Autor |
Mensagem |
brunohardrocker Veterano |
# fev/16
sotaque carioquês cosmovisão festeira hedonista meio praia meio boêmia tropicália Chiquinho super amor comemorações sincretismo brasileiríssimo contraxxxte diversificado gente do bem Duvivier
|
sallqantay Veterano |
# fev/16
· votar
regina casé
|
Samá Samutte Membro Novato |
# fev/16
· votar
Como alguém, de Brasilia, que mora há apenas 7 anos no RS, fala "aí depende de ti", "tu vais ver que não vai dar certo", "bah, mas tu me disse que isso não daria certo"?
|
# fev/16
· votar
Samá Samutte
RS? o que isso?
|
Edward Blake Membro Novato |
# fev/16
· votar
Samá Samutte
Normal. Meus pais moraram uns 5 no RJ e, quando voltaram, a fala deles estava cheia de ginga e chiados.
|
sallqantay Veterano |
# fev/16
· votar
zona sul ipanemice excel
|
# fev/16
· votar
Edward Blake
Cara, acho que não é normal. Eu moro há 5 anos no GO e não puxo o R para falar porta, porteira e portão (típico também do interior de SP).
|
st.efferding Membro |
# fev/16
· votar
baladinha top
|
FELIZ NATAL Veterano |
# fev/16
· votar
maneiro
|
# fev/16 · Editado por: Edward Blake
· votar
Samá Samutte Cara, acho que não é normal. Eu moro há 5 anos no GO e não puxo o R para falar porta, porteira e portão (típico também do interior de SP).
Você deve ter algum tipo de resistência à cultura local (p. ex., preconceito com o r dos caipiras, amor à sua terra natal, individualismo acentuado, ou coisa do tipo).
O normal, quando alguém se integra a um grupo novo (seja na escola, seja no trabalho, seja na comunidade), é começar a assimilar os cacoetes do pessoal para dar uma de bacana e não passar por chato. =)
|
Insufferable Bear Membro |
# fev/16
· votar
Edward Blake Eu tô no rio há 4 anos e não consigo imitar o xiado dos cariocas... eu sempre acabo falando "xaco" ao invéz de "saco" quando tento...
|
# fev/16
· votar
Edward Blake
Você deve ter algum tipo de resistência à cultura local (p. ex., preconceito com o r dos caipiras
É exatamente isso. E ainda fico zoando (hoje, menos) o pessoal local, bem como os milhares - literalmente - de nordestinos que se encontram aqui. "Então eu digo pronto".
|
Snakepit Veterano |
# fev/16 · Editado por: Snakepit
· votar
Samá Samutte Cara, acho que não é normal. Eu moro há 5 anos no GO e não puxo o R para falar porta, porteira e portão (típico também do interior de SP).
São coisas diferentes. Esse R é a pronuncia mesmo, mesma coisa que o X dos cariocas, Vaxco, etc. Isso não se pega facil.
Agora o "Bah" é uma expressão que de ouvir vc começa a repetir. Assim como o "tu", que na verdade é o português correto. São palavras normais que voce acaba inserindo no teu vocabulário naturalmente apenas de ouvir.
Palavras e expressões locais se pega rápidinho, muito mais facil que o sotaque propriamente dito, como o R e o X.
Pegar esse sotaque só a Xuxa fazendo papel de ridícula imitando carioca pra parecer na modinha. E ainda diz que é Flamengo.
|
Jack Holland Veterano |
# fev/16
· votar
Como alguém, de Brasilia, que mora há apenas 7 anos no RS, fala "aí depende de ti", "tu vais ver que não vai dar certo", "bah, mas tu me disse que isso não daria certo"?
Normal. Meus pais moraram uns 5 no RJ e, quando voltaram, a fala deles estava cheia de ginga e chiados.
Engraçado isso. Meu primo foi morar na Catalunha tem uns 10 anos e praticamente não sabe mais falar português. Já minha mãe veio do Ceará pra SP há 40 anos e ainda fala com sotaque nordestino.
|
One More Red Nightmare Veterano |
# fev/16
· votar
Vocabulário e sotaque devem ser considerados separadamente. No meu caso, rapidamente incorporei o primeiro. O segundo se altera mais lentamente, não necessariamente em aspectos salientes, como alterar fonemas, mas em coisas sutis como o ritmo e interjeições, por exemplo.
|
Insufferable Bear Membro |
# fev/16
· votar
One More Red Nightmare Isso, cadência e intonação devem ser coisas que sempre acabam mudando, mudar fonemas eu nunca vi...
Aproveitando esse assunto, da onde vem o r caipira e o r trilado paulistas? Por que existem os dois na capital?
|
FELIZ NATAL Veterano |
# fev/16
· votar
One More Red Nightmare
Morei no nordeste cerca de uma temporada e fiz o mesmo progresso que o teu, só.que ao inverso. Dado que sou aficionado por sotaques, porem relutante com vocabularios regionais, dada a sua aplicação para mim.
|
# fev/16 · Editado por: Edward Blake
· votar
Insufferable Bear Eu tô no rio há 4 anos e não consigo imitar o xiado dos cariocas... eu sempre acabo falando "xaco" ao invéz de "saco" quando tento...
O fato de você tentar imitar os cariocas não significa que você, no fundo, no seu inconsciente, não tenha algum preconceito contra eles, e isso não esteja te travando e dificultando a assimilação dos trejeitos (que geralmente é um processo espontâneo; eu, por exemplo, falo um bocado de línguas, e isso, com o passar do tempo, sem perceber nem querer de forma consciente, afetou um pouco a minha entonação do português, de modo que, mesmo na minha cidade natal, já me perguntaram de onde eu vinha).
Todo mundo mente para si mesmo.
|
FELIZ NATAL Veterano |
# fev/16
· votar
Edward Blake Todo mundo mente para si mesmo.
Mas isto não entra em contradição com isto:
aprender a desconfiar de si mesmo e a enxergar os podres de todo mundo (não apenas dos inimigos). - http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/325755/#9149048
|
# fev/16
· votar
FELIZ NATAL Mas isto não entra em contradição com isto:
aprender a desconfiar de si mesmo e a enxergar os podres de todo mundo (não apenas dos inimigos). -
Não. Confirma.
|
# fev/16
· votar
Discussão com o selo Milton Erickson de qualidade.
|
# fev/16
· votar
Tinha sotaque sulista, aí fui morar no norte do Mato Grosso e fiquei com sotaque sulista.
|
Wade Membro Novato |
# fev/16
· votar
Tinha sotaque nordestino, aí permaneci morando no nordeste e continuei com o sotaque.
|
# fev/16
· votar
Wade
Se você for para o norte do Mato Grosso, também permanecerá com o sotaque nordestino.
|
megiddo Membro |
# fev/16
· votar
Tinha sotaque interiorano, aí continuei morando no interior e o sotaque ficou tão intenso que agora falo inglês.
|
Wade Membro Novato |
# fev/16
· votar
brunohardrocker Imagino. Já vi uns pessoal do DF que tem sotaque nordestino mais carregado que o meu.
|
# fev/16
· votar
brunohardrocker
Mato-grossense não tem sotaque! Nós não puxamos o r, não falamos "vamox na excola", não dizemos "tu", "ti", "bah", "eu lhe digo", etc, etc.
|
# fev/16
· votar
Samá Samutte
Cuiabano tem sotaque.
|
# fev/16
· votar
brunohardrocker
Verdade, lembrei-me agora de um. Acho que ele falava "petche" ao invés de "peixe". Eu sou do interiorzão, talvez por isso não tenha sotaque.
|
makumbator Moderador
|
# fev/16 · Editado por: makumbator
· votar
Samá Samutte talvez por isso não tenha sotaque.
até o google translator tem sotaque cara. Não existe isso de sem sotaque...só mudo não fala com sotaque.
|