No cenário atual, qual o melhor lugar para investir?

Autor Mensagem
Samá Samutte
Membro Novato
# jan/16


Li este tópico do Konrad para entender um pouco sobre o assunto, porém ele já é bem antigo e creio que as coisas mudaram um pouco.

Estou pesquisando sobre Tesouro, LCI e LCA; gostaria de informações acerca de qual o melhor investimento no momento.

Situação:

- Não quero correr riscos.
- R$ 8.000,00 para investir.
- Prazo: 24 meses no máximo.

Baixei uma planilha do Info Money.

Fazendo a simulação, o resultado foi (rendimento ao ano):

- Poupança: 7,45%
- CDB / Letra de câmbio: 13,67%
- Fundo DI: 12,23%
- Tesouro Direto: 11,39%
- LCI ou LCA: 13,06%
- CDB / Letra de câmbio em pé: 12,77%
- NTN-B: 12,20%

Pelo que li, Tesouro Direto e LCI/LCA são bem seguros.

E esse CDB/Letra de câmbio aí? É quase o dobro da poupança (onde meu dinheiro está no momento); é arriscado?

Samá Samutte
Membro Novato
# jan/16
· votar


Vish, parece que para investir em LCI e LCA tem que ter no mínimo R$ 30.000,00.

http://www.infomoney.com.br/solucoes-financeiras/comparador-renda-fixa /cdb-lci-lca

st.efferding
Membro
# jan/16
· votar


Se você não quer se estressar e conseguir uma corretora com taxa de administração zero, acredito que esta opção ainda é válida -> http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/273601/p3#9033507

Samá Samutte
Membro Novato
# jan/16 · Editado por: Samá Samutte
· votar


st.efferding

Isso aí é o mesmo que o Tesouro Direto, não é?

Pelo que estou vendo é a melhor opção mesmo. Entretanto pensei que os ganhos fossem maiores; investindo 8k, em cinco anos, terei apenas 3.457k de rendimento. Eu acho pouco.

Benva
Veterano
# jan/16
· votar


Samá Samutte

É Tesouro Direto. O que acontece é que existe uma miríade de títulos disponíveis para escolha. Os mais complicados em se entender a dinâmica são os títulos híbridos, que pagam taxa acordada + inflação. É uma dor de cabeça imensa entender como funcionam, nem eu entendo direito (e por isso prefiro ficar menos exposto a eles, por enquanto).

Recomendo a você -- ressaltando ser apenas uma opinião pessoal, cabendo a você a escolha -- verificar os títulos com vencimento em 2018 ou 2019, investir neles e carregar até o vencimento*. Não recomendo nenhum título com vencimento posterior.


* OBS: caso você queira vender o título antes do vencimento, pode ganhar uma rentabilidade maior ou menor do que o acordado ou, sem meias palavras, perder dinheiro.

st.efferding
Membro
# jan/16
· votar


Samá Samutte
Isso aí é o mesmo que o Tesouro Direto, não é?

Correto.

Pelo que estou vendo é a melhor opção mesmo. Entretanto pensei que os ganhos fossem maiores; investindo 8k, em cinco anos, terei apenas 3.457k de rendimento. Eu acho pouco.

Menor risco a se assumir, menor retorno (lucro).

Ao invés de trabalhar com o conceito de risco como requisito para escolha do investimento, quanto você deseja ganhar neste período de 2 anos?

Samá Samutte
Membro Novato
# jan/16
· votar


st.efferding

quanto você deseja ganhar neste período de 2 anos?

Pensei no mínimo 5k.

st.efferding
Membro
# jan/16
· votar


Samá Samutte

62,5% de lucro líquido? (5k/8k)

Não conheço investimento em renda fixa que atinja esse objetivo em 2 anos

Samá Samutte
Membro Novato
# jan/16
· votar


st.efferding

Para eu conseguir 5k terei que investir os 8k em um prazo de 5 anos.

Este site do Tesouro, posso confiar nas informações e tutoriais?

http://www.tesouro.gov.br/tesouro-direto-questionario-perfil-do-invest idor

Wade
Membro Novato
# jan/16
· votar


Porra, quase dobrar o dinheiro em dois anos no Brasil é praticamente um milagre bíblico. Ou seja, não existe.

Samá Samutte
Membro Novato
# jan/16
· votar


Fiz a simulação no site do Tesouro.

Meu perfil:

- Poupar para uma viagem, para comprar um carro, uma casa, ou qualquer outro objetivo de médio prazo para realização, algo em torno de 3 a 6 anos. O valor do meu investimento poderá oscilar ao longo do tempo, mas a sua rentabilidade deverá ser igual à contratada no momento da compra do título, caso eu mantenha esse investimento até o vencimento.

- Prefiro, no momento da compra, saber exatamente o quanto irei receber no vencimento do meu investimento.

Resultado:

- Tesouro Prefixado 2019 (LTN): esse título vence em 01/01/2019. É indicado para aqueles que querem investir por médio prazo. É um título prefixado, ou seja, no momento da compra você já sabe exatamente o quanto irá receber no futuro (sempre R$ 1.000 por unidade de título). É mais interessante para quem pode deixar o seu dinheiro render até o vencimento do investimento, pois não paga juros semestrais. Em caso de resgate antecipado, o Tesouro Nacional garante sua recompra pelo seu valor de mercado.

- Tesouro Prefixado 2023 (LTN): esse título vence em 01/01/2023. É indicado para aqueles que querem investir por médio ou longo prazo. É um título prefixado, ou seja, no momento da compra você já sabe exatamente o quanto irá receber no futuro (sempre R$ 1.000 por unidade de título). É mais interessante para quem pode deixar o seu dinheiro render até o vencimento do investimento, pois não paga juros semestrais. Em caso de resgate antecipado, o Tesouro Nacional garante sua recompra pelo seu valor de mercado.

Posso confiar nisso?

Havia um outro perfil que eu poderia escolher, no entanto não entendi muito bem. Alguém poderia me explicar? É este:

"Para mim, o mais importante é preservar o poder de compra do meu dinheiro. Desejo um investimento que me dê rentabilidade acima da inflação e me proteja contra a alta dos preços. Com isso, abro mão de saber ao certo a rentabilidade final do meu investimento."

JJJ
Veterano
# jan/16 · Editado por: JJJ
· votar


Samá Samutte
Vish, parece que para investir em LCI e LCA tem que ter no mínimo R$ 30.000,00.

Depende do caso. No BB, por exemplo, o limite de LCI pode ser beeeeeeeeeeem menor que isso.

Samá Samutte
Membro Novato
# jan/16
· votar


quase dobrar o dinheiro em dois anos no Brasil é praticamente um milagre bíblico.

Oremos.

Ou seja, não existe.

https://www.youtube.com/watch?v=7eCPDOkW_ec

st.efferding
Membro
# jan/16
· votar


Samá Samutte

Você tem um objetivo específico para o lucro esperado (5k) do investimento? Se sim, qual(is) é/são?

st.efferding
Membro
# jan/16
· votar


"Para mim, o mais importante é preservar o poder de compra do meu dinheiro. Desejo um investimento que me dê rentabilidade acima da inflação e me proteja contra a alta dos preços. Com isso, abro mão de saber ao certo a rentabilidade final do meu investimento."

Exemplo fictício: a inflação em 2015 foi 9,5%. Fiz um investimento de R$ X com retorno líquido final equivalente a inflação (9,5%) + taxa extra por ano. Logo, superei a inflação "taxa extra"% ao ano.

Samá Samutte
Membro Novato
# jan/16
· votar


st.efferding

Você tem um objetivo específico para o lucro esperado (5k) do investimento? Se sim, qual(is) é/são?

A longo prazo esse dinheiro tornar-se-á um investimento em um imóvel (provavelmente um financiamento/consórcio; até lá eu vou juntando mais, é claro). No momento é só para aumentar a rentabilidade mesmo.

Wade
Membro Novato
# jan/16
· votar


https://www.youtube.com/watch?v=7eCPDOkW_ec

HAHAHAHAHA

Wade
Membro Novato
# jan/16
· votar


Aliás, por que não investe os 8k na igreja? Põe direto na conta do pastor pra ajudar o templo e as obras de Deus.

Ele vai te recompensar com dinheiro brotando do além na sua conta.

Cadê a fé agora?

st.efferding
Membro
# jan/16
· votar


Samá Samutte

Quando e quanto você pretende investir no imóvel?

Samá Samutte
Membro Novato
# jan/16
· votar


HAHAHAHAHA

Eu também acho uma piada, sério.

Samá Samutte
Membro Novato
# jan/16
· votar


st.efferding

Quando e quanto você pretende investir no imóvel?

Cara, essa é uma pergunta complicada, pois eu estou passando por uma fase de indecisão na minha vida profissional. Porém podemos fazer suposições:

Quando: 2017
Quanto: 120k (é o valor mínimo de uma casa por aqui, e bem meia boca ainda, sem garagem e sem muro).

st.efferding
Membro
# jan/16
· votar


Samá Samutte

Quanto você precisa para iniciar o financiamento/consórcio destes 120k?

st.efferding
Membro
# jan/16 · Editado por: st.efferding
· votar


dp

Samá Samutte
Membro Novato
# jan/16
· votar


st.efferding

Hoje, com a crise, a diminuição dos investimentos do minha casa minha dívida, uns 24k para iniciar o financiamento. No caso do consórcio, esse valor seria usado para dar o lance (fora esses 8k que quero investir, tenho mais 2k que ficarão na poupança por segurança + uns 8,3k do FGTS que posso usar na aquisição do imóvel).

brunohardrocker
Veterano
# jan/16
· votar


No centro-oeste.

Samá Samutte
Membro Novato
# jan/16
· votar


No centro-oeste.

:D

Frango com pequi FTW

Samá Samutte
Membro Novato
# jan/16
· votar


Na verdade eu prefiro com gueroba.

st.efferding
Membro
# jan/16
· votar


Samá Samutte

Então você precisa de 8k de retorno até 2017, além dos 8k para o investimento e os 8,3k do FGTS para totalizar um pouco mais dos 24k necessários para o financiamento da casa.

Quanto dinheiro por mês você estaria disposto a guardar para esta meta, agora em 2016?

Samá Samutte
Membro Novato
# jan/16
· votar


st.efferding

Mais uma vez depende; hoje, somente eu trabalho. Nessa situação, consigo poupar cerca de R$ 300,00/mês (eu sei que é pouco). Porém, o cenário pode mudar. Minha esposa está tirando a CNH e provavelmente irá procurar um emprego, aí essa poupança pode aumentar. Mas por hora, consideremos a situação atual.

st.efferding
Membro
# jan/16
· votar


Samá Samutte

Eu voto em LFT então + corretora com taxa zero ou menor que 0,5% de administração, mesmo sabendo que, matematicamente, não atingirá o objetivo citado (24k em 2017)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a No cenário atual, qual o melhor lugar para investir?