, Waleska "Beijinho no ombro"
BOY, devil "oiudhiwqe wdoiwqj oiw wqjdo osjds"

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pergunta para os psicólogos do fórum.