Tópico para discutirmos a reorganização das escolas em SP

Autor Mensagem
brunohardrocker
Veterano
# nov/15


Vejo meio mundo se manifestando. Alunos ocupam escolas, universitários - é claro - não perdem a oportunidade, sindicatos e movimentos sociais.

Mas me pergunto se todo mundo está realmente por dentro do projeto, se ele é benéfico para a sociedade, independente se você gosta ou não gosta do governador.

Não moro do estado, não estou completamente inteirado de tudo o que rola com o projeto e a realidade das escolas paulistas. Por isso levantamos as questões:

-Escolas com ciclo unico serão mais produtivas? Melhorará o ensino?

-A reorganização está sendo feita de forma desordenada? Isso é grave?

-Fui informado de que as escolas fechadas serão utilizadas para outros fins: serão municipalizadas, vão virar ETEC's, FATEC's, creches e etc. Isso é bom ou ruim, levando em conta nosso momento econômico?

Enfim, essas e outras duvidas, quem quiser contribuir com esclarecimentos, o tópico fica a disposição.

Abraços ao mano Rato o/

Fidel Castro
Veterano
# nov/15
· votar


brunohardrocker

o negócio é que as turmas ficaram inchadas e a relocação foi feita de forma porca.

localização é muito pra quem é de baixa renda, porque a mobilidade na periferia é absurdamente ruim, crescimento não-planejado em sua essência. Só demolindo a porra toda e refazendo pra consertar, ou abandonando carros.

e esse tempo perdido faz muita diferença pra quem muitas vezes ajuda a complementar a renda familiar a partir dos ~15.

fora que dar aula em uma EE com 25 alunos em sala já é tarefa quase impossível, com 40 é jogar o aproveitamento lá pra baixo de Hades.

Não sei qual foi a ideia do Governador além de cortar gastos. Mas foi um movimento muito burro, conseguiu mobilizar alunos de fundamental e ensino médio (que foi espontâneo, sem dedo dos ~movimentos~ que só entraram na onda e os próprios alunos, no geral, rejeitam), e não dá pra meter bala de borracha em criança, que é o jeito Alckmin de resolver conflitos políticos.

Em suma, foi burro, e se fudeu. Quero mais é que ele se foda de vez, 12 anos de PSDB tá um absurdo por aqui, os caras fazem o que querem e as contas do estado são mais sigilosas que cadastro de Motel.

Quando trocar a administração por qualquer partido não-aliado ao PSDB, vai vir à tona muita mutreta.

Fidel Castro
Veterano
# nov/15 · Editado por: Fidel Castro
· votar


serão municipalizadas, vão virar ETEC's, FATEC's, creches e etc. Isso é bom ou ruim, levando em conta nosso momento econômico?

Se for municipalizado, é bom por um lado, pois a atual gestão da Prefeitura é MUITO rápida na execução, o Haddad é um puta articulador e desburocratizador.

Por outro é ruim, porque o caixa da cidade, por incrível que pareça não é pujante como dizem. E tá aberto pra quem quiser ver. Já foi difícil começar fazer as creches (que viriam com uma verba que foi congelada na canetada, o ajuste progressivo do IPTU) e alguns projetos foram postergados. O Estado que tem muito mais caixa disponível tá passando a pelota pra quem tem menos, isso é irresponsável.

E se não for municipalizado, pode contar 10 anos até sair a primeira FATEC, o governo do Estado é estupidamente lento na execução. Não sei se é algo estrutural ou coisa do PSDB, visto que desde quando eu ainda assistia Cavaleiros do Zodíaco na TV o governo é PSDB.

brunohardrocker
Veterano
# nov/15
· votar


Fidel Castro

No PR em cidade pequena sempre estudei em turmas de 30~40 quando fui para a estadual. Acha muito?

Se for municipalizado, é bom por um lado, pois a atual gestão da Prefeitura é MUITO rápida na execução, o Haddad é um puta articulador e desburocratizador.

Mas é no estado todo, não?

Se forem municipalizadas ao menos a estrutura fisica já está pronta. Esse custo seria cortado. Além de que, estamos em recessão econômica. Isso ajudaria.

Snakepit
Veterano
# nov/15
· votar


To por fora do assunto, ainda mais por ser exclusivo de SP.

Porém, sempre tive aula com mais de 40 na turma. Achava normal, e funcionava.

Fidel Castro
Veterano
# nov/15 · Editado por: Fidel Castro
· votar


brunohardrocker
Snakepit

40 por turma sem dúvida não é a melhor prática pedagogica.

O ideal seriam turmas de no max 20, mas aí já é pedir demais da rede pública por hora. 25 é aceitável.

Mas é no estado todo, não?

Se forem municipalizadas ao menos a estrutura fisica já está pronta. Esse custo seria cortado. Além de que, estamos em recessão econômica. Isso ajudaria.


Não necessariamente, no interior tem umas prefeituras muito lixo. Como exemplo bom, lembro Santos, São Paulo, Ribeirão Preto e SJ dos Campos.

E não sei como jogar do estado para a prefeitura ajuda em recessão econômica. Aliás, recessão econômica é o momento de cortar gastos em outros lugares, jamais na educação. Se for considerar apenas como movimento político, é burro.

brunohardrocker
Veterano
# nov/15
· votar


Fidel Castro
40 por turma sem dúvida não é a melhor prática pedagogica.

Há estudos sobre isso?

Não necessariamente, no interior tem umas prefeituras muito lixo. Como exemplo bom, lembro Santos, São Paulo, Ribeirão Preto e SJ dos Campos.

Não falei da qualidade das prefeituras, falei sobre a reorganização, que vai ocorrer no estado todo.

E não sei como jogar do estado para a prefeitura ajuda em recessão econômica.

Não falei de simplesmente jogar do estado para a prefeitura, mas que, com as estruturas já prontas, não haveria o gasto para se construir uma nova estrutura para uma creche por exemplo.

Fidel Castro
Veterano
# nov/15 · Editado por: Fidel Castro
· votar


40 por turma sem dúvida não é a melhor prática pedagogica.

Há estudos sobre isso?


porra, pra caralho, minha ex é pedagoga, eu não, realmente não sei da ponta da língua. uma das lutas da CONANE, e talvez a mais fácil é essa.

o maior ponto disso é que quanto maior a turma sob um professor, mais coletivo, pasteurizado e homogêneo é o processo de aprendizado, e menor o foco nas capacidades e interesses individuais dos alunos. Simplesmente porque não dá. Logo, quanto mais alunos, mais desinteressante é o processo de aprendizado e menos produtivo.

Pegue seu exemplo, tinham 40 alunos na sua sala. O professor tinha que nivelar por baixo, para que a turma inteira estivesse na mesma matéria ao mesmo tempo. Não dava para individualmente explorar as capacidades ou atenuar as dificuldades de cada aluno. Muito menos para desenvolver as curiosidades.

É um absurdo 40 alunos em uma sala, vira processo fabril.

Isso sem entrar no clusterfuck que é administrar e arbitrar as relações sociais de 40 jovens, além de arbitrar uma aula paar 40 alunos, por mais disciplinados que sejam. Você fala sober matemática e explica geometricamente e metade acha um porre, explica de forma algébrica e a metade que curtia geometricamente se perde. Enquanto isso, um terço da metade perdida já desvirtuou desenhando, o outro terço está começando a conversar paralelamente e o outro terço simplesmente babou e se perdeu.

achei que fosse conhecimento comum inclusive, vai ver se as escolas 'tops' têm turmas de mais de 20.

brunohardrocker
Veterano
# nov/15
· votar


Fidel Castro

Afirmações sobre a relação "mais alunos x menos alunos" são sim de conhecimento comum, mas quanto aos numeros determinantes, vou dar uma googlada para ver.

brunohardrocker
Veterano
# nov/15
· votar


Solicito a subida na tribuna:

Gui
sallqantay
Konrad
José
LeandroP

sallqantay
Veterano
# nov/15
· votar


Fidel Castro está em cima do assunto, assino embaixo

Fidel Castro
Veterano
# nov/15 · Editado por: Fidel Castro
· votar


Não falei de simplesmente jogar do estado para a prefeitura, mas que, com as estruturas já prontas, não haveria o gasto para se construir uma nova estrutura para uma creche por exemplo.

A que custo? Perder uma escola?

Não estamos mal a ponto de relocar ativo fixo pra fazer escola, lol. A linha amarela que não sai nunca é uma torneira de dólares indo pra Allah sabe onde, e tá difícil manter o quórum de escolas?

A prefeitura também após liberarem o reajuste do IPTU, desmontarem a mafia do ISS e repatriarem uma bolada da gestão Maluf tá com caixa e tocando os projetos.

Viciado em Guarana
Veterano
# nov/15
· votar


mas quanto aos numeros determinantes

Vamos relativizar a mensuração do aprendizado?

brunohardrocker
Veterano
# nov/15 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Fidel Castro
Pegue seu exemplo, tinham 40 alunos na sua sala. O professor tinha que nivelar por baixo, para que a turma inteira estivesse na mesma matéria ao mesmo tempo. Não dava para individualmente explorar as capacidades ou atenuar as dificuldades de cada aluno. Muito menos para desenvolver as curiosidades.

Eu só percebia a diferença quando se tratava da qualidade do professor. Um bom professor prendia atenção de 40 alunos enquanto um péssimo poderia ter 20 que não dava conta.

Na particular eu tinha 20 colegas, mas porra, nem 10% da população tem acesso. Faz dobrar esse numero pra 20% e vai ver se as particulares vão dobrar de tamanho ou se adequar conforme o orçamento atender.

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/15
· votar


que foi espontâneo, sem dedo dos ~movimentos~

tá bom.

sallqantay
Veterano
# nov/15
· votar


Black Fire

Excel excelling

/o/

Fidel Castro
Veterano
# nov/15 · Editado por: Fidel Castro
· votar


sallqantay
Black Fire

a priori foi, os caras entraram de oportunistas, como sempre.

aqueles fdps do Juntos, na Rua etc. Tudo arroz de qualquer coisa que tenha o menor cheiro de greve. Bando de universtiário desocupado.

To ligado pois a ex já foi profa da rede estadual e ainda mantém contato, ela me contou como foi os paranauê. Foi bem legal aliás.

kiki
Moderador
# nov/15
· votar


brunohardrocker
Fidel Castro
40 por turma sem dúvida não é a melhor prática pedagogica.

Há estudos sobre isso?


cara, eu não sei de números ou pesquisas, mas na prática já desde os idos dos anos 90 as salas das e.e. (na época eepsg) facilmente passavam de 40 alunos, tendo chegado a 60 em algumas ocasiões. era impraticável.

Eu só percebia a diferença quando se tratava da qualidade do professor. Um bom professor prendia atenção de 40 alunos enquanto um péssimo poderia ter 20 que não dava conta.

tem que lembrar que estamos falando do governador que por 3 meses negou a existencia de uma greve dos professores... ou seja, salarios desanimadores, muitos professores frustrados.

no mais, a questão da localização é crucial sim. não poucas vezes conheci gente que largou cursos-cursinhos-faculdades por falta de grana pra pagar até a passagem.

sallqantay
Veterano
# nov/15
· votar


Voucher para todos (inclusive home schoolers)

Close sistema educacional estatal

LeandroP
Moderador
# nov/15
· votar


A escola que a minha filha estuda deve dobrar o número de alunos por sala. Isso é muito ruim.

Ele não quer reorganizar. Quer tirar o peso das costas com educação.

Locomoção em SP é muito caro. Pode parecer barato quando se pega um ou outro ônibus, mas todos os dias acaba pesando nas contas.

Pra uma família com renda de um salário mínimo e dois filhos na escola, só o transporte compromete pelo menos 50% da renda familiar. Na boa, isso destrói qualquer argumento de meritocracia, por exemplo.

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/15
· votar


Pra uma família com renda de um salário mínimo e dois filhos na escola
Uma família com renda de um salário mínimo não deveria nem ter autorização pra transar, muito menos pra reproduzir.

hihi

sallqantay
Veterano
# nov/15
· votar


Vou dar uma aula pública aque na escola do lado de casa. Título:

A educação como direito sob a perspectiva do direito natural

vou advogar em favor dos.vouchers e do homeschooling

Ken Himura
Veterano
# nov/15
· votar


Tem as diretrizes do plano em algum lugar? Ou tá sob sigilo também?

LeandroP
Moderador
# nov/15
· votar


Ken Himura

Tá nesse link:

http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/383.pdf

CindyFerrari
Veterano
# nov/15
· votar


Em suma, foi burro, e se fudeu.
também achei..

sei lá, na minha cabeça é extremamente imbecil fazer qualquer movimento voluntário de remanejamento de alunos durante o ano letivo.. quanto mais fechar escolas e dobrar a quantidade de alunos em outras..

esse é o tipo de coisa que deve ser discutida com a sociedade civil..

40 por turma sem dúvida não é a melhor prática pedagogica.

Há estudos sobre isso?


e precisa? com um pouquinho de esforço pra visualizar as condições da maioria das escolas públicas do país dispensa estudos aprofundados - sim, dispensa sim..

e não vale comparar com "a sua época", pq naquela época minhas turmas já eram complicadas e olha que os alunos nem eram cheios de razão, os pais participavam mais ativamente e não tinha smartphone pra disputar a atenção da galera.

LeandroP
Moderador
# nov/15
· votar


40 por turma sem dúvida não é a melhor prática pedagogica.

Há estudos sobre isso?


Evidente que há estudos. Basta comparar as escolas particulares, com praticamente a metade de alunos por sala de aula, com as escolas públicas que já vem de décadas com as salas superlotadas. Determinadas coisas não precisam de "estudos prontos". Um pouco de senso crítico é o suficiente.

Faça uma pesquisa e descubra quantas escolas foram construídas por este governo. Compare com o número de escolas que ele pretende fechar.

brunohardrocker
Veterano
# nov/15
· votar


LeandroP
Basta comparar as escolas particulares, com praticamente a metade de alunos por sala de aula,

Escolas particulares atendem uma parcela minima da população e tem outro detalhe: a concorrencia.

Fidel Castro
Veterano
# nov/15 · Editado por: Fidel Castro
· votar


vou advogar em favor dos.vouchers

porque o prouni é um sucesso mesmo

e homeschooling não funciona no século XXI, coisa do século XIX.

90% do aprendizado útil em uma escola é aprender qual a pica de interagir com outros humanos

Escolas particulares atendem uma parcela minima da população e tem outro detalhe: a concorrencia.

e o estado tem mais capital que qualquer grupo Kroton da vida.

sallqantay
Veterano
# nov/15
· votar


Fidel Castro

voucher já existe maluco, você pode descontar do IR despesa em educação. Eu só quero universalizar a parada /o/

homeschooling não funciona

melhor que a educação regulamentada pelo leviatan (que também nao funciona e só produz macacos preenchedores de formulários e gabaritos do ENEM)

mas é somente na escola (e somente só) que as crianças interagem entre si?

brunohardrocker
Veterano
# nov/15
· votar


e o estado tem mais capital que qualquer grupo Kroton da vida.

então ele é ineficiente.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico para discutirmos a reorganização das escolas em SP