Autor |
Mensagem |
Samá Samutte Membro Novato |
# nov/15
Vale a pena ler esse livro? É tão bom quanto falam? Comecei a leitura, entretanto não estou muito animado pois vou levar um bom tempo para conclui-la (428 pgs).
|
megiddo Membro |
# nov/15
· votar
Vale. Pega a primeira edição, só do Adler. Tem menos da metade do número de páginas e essencialmente é a mesma coisa.
|
# nov/15
· votar
Não acho de jeito nenhum a primeira edição.
|
One More Red Nightmare Veterano |
# nov/15
· votar
Eu li uma parte, peguei alguns conselhos. Nada de realmente surpreendente, pra ser sincero.
Mas siga a dica do Luquinha, ele manja.
|
Insufferable Bear Membro |
# nov/15
· votar
Que coisa retardada... isso é tipo PUA dois livros.
|
# nov/15
· votar
Que coisa retardada... isso é tipo PUA dois livros.
|
sallqantay Veterano |
# nov/15
· votar
e qual livro vai te ensinar a ler o livro que ensina a ler livros?
o.O
|
# nov/15
· votar
e qual livro vai te ensinar a ler o livro que ensina a ler livros?
Esse livro - pelo que eu li por ai - é um clássico, quase que leitura obrigatória.
|
# nov/15
· votar
Algumas coisas interessantes que já li no primeiro capítulo:
"[...] o leitor, ao terminar o livro, deve ter o mesmo conhecimento do autor a respeito dos assuntos abordados no livro. É claro que isso nem sempre é possível, porém o leitor deve superar ao máximo a desigualdade."
---------------------------------------------------------------------- ------------------------
"Os níveis de leitura
A eficiência da leitura será diretamente proporcional ao esforço e à habilidade empregadas na tarefa: quanto mais esforço, melhor. As diferenças entre os níveis de leitura devem ser plenamente entendidas antes que possamos aperfeiçoar nossas habilidades de leitura.
Existem 4 níveis de leitura.
1° nível elementar: é a leitura básica. Esse nível sugere que a pessoa deixou o analfabetismo e tornou-se alfabetizada. Aqui a pergunta é: “o que diz a frase?”.
2° nível inspecional: é a leitura feita “por cima”, folheando o livro fazendo uma leitura panorâmica. É uma leitura superficial para aprender tudo o que a superfície pode ensinar. É feita se haver um limite de tempo. Aqui a pergunta é: “o livro é sobre o quê? Em quais partes o livro é dividido? Que tipo de livro é este?”. Esse nível não deve ser desprezado, porém não dá para ler de forma inspecional e tentar entender o livro.
3° nível analítica: é a melhor e mais completa leitura para quem tem tempo ilimitado. Aqui se formula muitas perguntas ao decorrer do livro. É destinada exclusivamente a entender o livro. Em outras palavras, levar a sua mente de um estado de entendimento inferior a um estado superior.
4° nível sintópica: é o tipo mais complexo e sistemático de leitura, o mais exigente. É a leitura comparativa. O leitor comparava vários livros sobre o mesmo assunto, sendo capaz de desenvolver uma análise que talvez não esteja em nenhum dos livros. É o nível mais trabalhoso de todos, porém seus benefícios são tão grandes que vale a pena aprender suas técnicas."
|
Fidel Castro Veterano |
# nov/15 · Editado por: Fidel Castro
· votar
reading 101, não me parece muito útil, sei lá.
mas eu sou da humanas, tive aulas e mais aulas dedicadas a ensinar a ler, muito embora tenha me parecido óbvio, é bom nivelar as coisas pra sala.
talvez engenheiros precisem disso (no kidding).
|
pianoid Veterano |
# nov/15
· votar
primeiro livro que o leitor de livro único vai ler depois dele e é um livro sobre como ler livros kkkkkk
aposto que depois que aprender vai reler mais umas 10 vezes de cabo a rabo o livro e reler os livros sobre o livro
|
Fidel Castro Veterano |
# nov/15
· votar
pianoid
a questão é: como alguém que não sabe ler livros vai ler o livro ensinando a ler livros, que parte do pressuposto que quem o lê não sabe ler livros?
hermenêutica do livro
|
cl19 Veterano |
# nov/15
· votar
Samá Samutte É um clássico e, realmente, muito bom. Indico fortemente a leitura.
Quem não leu, começa a julgar o livro pelo título... se pelo menos eles fizessem a leitura do livro...
|
megiddo Membro |
# nov/15
· votar
Fidel Castro a questão é: como alguém que não sabe ler livros vai ler o livro ensinando a ler livros, que parte do pressuposto que quem o lê não sabe ler livros?
uau
|
# nov/15
· votar
megiddo
Não consigo encontrar de jeito nenhum a primeira edição que você falou. Qual a editora?
|
megiddo Membro |
# nov/15
· votar
Samá Samutte Na época era traduzido como "A Arte de Ler".
|
Casper Veterano
|
# nov/15
· votar
Como ler livros - Véio Casper
1) Adquira o livro, de alguma forma. 1.1 Evite roubar ou pegar emprestado e não devolver.
2) Em um ambiente com iluminação adequada, abra e leia o livro, no sentido crescente da ordenação das páginas. 2.1 Se o suporte do livro for eletrônico (com backlight), o ambiente não precisa ter iluminação adequada.
|
# nov/15
· votar
megiddo
Ah cara, esse encontrei! Valeu, obrigado.
|
# ago/18
· votar
Resolvi ler este livro neste ano; estou quase terminando. O autor defende que se dever ler o mesmo livro três vezes - cada leitura com um propósito diferente - para se compreender tudo o que o autor propõe. Com o tempo - segundo ele - o leitor pega a prática e consegue fazer os três tipos de leitura ao mesmo tempo.
Não acatarei esse conselho. Não dá para ler o mesmo livro três vezes, vou ler cinco livros por ano desse jeito.
|
# ago/18 · Editado por: Samá Samutte
· votar
Como ler livros - Regras para leitura - Por Mortimer Adler
Primeira leitura - Analítica
1. Descobrir o tipo do livro, através do título e da introdução (se é teórico - transmite conhecimento - ou prático - ensina como fazer algo). 2. Mostrar a unidade do livro em poucas palavras, descobrindo o tema do livro. Dizer se o livro trata disso ou daquilo 3. Definir os tópicos do livro, as partes principais 4. Determinar os problemas que o livro procura responder. Quais os problemas o autor propõe e quais são as respostas para esses problemas.
Segunda leitura - Interpretativa
1. Destacar as palavras importantes que o autor usa, interpretando-as como o autor as interpreta. 2. Destacar as sentenças importantes, sendo capaz de repeti-las com as próprias palavras. 3. Descobrir os parágrafos do livro em que estão os argumentos principais.
Terceira leitura - Crítica
1. Compreender o que autor disse, para depois concordar ou discordar. 2. Nessa leitura, o leitor de ser capaz de argumentar com o autor, concordando ou discordando dele.
Pronto, não precisam mais ler o livro, o cerne dele está aí.
|
sallqantay Veterano |
# ago/18
· votar
cap obvious to the rescue
|
Discípulo do fogo preto Membro Novato |
# ago/18
· votar
É esse que o Olavo recomendou?
|
# ago/18
· votar
Quem leu esse livro não sabe ler livros e como consequência não adiantou de nada ter lido. O autor é obviamente um vigarista.
|