Qual o limite da liberdade de expressão?

Autor Mensagem
brunohardrocker
Veterano
# fev/22
· votar


Num extremo está quem acha que a liberdade de expressão nâo tem limites, enquanto no outro extremo está quem acha que se deve apedrejar ou cortar o pescoço em preça pública de quem transgrediu esse limite.

Nenhuma pedra. Jesus já deixou dito que o caminho é o discernimento, acolhimento e o perdão.

makumbator
Moderador
# fev/22
· votar


brunohardrocker
Jesus já deixou dito que o caminho é o discernimento, acolhimento e o perdão.


Saudades do mister!

kafka à beira-mar
Membro Novato
# fev/22
· votar


O Régis Tadeu tá fazendo uma live exatamente com o título desse tópico: Limites da liberdade de expressão. Começou há 40 minutos.

ProgVacas
Membro Novato
# fev/22
· votar


makumbator

Mas é que ele era um dos donos né? No fundo ele aceitou vender a parcela dele para o outro sócio, pois sabia que ficando iria prejudicar a ambos. Mas a real é que se ele batesse o pé não teriam como "demitir" o sujeito (nem que ele decidisse afundar com a barca).

Mas para o que escrevi não tem importância se ele é dono, convidado ou funcionário. Estou comentando os dois pesos e duas medidas.

Racismo é estrutural, socialmente aceito. A turma que faz barulho por causa disso é chamada de vitimista, exagerada, extremista.

Antissemitismo/nazismo é comportamento voltado contra brancos ricos, donos das nossas mídias, de Hollywood. Nunca será aceito.

Estou propondo uma reflexão mais profunda e me irrita demais fazer isso em meio a gente que se recusa a discutir o assunto francamente. Não sei se por ignorância, concordância ou desonestidade.

brunohardrocker
Veterano
# fev/22 · Editado por: brunohardrocker
· votar


kafka à beira-mar
O Régis Tadeu tá fazendo uma live exatamente com o título desse tópico: Limites da liberdade de expressão. Começou há 40 minutos.

O problema do Regis Tadeu é que ele não gosta das baladas de hard rock. Acha que as bandas só devem lançar as porradas.
De resto ele até fala algumas verdades, com dialeto de tiozão do rock, congelado nos anos 90.

Wanton
Veterano
# fev/22 · Editado por: Wanton
· votar


kafka à beira-mar
quem estabelece essa baliza é sempre um censurador maligno

E o censurador maligno é sempre alguém. É estranha a sanha com o "cidadão de bem" e o total desprezo pelo bom senso coletivo.


Drinho
Até os ancap viabilizaram a parada e os comuna ainda não.

Veja Los Horcones.

makumbator
Moderador
# fev/22 · Editado por: makumbator
· votar


ProgVacas

Antissemitismo/nazismo é comportamento voltado contra brancos ricos, donos das nossas mídias, de Hollywood. Nunca será aceito.


Agora né. Nos anos 40 o que tinha de judeu pobre não estava escrito. Esses foram pra vala mais rápido (principalmente os que moravam na URSS e forma mortos na operação Barbarossa). Eles aprenderam a lição. Tanto que em Israel não tem essa de paz e amor no mundo, não às armas e coisas parecidas. Eles sabem muito bem que são odiados e estão bem preparados para um novo Hitler.


Mas para o que escrevi não tem importância se ele é dono, convidado ou funcionário. Estou comentando os dois pesos e duas medidas.

Mas o que eu falo é que por ser dono ele obviamente não está em posição de ser demitido. Tanto que realmente não foi. Essa é uma diferença muito importante nas consequências. Por isso citei o Elon Musk. Um cara como ele não tem como ser realmente cancelado no nível que um Monark.

socialmente aceito.

Não é não. Tanto que as consequências foram bastante rápidas e mudaram a vida de um cara rico.

makumbator
Moderador
# fev/22
· votar


Wanton

O senhor estava sumido! Achei que havia nos abandonado!

ProgVacas
Membro Novato
# fev/22
· votar


makumbator

"socialmente aceito."

Não é não. Tanto que as consequências foram bastante rápidas e mudaram a vivda de um cara rico.

No caso do racismo? Não acompanhei.

Porque socialmente aceito, para mim, é o racismo.

Antissemitismo não. Aliás... Eu posso estar sendo ingênuo, agora mesmo. A sociedade de maneira geral caga pra antissemitismo; é mais revoltada contra o racismo, inclusive. Só que como eu disse antes, nossa mídia é dos judeus, brancos e ricos. Globo, Abril, Folha, Band, TV!, SBT, todos são judeus. Hollywood é deles. É desse jeito que são organizados.

Danilo Gentili foi beijar a mão do Justus, na Record. São muito influentes.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# fev/22 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


Posso estar errado, mas o nazismo não pregava APENAS o antissemitismo

Talvez fosse o mais relevante por terem muitos judeus alemães, e por isso que sempre se lembram deles.

Mas basicamente a "raça ariana" era melhor que TODAS as outras, e isso tbm o incluía os negros

Fora isso, o Nazismo perseguiu inimigos políticos e até grupos religiosos que não quiseram se aliar a eles, mais notada e unidamente as TJs!

ProgVacas
Membro Novato
# fev/22
· votar


Jonas Kahnwald

Foi por isso mesmo que destaquei o antissemitismo, em vez de nazismo.

Lelo Mig
Membro
# fev/22 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Jonas Kahnwald

Destaquei na outra página que não é possível comparar o nazismo com outras ideologias, religiões e etc., em que líderes, usando o "nome" praticaram toda sorte de chacinas, como Stalin, Mao, Igreja Católica, Mulçumanos e etc., porque estas ideologias não contemplam o extermínio em seus autos. Os atos genocidas em seus nomes foram decisões/distorções de líderes inescrupulosos e totalitários.

Com o nazismo é diferente. O nazismo contempla a supremacia da raça ariana e prega declaradamente a submissão e/ou extermínio das demais raças. Quem é nazista, automaticamente, concorda e dá aval a isso.

Eles focaram principalmente nos judeus, mas os negros, testemunhas de Jeová e homossexuais também foram vítimas quando estiveram em seu caminho e, obviamente, todos e demais "não arianos" seriam escravizados ou mortos cedo ou tarde.

O engraçado (se não tivesse sido uma tragédia sem precedentes) é que os alemães não são exatamente arianos. Ariano foi um conceito "inventado e manipulado" pelos nazistas. Nó em pingo d´água prá justificar a perseguição aos judeus.

Em sânscrito, idioma da antiga Pérsia, “arya” significa nobre. A antiga Pérsia é o atual Irã. O nome Irã significa país dos arianos, País dos nobres. Se, por acaso, existissem mesmo "arianos", seriam os Iranianos.

makumbator
Moderador
# fev/22 · Editado por: makumbator
· votar


ProgVacas
No caso do racismo? Não acompanhei.

Você se refere ao caso anterior do Monark. Mas ambos podem ser classificados como casos envolvendo racismo (afinal, o nazismo é a quintessência do racismo). É que esse foi um extra que com certeza se acumulou com aquele.

Jonas Kahnwald

Talvez fosse o mais relevante por terem muitos judeus alemães, e por isso que sempre se lembram deles.


Mas é interessante que os maiores massacres fora de campos de extermínio foram de judeus russos. Inclusive, a baixa eficiência, custo e impacto no moral dos executores é que levou a criação dos campos de extermínio. Himmler queria mais velocidade, gastar menos e não prejudicar tanto mentalmente quem executava as vítimas (daí a necessidade de um esquema mais impessoal que os massacres com armas de fogo em ravinas e pogrons).

Himmler ficou realmente preocupado com a degeneração mental e de disciplina dos executores de grandes massacres à bala ao visitar a ravina de Babi Yar. (nos arredores de Kiev). Esse massacre foi o maior em um único evento da segunda guerra.

Os relatórios diziam que os executores diretos (principalmente os caras que ficavam no fundo da ravina, dando tiros de misericórdia de pistola nas vítimas fuziladas logo acima após caírem na montanha de corpos) estavam ficando mentalmente imprestáveis para o convívio social pensando em um pós guerra de tempo de paz (basicamente, estavam criando psicopatas assassinos).

Os campos de extermínio foram uma resposta direta a essas questões. Alemães como são sempre meticulosos e engenhosos, criaram um sistema industrial e mais "limpo" de matança que com certeza outros povos teriam dificuldade em executar.




Lelo Mig
a submissão e/ou extermínio das demais raças.

os planos de pós guerra eram mais de submissão e segregação do que extermínio (afinal, eles sabiam da impossibilidade em exterminar todos os demais no mundo). Os planos incluíam uma faixa "verde" de agricultura em torno do Reich (que seria feita pelos ex combatentes, tornando-se uma força de reserva ao mesmo tempo em que produziriam comida).

Essa faixa verde seria um filtro e proteção militar e social para o Reich (no fim os comunistas é que usaram um conceito parecido na cortina de ferro do pós guerra).

A chamada solução final mesmo só veio em 1942. E para efeito de opinião pública, o que haveria é "realocação" dos inimigos do Reich (principalmente judeus). Os nazistas adoravam dizer que os judeus seriam todos mandados para Madagascar.

ProgVacas
Membro Novato
# fev/22 · Editado por: ProgVacas
· votar


makumbator

Você se refere ao caso anterior do Monark. Mas ambos podem ser classificados como casos envolvendo racismo (afinal, o nazismo é a quintessência do racismo). É que esse foi um extra que com certeza se acumulou com aquele.

Não apenas ao caso anterior do Monark, mas em casos anteriores envolvendo outras pessoas. Citei o caso do Danilo Gentili, que fazia brincadeiras racistas com a assistente de palco preta e nunca foi incomodado por isso, mas quando fez a brincadeira antissemita teve que pedir desculpas para um judeu (Roberto Justus) em rede de televisão.

Não foi nada, também, né? Coincidência! Não é padrão! E racismo não existe mais no Brasil há pelo menos 133 anos. Exagero.

...

Eu poderia citar mais mil exemplos. Se a sua intenção não for refletir, mas apenas discordar e apresentar a sua pretensa habilidade em negar o óbvio...

JJJ
Veterano
# fev/22 · Editado por: JJJ
· votar


kafka à beira-mar
segundo quem defende, quem estabelece essa baliza [da liberdade] é sempre um censurador maligno

Numa democracia, o "censurador maligno" é - direta ou indiretamente - colocado nessa posição por vontade popular. Se não for bem, na próxima eleição a coisa se conserta (ou tende a se consertar ao longo do tempo).

Sim, sabemos que a democracia nunca é perfeita. Mas a ideia é bela e fecha um ciclo virtuoso de experiência, aprendizado e ajuste.

Drinho
Veterano
# fev/22
· votar


Novo cancelado do rolê:

Adriles

https://horadopovo.com.br/nazista-tupiniquim-que-saudou-hitler-ao-vivo -na-radio-foi-demitido-da-jovem-pan/

JJJ
Veterano
# fev/22
· votar




Wild Bill Hickok
Membro Novato
# fev/22
· votar


o limite é a propriedade privada

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# fev/22
· votar


Essa falta de critério deveria ser discutida.

pois é, enquanto tão caluniando o monark acusando de apologia ao bigodismo, tem soça stalinista que defende abertamente ditadura e violação dos direitos humanos sendo bem recebido pela rede globo ¯¯\_(ヅ)_/¯¯

Party Boy
Veterano
# fev/22
· votar


pois é, enquanto tão caluniando o monark acusando de apologia ao bigodismo, tem soça stalinista que defende abertamente ditadura e violação dos direitos humanos sendo bem recebido pela rede globo ¯¯\_(ヅ)_/¯¯

Essa dicotomia entre comunismo x nazismo é totalmente falsa

JJJ
Veterano
# fev/22
· votar




Wild Bill Hickok
Membro Novato
# fev/22 · Editado por: Wild Bill Hickok
· votar


Party Boy
bla bla bla um é racista e o outro nao. Ok, but, mais uma vez pra vc:

stalinista que defende abertamente ditadura e violação dos direitos humanos

Falsa é a tua fala, igual toda a beautiful people defensora da ditadura do bem

JJJ
Veterano
# fev/22
· votar


Wild Bill Hickok
stalinista que defende abertamente ditadura e violação dos direitos humanos

De quem você está falando?

brunohardrocker
Veterano
# fev/22
· votar


Wild Bill Hickok
stalinista

Eu acho que quando se contextualiza, quando a referência é direta e se faz apologia a quem cometeu crimes bárbaros contra a humanidade, a sensibilidade pública deveria ser a mesma de quando se trata de Hitler. Sem distinção de gravidade, quantidade, o que for.

Isso serviria para equilibrar as coisas. Para que não houvesse duplo padrão moral.

Daí, quando alguém fizesse uma brincadeirinha do tipo "Stalin matou pouco", "goulag canavieiro", esse sofreria os mesmos linchamentos virtuais e cancelamentos que quem fez alguma referência ao nazismo. Visto que milhões de pessoas sofreram e tiveram suas vidas ceifadas por aquilo.

Mas daí tu teria que esperar que a esquerda, por exemplo, tivesse essa coerência. E ela não tem, porque ela ta interessada em fazer votos para a esquerda.

kafka à beira-mar
Membro Novato
# fev/22
· votar


tem soça stalinista que defende abertamente ditadura e violação dos direitos humanos

Do mesmo jeito que tem gente defendendo abertamente a volta de um regime militar. O totalitarismo independe de um espectro político.

Não entendi o seu ponto.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# fev/22
· votar


JJJ
Jones Manoel. É um monark reverso, só que com diploma.

Drinho
Veterano
# fev/22 · Editado por: Drinho
· votar


Essa dicotomia entre comunismo x nazismo é totalmente falsa

Bem, o partido nazista prevê o extermínio, o que faz o nazismo ser incomparável e passível de pena legal ao ser incitado e praticado, inclusive não só no Brasil.

Desconheço a existência de propostas semelhantes nos partidos comunistas, ainda que eles também tenham feito a limpa geral e continuem fazendo até hoje em alguns lugares do mundo, são porcos nojentos que deveriam sentar no colo do capeta junto com hitler e sua turma...

É bom deixar claro que qualquer tipo passação de pano para ditadores totalitários independente do lado é de péssimo gosto e digno de cadeia, além do total desrespeito com os mortos pelo nazismo, urss, mao e etc.

É uma comparação que não cabe e não tem nada a ver com psol x mbl.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# fev/22
· votar


brunohardrocker
Eu acho que quando se contextualiza, quando a referência é direta e se faz apologia a quem cometeu crimes bárbaros contra a humanidade, a sensibilidade pública deveria ser a mesma de quando se trata de Hitler. Sem distinção de gravidade, quantidade, o que for.

Eu acho que de certa forma essa foi a intenção do monark, só que ele exemplificou da pior forma possivel, falando merda pra um público que não está preparado pra essa conversa

Party Boy
Veterano
# fev/22
· votar


Wild Bill Hickok
Jones Manoel. É um monark reverso, só que com diploma.

Putz, só pode ta de brincadeira. Depois dessa eu vou ficar mais 15 anos sem voltar aqui...

JJJ
Veterano
# fev/22
· votar


Wild Bill Hickok
Jones Manoel

Nuncovifalá

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual o limite da liberdade de expressão?